20/07/2013

Resenha: Os Defensores - Cidade de Mentiras

Título: Cidade de Mentiras (Os Defensores #2)
Autora: Lian Tanner
Editora: Farol Literário
Páginas: 312
Goldie Roth é uma ladra treinada e hábil mentirosa. Junto com seu amigo Toadspit ela deve se tornar uma das Defensoras do Museu de Dunt. Mas seus pais estão doentes e Goldie não pode abandoná-los. Quando a irmã de Toadspit desaparece, Goldie é forçada a tomar uma decisão. Ela e Toadspit seguem as pistas deixadas pelos sequestradores e vão parar na vizinha cidade de Spoke. No caminho, Toadspit também é capturado, e Goldie terá de enfrentar sozinha as ameaças da cidade. Entre essas ameaças está o tradicional Festival das Mentiras, lugar em que cada palavra dita signifi ca outra coisa e ninguém é confi ável. Durante o Festival, Goldie descobre segredos que podem colocar em risco a sua vida e a de seus amigos. Ela vai precisar de um plano e de todo o seu talento para sobreviver e salvar a todos. 


ESSA RESENHA NÃO CONTÉM SPOILERS!

Assim que terminei o primeiro livro da trilogia Os DefensoresMuseu de Ladrões (resenha) – fui correndo pegar Cidade de Mentiras. Estava com expectativas altas em relação a esse livro por ele já não precisar fazer nenhum tipo de introdução e provavelmente iria direto ao assunto em si. E tenho que dizer a verdade: ele me surpreendeu e muito, exatamente por não ter nada do que eu esperava. O aspecto mágico ficou ainda mais intenso nesse livro e finalmente a trilogia conseguiu me conquistar de vez.

Surpreendente. É isso o que eu tenho a dizer sobre esse livro. Assim que terminei Museu de Ladrões, pensei que o enredo da continuação seguiria naquele caminho, falando mais segredos sobre o Museu de Dunt e me deixando ainda mais encantada, uma vez que eu adorei todo o mistério que o envolve. Mas a autora preferiu fazer uma ambientação totalmente diferente: nesse livro, estamos em pleno Festival das Mentiras, na cidade de Spoke. E quem disse que isso me decepcionou? Na verdade, fiquei ainda mais impressionada com a capacidade criativa da autora.

Mas então ela fugiu e encontrou refúgio no Museu de Dunt. Nos meses que passou lá, ela cresceu. Mais do que isso, tornou-se uma ótima ladra e uma mentirosa habilidosa. Ela aprendeu os Três Métodos de Ocultação, e a Primeira Canção, e como agir com coragem inabalável, mesmo quando tomada pelo medo.
As lições alimentaram alguma necessidade muito profunda dentro dela, e o museu rapidamente passou a ser um lar para ela. p. 5
O mundo criado por Lian Tanner é mágico. Todas as aventuras vividas por Goldie e Toadspit conseguiram me deixar boquiaberta e sedenta pelo que ia acontecer. Li muito rápido por causa disso e pela curiosidade que a autora desperta. Não senti em nenhum momento que o livro ficava entediante ou cansativo, porque, como eu já estava familiarizada com todos os aspectos históricos da cidade de Jewel, nenhuma apresentação foi necessária, partindo direto para o que mais empolgou no livro: a ação.

O livro não para em nenhum minuto! Se algo acontece em uma página, na outra já temos o efeito disso e muito mais para acontecer. Há quanto tempo eu não lia nada que deixasse a enrolação de lado e fizesse com que eu ficasse tão empolgada assim! Preciso dizer a verdade: essa é uma das melhores trilogias na temática que eu já li. Poucas conseguem me deixar desse jeito, querendo fazer com que todo mundo conheça essa história.

Os personagens dessa vez foram ainda mais encantadores. Goldie, a nossa protagonista, fica ainda mais forte e corajosa, disposta a deixar tudo para trás se isso significa salvar e ficar com aqueles que ama. Como eu sinto falta de protagonistas assim! Só fiquei um pouco decepcionada do Museu de Dunt e os personagens que nele vivem não aparecerem tanto assim. É claro que o enredo muito bem construído compensa, mas eu acredito que vocês entendam que a gente acaba sentindo falta daqueles que a gente gosta tanto. Estou torcendo muito para que a intenção da autora tenha sido guardá-los para o tão esperado desfecho da trilogia.

A Imitação do Nada era uma das coisas mais importantes que ela tinha aprendido em seu treinamento como ladra. Isso não fazia com que ela ficasse invisível, mas sim que parecesse insignificante. Tão insignificante que até a luz passava por ela sem se deter. (...)
A mente dela começou a se expandir, até que ela fosse capaz de sentir cada pedacinho de vida, grande e pequena, desperta e adormecida. p. 75
A autora faz uma narrativa fluida, sem nenhum tropeço e que, no fim, você sente que foi completa. Tive a sensação de que a autora cumpriu seu dever e deixou aquelas pontinhas soltas que fazem qualquer um arrancar os cabelos para ter o último livro já, que por enquanto tem a melhor avaliação entre os três livros no Goodreads. É ou não é para qualquer um ficar ainda mais curioso? A continuação se chama Path os Beasts e a capa deve seguir o padrão do hardcover australiano (clique aqui para ver), como ocorreu com os primeiros livros da trilogia.


As ilustrações também estão presentes nesse livro! Muito legais, não é? (E relevem a imagem escura, a luz não ajudou!)

Se você gosta de fantasia, principalmente as infanto-juvenis, esse livro é ideal. Não espere, corra e leia. Para os que ainda estão em dúvida, deem uma chance. A trilogia me conquistou de vez agora e com vocês pode acontecer o mesmo. Sei que muitos andam fugindo de livros com continuação, mas abram uma exceção. Garanto que é uma aventura deliciosa e para todos os gostos e idades. 

69 comentários:

  1. Oie Lu
    Depois de ter lido a outra resenha, queria saber se a continuação tinha conseguido superar, e que grata surpresa ao saber que sim!!
    Eu sempre dou uma chance a séries, mesmo achando o primeiro livro introdutório e chatinho, porque geralmente no segundo vem a parte da ação e é isso que me conquista em uma continuação!!!
    E sua empolgação ao falar que está é a melhor trilogia temática que já leu, imagina como me deixou?? louca para ler!!! Preciso tê-la na minha estante
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Luara, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido/lido sobre essa trilogia. E devo dizer que ela me chamou bastante atenção, já que amo livros desse gênero.
    Apesar de que ultimamente estou fugindo de trilogias, espero ler essa algum dia.

    Beijos
    utopiaincessante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Passando para desejar Feliz Dia do Amigo.

    xoxo

    Books & Emotions
    http://books-and-emotions.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Luara,
    Que legal ouvir uma resenha positiva de um segundo livro. Fiquei mais animado ainda a ler essa série.
    Essas pontas soltas no final do livro são de enlouquecer.
    Feliz dia do amigo!

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Luara,

    Já vi várias vezes esses livros na Fnac, eles sempre me chamaram a atenção, mais sempre acabo deixando pra comprar depois, é legal saber que o livro é bom, minha listinha de desejados acabou de aumentar!

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Hey, flor
    Eu adoro trilogias! E adoro esse gênero!
    Acho que eu vou correr atrás pra comprar esses livros. *-*
    Beijão!!

    http://penny-lane-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. adoro esse gênero de livros, vou ver se encontro por aqui, já que infelizmente não encontro os de "Desventuras em série", mas esse me pareceu tão bom quanto. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu! Eu sou super curiosa para ler essa série, em falar nas capas que são LINDAS! Tem esse aspecto antigo que da uma cara toda especial a série, você me deixou super curiosa para ler, porque você sabe que esse é o meu tipo de livro!

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  9. Oi Luara, tudo certinho? Nunca li nenhum livro da trilogia, mas confesso estar muito curiosa. Adoro livros assim, sério. Pelo que pude ver na resenha, Goldie passa por vários problemas nesse segundo livro né? Poxa. Fiquei altamente animada para ler esse livro, afinal, você o tachou como "melhor trilogia na temática". E isso é incrível!!!! E sobre a narrativa da autora: Pra mim é o que mais importa. Não adianta a história ser completamente envolvente se a autora não souber como conduzi-la, né?
    Beijos! <3

    Queridos Quinze
    SORTEIO: Livro Garota Interrompida! Vem ganhar!

    ResponderExcluir
  10. Ainda nem conhecia esse livro, me interessei lendo a resenha ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Me apaixonei!!
    Ganhei o marcador desse livro, e claro que já quero o livro né!
    Ainda mais agora que você disse que o segundo é tão bom quanto, agora que eu preciso mesmo.
    A diagramação está linka, pelo menos por essa foto já da pra imaginar.
    Amei!!


    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu simplesmente amooooooooo literatura infanto-juvenil... e fiquei louca por essa trilogia, menina! Vou correr atrás... Não tinha visto que você tinha feito um comentário lá no meu blog. Bah! O Blogger não está me notificando sobre novos comentários... sacanagem! Mas estou sempre por aqui agora, show seu blog, suas resenhas e tudo o mais... amei! Beijos...

    http://versaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Sou doida pra ler essa série, apesar de estar tentando não iniciar trilogias nem séries novas. Acabo ficando maluca com tanta coisa que quero comprar...enfim
    Adorei a resenha e saber que você gostou da continuação é bem legal. Com essas capas lindas e a história que parece ser incrível não me admira. Quero ler sim, assim que for possível.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  14. Wow Luara agora eu PRECISO desses livros! Judiação... uma garota como eu que já tem vários livros para ler e outros tantos na lista de desejados acrescentar mais estes... É a vida de uma leitora compulsiva... paciência!

    xoxo
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  15. Uau! Parece ser bem interessante. Gosto de livros com ação e aventura.
    Beijos
    http://literaturaeeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Luara, querida, você é expert em me apresentar livros que eu não conhecia (ou que negligenciava) e esse é mais um deles! Não conhecia a série e pelo que li nessa e na resenha do primeiro, parece ser interessantíssima!
    Adoro aventuras de fantasia, então tenho certeza que essa vai ser ótima. Como é série e eu tenho muuuuita coisa pra ler (incluindo outras séries que preciso terminar), acho que vou demorar um pouco pra ler essa, mas um dia eu chego lá!

    Bjs! http://nasquartasusamosrosa.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi Luara é a primeira vez que ouvi falar deste livro! É a minha cara, gosto muito de fantasia e livros infanto-juvenis, mas o que me conquistou mesmo foram as ilustrações, que coisa mais linda! Adorei.

    beijos

    http://livrorosashock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá Luara!
    Eu adoro fantasia e livros infanto-juvenis, fiquei muito interessada nessa série. Gosto muito de livros rápidos.
    A capa também é muito bonita e a diagramação é show!!!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia muito bem essa trilogia, mas agora fiquei com MUITA vontade de lê-la, parece ser super legal. Ótima resenha.
    Beijos

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. É tão bom ver livros de fantasia ótimos e não tão conhecidos <3 Vou procurar para ler!

    http://itsjuliasfault.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Adoorei o Blog, acabei de conhecer e estou amandoo, se puder da uma visitinha lá no meu.

    Agradeço desde Já :) Suuper Beijooo Lindaa !!!

    Blog: http://bonecasdeeluxo.blogspot.com.br/
    Page: https://www.facebook.com/bonecasdeluxoo
    Channel: http://www.youtube.com/channel/UCqDy8A7_jkO1k0lsfrgzMZQ/featured?view_as=public

    Bjuuuuuus;

    ResponderExcluir
  22. Oi Luara,
    Nossa que livro interessante, sério, adorei, vou procurar saber mais.
    Não curto muito "fantasia", mas esse livro realmente conseguiu me despertar curiosidade.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Luara, estou apaixonada pelo seu blog, o layout está maravilhoso! Também já estou seguindo no Facebook! Há quanto tempo você criou o blog?
    Enfim, muito obrigada pela visita ao Central da Leitura e pode me aguardar comentando nas próximas postagens por aqui (:
    Ainda não li essa trilogia, mas sua resenha me deixou com muita vontade de ler, parabéns!

    Beijos,
    Vanessa - Central da Leitura

    ResponderExcluir
  24. Adoro infanto *-*
    E faz tempo que quero ler essa série, rs.
    Sua resenha só me deixou mais afim ainda
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. WOW, uma historia diferente, adoro fantasia, vou colocar na minha lista de livros para ler, adorei...
    sim tenho uma lista, porque é tanto livro que quero ler que nem sei por onde começar, ai fiz uma lista kkk ...
    adorei mesmo, nomes diferentes também, adorei *-*

    XOXO;*
    liwavesoffun.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi, é legal saber que você gostou desse livro e que ele te surpreendeu, já que você esperava que a continuação seguisse um rumo e ela acabou indo para outro. Gostei da resenha e de conhecer o livro e a série, fiquei curioso para ler.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Laura,
    Obrigado pela sua visita no meu blog, estou muito feliz. Ainda não conhecia o seu blog, mas gostei muito dele.
    *Seguindo seu blog*, se gostou do meu me segue de volta ;)
    BJO Lucca.

    -Palavras Tóxicas-

    palavrastoxicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi Luara, que livro legal. Você comprou em qual site?
    Fiquei curioso para ler!
    Ótima resenha.

    Abraços!
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oii Luaraa..
    Ahhh que fofo esse livro. Eu de fato tento fugir dos livros com continuação, mas tento sem muita vontade sabe...hehe. Então daqui a pouco eu me jogo neste livro também...Amo fantasia!!

    Beijosss

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Luara, não conhecia essa série, adorei a sua resenha. Obrigada pela dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  31. Oi Luara!

    Já me ganhou! rs Adorei o enredo, o fato de ter um museu, a fantasia mesmo em si! E as ilustrações são lindas também! Vou adicionar ao Skoob para adquirir assim que puder. Adorei até os nomes dos personagens... E o festival das Mentiras! rsrsrs

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  32. parece ser um livro muito fofinho *-*
    a tempos babo na serie quando vejo os livros na livraria...
    apesar das capas serem meio infantilzinhas, a história parece ser boa demais! *-*

    ResponderExcluir
  33. Oie!
    Adorei a diagramação e o livro parece ser ótimo, adoreiii. Gosto muito de livros deste gênero.

    beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Esse livro parece ser muito bom, adorei a resenha o/
    hey, eu tava assistindo uma entrevista sua no futura, parabéns, se saiu super bem!
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Quando eu vi o livro (o primeiro ) tinha certeza que era para criança e que eu não gostaria. E na época estaca os dois em promoção
    Agora me arrependo tanto de não ter comprado.
    Pelas resenhas que estou lendo dos dois livros, parecem ser maravilhosos e envolvente.
    Tenho uma sorte ein?

    Beijos
    colorindodiariamente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Oi Luara, adorei a resenha.. parece ser um livro tão divertido, aquele livro que vc nem se dá conta que acabou kkk dispertou minha curiosidade sobre a historia :D

    Beijos!
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Aiiiiiiiii gente, eu amo esse tipo de livro! Me deu uma vontade de ler essa história. Amei o enredo e a capa é tão linda, é tudo tão fantástico! Adorei a dica! *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Deve ser bem legal esse livro hein?
    Muito obrigada pela visita ao blog.
    Tem alguma sugestão de muso que quer ver no blog?
    ótimo dia
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  40. A ideia do livro é bem bacana. Gostei da ilustração e do formato dele, lembra uma série dos livros da Mary Poppins. Bjs.

    ResponderExcluir
  41. Me apaixonei! Quero muito ler.
    E essas ilustrações? Eu como estudante de Design Gráfico, fico encantada. haha
    Ótima resenha!

    Beijos, Mari.
    papersblood.com

    ResponderExcluir
  42. Olá, não conheço o livro,
    mas ele é muito fofo, né
    por dentro e na capa, adorei a resenha
    bjs

    Love Books

    ResponderExcluir
  43. Oi,tudo bem?
    Eu não conhecia o livro,mas ele parece ser bem legal.Gostei muito da sua resenha.
    Bjs!
    http://pocketlibro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Não sou fã de trilogias, mas fiquei com muuuuuita vontade de ler essa *-*

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  45. parece muito bom o livro ^^
    fiquei afim de ler

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. hmmmmmmmmm
    Sou apaixonada por fantasias, acho que o livro é super recomendado para mim *-*

    Beijos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. Oi Lu,
    Bom eu estou realmente fugindo de livros com continuação, mas depois dessa sua resenha (vou conferi as outras ainda) claro que vou dar um chance a esse serie, adoro livros com enrendo, e essas ilustrações são lindas *.*
    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com.br/2013/07/minha-opiniao-lua-de-mel.html

    ResponderExcluir
  48. Eu tenho o primeiro livro dessa série e gostei bastante amo livros de fantasia e já quero ler o segundo.
    As capas são muito lindas só faltou serem de capa dura.

    ResponderExcluir
  49. Bom dia Luara,

    Esse livro esta na minha lista de desejados, a sinopse é demais e a capa é show....parabéns pela resenha...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  50. Oi Luara!
    Como assim já leu o segundo livro?!
    Aah ele tem ilustrações *-* Mais um motivo para manter essa série na minha lista de desejados.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  51. Ah, adorei. E tem figuras :O
    Normalmente quando vou a livraria e tem livros nesse estilo de capa, eu passo direto. Sei lá, eu sempre me atraio por outros. Sei que deveria me envergonhar D: Mas já ví que tenho que parar com isso. Amei a resenha :D

    Beijão, Lari.♥
    Vitamina de Pimenta
    @laricrazy_

    ResponderExcluir
  52. Oi Lu!
    Caramba, essa trilogia parece ser excelente!
    Não conhecia, juro. Mas pela forma como você falou e definiu até mesmo este livro, deixou-me totalmente interessado na leitura.
    Acredito que não decepcionarei. Espero gostar muito assim como você.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  53. UAU! nem li o primeiro mas já fiquei com vontade de ler o segundo rs
    que bom que autora conseguiu te surpreender ainda mais e fazer um livro com uma narrativa fluida, gostoso qndo isso acontece =D

    bjos
    Pah
    dicalivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  54. Parece ser um livro bem legal, mas não teria urgência em ler o primeiro da trilogia
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  55. Nao conhecia o livro até hj, sua resenha me chamou a atenção, boa dica pra uma leitura!
    Parece ter uma boa narrativa!
    bjs
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  56. Me apaixonei pela capa *---* e pela resenha deve ser demais!

    ResponderExcluir
  57. OMG Minha lista de livros desejados só cresce!! Por que os cientista não criam uma máquina que faz chover livros?? rsrsrs ^^
    Adoooro seu blog, continue assim.

    ResponderExcluir
  58. ótima resenha, parece ser um ótimo livro..

    ResponderExcluir
  59. Já era apaixonada pela trilogia desde a resenha do primeiro livro, agora então estou totalmente apaixonada... apesar de ainda não ter lido o primeiro, percebi pela resenha que esse é bem melhor, com muito mais ação e menos cansativo...
    Gosto de séries em que os livros vão se superando, isso torna a leitura rápida e extremamente prazerosa!!

    ResponderExcluir
  60. Tinha visto o livro para comprar e me arrependo imensamente de não ter comprado! A resenha me deu aquela vontade de ler e o layout do livro deu mais ainda k tomara que eu consiga ler logo!

    ResponderExcluir
  61. Na maioria dos infanto-juvenis o autor pula toda aquela introdução demorada e já entre na ação.
    Acho que o fato da autora confiar nas ilustrações para explicar os personagens faz com que o livro seja mais divertido ainda.
    Essa trilogia parece fantástica.

    ResponderExcluir
  62. Estou LOUCA para ler Museu de Ladrões, e depois dessa resenha, fiquei mais louca ainda, preciso ler essa trilogia! *-*
    Gostei muito da edição brasileira seguir o padrão do hardcover australiano, não gostei muito das outras capas que vi...
    Adorei a resenha, e saber que o segundo livro está ainda melhor, me deixou com vontade de ir correndo comprar o meu!

    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  63. Que resenha empolgada, hein? Acho que senti até mais empolgação do que na resenha do primeiro livro e é bom saber que esse não sofreu aquela maldição do segundo, onde a história vira uma enrolação e não chega a lugar algum. Nesse, parece que as coisas acontecem e muito!

    ResponderExcluir
  64. Eu já estav curiosa pelo primeiro, e agora ainda mais pelo segundo! Parece mais empolgante!

    ResponderExcluir
  65. A qualidade foi mantida, história envolvente e cativante, vale a pena dar uma conferida.

    ResponderExcluir
  66. Comparando essa capa com a do primeiro livro, eu prefiro essa. :3 Sou apaixonada por ilustrações em livros. Fiquei curiosa para ler esse série. *-*
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  67. Ainda não li essa série mais vou tentar ler. Fiquei mais que satisfeita com sua resenha. Por ela já lia agora mesmo. Ótima história.

    ResponderExcluir
  68. Resenha bem escrita, abordando o conteúdo de forma inteligente, nos dando uma boa noção sobre o enredo, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  69. Meu gênero literário preferido é fantasia, então desde que vi essa série no Skoob fiquei apaixonada! As capas são lindas e pela resenhas que já li a história é realmente muito legal! Quero!!!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir