25/07/2013

Resenha: O projeto Rosie

Título: O projeto Rosie
Autor: Graeme Simsion
Editora: Record
Páginas: 320
Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.

Um livro peculiar. O projeto Rosie é uma daquelas histórias que agradam por ter elementos que fogem do comum, o que a torna única e na qual você fica pensando durante dias. E sim, isso também aconteceu comigo. É claro que eu já tinha certa ansiedade para lê-lo, porque fiz o teste que a editora Record em que respondíamos algumas perguntas do questionário preparado pelo protagonista da história. Mas nem de longe eu esperava que fosse encontrar o que encontrei.

Don é um homem metódico, organizado até demais, muito inteligente e quer somente uma coisa: encontrar a esposa perfeita. Depois de várias decepções com encontros mal sucedidos, ele encontrou a única opção que lhe parecia viável: criou um questionário de dezesseis páginas para encontrar aquela que fosse totalmente adequada para ele. Só que sua vida dá uma reviravolta quando ele conhece Rosie, a garota mais improvável do mundo para os padrões de Don.

Um questionário! Uma solução tão óbvia. Um instrumento cientificamente válido, com propósito definido, que incorpora as melhores práticas atuais para filtrar as mulheres que são perda de tempo, as desorganizadas, as que discriminam sabores de sorvete, as que reclamam de abuso sexual visual, as esotéricas, as leitoras de horóscopo, as obcecadas por moda, as fanáticas religiosas, as veganas, as que gostam de assistir esportes, as criacionistas, as fumantes, as cientificamente analfabetas e as homeopatas, deixando, do ponto de vista ideal, apenas a parceira perfeita ou, do ponto de vista realista, uma lista mais administrável de candidatas. p. 25
Tenho que ser sincera: O projeto Rosie não me agradou desde o início. Pensei que ia ser um romance mais água com açúcar, principalmente por causa da capa (que é incrivelmente linda e resume extremamente bem o enredo), e no começo eu não conseguia me adaptar ao jeito do Don. Ele me parecia excêntrico demais e, por ser super metódico, senti que os detalhes que cercavam as manias dele deixaram a leitura arrastada. Cheguei a pensar que, por causa desse começo, eu não gostaria do restante do livro. Mas, como eu não dessas que desistem facilmente de um livro, insisti. E felizmente eu fiz isso.

A narrativa de Graeme Simsion conseguiu evoluir de uma forma incrível depois desses capítulos iniciais. Assim que me acostumei com o jeito do Don, tudo fluiu de uma maneira até mais rápida do que eu imaginava, porque surgiram situações muito cômicas envolvendo o protagonista e a Rosie, então as páginas foram passando que eu nem percebi. Foi a partir desse momento que a leitura ficou extremamente gostosa e eu precisava saber o que ia acontecer, porque acabei me apegando demais a história.

Os responsáveis foram com certeza os protagonistas. Como é uma narrativa em primeira pessoa, deu para entender o Don, apesar de todas as suas esquisitices. A Rosie é totalmente o oposto dele, então já dá para imaginar as situações em que os dois se metem, não é mesmo? Essa é a típica história em que os opostos se atraem, com uma pitada de humor e excentricidade. É o tipo de livro que realmente me ganha. Sem falar na empatia que senti por eles. Além dos protagonistas, há personagens secundários que fazem toda a diferença no enredo, mas que não ganham tanto foco assim e não fazem tanta falsa. O livro é sobre o Don, seu comportamento nem um pouco social e Rosie, ou seja, não esperem enredos secundários bem explorados.

Uma mulher havia me dado seu telefone e me pedido para ligar. Mais do que o Incidente do Esporte Fino, do Jantar na Varanda, e até mesmo a empolgação do potencial Projeto Pai, isso havia abalado meu mundo. Eu sabia que era algo que acontecia com frequência: as pessoas nos livros, filmes e programas de TV fazem exatamente o que Rosie tinha feito. Mas isso nunca havia acontecido comigo. Nenhuma mulher jamais havia anotado num papel de modo casual, automático, irrefletido, e dito “Me liga”. Eu havia sido temporariamente incluído numa cultura que considerava estar fechada para mim. p.85
O projeto Rosie, apesar de ser um romance, não é sentimental demais. E esse foi o grande trunfo do autor: ao colocar o romance sob o ponto de vista de alguém que é quase incapaz de ter emoções, ele fez com que a evolução do Don ao longo do enredo ficasse ainda mais aparente. O Don que conhecemos no início do livro é totalmente diferente daquele que chega ao final. Eu adoro quando isso acontece, porque dá uma sensação que todas aquelas situações tiveram um propósito para o personagem e não acaba sem que você sinta que o dever do livro foi cumprido.

Em geral, eu curti muito a leitura. É claro que tive algumas decepções porque uma ou outra expectativa minha não foram cumpridas, porém o restante do livro foi compensador nesse sentido. Me diverti muito e a cada página que passava, torcia ainda mais para que tudo desse certo para o Don. O projeto Rosie tem muito mais a oferecer do que o próprio título e sinopse sugerem e com certeza quem for lê-lo terá uma boa história em mãos.

Observação: sabem o que eu acharia legal ter no livro e eu não encontrei? O questionário do Don, que foi o grande responsável por tudo acontecer, na verdade. O que será que tinha naquele questionário? Fica a curiosidade agora.

79 comentários:

  1. Antes de chegar na metade de sua resenha, já estava pensando que essa era uma estória onde os opostos se atraem. Que bom saber que o livro não é sentimentalista, as vezes, quando o romance é demais, atrapalha o desenvolvimento do livro. Ótima resenha, Luara! ;D

    ResponderExcluir
  2. Oláaaa!

    Que resenha, hein?!

    Não é a primeira que leio, mas a única que me despertou a vontade de querer lê-lo. A capa, claro, é fofa.

    Geralmente tenho um pouco de receio com livros narrados por uma personagem masculina, mas me parece que este livro é ótimo e, apesar de não ter agradado 100%, vale a leitura. =D

    Adorei!

    xoxo

    http://books-and-emotions.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. hahahaha, juro a primeira vez que vi O Projeto Rosie só lembrei de John Green e Nicholas Sparks (oi?), nada haver né? Não sei porquê. E isso foi se desconstruindo aos poucos. Eu fiz o teste e... totalmente incompatível com o Don, já esperava isso. Gostei muito da resenha Luara, dá pra ter noção de como é um livro, sabe,, pro leitos não se jogar demais e se iludir, quero ler porque pelo que entendi ele vai aos poucos dando doses pequenas de amor.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu!
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro.
    Logo de cara eu amei essa capa, achei tãoo fofa!
    Quis logo pra mim. rs
    E agora ao ler sua resenha, sinto que preciso ler.
    Sei que você disse que em alguns pontos te decepcionou, mas pelo que você descreveu e também admitiu é uma boa historia, então acho que vale muito a leitura.

    Beijokass
    Meu livro, meu mundo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Luara!
    Esse livro me despertou o interesse na livraria, pela capa fofa... Mas depois dessa resenha, vou ler o mais rápido possível! Adoro esse estilo de narrativa que você descreveu e a história parece ser muito boa (:
    Beijos!
    bussoladepapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Luara :)

    São tantos comentários legais a cerca do livro que definitivamente fiquei com vontade de lê-lo. Muito bom saber que ele acabou te prendendo. É um ótimo sinal.

    Abraços,
    Igor Gouveia.
    http://www.diariodebordodeumleitor.com/
    (Espero seu comentário lá.)

    ResponderExcluir
  7. "O Don que conhecemos no início do livro é totalmente diferente daquele que chega ao final."

    Pronto, só isso, não preciso de mais nada pra me fazer querer ler mais e mais ler esse livro. Socorro, preciso de grana urgente.
    Belíssima resenha.
    Beijão
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  8. Lu, fiquei curiosa também para saber sobre esse tal questionário! rs

    Como eu não tinha nenhuma expectativa com o livro, pois nem sabia sobre a sua história, etc, acho que a chance de eu me decepcionar será bem menor. Este com certeza foi pra minha wishlist e, assim que eu tiver uma grainha sobrando, comprarei, lerei e virei aqui comentar sobre ele contigo! rs

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. li a primeira resenha deste livro ontem, e apesar de achar o personagem principal totalmente sem noção, estou bem curiosa para ler...
    na resenha que vi ontem a blogueira também comentou que o começo foi meio arrastado para ela, então pode ser que seja isso mesmo... :P

    ResponderExcluir
  10. Oi Luara.
    Vou começar elogiando essa capa, sou apaixonada por capas bonitas na estante rsrsrs, e essa com certeza ficaria lindinha aqui.
    Quanto a história, essa é a primeira resenha que leio, mesmo sendo um livro tão comentado nos últimos dias.
    Adorei a proposta do questionário com 16 páginas e mais ainda quando a mulher que surge no caminho de Don é a mais improvável pra ele...isso já basta pra que eu queria me aventurar nessa história.
    Sério que o questionário não tem no livro?? Que falha forte essa, até eu fiquei curiosa.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Oie!

    Este livro está sendo bem comentado, estou muito curiosa. Parece ser muito bom.
    Essa capa é bem legal memo.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Estou com meu exemplar aqui esperando pra ser lido e confesso que você me deixou morreeeeendo de curiosidade, louca para passa-lo na frente de outros livros, hiuahiua.

    Beijão, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Sua resenha ficou incrível!!!
    Eu estou ansiosa para ler este livro. A capa me ganhou logo de cara e depois de ler algumas resenhas só aumentou minha vontade de ler o quanto antes. Amo livros narrados em primeira. Parece ser um livro encantador.

    Beijos <3
    comoumrefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Esse livro já merecia estar na minha estante só por causa dessa capa linda! Confesso que quando vi a capa, imaginei que fosse um YA. Daí quando li a sinopse, fiquei um pouco decepcionada, pois não sou muito fã de livros adultos. Fiquei pensando e pensando se colocava ou não na minha lista de leitura e depois de ler sua resenha decidi que vou colocar! Parece ser um romance fofo, mas sem ficar com aquele sentimentalismo piegas.

    Bjs! http://nasquartasusamosrosa.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. A capa do livro realmente é linda, e como você também não desisto fácil de uma leitura. Acho que até hoje só desisti de "A Cabana", mas enfim. Eu gostei da resenha, e sobre sua dúvida no final dela, quem sabe existirá uma continuação do livro sobre isso?. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Muito vontade de ler, acho que to precisando disso, um romance não muito sentimental que nem tu disse. haha
    Adorei a capa, bem simples, mas tão fofa!
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Aaaaaaarhh! Droga, a observação é que me deixou maluca agora. Sempre tenho dessas de ficar curiosa com esse tipo de coisa, e saber que essa curiosidade não será saciada me incomoda um pouco.

    Mas enfim, eu fico meio atrás com esse livro porque, pelo jeito do Don, eu não consigo deixar de imaginar um cara pançudo, de óculos pequenos e redondos, meio careca, bigodudo e rabugento. Eu sei, eu sei, que feio, Gabriela, mas é isso mesmo.

    Anyway, a resenha ficou ótima, você sabe que eu adoro elas, mas é preciso um milagre pra me fazer querer ler esse livro.

    Beijitos

    ResponderExcluir
  18. Oi Luara!
    Adorei a resenha, parabéns!:)
    Eu comprei esse livro porque a sinopse me chamou muita atenção e o personagem é de deixar o leitor bem curioso. Estou adiando a leitura porque quero ler com calma, mas com certeza será uma das próximas.
    Beijos,

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  19. Quero muito ler esse livro, e o protagonista me lembrou bastante o Sheldon Cooper do The Big Bang Theory, kk! Acho que o romance não é bobo, até deve ser interessante. Espero ler em breve o livro \o/

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. O livro me conquistou na capa. Ai vi milhares de comentários positivos no twitter e resolvi ir ler as resenhas... e eu quero ler. Principalmente por ser um romance não tão meloso e tal... Acho que vou gostar. :3
    Uma pena não ter o questionário mesmo. :/ Eu ia querer saber também...
    E qual foi o seu resultado do teste? Vou fazer agorinha. *-*
    Bjs e parabéns pela resenha. :)

    ResponderExcluir
  21. Oie Lu
    ao contrário de você, eu já me apaixonei de cara pelo livro, pelo personagem, pelo humor, por tudo. Sério. Estou in love com o Don até agora rs
    E olha que sou romântica sensível e melosa, mas amei o Don do mesmo jeito :)
    Seria ótimo se viesse com o questionário mesmo, também morri de curiosidade!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  22. O livro é engraçado na minha opinião li sobre ele e gostei muito, sua resenha define ele perfeitamente!
    bjs
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  23. Eu estou com muita vontade de ler o livro e pelas outras resenhas que eu já tinha lido, o Don é tipo antítese minha e isso é algo que me incomodaria bastante, mas vejo que apesar disso, o livro passa a se tornar bom no decorrer da história. Assim que eu tiver a oportunidade, lerei hehe

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. É maravilhoso quando um livro da uma reviravolta no meio da história né?! Quando a narrativa passa a ser envolvente. Gosto demais quando isso acontece. To curiosa pra ler este livro e eu gostei da capa.
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Esse livro parece ser uma fofura, assim como a capa. Gosto de organização e tal, mas acho que o nível do Don é completamente diferente, haha! Espero ter a oportunidade de lê-lo.

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta
    https://www.facebook.com/maravilhosomundodetinta?fref=ts

    ResponderExcluir
  26. Parece ser um livro bem peculiar e ao mesmo tempo interessante. Gosto dele principalmente pela capa que acho linda e teve toda a propaganda em cima que achei o máximo
    Espero poder adquiri-lo em breve!
    A resenha ficou muito boa, parabéns!
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Eu to achando que eu vou gostar deste livro. É uma das próximas leituras!
    Gosto desta perspectiva masculina, ainda mais se o elemento em questão não for muito normal, rsrs.

    Bjkasssssss

    ResponderExcluir
  28. Oi Lu, no começo da resenha eu pensei ( Ha não acredito que um livro tão bonitinho seja assim arrastado). Mas que bom que as coisas mudam no decorrer da leitura. Normalmente livro com esse upgrade são os que mais me agradam *-*

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Esse é um livro que eu estou totalmente louca para ler, e espero grandes expectativas dele!

    ResponderExcluir
  30. Eu também fiz o teste, haha. E deu incompatibilidade #xatiada.

    Mas, eu quero demais ler esse livro. Já sei que é bom! :}

    http://senhoritapriscila.blogspot.com
    Participe do Sorteio do blog, Kit O Boticário. Clique!
    @priscilafrr,
    beijo.

    ResponderExcluir
  31. Estou com muita vontade de ler, mas não irei com muitas expectativas para não me arrepender.
    Ótima resenha.
    Beijos.

    http://estantetalvez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá Lu!
    Ai eu adorei esse livro, Don apesar de suas esquisitices me cativou, e até conseguiu me emocionar, sério!
    Suas respostas completas me faziam rir, adorei os personagens adorei a narrativa! Também fiz esse test e sou incompatível com o Don haha.. Parabéns pela resenha!!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Luara,

    Eu sou apaixonada por essa capa, é bom quando um livro nos surpreende não é? Resenha maravilhosa como sempre!


    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Adorei a resenha, parabéns! O livro parece ser ótimo, a capa já é linda e o conteúdo deve ser mais ainda. Com certeza adoraria ler O Projeto Rosie :) Beijos,
    Ayanna
    http://leitorespossessivos.blogspot.com.br/
    P.S.: Está havendo promoção lá no blog. Participem!

    ResponderExcluir
  35. Realmente Lu, a sua resenha me cativou.
    O livro aprece ser muito bom!
    Espero gostar!
    http://linhasemaislinhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Esta foi a primeira resenha que li sobre o livro e me animou bastante. Adoro personagens excêntricos e me identifiquei totalmente com o jeito metódico do protagonista. Quero ler. Seria legal mesmo ter o questionário no livro.
    bjo

    ResponderExcluir
  37. Oie Lu =)

    Estou vendo bastante gente comentar sobre esse livro, mas não tinha lido nenhuma resenha dele até agora.

    Acredito que seria uma história que me cativaria bastante, principalmente por que sou uma dessas pessoas que vivem fazendo questionamentos e projetos pessoais, além de ser bem metódica e um pouquinho excêntrica rs....


    Adorei a resenha!

    Beijos e um ótima semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  38. Oii Luara ^^
    Quero muuito ler esse livro, falam super bem dele na blogosfera. A capa dele é bem simples, mas gostei bastante, deixa ele com uma carinha mais fofa...rsrsrs
    Adorei a resenha, me deixou ainda mais curiosa,mesmo que o livro não seja meu gênero favorito ^^
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Essa é uma situação muito estranha... eu imaginei o Don como uma espécie de Sheldon Copper. rsrsrs

    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  40. O livro chamou minha atenção, primeiramente pela capa, que é muito fofa! Achei que o livro fosse bem diferente pelo título, mas gostei do enredo em si. Apesar do começo meio lento, podemos ver pela resenha que os demais capítulos vão compensar e muito!

    Beijos.

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  41. Parece ser um chick-lit só que com um protagonista homem ne? Não me lembro de ter lido livros assim. Por isso então não tem essa visão melancólica, as vezes histéricas, que geralmente os autores colocam nas mulheres.
    Fiquei interessada, deve ser divertido!
    Ótima resenha :)
    beijo

    http://livredujour.worpress.com/

    ResponderExcluir
  42. Não tinha lido nenhuma resenha dele, mas minha colega de trabalho já havia me falado da sinopse.
    Gostei muito e não poderia ficar de fora da promoção!

    alem de participar, estou seguido o blog,
    se der dá uma passadinha no meu?
    soueupri.blogspot.com.br

    beiijos!
    prisciladc1984@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Oi Luara
    Projeto Rosie parece ser um romance que foge do padrão e conquista desde a primeira página, e não tem um teor romântico ou meloso. Notamos a transformação de Don, assim como percebemos que está se apaixonando. Mas a história foca principalmente no comportamento nada social do personagem Don. Acredito que a história é despretensiosa e diverte qualquer leitor.
    Adorei a resenha! Bjus

    ResponderExcluir
  44. Eu bem que tento ser como Don... mas no fim tudo que me cerca é o CAOS!! É engraçado, mesmo na vida real quando pensamos que está tudo sob-controle algo ou alguém acontece e destroi tudo o que arquitetamos. Gostei!

    ResponderExcluir
  45. É um livro onde a cada capítulo paramos para pensar um pouco sobre nossa vida. Percebi que ele tenta nos mostrar que não importa o tipo de pessoa, e sim, quem ela realmente é, ou seja, não importa o que ela é por fora e sim por dentro. É um livro que eu realmente adoraria ler, pois gostei bastante!!!

    ResponderExcluir
  46. Nossa, que estória legal.!
    Gosto bastante de livros que abordam esse tema,
    e esse é um que estou super,mega, iper desejando.! :]

    Gostei da sua resenha, embora tenha me deixado super, mega curiosa :]

    ResponderExcluir
  47. O livro me interessou de primeira graças a capa (que achei perfeita, por sinal), e depois de algumas resenhas, não tenho dúvida nenhuma de que quero esse livro para ONTEM.
    Adorei os quotes que colocou na resenha, e já vi que vou me apaixonar pelo Don de primeira. Quanto mais peculiar, mais eu me apaixono lol

    ResponderExcluir
  48. Preciso confessar que a capa foi o motivo de querer ler esse livro e lendo a resenha, o fato de que ele é narrado por um HOMEM me fez o querer ainda mais. Amo romances e já perdi as contas de quantos romances eu tenho, mas sei que não tenho livros o suficiente. Amei a história e sei que vou amar as personagens. Louca para lê-lo. Beijos

    ResponderExcluir
  49. Amo a capa do livro, bonitinha demais. Hoje em dia o que mais tem deixado a desejar (na minha opinião) são as capas, tem livros que só de olhar a capinha feia dá desânimo, rsrs. Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  50. Ain, tudo parece fofo nesse livro! capa, história...
    quero ler logo! :)

    ResponderExcluir
  51. A cada resenha que leio, fico com mais vontade de ler esse livro, parece ser bem diferente de tudo que eu já li, gostei das ideias do personagem, e estou louca para conhecer detalhadamente! Ótima resenha!

    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  52. Eu amei a capaaaaaaa e amei a história que foge do comum <3
    Gostei da tua resenha,do modo como escreveu,realmente realçou nosso apetite literário ahahahahhaha :)


    Beeijos ^^

    ResponderExcluir
  53. Olá:)
    Super amei a resenha, e estou louca para ler este livro! É bem diferente do que encontramos por aí, acho que o conteúdo dele traz uma mensagem rica.
    Beijinhos

    www.my--bookshelf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  54. Quão ridículo vai soar se eu te disser que minha primeira reação ao terminar de ler a resenha foi pensar "awwn". Pois foi exatamente o que eu fiz, ehehehe.

    Personagens metódicos e cheio de manias costumam me irritar muito, no geral. Mas não sei, Don me pareceu tão... amável. Sabe, aquele tipo excêntrico e adorável que tu não consegue deixar de amar? Então! E a Rosie, pelo que eu entendi, parece que veio para por um pouco de desordem na vida dele, e isso é tão legal! Amo histórias assim! Quero ler, meeeeesmo!

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://www.blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  55. A cada resenha que vejo sobre esse livro, me sinto mais curiosa sobre ele!
    Primeiramente o que me encantou foi essa capa, e a história peculiar com certeza me pegou de jeito! Espero ter a oportunidade de conhecer Don logo *-*
    Ótima resenha! Beijoos

    ResponderExcluir
  56. Fiquei muito interessada pela história, que parece ter momentos de humor associados a romantismo, a novas descobertas. Às vezes é assim mesmo, a história não nos pega desde o início, mas depois gostamos. É uma história que me deixou com muita vontade de ler, principalmente para a ver a bagunça que a Rosie faz na vida arrumadinha de Don.

    ResponderExcluir
  57. Tenho vontade de ler! Tenha amigas que leram e falaram muito bem!

    ResponderExcluir
  58. Resenha bem estruturada, abordando pontos relevantes do livro, despertando o interesse dos leitores.

    ResponderExcluir
  59. Na primeira parte da postagem eu já havia me apaixonado ashuashuas esse "ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro." me fez ficar apaixonada. Já quero ler. A história parece ser bem interessante, parece até de filme. Será que já saiu algum aparecido? Daria uma linda história em filme tbm, mas que mais profundo que livro?
    *-*

    ResponderExcluir
  60. Nooosa tinha uma visão totalmente diferente desse livro sempre pensei que Rosie era a personagem principal que tinha um projeto de vida, rsrsrrs... que vergonha! Agora que acabei de ler a resenha fiquei totalmente constrangida.
    Achei bem interessante o que o nerd metódico criou um questionário para conhecer a companheira ideal e sem mais nem menos a vida colocou a pessoa ideal bem na sua frente.
    Ainda bem que foi comentado que o livro não agrada de início porque tenho o costume de abandonar os livros quando não me agradam e olha o que eu perderia.

    ResponderExcluir
  61. Adorei a resenha!!
    O livro parece ser bem do tipo que eu gosto, aquele em que o personagem amadurece. E deve ficar até mais natural porque a narrativa é por ele, né? Curti muito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  62. Gostei porque o personagem tem 40 anos e não é um (ou uma) adolescente virgem, hahaha...
    Adorei a resenha e quero muito ler este livro.

    ResponderExcluir
  63. Adorei essa história do cara certinho e com um projeto da sua mulher ideal e encontrar alguém que não se encaixa. Mas o amor não tem 'encaixes', não escolhe por padrões...O amor simplesmente nos escolhe, surpreende, sacode nossa vida e nos mostra novas possibilidades!
    Quero ver os dois se apaixonando e como um vai influenciar na vida do outro!

    ResponderExcluir
  64. Estou vendo tantas resenhas positivas desse livro *-*
    Adorei Luara!!! :)

    Fico cada vez com mais vontade de ler. Considerando o fato de eu não curtir muito romances melosos e o personagem principal ser um cara sem emoções e o livro ser em primeira pessoa, aumenta a chance de entrar pra minha lista de leituras xD.

    Gabriel - http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  65. Estou lendo cada comentário positivo sobre este livro, quero ler o mais breve possível

    ResponderExcluir
  66. Resenha bem escrita, abordando o conteúdo de forma inteligente, expondo os pontos de destaque do livro.

    ResponderExcluir
  67. Mesmo Don sendo um cara extremamente estranho, acho que por lermos a história na visão dele, e de forma leve, acabamos gostando dele, só pode ser isso, pois na vida real acho que qualquer mulher detestaria um sujeito assim. Mas, ainda bem, que a jornada faz dele uma pessoa melhor!

    ResponderExcluir
  68. DICA:

    o comentário do Willian de 21 de agosto devia ser excluído, é comentário fake, comentário pronto de copiar e colar, já vi esse comentário em várias resenhas diferentes em blogs diferentes, é comentário apenas para ganhar pontos no sorteio da promoção, o que é totalmente errado e injusto, pois a pessoa nem leu a resenha e muito menos escreveu algo a respeito dela!

    ResponderExcluir
  69. Eu já tinha ouvido bons comentários sobre este livro.
    Quando comecei a ler, já pensei: "Ah, essa história é daquela que o personagem fica avaliando as mulheres como objeto sexual, não pela sua personalidade". Que bom, a história foge totalmente do meu ponto de vista, porque o personagem percebe que, para que haja uma linda história de amor não precisa esquematizar e sim deixar que as coisas aconteça naturalmente.

    ResponderExcluir
  70. Achei a capa muito fofa e quero muito saber o que vai acontecer com o Don e a Rosie nessa história que parece muito divetida.Que pena mesmo que não tenha o questionário fiquei curiosa também rsrsrrs

    ResponderExcluir
  71. É impossível não comparar o Don com o Sheldon de TBBT. Deve ser extremamente difícil conviver com uma pessoa tão metódica como ele.
    Assim como você, também gosto de ler histórias em que percebemos claramente a evolução das personagens. Essa questão de os opostos se atraem, mesmo sendo clichê, acho que deve ter dado um toque a mais na questão humor.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  72. Namoro esse livro desde o lançamento e só não o comprei ainda porque estou falida...tb fiz o teste na página da Editora, mas é claro, não sou compátivel com Don...alias,tem alguem que é??? Acho que não né!
    Acho que esse início arrastado da historia se deve ao autor explicar realmente a condição de Don, de ser metódico, suas manias malucas e tudo mais. Acho que as coisas mudam quando a Rosie aparece né!
    Gostei de saber que o Don teve uma evolução durante a historia, amo quando os personagens mudam pra melhor...fiquei com mais agua na boca por esse livro depois de ler essa resenha!!! Também to curiosa pra saber o que tem no tal questionario viu! :)

    ResponderExcluir
  73. Quero muito ler este livro! A sinopse me encantou instantaneamente, acho que pelo fato de me identificar com o Don. Ele é antissocial, metódico e é professor de Genética (que lindo, meu Deus!), o tipo de pessoa que eu normalmente abracaria na rua sem ao menos conhecer rsrsrsrs A história por si só já é peculiar e adoro um enredo assim ^.^

    ResponderExcluir
  74. Esse livro me chamou muita atenção , pretendo ler em breve ..
    adorei a resenha , achei a capa muito fofa :3
    amo o blog ! bjs

    ResponderExcluir
  75. A capa desse livro é super fofa... Mas acho que só lendo para saber se eu gostaria mesmo. Eu também pensei que fosse bem água com açúcar, e talvez assim ele teria me chamado mais atenção. A verdade é: os romances tem que ser bem trabalhados, para conquistarem o leitor, sejam água com açúcar ou não. Por isso, só conhecendo Don e Rosie por mim mesma eu poderia dar uma opinião mais firme.

    ResponderExcluir
  76. Eu me encantei pelo livro só de ver a capa.
    Já li algumas resenhas do livro, e a cada resenha fico com mais vontade de lê-lo.
    Agora, fazer um questionário para achar o par perfeito de longe a gente vê que não vai dar certo, pois sempre vemos que a pessoa se apaixona por alguém totalmente o seu inverso rs.
    A história deve ser apaixonante, leve, fofa e bem divertida.
    O Don realmente é um cara bem excêntrico e regrado, quero que a Rosie faça mesmo uma bela bagunça na vida do Don, p’ra ver se ele leva a vida mais relaxado e menos bitolado.
    Fiquei muito interessada no livro e quero muito poder lê-lo e me divertir demais com esse “casal” improvável.
    E parece que vai virar filme né, fico só imaginando como que será, nem li o livro e já tô pensando quais atores se encaixaria nos papéis rs.

    ResponderExcluir
  77. Estou doida com esse livro, amo a capa. Adorei a resenha !
    Carol
    http://veriverbio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  78. Oi! Gostei muito de suas resenhas, a maioria dos livros eu nunca li e nem ouvi falar.
    Bom, acabei de criar um blog, estou visitando alguns e seguindo. Se puder retribuir ficaria muito agradecida.
    http://tears-inthedark.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir