13/08/2013

Resenha: Cósmico

Título: Cósmico
Autor: Frank Cottrell Boyce
Editora: Seguinte
Páginas: 336
Liam sempre sentiu como se estivesse dividido entre dois mundos. Principalmente porque ele é um garoto de doze anos que parece ter mais ou menos trinta. Às vezes isso não é tão ruim, como quando o diretor da escola nova acha que ele é um professor ou quando ele consegue convencer um vendedor a deixá-lo fazer um test drive num Porsche sem apresentar a carteira de motorista. Mas na maior parte do tempo é muito frustrante ser uma criança presa num mundo adulto. Ele não pode cometer nenhum erro, ou todo mundo diz: “Um rapaz do seu tamanho deveria saber das coisas”.
Então Liam decide agitar um pouco a situação e participar do concurso que vai eleger o melhor pai de todos os tempos - concorrendo como pai, claro. O prêmio é o direito de estar no primeiro foguete que vai levar pessoas comuns para o espaço, em um voo especial para um grupo de crianças e um adulto responsável - no caso, Liam. Não demora muito para que ele e seus novos amigos fiquem presos entre dois mundos novamente - só que dessa vez a 380 mil quilômetros de casa.


Cósmico nunca foi aquele livro que me atraiu muito. Tinha vontade de ler sim, mas estava na minha lista de futuras leituras (aquela que a gente nunca sabe se e quando vai ler). Mas quando surgiu uma oportunidade, não hesitei: eu finalmente iria ler Cósmico. E sinceramente? Ainda bem que esse livro apareceu. Além de eu ter gostado demais desse livro (de um jeito que vocês vão notar explicitamente na resenha), ele acabou entrando na minha lista de favoritos, que agora conta com seletos onze livros.

Liam é um garoto muito alto para a sua idade. Aos doze anos, todos o confundem com um adulto, afinal, ele já faz até barba. É por isso que, só de brincadeira, ele se passa por um adulto às vezes. Mas é durante uma dessas brincadeiras que ele acaba se metendo em uma tremenda confusão: ele vai para a China e, sem nem perceber, já está perdido no espaço, sem contato com a Terra e seus pais não têm nem ideia de onde ele está. É por isso que ele resolve fazer um diário falado sobre tudo o que o levou a chegar até aquele ponto e relata toda a sua aventura cósmica.

Mãe, pai... Se vocês estão ouvindo... Lembram que eu disse que ia ao Centro de Atividades da Região dos Lagos com o colégio?
Para ser completamente sincero, não estou exatamente na região dos lagos.
Para ser completamente sincero, estou mais, tipo, no espaço. p. 9
Demorei a chegar a essa conclusão, mas aqui vai: esse é, sem dúvida alguma, o melhor livro infanto-juvenil que já li. Já deixo essa informação básica logo de cara porque sei que, ao me rasgar de elogios em relação ao livro, vocês vão me achar super tendenciosa, do tipo: Compre! Leia! O mais rápido possível! É claro que faço isso porque, quando fechei o livro, a única vontade que tinha era relê-lo e espalhar esse livro pelos quatro cantos do mundo. Tanto que fiz várias pessoas lerem trechos dele só para terem o gostinho do que estavam perdendo. Meus amigos e pais sofreram comigo!

Enfim, vamos falar sobre a minha leitura. Eu levei Cósmico para uma viagem que fiz com a minha turma e, durante a volta, comecei a ler e logo me vi completamente envolvida e imersa na história, a ponto de ignorar todas aquelas pessoas literalmente gritando ao meu redor. E, para isso acontecer, o livro tem que ser muito bom, não é mesmo? Isso acontece porque o primeiro capítulo é arrebatador, daqueles que te dão vontade de saber tudo o que acontece em todo o enredo de uma vez só.

Foi essa curiosidade que permeou todo o livro. Eu precisava saber o que ia acontecer em seguida e, quando descobria, sempre havia outra coisa que me deixava ainda mais curiosa e foi assim até o fim. Isso porque a narrativa do autor é fantástica. Como é em primeira pessoa, a compreensão acerca das incertezas de Liam sobre as responsabilidades que ele tem que enfrentar que antes nem sabia que existiam é enorme e por causa disso há uma grande empatia com o personagem.

Liam é um daqueles garotos que está em fase de compreensão. Ele está passando por um momento da vida em que nada parece ser certo para ele, nem a vida adulta, nem a de criança. É por isso que ele tem uma personalidade bem atraente, quase que indiferente, tentando transmitir uma força que ele não tem. Além disso, ele passa por vários questionamentos ao longo do livro, a maioria sobre a relação com seu pai. Essa é uma das partes mais fantásticas, aliás. A relação sentimental que é construída entre os dois, explicita ou implicitamente, é maravilhosa e sempre está em foco. Liam consegue ver com seus próprios olhos o que realmente significa ser adulto e as consequências que isso traz, positivas ou negativas.

O que me deixa levemente preocupado é que estou até curtindo o momento. Estar condenado não é bom. Mas não ter peso é sensacional. Sempre que me curvo para frente, dou um salto mortal perfeito. Quando estico meus braços, levito. Lá na Terra, minha única habilidade especial era ser melhor em matemática e mais alto que a média. Aqui em cima, tenho tantos talentos que sou praticamente um Power Ranger. p. 12
É claro que tudo isso é passado de um jeito despretensioso, bem nas entrelinhas, uma vez que o público alvo não pede algo mais elaborado. Alguém que for ler Cósmico e quiser uma aventura, terá uma aventura e muito bem feita. Não existe quem não queira conhecer o espaço depois de tudo o que Liam passou, uma vez que o autor coloca tudo de uma maneira que tudo realmente poderia acontecer. Quem quiser ler do ponto de vista sentimental, vai encontrar um enredo muito bem feito nas bases de um relacionamento entre pai e filho. Ou seja, esse é um daqueles livros que pode trazer várias experiências, dependendo do leitor. E, sinceramente, não é qualquer autor que consegue trazer essa versatilidade para um livro.

Acho que acabei me estendendo demais nessa resenha, mas não posso deixar de fazer um último comentário: aquele final foi sensacional. Fechou com chave de ouro e eu não poderia esperar menos do autor. Só o que eu digo é para que vocês deem uma chance para esse livro o quanto antes, acelerem suas leituras e tirem ele da lista daquela lista hipotética e o coloquem na lista de leituras para já! Vou ser sincera: vocês estão perdendo um livro (me perdoem o trocadilho) cósmico

31 comentários:

  1. Ah, que delícia! Nada melhor que pegar um livro sem mt compromisso e terminar incluindo na lista de favoritos e sensacionais! Adorei a resenha e estou curiosa com a história!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi,Lu!
    Nossa! Que resenha!
    Faz tempo que li Cósmico e lembro que na época assim que foi lançado algo me enfeitiçou nele. Fui correndo comprá-lo e assim que cheguei em casa comecei a lê-lo. Bem, gosto de livros do gênero, mas confesso que nenhum me emocionou e mexeu tanto comigo quanto Cósmico. Após terminar a leitura eu pensei em um milhão de coisas. Queria resenhá-lo, mas não conseguia colocar tudo o que havia absorvido no papel. De qualquer maneira pretendo resenhá-lo. Talvez hoje, eu consiga transportar tudo que senti. Cósmico não poderia ter outro nome mais adequado.

    Bjs!
    Zilda
    http://www.cacholaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi o livro parece ser muito bom e engraçado vou procura-lo para lê-lo!
    Bjs, me segue por favor se ja segue ignore!E comenta por favor ajudaria muito.
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/08/cores-de-outono.html

    ResponderExcluir
  4. Nossa Lu, do jeito que você fala desse livro NÃO TEM COMO não ficar com vontade de ler também! Você me contagiou totalmente com sua empolgação, gostei bastante!
    Beijos!

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Uau, depois dessa resenha não tem como ficar sem vontade de ler o livro! Adorei a história, ela é bem diferente das que eu tenho lido ultimamente. Mal posso esperar para lê-lo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá :)
    Como vai?
    Bacana sua resenha,não conhecia este livro :O
    Parece ser bem legal,bem criativo ao menos >.<

    Beijos e se cuida

    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  7. Oie Luara =)

    Não conhecia o livro, mas a sua resenha me cativou. Ele parece ser uma daqueles livros que resolvemos ler sem nenhuma pretensão e acabamos nos apaixonando pela história.

    Faz tempo que não leio nada assim rs...

    Gostei!

    Beijos ;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  8. Oi Luara!
    Já ouvi falar de Cósmico e sinceramente? Ele me encantou logo de cara, gostei do tema, das características dos personagens e gosto de infanto-juvenis. Estou curiosa.

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Oi, Luara! Nunca tinha ouvido falar de Cósmico. Mas, nossa... Eu amo livros "infantis" e gente, pelas citações que você colocou, eu já abri um sorrisão! Realmente parece bem peculiar e diveertido. Agora fiquei ansiosa para ler!
    Ótima resenha, sucinta e conseguiu passar os sentimentos direitinho. Aliás, minha vontade era sair correndo e comprar o livro logo UHAUHUAUAHAU Mas como não dá, vou só anotar no skoob :C
    Primeira vez que visito o blog e geeeeente, que lindeza! Estou encantada!
    Meus parabéns!

    Bjs,
    Mayara
    http://recordandopalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Que resenha linda e bem escrita, apesar de longa, não se preocupe não ficou nem um pouco cansativa, ao contrário, fiquei apenas mais ansiosa pra você falar ainda mais sobre o livro. Você simplesmente escreve super bem. Adorei, agora tenho que ler não é mesmo? hahaha bjão

    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha Luara. Não conhecia Cósmico e graças a sua opinião, fiquei bastante interessada no livro. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela resenha, foi muito bem escrita e não achei que ficou longa demais. Muito pelo contrário, sua resenha me prendeu bastante. Quanto ao livro, a sinopse me chamou a atenção: a premissa é bem interessante e muito diferente de outros livros que vemos por aí. Mesmo assim, somente a sinopse não tinha me convencido a colocar este livro na lista de leitura. Depois da resenha, contudo, vou reconsiderar. Esse livro parece ser um daqueles que agrada ao público infantil mas ao mesmo tempo possui algo nas entrelinhas, que apenas pessoas mais velhas podem perceber e apreciar devidamente.

    Abraço!
    http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Mais uma resenha super positiva que leio deste livro. E isso me deixa maluca, pois ainda não li, rsrs.
    Amei Lu!!!!!
    Se você se estendesse mais eu não ligaria a mínima.
    Ficou ótima!!

    Bjkasssss

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie fofa,
    eu não conhecia o livro e se dependesse da capa eu não leria, mas gostei da sua resenha, o livro parece ser bem divertido.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  15. vou te contar uma verdade que me envergonha: julgo um livro pela capa. se a capa é sem graça ou eu não gosto de algum detalhe, eu não leio
    e vamos combinar, esta capa é bem sem graça né
    se eu visse apenas ela, não iria me interessar em nada pelo livro, mas ao chegar no final da sua resenha, fiquei completamente curiosa para lê-lo
    você descreveu ele de uma forma tão singela que me deixou super curiosa.. meu deus!
    o autor conseguiu contar uma história bem diferente né?! *-*

    ResponderExcluir
  16. Sou louca para ler este livro desde que soube do seu lançamento, mas sempre que vou compra-lo, penso melhor e retiro ele do carrinho de compras, o que aparentemente, foi um enorme erro haha. Vou tentar conseguir o livro logo agora. Ótima resenha, me deixou curiosa.

    Beijos
    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. nossa do jeito de como voce falou deste livro eu quero muito preciso não conhecia faz bem conhecer coisas novas e se aventurar amei bj bj

    cafezinhoviciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Luara, eu gostei muito de Cósmico quando o li, ele é muito bem escrito, e o autor conseguiu levar a narrativa de uma forma que não subestima os mais velhos nem aborrece os mais jovens, o que é sempre muito bem vindo e difícil dese fazer.

    Outra coisa que me agradou muito - além da figura de Liam, claro - foi o autor nos contar uma história com uma "moral" sem parecer uma lição gratuita, dada por um professor, e o final foi realmente encantador.

    ResponderExcluir
  19. Sinceramente eu não gostei da capa, mas lendo sua entusiasmada resenha acabei ficando curiosa para saber mais sobre Cósmico, que parece ter uma trama leve e divertida.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá tudo bom? te indiquei nessa tag super legal lá no meu blog, dá uma olhadinha ;)

    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/2013/08/tag-meu-marido-literario.html

    Bjão

    ResponderExcluir
  21. Owww amiga, amei!
    Gostei da capa, achei fofinha, e quando comecei a ler tua resenha, achei que a conclusão seria outra e fique surpreendida quando falou que foi o melhor infanto-juvenil ^^
    Está gostando bastante desse gênero, né?! Eu também curto espero poder ler em breve.

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  22. Oi Lu!!! Que resenha heim?!
    Não conhecia o livro, mas fiquei tri empolgada pra ler ele agora!
    Parece muito bom!

    Beijos
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  23. Oi Luara,
    Nossa, você ficou muito empolgada com esse livro mesmo. Foram muito os elogios. E é tão bom ler uma resenha assim. Esse livro estava mesmo na minha lista hipotética. E vou mudar ele para já.
    Beijos!

    Lucas / Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Adorei a sua resenha não conhecia nada desse autor, e adorei a capa tbm.. compraria só pela capa que é muito fofa! haha

    Beijos!
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Flor seu pedido é uma ordem, já está na minha lista de desejados haha

    Gostei demais da sua resenha e do quote *-* Como já resolvi meu pequeno probleminha com livros infanto-juvenis já estou disposta a me aventurar em qualquer coisa desse gênero ^^

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  26. Uau, adorei sua resenha sobre o livro. Sabe, sempre tive vontade de ler, mas não tinha parada para ler nenhuma resenha sobre. Então agora, bateu muita vontade de ter o livro. *-*
    Acho a capa linda e adoro infanto-juvenil, talvez eu gostasse desse (ou com certeza, depois da sua resenha, rs). <3
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Para ser sincero não tinha ouvido falar sobre o livro, e goste de livros pouco conhecidos, enfim, eu gostei logo de inicio do livro por a protagonista ser dividida entre dois mundos, convenhamos quem não é assim?, ao menos eu sou. Sua resenha como sempre deixa bem claro para nós o que podemos achar da leitura e o que você achou. Devo confessar que eu to com muita vontade de ler, como tó com vários outros livros, é pouca grana para muitos livros bons, mas enfim. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Eu lembro do lançamento desse livro, eu não fiquei muito empolgada na época, mas estou totalmente agora. Acho que tem para trocar no skoob e vou ver se consigo. Adorei a dica!!!

    Bjs, @dnisin www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Luara!

    Adorei sua resenha!
    Já tinha ouvido elogios deste livro, agora fiquei mais curiosa.

    Beijos,
    Carol - http://hconcours.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Linda sua resenha :DD
    Já vi muitas resenhas positivas desse livro, vou marcar como favorito para minha próxima compra :DD

    http://www.garotoinwonderland.com/

    ResponderExcluir
  31. Plumbing Emergency #2: The clogged water piper fl toilet or a clogged sink before you encountered the problem.
    Humidity and condensation are usually attracted to the basement because of
    the fact that they are licensed and insured. When concerns are
    observed, call out one of the companies that carry out plumbing are known as the toilet auger.
    Most oil technicians have received basic courses water piper fl
    in tune-ups and furnace cleaning.

    my web blog ... Glass Water Pipe Zong

    ResponderExcluir