06/08/2013

Resenha: Bom de briga

Título: Bom de briga (Irmãos Wolfe #2)
Autor: Markus Zusak
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 208
Na continuação do sucesso O azarão, Markus Zusak apresenta o emocionante Bom de briga. Se no primeiro título o autor traz um romance de formação de um jovem incorrigível, infeliz consigo mesmo e com sua vida, agora ele exibe dois irmãos em busca de um propósito na vida. Bom de briga retrata a evolução dos irmãos Cameron e Ruben Wolfe como seres humanos. No primeiro livro, a dupla estava sempre atrás de algo errado para fazer. Dessa vez eles entram no mundo das lutas amadoras de boxe, buscando independência para suas vidas. Enquanto Ruben mostra um talento nato para a coisa, o outro tenta apenas sobreviver. Tudo que é ruim é normal no dia a dia da família Wolfe - como os silêncios, as brigas, a pobreza, a mediocridade. Eles já se acostumaram com isso e sempre têm uma justificativa para tanto. Cameron, o mais novo, é o exemplo do jovem batalhador. Desde cedo apanha e se levanta, mostrando que o que importa não é a força da pancada, mas se você tem a força necessária para se reerguer.

ESTA RESENHA NÃO CONTÉM SPOILERS!

Se tem uma coisa que eu tenho certeza ao afirmar é que ter expectativas em cima de um livro do Markus Zusak nunca falhou. Como vocês leram na minha resenha de O azarão, o livro me prendeu assim que comecei a lê-lo e todas as minhas expectativas foram atendidas. Bom de briga foi ainda além: superou todas as premissas que O azarão vinha tecendo e se transformou em um livro fantástico, espetacular.

Bom de briga mostra, agora na visão de Cam, que os irmãos Wolfe continuam achando a vida ruim, se acham perdedores e a situação da sua família não poderia ser pior: seu pai está desempregado, sua irmã não para em casa e sua mãe tem que cuidar de todos os problemas. Após se envolverem em uma briga na escola, Cam e Rube se entram em um esquema de lutas de boxe. Porém, a verdadeira luta não será no ringue: através de lições que a vida lhes impõe, irão descobrir que nem sempre o vencedor é quem ganha.

Certo.
Que palavra, hein? Que palavra, porque nem sempre você consegue cumprir o que promete. Tudo vai dar certo. Claro. Tanto faz, porque não vai. Tudo depende de você mesmo que, nesse caso, sou eu. p. 101
Com o mesmo estilo de narrativa do primeiro livro, Bom de briga é principalmente um livro sobre o amadurecimento. Em O azarão conhecemos os irmãos Wolfe em sua forma mais crua, em que eles ainda estão se defrontando com os primeiros obstáculos da vida e na qual tentam arranjar algo para que esta faça sentido. Já na continuação, os dois jovens já estão em outra fase, percebendo que os problemas são reais. Essa linha de continuidade entre os livros foi o que mais me chamou a atenção no começo do livro.

Em outras séries, normalmente o autor faz aquela ligação com o livro anterior citando fatos que já conhecemos de modo que possamos relembrar tal acontecimento. Neste livro, isso não foi utilizado com tanta frequência e realmente não foi necessário. Por mais que eu tenha lido o livro anterior com rapidez, a ligação que eu tive com os personagens foi grande e, por causa disso, foi como se eu me aventurasse em algo familiar e convenhamos: para quê introdução se estamos em família? Com Bom de briga senti que essa ligação ficou ainda maior.

Isso acontece porque o Cam me atraiu ainda mais do que o Rube. Me identifiquei demais com a forma como ele age e em como ele pensa, que ficam ainda mais perceptíveis por ser uma narrativa em primeira pessoa. Em muitos momentos senti que, se eu estivesse vivendo exatamente aquele cotidiano do Cam, tomaria as mesmas atitudes, sentiria as mesmas coisas. Essa ligação que eu tive com ele foi inesperada e exatamente por isso tão gostosa.

- Não perca seu coração, Rube.
E, com uma voz bem clara, sem se mexer, meu irmão me responde.
Ele diz:
- Não estou tentando perder, Cam. Estou tentando encontrar. p. 137
Além de tudo isso, temos um apelo muito mais familiar em Bom de briga. Enquanto temos o enredo voltado nas relações sentimentais de Rube em O azarão, notamos que Markus Zusak fez com que a família Wolfe se mostrasse muito mais sólida e unida agora e isso sem dar tanto enfoque para os personagens secundários. É genial a forma como o autor consegue colocar isso nas entrelinhas, sem que percebamos o quanto passamos a nos importar mesmo com aqueles que não aparecem tanto.

O que fica desse livro é aquela vontade que senti no primeiro livro de querer mais. Não que o livro fique devendo alguma coisa, mas sabem quando um livro poderia ter intermináveis páginas e você não ligaria? Eu poderia enquadrar qualquer um dos dois livros iniciais da trilogia nisso (e tenho quase que absoluta certeza que o terceiro também será nesse nível). Não dá para dizer nada além de: leiam! É um livro que não vai decepcionar ninguém. 

39 comentários:

  1. Já li o azarão e estou louca pro Bom de briga, ainda não tinha lido uma resenha sobre ele, mas já tinha visto alguns comentários de que esse segundo livro é melhor que o primeiro, se eu já gostei do primeiro, imagine desse *O* Ansiosa pra tê-lo em mãos e iniciar a leitura <3

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para ler a série! Não li/ouvi nenhum comentário ruim sobre os livros e pelo visto, cada vez fica melhor! Estou looouca para ler, mas a minha estante está lotada de livros não lidos ): Quem sabe esse não é o empurrão que eu preciso para finalmente terminar todos e comprar esses?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estou louca para começar a ler essa série, pois sou apaixonada pela narrativa do Markus! <3

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. não li nenhum livro do autor ainda, mas tenho vontade de ler todos, pois todas as resenhas dos livros dele me deixam curiosa!!!
    parecem ser muito bons *-*

    ResponderExcluir
  5. Não tinha ouvido falar ainda em nenhum dos dois livros da série, mas realmente parecem muito bons. Espero ter a oportunidade de ler-los depois, pois minha lista já ta cheia de livros que quero ler ainda esse ano rsrs. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Por incrível que pareça eu nunca tinha parado, para ler a sinopse desse livro, já que a capa, nunca tinha chamado a minha atenção, mas até que eu leria esse livro, já que achei a trama interessante.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa, preciso ler essas livros. Cada um fala uma coisa e eu fico cada vez mais curiosa! O que li de Zusak até hoje me conquistou, então vou acabar me rendendo, rs!

    Abraços!

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Luara =)
    Acredita que eu ainda não li nada do Markus Zusak? Eu até comecei a ler A menina que roubava livros, só que eu não gostei do começo e acabei abandonando. Mas pretendo retomar, antes que lance o filme. Eu ainda não tinha me ligado muito em o Azarão, mas agora que vi sua resenha de Bom de briga fiquei com vontade de começar a ler.
    Adorei a resenha.
    Beijos querida,
    Fernanda,
    Lendo & Esmaltando

    ResponderExcluir
  9. Ain, Luara! Muito bom ler sua resenha e saber que você gostou. Comprei os dois livros e agora, mais que nunca, estou me correndo para começá-los! :D

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu não me lembro muito de ver algo sobre O Azarão, mas vi divulgação deste livro e fiquei curiosa. Parece ser um bom livro, e com tantos elogios fica difícil não ficar curiosa para conhecer a família Wolfe.
    Abraços, Raquel.
    Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  11. Amei a resenha, ainda não li nenhum livro desse autor, mas pelo que percebi se ler esse livro sem ler o primeiro não tem muita diferença né?!
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Incluirei ambos na minha lista de possibilidades/pesquisa para a Bienal... rs. Gostei muito de "A Menina que Roubava Livros"..

    bjos

    ResponderExcluir
  13. Só li um livro do Markus Zusak (um que por sinal é um dos meus favoritos). E estou louca para ler outros dele, quase comprei esse livro uns tempos atrás mas acabei não comprando, me arrependo agora com a sua resenha!

    Beijos
    http://utopiaincessante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não sei leria esse livro, pelo menos não me interessei muito não...Apesar da sua resenha ter me instigado com sempre hahhaahah!
    Acho que no momento não seria uma boa ideia :)
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  15. Já tive essa sensação com vários livros e fiquei mais interessada nessa história depois de ler sua resenha. Foi esse que teve o 3º livro lançado por outra editora né?
    Gosto especialmente dessas capas lançadas pela Bertrand.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro, mas sério, fiquei encantada, eu necessito dele urgentemente! Adorei tua resenha.
    Um beijão.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir
  17. aaaaaaah, não li nada desse escritora, mas me deu vontade agora ao ler tua resenha, que bom que o livro não frustou tua expectativa, e que adjetivos ótimos, fantástico e espetacular, claro que quero ler!
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  18. Já ouvi demais sobre esse livro, vai entrar pra minha listinha que nunca para de crescer :3
    sorrisoselivros.com
    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Lu, há meses que eu quero ler algum livro do Markus Zusak, mas ainda não sei por qual começar. Achei essa trilogia incrível, só li resenhas positivas até agora.
    Fico contente em saber que o segundo é tão bom quanto o primeiro. Aliás, eu amo ver a história amadurecendo gradualmente.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Luara, tudo bom?
    Acredita que nunca li Markus Zusak? Nem mesmo A menina que roubava livros... Queria ler essa série, mas tenho medo de não gostar da escrita dele, como muita gente me falou.
    Mas só de ver que você gostou bastante desse, já me dá vontade de pegar O Azarão logo, e partir para Bom de Briga
    ps: essas capas também são lindas!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  21. Hey, Lu!
    Eu li dois livros do Markus, o maravilhoso A Menina Que Roubava Livros e o Eu Sou O Mensageiro. Nem preciso dizer que AMQRL é uma preciosidade! Na fé, achei que o ESOM seria tão bom quanto. Mas fiquei tão desapontada, tão desapontada que eu até esqueci dos outros livros. =S Quando lei o nome dele ficou muito receosa, pois, ao mesmo tempo que lembro da grande obra, me vem o desastre da outra e fico: "hm, será que esse é o cara de uma grande obra literária apenas"? Mas agora, você me deixou com um pouco mais de esperança haha Quem sabe eu tome coragem e leia O Azarão e tente superar meu preconceito? ;)

    Beijocas!

    @mariapsalles

    ResponderExcluir
  22. Oi Luara,
    Eu ainda não li O azarão, por isso fui pulando algumas partes da resenha pra não pegar nenhuma dica caso eu vá ler depois. Esse eu ainda não conhecia, não sabia que O azarão tinha continuação, mas espero ter a oportunidade de ler ambos um dia!

    Beijos :*
    Vícios em Três.

    ResponderExcluir
  23. Nao li ainda o Azarão, e nem conhecia esse livro, mas pela sua resenha me chamou muito a atenção, entao vou colocar na minha wishlist.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  24. Legal a dica não conhecia o livro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho esse livro aqui e sempre fico deixando ele pra depois, acho que vou colocar ele para as minhas próximas leituras.

    Gostei muito :)

    Bjus

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oie!
    Já está na minha meta ler esta triologia, que aliás eu nao sabia que era. Parecem ser bons os livros.

    Beijos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi,
    Parabéns pela sua resenha,fiquei morrendo de vontade de ler esse livro:).

    Páginas Em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Oi amiga, eu tenho que confessar, que antes de ler o seu post, eunão tinha vontade de ler esse livro, mas a sua resenha me deixou animada. Então: #Quemsabeumdiaeuleio hahaha adorei a dica! *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Obrigada pela visita. Ainda ñ conhecia seu blog, o lay é fofo de mais =) Já to seguindo!

    Beijos
    http://livroscom4patas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Vou querer ler pois gosto muito do autor e pelo que você falou o livro é muito bom. Só fico com um pé atras por ser de serie. Parabéns pela resenha.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Do Markus só li "A Menina Que Roubava Livros" e que despensa comentários. Tenho vontade de ler "O Azarão", e esse não conhecia até então. A dinâmica e a forma que o autor expõe os fatos e as ideias, não há como não gostar. Pretendo ler.

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oi Luara (: Não conhecia a trilogia ainda mas depois de tantos elogios eu fiquei com vontade de ler! Adoro livros assim, que te fazem sentir uma ligação com eles, que te fazem sentir saudade dos personagens, livros desse tipo são um tanto raros por esse motivo eu tentarei lê-lo o mais rápido possível! Adorei sua resenha explicou muito o que você sente pelo livro e a estória dele, e os quotes foram ótimos!

    Tem post novo lá no blog, quer ler?
    Desde já obrigada!

    Fallen In Me
    - Mica

    ResponderExcluir
  33. Olá Luh! <3
    Acho muito interessante livros que tratam de amadurecimento, e o autor sabe bem trabalha nesse universo com muita sensibilidade! Ainda não li nada dele, mas estou ansioso!

    Beijão, Lucas
    ESCONDIDOS NO LIVRO!

    ResponderExcluir
  34. Oi Lu :)
    Sou bem curiosa para ler algo do Markus, acabei abandonando 'A Menina que Roubava Livros', mas quero coltar a lê-lo o quanto antes.
    Sua resenha me deixou mega curiosa quanto a essa série :)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Olá Luara,

    Esse livro esta na minha lista de desejados, o autor é um dos meus favoritos...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Oi Luara,
    Eu ainda não li essa série, mas estou morrendo de vontade de ler. Sei que vou gostar muito dela, pois eu adoro as estórias e a escrita de Markus Zusak <3
    Beijos.

    http://pallavras-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oi Luara. Comprei os livros dessa série, mas ainda não chegaram. Estou super curiosa, porque ainda nao li nenhum desse autor. As minhas expectativas estão muito altas e sua resenha só me fez aumentá-las.

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Ah Luarinha, mais uma vez Markus se provou O escritor!
    Adorei acompanhar suas impressões, nessa e na outra resenha. Quando eu me encontrar com esses livros, ai ai...
    Bjo

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  39. Tanto o livro O azarão quanto esse estão na lista de desejados. Como já disse aqui no blog eu adoro o autor e sei que não irei me decepcionar, assim que puder vou comprar os dois livros.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir