08/08/2013

Resenha: A cidade sombria

Título: A cidade sombria (O Mestre das Relíquias #1)
Autora: Catherine Fisher
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 336
A única esperança para Anara, um mundo às portas da total devastação, reside em um mestre, seu aprendiz e nas antigas e ilegais relíquias com poderes misteriosos que eles colecionam. Ao saírem à procura de uma relíquia secreta com grande poder escondida há séculos, Raffi e Galen serão caçados, espionados e testados além dos seus limites, pois existem monstros — alguns deles humanos, outros não — que também desejam o poder desta relíquia até consegui-la.



Sabe aquele livro que te pega de surpresa? Quando a prova da Editora Bertrand chegou aqui em casa, eu não fazia a mínima ideia sobre o que era A cidade sombria. Não tinha lido a sinopse e muito menos conhecia a autora (que logo depois soube que é a tão conhecida autora de Incarceron). Vocês sabem o quanto é arriscado começar a ler um livro logo assim de cara, sem ter mais informações. Mas eu aceitei o desafio e encontrei um mundo totalmente diferente dos quais eu já conhecia e me surpreendi muito!

Anara costumava ser um lugar mágico, mas agora se encontra devastado. É nele que vive um guardião chamado Galen, que é chamado assim por ser capaz de produzir magia. Além disso, ele é um Mestre das Relíquias, que é alguém que coleciona relíquias, ou seja, objetos com poderes diversos deixados pelos Criadores. Está sempre acompanhado por seu aprendiz Raffi em busca desses objetos. É uma dessas burcas que acaba os levando a conhecer Carys, uma espiã, e a ir para Tasceron, uma cidade que há muito tempo fora habitada pelos Criadores, mas que agora está totalmente destruída e presa na escuridão. Galen e Raffi terão que fazer de tudo para proteger a antiga Ordem dos Guardiões e mais do que isso, lutar pela própria vida.

E foi assim que eles criaram o mundo. Os Criadores desceram dos céus por uma escada de gelo. Flain abriu as mãos e fez surgir a terra e o mar, o solo e o sal. Ele incitou-os um contra o outro, num eterno conflito erosivo. Da calmaria, surgiu o movimento, da paz surgiu a guerra. Soren criou as folhas e as árvores. Ela caminhou pelo mundo, das mangas e da bainha do vestido caíram as sementes. A Dama das Folhas envolveu o mundo num brocado verde. Foi Tamar, o barbudo, quem trouxe as feras. Ele as guiou pela escada prateada, a menor delas, um filhote de predador noturno que se retorcia em seus braços. Todos os filhos da Deusa observaram enquanto elas se espalhavam. – Livro das Sete Luas – p. 23
Quando comecei a leitura, achei o livro extremamente complicado de se entender. Isso aconteceu porque a autora ao invés de fazer uma introdução ao enredo que viria, já coloca informações nos primeiros capítulos para só então explicá-las – direta ou indiretamente – adiante. Ou seja, vocês podem imaginar o quanto eu me senti perdida nesse começo. Mas logo após esse estranhamento inicial a leitura fluiu de uma forma incrível e me senti totalmente envolvida por todo o mundo que a autora criou.

Olhando pela sinopse ou por qualquer resumo que você veja por aí, não é possível entender tudo o que é colocado em A cidade sombria. É uma fantasia muito detalhista, já que a autora cria um mundo totalmente novo, com seus costumes, sua fauna e flora próprias e também uma história de séculos. E todos esses detalhes foram passados sem mesmo que o leitor note, pois não há muitas explicações diretas, daqueles em que se para e diz que tal coisa é isso ou aquilo. Nesse livro, tudo isso está nas entrelinhas e, mesmo que algo não faça sentido em uma página, nas próximas parece que tudo já foi explicado sem delongas.

Os personagens criados pela autora Catherine Fisher são incríveis e, como é uma narrativa em terceira pessoa intercalada com primeira pessoa nas partes em que é focado no diário de Carys, dá para conhecer todos os personagens sem nenhuma perda. Galen, o guardião, convive com várias angústias e desde o início já teve um grande destaque para mim por causa dessa vulnerabilidade em certas ocasiões, o tornando extremamente humano em seus defeitos e foi por isso que ele foi o personagem que mais me chamou atenção nesse primeiro livro. Raffi, o aprendiz, também tem características marcantes e ainda tenho curiosidade em saber mais coisas sobre ele e torço muito para que ele ganhe ainda mais destaque nos próximos volumes, assim como Carys, a garota que mais me intrigou. Ela é um mistério total para mim e esse foi um dos grandes ganchos que a autora deixou para mim.

- Alguns membros da Ordem tinham grandes habilidades, menino. Eles conheciam as relíquias mais poderosas... lidavam com elas diariamente. Parte do poder dos Criadores fora passado para eles. Sabiam coisas estranhas... coisas que jamais haviam sido escritas, talvez até os segredos dos próprios Criadores. p. 89
Além disso, uma das coisas mais interessantes em todo o livro é que todos os capítulos começam com trechos sobre a história de Anara e de seus habitantes. E essas partes são muito deliciosas de serem lidas! Fiquei o tempo todo imaginando um livro à parte só para ter tudo isso reunido, toda a história desse mundo. Pensem em como seria fantástico! E claro que a editora fez um trabalho incrível nessas partes. Como vocês podem ver abaixo, na prova dá para ter um gostinho de como o livro físico ficará e se já está lindo, imaginem quando estiver pronto? Estou apaixonada!


Por ser um livro que inicia uma série de quatro livros, ele deixa algumas coisas sem explicação, como quem são os Criadores, ou sobre os verdadeiros interesses dos Vigias e isso é até para dar um gancho para os próximos volumes. Porém mal posso esperar para a continuação dessa série e estou torcendo muito para que a autora continue nesse nível ou que o melhore ainda mais. Para quem gosta de fantasia é um livro quase que obrigatório. Vale muito a pena ler! 


A série O Mestre das Relíquias é composta por:

1- A Cidade Sombria;
2- A Herdeira Perdida
3- A Coroa Oculta
4- O Margrave

Abaixo vocês podem conferir um vídeo que a autora Catherine Fisher fez explicando melhor o enredo de A cidade sombria:

37 comentários:

  1. Bom dia Luara,

    É a segunda resenha que leio desse livro e também super positiva....já esta na minha lista de desejados.....abraços.



    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. já eu sou diferente de você... gosto de pegar um livro sem ter informação nenhuma sobre ele, e sem ler a sinopse dele ainda por cima! hahaha
    que linda a diagramação dele *-*
    apesar de ter achado a sua resenha boa, não é um livro que me agrade e fascine ;x
    p.s.: que medo da autora hahaha mas adorei aquele lugar do video. será que é a casa dela? *-* ;~~

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não havia ouvido e nem lido nada a respeito Luara, mas fiquei interessada, sua resenha, como sempre,despertou meu interesse, mas ainda não vou colocá-lo na listinha dos desejados... quem sabe numa próxima resenha que eu ler dele coloque.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas fiquei super curiosa....vou ver um exemplar pra comprar, leio e te digo o que achei certo?
    Parabéns pela resenha, ótima!
    Ah e obrigada pela visitinha sempre!!!!


    http://detudoumpouco28.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiee, tudo bem?

    não conhecia esse livro, mas eu também amo quando o livros nos surpreende. Também não curto ler um livro assim totalmente no escuro não, mas é se arriscar, né? Que bom que vc curtiu o livro.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi,

    Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas pelo pouco que vi pela resenha e você contou, eu fiquei curiosa. É tão bom coisas inovadoras, ainda mais quando bem contadas. Tem muito livro em que o autor só vai jogando informações atrás de informações, o que deixa a leitura um pouco pesada, mas pelo jeito, não é o que acontece nesse.

    Beijos,
    http://comoum-sonho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nossa, rs, realmente é complicado quando a história já começa com muitas informações e só explica tudo depois. Mas por um lado, isso também prende a atenção! Que bom que você gostou! A edição parece ser linda!

    Bjs

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito fã desse tipo de livro, mas realmente parece ser bom!
    Sua resenha até me empolgou rs

    Beijos,
    miragem-real.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Luara!

    Pois é, só de ler algumas informações, já fiquei confusa... rsrsrs
    Mas que bom que depois tudo muda e a história fica tão boa assim como você disse, é bom demais quando acontece isso nos livros. Mergulhar numa história assim é bom demais! Eu curto fantasia, mas não sei se me atrairia tanto. Posso estar plenamente enganada... rsrs

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  10. oie Lu
    a prova chegou aqui tmb,e como adoro fantasia larguei tudo para ler e gostei muito!!!
    A autora foi super criativa e trouxe inovação (aleuluia) ao gênero.
    Mal posso esperar pra ver o livro finalizado.
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Então, sei que a leitura dele é obrigatória para mim.
    A primeira resenha que li foi no blog da Jacque e agora lendo sua resenha, sei que preciso comprar esse livro urgentemente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu!
    Gosto de fantasia sim! Essa foi a segunda resenha do livro que li.
    Acredito que inicialmente seja um pouco confuso mesmo. Há livros que se iniciam assim e aos poucos, tudo vai sendo devidamente explicado.
    Acho incrível autores que conseguem criar um mundo totalmente novo, em todos os sentidos possíveis.
    Espero curtir a leitura assim como você, pois eu pretendo lê-lo.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro, mas já tinha escutado vagamente o nome da autora por ai. Parece ser um livro MUITO bom. Fiquei curiosa em relação aos personagens e aos detalhes iniciais que te deixou confusa. Querendo demais o livro!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde :)
    Como vai?
    Eu nem conhecia este livro :O
    Mas foi uma grata surpresa sua resenha >.<

    Beijos e bom final de semana

    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  15. Adorei esse livro. Recebi sem fazer a menor ideia do que se tratava, nem sabia o que esperar. Mas me surpreendi com uma história de magia, estou ansiosa pela continuação!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  16. Acho que não me daria muito bem com o livro, já li muitos livros de fantasia e eles sempre me deixam desapontada no final... sem contar que só de ler algumas coisas do livro, já fiquei toda confusa! Mas adorei a arte do livro, adoro páginas com ilustrações, dá para descansar um pouco sem perder o rumo do livro :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Adoro livros de fantasia, e como você mesma disse eu estou sendo obrigado a comprá-lo pois parece muito bom.
    BJO Lucca.
    Novo post no meu blog, dá uma olhada.

    -Palavras Tóxicas-

    palavrastoxicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Luh, ai menina que maravilha ler os livros da Catherine neh? Apesar dessa coisa dela, de deixar a gente um pouco no ar...
    Eu Li O Círculo Secreto, e foi bem bacana. Uma leitura que me pegou de um jeito que eu não imaginava.
    Cidade Sombria me deixou bem curiosa, pois como curto muito fantasia e novos mundos, já fiquei pensando nele.
    Pelos seus comentários, me parece ser daqueles livros que te sugam para dentro da história, daí lembrei das histórias do Tolkien, que tanto amo...
    Vou anotar na minha lista com toda certeza.
    Achei a capa é um pouco estranha, mas o trabalho gráfico, parece ser bem detalhado e chama muito atenção. Gosto desse cuidado com os livros, deixa eles tão mais bonitos neh?
    Adorei flor, bjokas.

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Luara.
    Adoro fantasia e achei o enredo dessa série super interessante. Sua resenha me deixou com muita vontade de ler e no vídeo a autora explica muito bem do que se trata. Achei maravilhoso! Vai pra lista já!

    Beijos.

    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu confesso que não consegui despertar interesse para ler esse livro ainda, quem sabe no futuro... Menina antes de ler eu achei que o vídeo era trailer heheheh
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  21. Oieee
    Nossa, devo dizer que essa capa me deu medo hahahaha
    Confesso que o livro não me chamou muita a atenção - talvez pela capa medonha hahahaha
    Mas gostei da sua resenha, quem sabe eu não dê uma chance pra ele? =3
    Beijos
    Garota Liber
    http://garotaliber.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pela resenha Luara! Recebi a prova de A Cidade Sombria esta semana da editora e já iniciei a leitura. Confesso que estou curtindo bastante o enredo da Catherine Fisher. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  23. Eu achei essa capa meio estrambólica demais, rs. Muita informação pra mim.
    O projeto gráfico, pela foto, está lindo demais!!!
    A resenha ficou incrível, perfeita. Hoje eu não quero ler fantasia,mas como sou de lua, se amanhã eu mudar de ideia é esse livro que vou querer com certeza.

    Bjkas


    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oiee ^^
    Sinceramente, não conhecia esse livro, mas depois de ler a sua resenha fiquei mega curiosa para conhecer melhor a história. A capa dele é maravilhosa, mas um tanto esquisita..rsrs
    Uia, capricharam na gráfica hem
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia o livro, mas a história parece ser super interessante! Eu, particularmente, gosto quando a história não é dada de mão beijada porque eu me fico me sentindo super inteligente quando alguma coisa é revelada (e naturalmente, eu acho que fui eu quem descobriu). E pelo que eu pude ver, essa série tem tudo pra virar filme, escreva o que eu estou dizendo!
    A parte de dentro do livro parece ser linda, mesmo se tratando de uma prova. Já a capa... Não acho que a editora vá mudar justo a capa quando o livro for lançado, mas achei tão feinha...

    Bjs! http://nasquartasusamosrosa.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  26. Ei Lu

    Adorei a resenha e fiquei super interessado até saber que se trata de mais uma série, rárá...

    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Luara! Sempre tive vontade de ler livros que criam mundos novos, diferentes, mas como não gosto muito de fantasia, tenho esse certo receio. No entanto, sua resenha realmente me chamou muito a atenção e fiquei curiosa para poder ler! O cuidado da editora está lindo e, como você disse: imagine quando saírem os exemplares? Nossa! Vai ser lindo demais! Hahaha

    Beijinhos! www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  28. uau, parece ser um livro muito bom; do jeito que eu gosto ^^
    Só que eu estou tentando me desvencilhar de series, pois sempre fico com um pé atrás quando vou ler os outros ;/
    Adorei a resenha, espero pelos outros livros rsrs

    Bjos
    Gota d'explosão

    ResponderExcluir
  29. é a primeira resenha que vejo do livro, não conhecia ele e nem a autora...Mas tenho certeza que assim como vc eu tbm iria me perder no começo da leitura e eu não acho é arriscado ler um livro que não sabe nada, isso é muito legal, vc lê sem expectativa nenhuma :)
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  30. Me deixou com vontade de ler, Luara. Parece o tipo de livro que quando termina me faz ficar louca pela sequência.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  31. Oi, Luara! Tudo bem? Confesso: sua resenha fez com que a minha vontade de ler esse livro chegasse a um nível delirante! Sério! Eu AMO fantasias, AMO estórias onde um novo mundo nos é apresentado e quando a narrativa é boa, eu preciso de ter o livro na minha estante! hehe Depois de ver o vídeo, achei a autora fofinha hehe Concordo com ela, deve ser muito bom poder criar um novo mundo e todos os seus detalhes! "A Cidade Sombia" já está na minha lista de desejados!! Ótima resenha! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi,
    Eu não conhecia esse livro, gostei da capa, mas ela também me assustou um pouco ahsuahsuahsuah
    Gosto bastante de Fantasia, eme interessei pelo livro, apesar de no momento não querer começar uma série.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oieee, nunca tinha ouvido falar desse livro, mas achei a diagramação dele demais!
    O enredo parece ser bastante empolgante, gostei!

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. uau, apesar de não fazer meu estilo de leitura, parece ser um livro magnífico. adorei a resenha, como sempre. (Y)

    http://www.livrosechimarrao.blogspot.com.br/
    (se alguém quiser conhecer, seguir no GFC ou apenas comentar, vou amar)

    ResponderExcluir
  35. Linda a diagramaçao desse livro, e eu gostei bastante da sua resenha, fiquei interessada neste livro. com certeza vai para minha lista de vou ler haha
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Posso ser sincera? Não gostei dessa capa...hihih
    Não, não compro um livro pela capa somente, mas as bonitas dão um gosto especial. Outra coisa que me deixou desanimada, embora sua linda resenha tenha me apetecido foi saber que será uma série, estou muito atolada em séries, não sei quando poderei começar uma nova.
    Mas a história me deixou curiosa.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  37. "Para quem gosta de fantasia é um livro quase que obrigatório."
    Tenho muito que ler então!!
    Esse livro já está na minha lista de desejados e espero poder comprá-lo logo!!

    A Catherine Fisher é realmente muito boa em fantasias. Eu já li outros dois livros dela. Circulo Negro (AMEI) e A Coroa de Landes (não gostei porque ficou muita coisa sem explicação. Não sei se é uma série. Talvez seja). Recomendo a autora pra quem gosta de fantasia!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir