29/07/2013

Resenha: Métrica

Título: Métrica
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera
Páginas: 304
O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor. 

Devido ao número elevado de comentários bons a respeito de Métrica, dei uma chance a esse livro. Afinal, como ele é classificado como um New Adult (mesma classificação dada a Belo Desastre e No limite da atração), a possibilidade de eu me decepcionar seria mínima, já que a temática me agrada e muito. Mas infelizmente não foi isso o que aconteceu. A empolgação que eu tinha no começo do livro se transformou em frustração ao longo do enredo e fechei o livro extremamente decepcionada com ele.

Lake acaba de chegar ao Mississipi. Após a morte de seu pai, sua família se encheu de dívidas e a melhor decisão foi ser buscar novas oportunidades em um lugar completamente diferente para que ela, sua mãe e seu irmão pudessem se manter. Um pouco do sofrimento dela parece ir embora quando ela conhece seu novo vizinho, Will, um homem bonito, charmoso e apaixonado por poesia. Só que nenhum dos dois esperava que uma descoberta pudesse colocar tudo a perder.

Gosto muito da facilidade dessa transição; é como se estivéssemos acostumados a ficar de mãos dadas há anos. Até agora, tudo no encontra está sendo fácil. Estou gostando do senso de humor de Will. E do fato de eu estar rindo perto dele com tanta facilidade após ter passado tantos meses sem rir. p. 44
Sabe quando você espera que alguma coisa impactante aconteça durante algum livro, acaba lendo mais rápido para ver se essa parte chega logo e acaba terminando o livro sem encontrar? Pois é. Foi exatamente isso o que aconteceu comigo em Métrica. Como estava vendo muita gente falando que o livro era incrível e tudo mais, minha expectativa foi lá no alto. Comecei já esperando algum que superasse minhas experiências com new adults, e acho que esse foi o meu grande erro.

Métrica me passou a ideia de mais do mesmo. Aqui aquela típica história de um casal que se apaixona e não pode ficar junto por causa de alguma adversidade se repete. Não que eu não goste de um bom clichê, afinal, eles funcionam quando bem empregados, mas nesse caso eu queria mais do que isso, porque eu esperei muito que o livro tivesse um ápice e esse não chegou. Além disso, senti o romance muito forçado. Lake chega na cidade e, assim que coloca os olhos em Will, os dois já estão apaixonados. A autora Collen Hoover poderia ter trabalhado um pouco mais nesse romance, para que ele pudesse se desenvolver mais devagar e não fosse tão abrupto assim.

Apesar disso, os dois protagonistas são agradáveis. A narrativa em primeira pessoa faz com que conheçamos ainda mais a Lake e principalmente suas fraquezas. É interessante como a autora coloca uma personagem que aparenta ser forte, mas que no fundo é mais sensível do que parece. Já Will com certeza vai conquistar muitos corações por aí. Mas eu me apeguei aos personagens secundários. Eddie, melhor amiga de Lake, merecia ter um destaque maior. As partes em que ela apareceu foram as melhores, sem dúvida. Merecia ter um livro só dela.

Morte. A única coisa inevitável na vida.
As pessoas não gostam de falar sobre a morte porque
isso as deixa tristes.
Elas não querem pensar que a vida vai continuar sem elas,
Que todas as pessoas que elas amam vão ficar de luto brevemente,
mas vão continuar respirando. p. 54/55
Se por um lado eu me decepcionei com o que eu não encontrei, o que eu encontrei valeu a pena. Métrica passa durante todo o enredo uma mensagem muito bonita sobre família, como esta sempre vem em primeiro lugar, não importa a situação e isso é muito bem construído. Também tem a parte da poesia, que eu achei extremamente interessante ser colocada. A autora explorou tão bem essa parte que qualquer um fica apaixonado pelas poesias presentes no livro e fica com ainda mais vontade de explorar o mundo poético.

Talvez se eu não estivesse esperando tanto desse livro ou se antes de ler eu tivesse em mente que ele seria um romance mais leve do que os new adults que eu costumo e gosto de ler, ele teria me agradado mais. Não foi uma leitura ruim, mas não tudo aquilo. É claro que, assim como funcionou para outras pessoas, para vocês também pode funcionar. Mas já tenham em mente o estilo que ele segue. 

46 comentários:

  1. Ainda não li nada desta temática que me lembre. Ou se li, não sabia que o livro era dela.

    Já tinha ouvido falar desta obra em algum outro blog. E para ser sincero, não me interessou muito não.
    Depois de saber oque você achou, fiquei ainda MENOS interessado no livro.

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Adorei a história do livro. E como você disse vejo muitos comentários sobre ele. Espero poder ler logo. Pena que se decepcionou. Mas é sempre assim, quando conseguimos ler um livro que temos muitas expectativas acabamos nos decepcionando com ele.

    Abraços,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
  3. Eu já estaa super empolgado para ler o livro e PUFF desapareceu. Entrei no mundo dos New Adults a pouco e estou lendo Belo Desastre e já estou absurdamente apaixonado. Tem outros livros do gênero já, pois sei que em breve terei que ter mais doses do mesmo. Talvez seja bom então eu ter minhas expectativas acabadas para não acontecer de eu me decepcionar com o livro.

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Serio que o livro é um New Adult? pelo que tinham me falado não imaginava isso... que pena que vc se decepcionou com o livro, mas pelo menos tem uma "lição" sobre família.

    bjos
    Pah

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha, Luara. Você fundamentou bem os pontos que considerou negativos e isso foi bem importante para me ajudar a decidir ler ou não o livro. Até agora só tinha lido maravilhas sobre ele, então não tinha ideia de que era mais uma história de amor forçada e cheia de clichês. Acho que vai sair d lista, ou pelo menos vou demorar muito ainda para ler porque tem muita coisa na lista esperando.

    Beijos.

    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu!
    Tô louca para ler esse livro desde que foi lançado. Eu achei a sinopse bem atrativa e os comentários sobre ele me deixaram bem curiosa. Uma pena vc ter se decepcionado. =/ É resalmente um saco quando pegamos um livro e ele é mais do mesmo. Acaba por se tornar cansativo.
    Mas eu ainda pretendo dar uma chance a ele, mas não por agora. rs
    Beijos
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa não fui com a cara do livro :( Mais que sabe se eu ler eu não mude de ideia rrsrs Beijos http://distraida-desastrada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Luara essa é a primeira resenha não empolgada que eu leio sobre esse livro. Quando vi que você ficou decepcionada, prestei bastante atenção em sua resenha e em seus argumentos.
    Já me senti assim com um livro. Esperei algo e simplesmente não veio. Quando a expectativa é alta a decepção é ainda pior.
    Quero ler Métrica, mas estava super empolgada, agora irei mais devagar e com mais cautela, eu sempre desgosto do que todo mundo gosta. Espero que essa não seja mais uma decepção pra mim.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  9. Aguardada ansiosamente sua resenha de Métrica.
    Estou com o livro aqui e agora fiquei meio assim: Leio ou não leio ?
    Acho que vou ler minha lista de livros de parceria primeiro, e depois vou mergulhar em Métrica, estava esperando muito do livro e assim como você gosto quando encontro "tudo aquilo" que a galera está falando de um livro no mesmo.
    Obrigada pela resenha esclarecedora.
    Beijão
    Viviane

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/07/hiatos-sete-motivos-para-viver-entre.html#more

    ResponderExcluir
  10. Lu, enfim mais alguém não curtiu tanto o livro. Até então só tinha visto a Andy (do Poison). É legal ler resenhas de quem nãocurtiu, porque daí se vê os dois lados da moeda... E a gente não se ilude achando que o livro é mil maravilhas porque x blogueiros disseram que é e acaba nem sendo. :)

    beijoks!

    http://books-and-emotions.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu
    Eu recebi o Métrica e vou ler ele em breve, a sinopse chamou a minha atenção e estou curiosa para ler e ver o que vou achar da obra :)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  12. Oi! Não cheguei a ler outras resenhas como você, então não sei o que falm do livro. Que pena que sua expectativa foi láaaa no alto, rs... Parece um livro bem simples, no final das contas.

    abraços,
    Luciana - Folhas de Sonhos artesanatos

    ResponderExcluir
  13. odeio quando leio um livro cheio de expectativas, principalmente quando meio mundo está falando bem dele, e eu acabo me decepcionando
    ultimamente estou deixando esses livros com maiores classificações positivas para frente, pois assim a decepção é menor :)
    mas é uma pena você não ter gostado totalmente dele... estou curiosa, e espero não me decepcionar quando lê-lo :P

    ResponderExcluir
  14. Nunca li new adult...mas com certeza Metrica não será o primeiro que irei ler do gênero. Já que pela sua resenha o livro foi pura decepção...:/

    Beijo
    http://criandorabiscos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Por mais que a gente saiba que não devemos ter muitas expectativas, acabamos tendo e isso acontece por causa das resenhas e comentários que lemos. O que foi bom para outros pode não ser para nós, ou não é o nosso momento. Isso é muito ruim.

    Eu estava com um pé atrás com este livro, mas vi todos falando bem e estava quase comprando. Sua resenha é a primeira negativa que leio. Agora estou na dúvida...

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho alguns NA aqui na estante, e muito na lista de desejados, mas ainda não li nenhum. Esse inclusive, eu quero ler, mas estou tentando praticar a arte de não esperar demais dos livros. É tão ruim essa sensação de mais do mesmo né, é ruim quando um autor não consegue destacar sua história e fica parecendo igual a todo resto.

    Super fofo o novo layout, adorei!

    bjs

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nenhum NA, mas sei como é criar muitas expectativas e não achar algo de mais. Li ACEDE sabendo que era super elogiado, mas não vi grande coisa no livro. Mas ainda quero dar chance pra Métrica, com certeza. Talvez sua resenha ajude a ver que não podemos ir com muita sede ao pote, e lermos esperando menos.

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br
    https://www.facebook.com/maravilhosomundodetinta?fref=ts

    ResponderExcluir
  18. Bom dia :)
    Como vai?

    Eu nem conhecia este livro :O
    Mas curti a resenha >.<
    Principalmente por citar esta parte de poesia :) kkkkk

    Beijos e se cuida
    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  19. Bom, minha experiência com New Adult, se resume apenas em Belo Desastre, que eu amei. Então, não sei como será as outras leituras.
    Como você falou tem muita gente por ai falando tão bem do livro, que estou com medo de acontecer a mesma coisa que aconteceu com você: eu acabar criando muita expectativa e no final, não dar em nada.
    Eu vi algumas pessoas ressaltarem esse lado da poesia, e posso falar que isso é umas das coisas que mais me chamou atenção.
    Beijinhos
    Segredo de um Mundo

    ResponderExcluir
  20. Minha mãe está louca para que eu leia esse livro, mas acho que não faz muito meu estilo e agora, estou preocupada se vou gostar da leitura - e acabar pensando que deveria ter lido outra coisa :/ Agora fiquei mais em dúvida se leio ou não, por mais que a decisão esteja mais para o não, não gosto de excluir livros rs

    ResponderExcluir
  21. É ruim quando nos decepcionamos né? Ainda mais com um livro tão bem falado. rsrs
    Mas fazer o que, às vezes não rola mesmo.
    Mas confesso que apesar da resenha, estou ainda mais curiosa para ler Métrica. :P
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Sempre as expectativas, né, Lu?
    Não sei, confesso que não foi um livro que me chamou atenção -e agora menos ainda. É muito chato quando você não consegue encontrar o clímax do livro.
    E Poesia é uma coisa muito bacana que eu tenho vontade de ler mais, porém nunca consigo.

    Adorei a resenha, flor

    Beijitos

    ResponderExcluir
  23. Não sei se leria esse livro no momento já que o enredo não me conquistou, mas quem sabe daqui a um tempo eu mude de ideia.
    Gostei das mudanças no layout, a bonequinha ficou a sua cara *-*

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oii Luara, tudo bom?
    Sinceramente, não é um livro que me chamou a atenção. Não curti a sinopse e achei bem ruim o livro não ter um clímax.
    Mas enfim, a resenha está ótima e super verdadeira. :]

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. É horrível ter expectativas demais em um livro e ele nos descepcionar ;/ mas é muito comum né.Acho a capa desse livro bem interessante,eu tava querendo ler ele,mas após sua resenha provalvelmente não vou.

    melanciapink.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Luara, não te falei ainda, mas ameeeeei seu nome, menina! Estou pensando muito na morte ultimamente, e concordo que é a única certeza que temos e, ainda assim, nunca estamos preparados para ela, né? É que quando ela vem, não tem volta, né? Apesar da sua resenha super convincente, ainda estou interessada em lê-lo...

    Olha só, convidei você para uma campanha bacana... Vai lá no blog que tem tudo explicadinho... beijos

    http://versaoliteraria.blogspot.com.br/2013/07/tag-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir
  27. Vejo falarem tão bem desse livro que agora, depois da sua resenha, fiquei com um pé atrás. Gostei de ver um outro ponto de vista. Vou decidir se dou ou não uma chance ao livro.

    Beijos,
    Myris
    http://www.nacabeceiradacama.com.br

    ResponderExcluir
  28. passei para avisar que te indiquei em dois selinhos no blog, espero que goste.

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/2013/07/selinhos-e-memes.html

    ResponderExcluir
  29. Oii!!
    É muito ruim quando colocamos muitas expectativas em alguns livros e acabamos nos decepcionando! Tenho muita vontade de conhecer a narrativa da autora, isso de incluir poesias na história me deixa curiosa!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  30. Quando vi que o livro ia ser lançado e era mais um new adult pra minha lista, fiquei super empolgada (e a capa ajudou nisso), mas eu deixei a empolgação passar e essa é a primeira resenha que leio... rs. Confesso que a sinopse não chamou tanto minha atenção e eu não sei porque, mas mesmo assim fiquei empolgada (feitiço dos new adults? Haha).
    Gostei de saber que fala bastante sobre a família... E da forma como resenhou: falando pra gente não esperar algo "WOW!", rs. Parabéns pela resenha! :)
    Acho que esse comentário deve estar super (meio) bagunçado e sem uma ordem tão correta dos pensamentos... Ignore esse fato, please. Deve ser o sono vindo, rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia Luara,

    A sinopse desse livro nos deixa curiosos, mas tinha dúvidas em relação a ele e com a sua resenha confesso que ele não esta na minha lista de prioridades....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oi Luara,
    Já li algumas resenhas também e a maioria positivas. Mas, como a sua opinião conta e muito, acho que vou passar longe deste livro. Primeiro, porque não faz meu tipo de leitura e gosto de leituras impactantes e que surpreende o leitor. ;D Ótima resenha!

    Lucas / Era uma vez
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Ainda não li Métrica, mas achei muito legal a abordagem sobre a família. Acredito que o mundo está precisando de valores, e a literatura pode dar sim a sua contribuição para um mundo melhor.

    Gosto muito da maneira consistente como escreve suas resenhas.

    Adriana Medeiros
    minhavelhaestante1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Esse livro não me chamou muito a atenção na época que foi lançado, acho que pela capa ser bem simples, mas agora, desejo demais ele. As resenhas estão me deixando super curiosa, não vejo a hora de tê-lo me mãos.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  35. Até hoje não li nenhum livro do gênero New Adult, preciso escolher um para começar. Li diversas resenhas positivas sobre Métrica e mesmo que o livro tenha te decepcionado tudo o que você falou sobre ele me deixou ainda mais curiosa para a leitura. Acho que como vou ler sem criar grandes expectativas é provável que eu goste mais. Ótima resenha!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  36. Aconteceu o mesmo comigo, mas foi com Belo desastre. Quando li uma resenha dele fiquei super animada para ler, criei expectativas e imaginei cenas (um grande defeito meu: imaginar como será a estória). De tão decepcionado que fiquei até parei de lê-lo e o deixei de lado, quando não tiver nenhum outro livro eu voltarei a lê-lo.^^

    beijos

    ps: ótima resenha XD

    ResponderExcluir
  37. Nossa aconteceu comigo Garota Exemplar,

    Mas eu estou curiosa pra ler esse livro , sua resenha ajudou , não vou com tanta sede ao pote rs rs rs rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  38. Sou começar a ler esse livro e eu estava com as expectativas altas, mas agora não vou esperar tanto dele assim.
    adorei sua resenha, bem sincera.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  39. Luara, sério que vc achou isso? Esse livro me tocou tão fundo... não sei o que houve, mas cada um tem sua opinião

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. q duvida deu agora,tava com bastante vontade de ler... mas as expectativas diminuíram muitooooo!!

    ResponderExcluir
  41. Oi Luara tudo bem?
    Então eu amei o livro, mas realmente senti algo parecido com você, comecei a devorar o livro pensando encontrar algo inesperado, mas acabei terminando o livro e tal fato não ocorreu. Sei lá eu gostei bastante do livro, ele realmente me tocou, mas senti falta de algo no livro. Creio que a autora poderia ter aprofundado um pouco mais o relacionamento dos dois.
    Beijos,
    Fernanda,
    Lendo & Esmaltando

    ResponderExcluir
  42. Confesso que estava bem ansiosa para ler, ainda quero porém agora com menos ansiedade. Mas parece legal. Gosto de um bom romance.

    ResponderExcluir
  43. Como já diria Shakepeare, "Expectation is the root of heartache". Eu já me decepcionei tanto com livros por ter esperado demais que agora tento me policiar pra não fazer mais isso.
    Métrica realmente está sendo MUITO bem falado por aí, mas essa foi a segunda resenha não-muito-positiva sobre ele, então estou meio ressabiada quanto a ele. Acho que vou ler mesmo assim pra tirar minhas próprias conclusões.

    Bjs, Lu! http://nasquartasusamosrosa.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  44. Estou lendo o livro no momento, e minha opinião é absolutamente igual a sua... romance extremamente forçado entre Lake e Will. Os dois não vivenciaram NADA e já estão extremamente apaixonados. Não estou curtindo não!

    Beijos
    Dani
    http://chabiscoitoseumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Fiquei bem surpresa com os seus comentários sobre o livro, acabei de o ler e AMEI, mas já aconteceu a mesma coisa comigo com outros livros, enquanto as pessoas só elogiavam eu odiava rs.
    Bjus
    Te seguindo!
    reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir