18/08/2013

Resenha: A falsa princesa

Título: A falsa princesa
Autora: Eilis O'neal
Editora: Farol Literário
Páginas: 408

Princesa e herdeira do trono de Thorvaldor, Nalia leva uma vida privilegiada na Corte. Mas, logo após seu aniversário de dezesseis anos, ela descobre que é uma falsa princesa e que foi colocada no lugar da verdadeira para protegê-la. Obrigada a deixar o palácio com pouco mais do que suas roupas, a garota, agora chamada de Sinda, terá de abandonar a cidade, seu melhor amigo, Kiernan, e a única vida que ela conhecia. Enviada para viver com a tia no interior, Sinda não se mostra capaz de executar nem a mais simples tarefa. Mas, para sua surpresa, ela descobre que uma intensa e perigosa magia corre por suas veias, e que ela jamais será apenas uma humilde camponesa. Sinda retorna à cidade em busca de respostas. Reencontra o garoto que se recusou a abandoná-la e desvenda segredos que podem mudar a história de Thorvaldor para sempre. Com uma trama surpreendente e uma aventura de tirar o fôlego, A falsa princesa é um grande romance de fantasia e uma história que encantará os leitores.


Antes de ler A falsa princesa, eu não sabia absolutamente nada sobre ele. Só tinha lido a sinopse, logo estava sem nenhuma expectativa, pois até então não tinha visto ninguém falando se era bom ou ruim. Quando comecei a ler, percebi que essa falta de expectativa foi boa, já que fui surpreendida em todos os aspectos possíveis. O enredo que para mim parecia clichê pela sinopse, me encheu os olhos pela originalidade e isso que fez o livro ser uma delícia de ser lido.

Nalia é a princesa de Thorvaldor. Sua vida seguia o rumo que lhe era destinado: um dia, ela viria a ser a Rainha. Tudo vai por água abaixo quando ela descobre que não é a verdadeira princesa. Ela fora colocada naquele posto porque a verdadeira princesa corria perigo de vida, como foi profetizado por um oráculo. Depois desta revelação, ela tem que conviver com a sua vida real: agora ela é Sinda Azaway, uma simples plebeia que não tem direito a nada. Porém, com o decorrer do tempo, Sinda descobre que existem segredos que podem colocar a vida de todo o reino em perigo. Agora ela terá que correr contra o tempo para que as coisas fiquem em seu devido lugar.

Nunca fui muito como uma princesa, pensei. Sempre fui muito tímida, muito desajeitada, muito desprovida de verniz social. Mais confortável na biblioteca do que em um banquete, muito propensa a tropeçar ao descer uma escada ou bater com a canela ao me levantar de uma cadeira. Meu cabelo está sempre desarrumado, meus olhos e meus dedos estão sempre cobertos de tinta. Uma verdadeira princesa não seria assim. Eu devia saber. Devia ter imaginado. p. 29/30
Se eu dissesse que o livro me encantou desde o princípio, estaria mentindo. A trama não me prendeu logo de cara e a Sinda não me parecia uma personagem que iria me agradar. Apesar de não ter aquela famosa embromação que eu tanto detesto – o livro já dá o baque inicial fazendo a tal revelação sobre a falsa princesa no primeiro capítulo –, essa foi a minha primeira impressão. Porém, com o decorrer dos primeiros dois capítulos, o envolvimento já se tornou um pouco maior, até que me vi completamente imersa na história de Thorvaldor e na de Sinda Azaway.

Cheguei a pensar a princípio que A falsa princesa giraria somente em torno de Sinda, uma vez que ele é narrado em primeira pessoa pela mesma e o próprio começo dá a entender isso. Essa foi uma das minhas maiores surpresas: o enredo vai muito além das experiências pessoais dela. Foi nessa hora que eu notei a excelente capacidade da autora Eilis O’neal em conseguir ir além dos limites dessa narrativa sem se perder nela, pois ela dá uma visão muito abrangente de tudo que está envolvido e a desenvoltura dela na temática é fantástica.

O enredo que envolve um reino, magia e muitos mistérios, fica ainda melhor com personagens tão cativantes. Como já disse, no começo a Sinda não me agradou tanto, até porque eu a achei um tanto conformada demais. Porém, a Sinda que encontramos no final do livro é totalmente diferente. O crescimento dela é visível. Não sei quanto a vocês, mas sou eu adoro quando isso acontece, pois mostra que o livro teve um propósito secundário, além do enredo em si. Também temos o Kiernan, melhor amigo de Sinda e que te um papel super importante. E vou contar uma coisa para vocês: ele é um fofo (suspiros!)! Também contamos com Philanta, uma maga excêntrica e que, a meu ver, poderia ter tido muito mais destaque. Ia ser muito legal se a autora fizesse um spin-off focado nela. Ia ficar incrível!

Outra coisa que iria ficar muito legal seria saber mais sobre a história de Thorvaldor. A autora dá uma pincelada em toda a história desse reino e sobre as coisas que o cercam, é claro, mas sabe aquela curiosidade que fica de saber mais? É isso que estou sentindo. A narrativa fluida da autora é a grande culpada disso. Eu a achei tão agradável que nem os capítulos grandes – que eu não gosto muito, pra mim atrapalha a dinâmica do enredo – foram grandes empecilhos.

Sinda, pensei na escuridão de olhos fechados. Soava duro dentro de minha cabeça, sem a fluidez do meu... do nome da princesa. Mas agora esse era meu nome, o único que eu tinha, lembrei antes de ranger os dentes e abrir os olhos. p. 37
Como se isso tudo não bastasse, editora Farol Literário ainda apostou em detalhes que fizeram toda a diferença em A falsa princesa. Como vocês podem ver na foto abaixo, há em todos os capítulos esse detalhe no começo. Simples, mas muito bonito, não é mesmo? Curti muito!


Um livro super indicado para aqueles que estão fugindo de séries! A falsa princesa é um livro único, com um final muito bem definido. Não que não dê aquele gostinho de quero mais, é claro. Esse livro agrada a todos os gostos: romance, magia, surpresas e aventura, então qualquer um que lê-lo vai gostar. É aquele tipo de história te envolve tanto que, depois de começar a leitura, é difícil de largar do livro. Super indicado! 

39 comentários:

  1. Oi Lu,
    Vi esse livros em algumas caixinhas do correio, logo me interessei pela leitura depois que li a sinopse, estou procurando livros nesse estilo, mas a sinopse não nos deixa a par de tudo né?
    Sua resenha me encantou, se antes já estava curiosa pela leitura, agora a curiosidade aumentou.
    A editora realmente caprichou na edição, adorei o detalhe de cada capitulo.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Nossa eu já vi este livro em diversos lugares e juro que sempre pensei em levar mas somente pela capa kkk,de todas resenhas que li a sua ganhou...foi melhor e com uma opinião ótima ^^.
    O livro parece bem fofo e o melhor é único (não gosto muito de continuação) rsrs
    Sua resenha arrasou.
    bjs
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, já estava curiosa, agora estou mais ainda!
    A capa é linda. Beijos!

    livrosobaluzdalua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ai que delícia!!! Adorei!! Romance com magia e aventura, amo muito tudo isso!!
    Quero muito ler este livro!!
    Resenha linda. E quando você diz que no começo não ficou presa a leitura, mas que depois não conseguiu largar o livro, foi tudo. Só isso já me faz querer ler agora.

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie Luuu =)
    aaaah, que resenha gostosa, vontade de tê-lo aqui nesse momento, quero ler com certeza, amei os detalhe do livro!
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu! Muito bom começar um livro sem muitas expectativas e terminar com uma impressão boa, não é mesmo? Adoro temas relacionados a magia, fiquei interessada!

    Abraços, Isabela.

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Estou ainda mais louca para ler esse livro agora! Apesar de amar ler séries, ás vezes é muito bom ler livros únicos (desde que sejam bem escritos rs). Achei lindo mesmo o detalhe nos capítulos!
    Beijos!

    Karen Costa
    @ViajandoEstante
    http://viajandonaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar nesse livro. Devo dizer, achei bem diferente! Estamos acostumadas a ler livros que falam sobre garotas virando princesas, e não deixando de ser uma.
    Já adicionei no Skoob e pretendo ler.
    Beijos!

    http://gemeasthings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha.. Eu estou muito afim de ler esse livro, quero muito ler ele pela farol, vai ser meu próximo pedido para resenha. rsrsr Gostei de saber que ele era um livro único, essa parte eu não sabia rsrsrs... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. oie Lu
    só tinha visto a capa desse livro por alto, e não fazia ideia do que se tratava. Você me ganhou na parte que fala que a princesa muda radicalmente de atitude. A-do-ro personagens que crescem, e se desenvolvem ao longo do livro. E achei o máximo ser volume único, nessa moda de livros em séries (que eu até gosto). Vai pra lista infinita de desejos a serem realizados na bienal rs
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Eu ouvi falar dee livro pela Juh Sutti do Livros e Blá Blá Blá.
    Achei muito interessante porque fala da história de alguém que tinha tudo e perdeu de repente.
    Fique bem curiosa!
    http://triplobooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adorei a sinopse desse livro e faz tempo que quero ler. *-*
    Lindo os detalhes, é tão bom quando as editoras se preocupam com esses pequenos detalhes. <3
    E que ótimo que o final do livro não deixa um "quero mais", é tão ruim quando isso acontece, ainda mais quando sabemos que não tem continuação. u-u
    beijos

    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas adorei a história! Livros sobrenaturais são muito legais e achei esse super original, já que dessa vez, ela deixa de ser princesa! Fiquei louca para ler :)

    ResponderExcluir
  14. Amo livros com essa temática
    E esse já me chamou atenção ;)

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. não gostei muito do livro pelo fato de ter magina inclusa ai hahaha
    mas, sério, estou bem curiosa para ler o livro! parece ser muito divertido, e eu não sabia que ele era único... jurava que seria uma serie :O
    gosto quando leio um livro sem muita empolgação e expectativa, pois acabo sempre me surpreendendo :D

    ResponderExcluir
  16. Tenho vontade de ler esse livro e curti sua resenha.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Luara, estava esperando por esta resenha por ter justamente me interessado muito pela sinopse do livro, que é uma das mais instigantes que já li. E que bom que sua experiência com ele foi positiva!, agora me animo definitivamente a adicioná-lo na minha já enorme lista do que ler - e esta editora Farol vem atraindo bastante minha atenção com seu catálogo!

    Dois abraços ;)

    ResponderExcluir
  18. Oie!

    Eu quero muito ler este livro, ele parece ser bem do jeito que eu gosto.
    Adoreii esta capa.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  19. Todo mundo está falando muito bem desse livro!
    Estou ainda mais feliz porque não sabia que era livro único (ufa!). E esses detalhes fazem mesmo a diferença, né? Adoro pegar um livro com a diagramação cuidadosa ♥


    ResponderExcluir
  20. Oi Lu, muito bom livros que surpreende e que percebemos o amadurecimento dos personagens..
    Eu nunca tinha lido nenhuma resenha e nem a sinopse, mais fiquei bem curiosa agora..
    Adoro magia, surpresas, aventura..
    Agora eu quero ler!!

    beijos Mila
    Tem resenha nova no Daily
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia esse livro!
    Realmente parece ser muito legal!
    Adoro o estilo dele!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  22. Olá, te indiquei uma tag ;)
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/2013/08/tags-vamos-responder-10-livros-favoritos.html

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  23. Nossa! Um livro único! Quanto tempo não vejo isso.
    Me empolgou ainda mais a ler. Hoje tudo quanto é história parece sempre vir em mais de 5 livros...
    Parece interessante e pela parte da fantasia me interessa muito!
    Vou colocar na minha lista de leitura e ler assim que puder!!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. A cada vez que passo nesse site aumenta livros na minha lista de compras, rs. Beijos,

    http://perdidanoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Me interessei muito por esse livro, com certeza vou procurar ler!
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  26. Lu muito boa a resenha, bom quando o livro nos surpreende :) beijinhos :*

    ResponderExcluir
  27. que bom que gostou do livro, e ler sem expectativas geralmente me ajuda rs

    bjo
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  28. Voltei rapidinho só pra dizer que tem um tag procê no blog:

    http://topensandoemler.blogspot.com.br/2013/08/tag-11-coisas.html

    Bjuuuuuu

    ResponderExcluir
  29. Amei sua resenha! Eu li esse livro em inglês e adorei. é realmente uma ótima dica para quem está cansado de séries, por este ser um livro único e muito gostoso de ler.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  30. Não li muitas resenhas sobre esse livro, mas todas que li foram extremamente positivas. Curiosa agora para saber mais sobre os mistérios e as reviravoltas de “A Falsa Princesa”.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Essa foi a primeira resenha que li do livro e fiquei curiosa para conferir. Parece ser uma ótima história!

    Beijos, Bianca
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá, boa tarde ^-^
    Não conhecia esse livro; fiquei curiosa para ler *-*
    Parabéns pela resenha!
    Beijinhos e tenha uma ótima semana.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oie, Lu!
    Já pela sinopse e a capa, o livro já me chamou a atenção, mas após a sua resenha, estou morreeeeeendo de vontade de ler! Ainda mais que o livro não é série, uma das melhores coisas (haja tempo, animo e dinheiro para tantas séries não é?). Espero poder ler logo!

    Bjs!

    @mariapsalles

    ResponderExcluir
  34. Olá!

    Já vi algumas pessoas elogiando esse livro e estou curiosa para lê-lo!

    Adoro quando o personagem amadurece na história! Porque na verdade é isso que acontece né? As pessoas crescem, amadurecem, aprendem e é bom ver isso ocorrendo em uma história.

    Adorei os quotes!

    Também presto atenção nos detalhes dos livros e é sempre uma surpresa boa quando tem lindos detalhes! Adorei esse!

    Beijosss
    Lana
    Hunters Culture

    ResponderExcluir
  35. Humm... bom demais saber que um livro que te agradou tanto não é seriado, estou enlouquecendo com tanta série boa que quero ainda comprar.
    Adorei a resenha, me animei a ler na medida que fui lendo suas impressões sobre a obra. Adoro esse gênero que carrega aventuras e reinos num mundo imaginário.Preciso ler.
    Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  36. Bom dia Luara,

    Esse livro esta na minha lista de desejados e espero um dia poder lê-lo...bela resenha...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Lu,
    sua resenha me conquistou <33
    Esse livro vai pra minha wishlist na próxima atualização. HAHA
    Beijinhos.
    http://linhasemaislinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Fiquei muito apaixonado por esse livro, só a capa chama bastante a tenção. Quero saber oque vai acontecer com Nalia!!!
    Até mais :*
    http://blogsonhoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Morrendo querendo esse livro! Poxa, não faz isso comigo, Lu! Já tinha lido outras resenhas, mas a sua em especial me deixou louca. Agora é oficial: pre-ci-so desse livro pra ontem.

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir