21/08/2013

Resenha: 10 coisas que nós fizemos (e provavelmente não deveríamos)

Título: 10 coisas que nós fizemos (e provavelmente não deveríamos)
Autora: Sarah Mlynowski
Editora: Galera Record
Páginas: 336
Se tivesse a oportunidade, que adolescente de 16 anos não mergulharia de cabeça na chance de ir morar com um amigo e viver sem os pais? Nesta engraçadíssima história, Sarah Mlynowski investiga o coração e a mente de uma garota que está, pela primeira vez, por conta própria. Para chegar ao fim do ano, ela precisará fazer malabarismos com um triângulo amoroso, aprender a lavar roupa e aceitar que seu mundinho pode estar prestes a ser detonado… por cada coisa que não deveria ter feito.


10 coisas que nós fizemos (e provavelmente não deveríamos) é exatamente aquele tipo de livro que, embora você já saiba o que vai acontecer no final, a experiência que leitura nos dá é tão gostosa que você se vê perdido no meio daquelas linhas e fecha o livro querendo ainda mais. Preciso confessar: há tempos eu não lia um livro tão rápido (li em questão de horas!) e eu simplesmente fiquei encantada por essa história.

April está no começo do ensino médio e toda sua vida sai dos eixos quando seu pai anuncia que terá que mudar de cidade. Por mais que ela ame seu pai, ela não quer deixar sua vida toda para trás – amigas, escola, namorado – de uma hora para outra. É então que uma super oportunidade aparece: ela irá morar com sua amiga, Vi. E durante esse tempo elas farão coisas que trarão consequências e que as farão pensar que provavelmente não deveriam tê-las feito.

Dois garotos seminus na sala de estar. Um usando uma tiara.
Mais garotos seminus nos quartos.
Garrafas vazias de bebida alcoólica e copos jogados.
E a mãe de Vi em lugar nenhum.
Eu era uma princesa morta. p. 10
Tive uma história engraçada com esse livro. Eu o tinha em e-book em inglês há muito tempo e estava enrolando cada dia mais para lê-lo. Exatamente no dia em que eu resolvi começar a ler, a Galera Record anuncia que era o lançamento deles do mês. Na mesma hora fechei o e-book – tinha lido somente a primeira página – e esperei o meu livro lindo em português chegar. E não me arrependi nem um pouco.

Sendo um livro totalmente voltado para o público adolescente, já sabia que não iria encontrar algo muito denso ou que tivesse coisas que mudariam minha vida. A expectativa correta ajudou e muito para que a leitura fluísse de um jeito natural, sem que eu esperasse por algo além daquilo que foi proposto e não me decepcionasse.

10 coisas que nós fizemos acabou se tornando uma leitura muito divertida porque a maioria das situações em que os personagens se metem podem beirar ao absurdo, mas a narrativa deliciosa da autora Sarah Mlynowski faz com que aquilo tudo realmente pareça possível de acontecer. Todas essas situações estão dispostas ao longo dos dez capítulos que não se tornam cansativos por estarem bem divididos em subcapítulos, que exploram tanto o presente quando o passado da personagem, o que explica muito bem as situações em que ela se mete hoje.

A April é uma personagem singular. Normalmente eu não simpatizo muito com essas protagonistas de livros mais juvenis, ainda mais se a narrativa é em primeira pessoa, como acontece nesse livro. A April, porém, é aquele tipo de personagem divertida e que, apesar de fazer algumas burrices no meio do livro, você sente que ela faz exatamente o que você faria se estivesse em tal situação em que ela está. Ou seja, essa empatia que criamos com ela é visível e ficamos com aquela sensação de ter criado um vínculo com a personagem. É ainda melhor porque ela evolui durante todo o enredo e é uma delícia acompanhar isso.

Pus a chave na ignição e virei. E virei de novo.
Nada.
Mais uma vez para dar sorte.
Ainda nada.
Aah! Bati a cabeça no volante. (...) Qual era o meu problema? Como conseguiria me virar sozinha se não dava conta nem de ligar a lava-louça ou o meu carro? p. 74
É claro que o livro tem romance – há um grande foco nessa parte –, uma pitada de drama adolescente, mas a autora não deixa de tratar de temas importantes que qualquer um pode vir a encarar na vida. Mas o grande trunfo da ótima narrativa da autora é que ela coloca esses assuntos de uma forma que não fica pesado e não deixa com que o tom predominantemente cômico do livro se perca.

Por mim, o livro teria muitas outras páginas. Quando chegou ao fim, fiquei com aquele sentimento de “já acabou?”. 10 coisas que nós fizemos (e provavelmente não deveríamos) é perfeito para quem quer ler um livro sem pretensão nenhuma, só com aquele ar bem leve de uma comédia que é perfeito para ser depois de uma leitura bem pesada, como eu fiz. Se você está procurando um livro nesse estilo, podem ter uma certeza: vocês não vão colocar na lista das coisas que provavelmente não deveriam ter feito! 

35 comentários:

  1. Eu sempre quis ler este livro, desde que ele foi lançado em inglês!!! Agora fiquei com mais vontade ainda. To precisando de um livro mais leve como vc disse que ele é! Parabéns pela resenha!

    Abraços,

    Alisson
    contandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Confesso que não conheci a o livro, gosto dessas leituras leves para passar o tempo, principalmente depois de ler muitas distopias seguidas... haha
    Gostei muito da resenha, fiquei com muita vontade de ler o livro!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, nossa desconhecia este livro, super desejo Agora!!
    E que sorte a sua heimm, bom, eu não leria em Inglês, não agora.. hehe Tenho que treinar mais o Inglês para isso..
    Adorei sua resenha e quero muito este livro..

    beijos mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Achei o título divertido! De vez em quando é gostoso ler um livro mesmo já sabendo o que vai acontecer... Tudo depende de como a história é contada, né?!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  5. estou bem curiosa para ler o livro
    parece ser bem engraçado mesmo, e fofinho *-*

    ResponderExcluir
  6. Esse é o tipo de livro que estou procurando, porque ontem tive a minha 4° decepção literária seguida :C

    Beijos,
    Caroline
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar sobre o livro e confesso que não tive muita fé de que fosse um bom livro, mas parece ser aquele tipo bem descontraído que dá para ler em uma tarde. Vou dar uma chance!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Apesar do livro ser daquele tipo "leitura rápida" e com um final obvio eu lerei concerteza srsr


    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    O livro é realmente muito bom !
    Amei os quotes
    Maravilhosa resenha !
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ah, quero muito ler esse livro justamente porque faz tempo que não leio algo mais leve (só tenho lido sobrenatural e distopia ultimamente)! E também porque li outro livro dessa autora, Feitiços e Sutiãs, e embora eu não lembre de NADA do livro (preciso ler de novo), lembro que gostei muito, então isso já é suficiente pra ler outras coisas dela, hahaha. Ótima resenha como sempre, Luara!

    Bjs! http://nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. EU sinceramente não dava nada pelo livro, mas foi bom ler sua opinião! <3 Adoro livros sem pretensões! ^^ E levinhos assim, no meio dessa onda de NA e hot, é um refresco, rs.

    Beijos!
    Lygia - Brincando com Livros

    ResponderExcluir
  12. Opa, não conhecia esse livro, mas sério, gostei da tua resenha e me interessei mt pelo livro!!!
    Beijo.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  13. Acho que atualmente estou precisando desse tipo de leitura, leve e descontraída, porque recentemente só estou me dedicando à livros grandes, como A Passagem - 800 páginas - e A Dança dos Dragões - também em torno de 800 páginas - o que está fazendo minha meta de leitura se tornar uma tartaruga, kk, mas enfim, o livro não promete tanta coisa, mas parece ser uma leitura gostosa :D
    Ótima resenha!

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Luara,

    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas só pelo o nome me chamou a atenção. E quando li a sinopse e a resenha rolou a maior química haha Acho que vou comprar na bienal, parece ser um livro bem divertido.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    O livro é bem adolescente, né. É bom para ler para relaxar.
    Gostei da dica e sua resenha está ótima :)
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Adorei a história do livro! A leitura parece bem leve, mas apaixonante. A capa é linda e o nome é muito legal haha.
    Ótima resenha :)
    beijos

    ResponderExcluir
  18. A primeira coisa que eu pensei quando li o título da resenha foi: "poxa vida eu quero ler esse livro". Eu amo essa sinopse e adorei a sua resenha. Agora eu quero MESMO ler este livro rsrs.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. É sempre muito bom ter um livro para ler sem pretensão, ainda mais quando estamos naquele famoso cansaço literário.
    Adorei a resenha e gostei muito do livro, já anotei a dica.
    Abraços

    reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Lu! Não conhecia o livro, parece bem leve, realmente bom depois de leituras mais pesadas.
    Vou anotar aqui pra quando eu precisar de um livro assim ^^

    Um beijo
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  21. Ei Laura,

    Interessante a proposta do livro. Como você disse essas leituras leves são perfeitas para balancear com outras mais densas. O ritmo de leitura flui mais rápido.
    Obrigado pela visita ao meu blog. Gostei muito do seu e já to seguindo :-)

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Heeey!

    Desculpa o sumiço, mas estou de volta! Com a falta de tempo, era ou publicar direito no meu blog ou comentar no dos outros haha.

    O livro parece otimo e uma grande distração, mas não costumo botar esses livros mais adolescentes como prioridade. Na maioria das vezes me decepciono com eles. Mas vai ficar lá no fundo da minha listinha, e quando estiver precisando de uma leitura leve eu já sei qual procurar! Otima resenha, como sempre!

    Beijooos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Já tinha lido sobre o livro, mas resenha mesmo, é a primeiro que leio. Adorei a história, adoro poder rir um pouco com os livros (ler só aqueles que te fazem chorar, não da, né?)
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Quero muito ler esse livro, mas tem tantos na fila de espera que nem vale mencionar! rs

    http://fakereader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Minha irmã tem esse livro aí, e eu lí e é aquele tipo de leitura realmente sem compromisso, inclusive te faz pensar no que deixou de fazer em sua adolescência, é nostálgico de uma maneira deliciosa ler esse livro, eu recomendo, adorei a resenha.


    Vitamina de Pimenta

    ResponderExcluir
  26. Fiquei curiosa!!
    =)

    Bjs

    http://thaiscavalcantemodaebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Fiquei super interessada por esse livro, vou adicionar na minha lista de leitura. Gosto de livros leves para ler entre livros de série (por algum motivo, não consigo ler livros de séries seguidamente).

    http://livrosecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi linda..
    Este livro parece interessante e bem diferente.
    Gostaria de ler ele.

    Bom fim de semana
    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Muito bacana e entusiasmada sua resenha Luara, fiquei morrendo de vontade de ler o livro agora, como faço? rsrsrs
    Adoro livros assim, alegres, joviais e despretensiosos, precisando muito ler esse tipo de história. Vou colocá-lo na lista com certeza.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  30. Oi, Lu!

    Não conhecia esse livro. Parece ser muito divertido! É bom ler livros assim, despretensiosos e simples, para variar um pouco.
    Sua resenha me deixou empolgada, futuramente eu o lerei.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Gente, eu não esperava que o livro fosse tão divertido
    Achei que ele era mais bobinho e tal, mas gosto desses livros leves e engraçados.
    Fiquei curiosa.

    Beijitos

    ResponderExcluir
  32. Estou gostando bastante do livro
    Bjs

    duasamigas-variosmundos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Eu li esse livro em setembro de 2013 e fiquei encantada! Adoro esse livro e vou fazer a resenha dele no meu blog :)

    ResponderExcluir
  34. Eu adoro os seus livros. Tenho pena que você não faça mais volumes. Aproveito para dizer que adoro os livros : Biquínis & Bruxarias,...
    Só me falta o " Festas & Feitiços, mas falta pouco...
    :-)

    ResponderExcluir
  35. Oi Luara!
    Vi esse livro em um sebo e fiquei em dúvida se comprava ou não, pois nunca tinha lido sobre ele, procurando por alguma resenha achei a sua e me convenci, quero ler logo!
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir