29/08/2013

XVI Bienal do Livro do Rio de Janeiro - o que você sabe sobre? + Minha programação


A XVI Bienal do Livro do Rio de Janeiro começa hoje, dia 29 de agosto. Mas além de saber que é uma feira de livros, o que mais você sabe sobre ela?
Abaixo estão várias informações para que vocês, leitores que vão ou não para a Bienal, possam saber mais sobre ela. Vamos lá?




  • O que é?

A Bienal do Livro é o principal evento do mercado editorial e mais importante evento cultural do país. A Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro é uma iniciativa do SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros - em parceria com a Fagga Eventos e ocupa três pavilhões do Riocentro, em uma metragem de 55 mil m². O evento espera receber em torno de 600 mi visitantes; 170 mil estudantes. 

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro conta com 950 expositores e uma programação cultural plural, abrangente e sempre atual, que inclui bate-papos, sessão de autógrafos e apresentações de autores nacionais e internacionais.
Em 2013, ao evento chega  a 16ª edição e comemora 30 anos de sucesso. O SNEL e a Fagga I GL events exhibitions realizam a Bienal desde a 1ª edição, em 1983, que aconteceu no Copacabana Palace.

São três décadas aproximando e estimulando o contato do público com o livro, promovendo a leitura e a educação.


  • XVI Bienal do Livro do Rio de Janeiro
Com uma programação cultural desenvolvida para aproximar ainda mais o público do universo literário, a XVI Bienal do Livro Rio aposta em novos ambientes de interação com os leitores e prepara uma grade de eventos ainda mais diversificada e dinâmica. Consolidada como um dos principais marcos do calendário cultural do Rio de Janeiro, a Bienal acontece em 2013 entre 29 de agosto e 8 de setembro.
A Alemanha é o país homenageado da edição de 2013 – realizadas em parceria como o Goethe-Institut. Em sintonia com a Feira de Frankfurt, que este ano homenageia o Brasil, a presença alemã na Bienal tem como objetivo intensificar o intercâmbio entre as duas nações, enriquecendo o encontro por meio de uma ampla oferta de atividades artísticas e literárias.
Além da presença dos escritores alemães na programação cultural, o que promoverá uma gama de diálogos com suas contrapartes brasileiras – tendo como pauta assuntos como ilustração de livros infantis, poesia, linguagens intermídia, literatura e viagem, graphic novels e multiculturalismo –, a Alemanha terá um estande de 400 metros quadrados do qual fará parte a exposição multimídia Alemanha de A a Z. As 26 letras esculpidas do alfabeto alemão, quatro delas em 3D, vão ofercer aos visitantes uma perspectiva bem-humorada do país – de “Alltag” (cotidiano) a “Zukunft” (futuro). 

  • Programação cultural
- Placar Literário – novidade 2013

Dois espaços inéditos prometem surpreender os visitantes. No clima da Copa das Confederações e abrindo caminho para a Copa do Mundo, o Placar Literário, com curadoria do jornalista João Máximo, será dedicado à literatura de futebol.

Conexão Jovem – novidade 2013

Já os leitores adolescentes terão um novo território: além de, mais uma vez, poderem encontrar seus ídolos no Conexão Jovem, eles conhecerão o Acampamento na Bienal, que, comandado por João Alegria, terá como foco a tecnologia e a cultura de convergência − o livro que vira filme, que vira game, que vira site, que vira livro –, mostrando que a narrativa faz parte do dia a dia.

- Planeta Ziraldo

Mantendo o tradicional ambiente dedicado aos pequenos leitores, a XVI Bienal do Livro Rio prestará uma homenagem lúdica e interativa a Ziraldo, autor que, presente em cada edição, se tornou parte indissociável do evento. Seus muitos personagens inesquecíveis, como Menino Maluquinho e Pererê, ganharão vida por meio da cenografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara.

- Café Literário

E os espaços que mais fizeram sucesso em outras edições permanecem na programação. O tradicional Café Literário, pelo terceiro ano com curadoria do escritor e crítico Italo Moriconi, convidará o público a participar de descontraídos debates sobre livros, estilos e ideias dos quais farão parte os mais celebrados autores − prosadores, poetas, ensaístas − nacionais e estrangeiros. 

- Mulher & Ponto

O Mulher & Ponto terá à frente a jornalista Bianca Ramoneda, que levará novidades aos bate-papos sobre os mais diversos aspectos do universo feminino que chamaram a atenção de homens e mulheres nas duas últimas edições.

- Autores

Mais de 100 escritores, dos mais variados gêneros e nacionalidades, estarão entre os convidados. Três nomes internacionais já foram confirmados para o Encontro com Autores: Emily Giffin, um dos maiores expoentes da chamada chick lit, que lançou este ano Presentes da Vida (Novo Conceito); Allan Percy, do sucesso de Nietzsche para estressados (Sextante); e James C. Hunter, do fenômeno O monge e o executivo (Sextante). 

- Salão de Negócios

A Bienal do Livro Rio terá pela primeira vez, em sua 16ª edição, um salão de negócios (agent center). Atendendo a uma demanda do mercado, o espaço receberá agentes literários e profissionais do livro de várias partes do mundo.
O salão de negócios acontecerá nos três primeiros dias da Bienal, no mezanino 2 (Pavilhão Verde). Em 29 de agosto, dia da abertura da Bienal, o horário de funcionamento será de 13h às 18h, enquanto em 30 e 31 de agosto o espaço permanecerá aberto das 10h às 18h. Já estão confirmados representantes de editoras dos Estados Unidos, Alemanha, Canadá, Chile, Gana e do Brasil.

- Visitação Escolar

Com o objetivo de incentivar desde cedo o hábito da leitura, a visitação escolar convida alunos de sete a catorze anos das redes pública e particular do ensino fundamental a conhecer a 16ª edição da Bienal. São seis dias destinados ao programa: 30 de agosto e 2, 3, 4, 5 e 6 de setembro. Este ano as inscrições foram realizadas em tempo recorde: em apenas duas horas em meia as instituições de ensino do Rio de Janeiro cadastraram 170 mil alunos para a visitação escolar.
Na chegada ao evento os estudantes receberão a Nota Bienal, que, no valor de R$ 5,50, pode ser trocada por um livro do mesmo valor. Com isso, o projeto possibilita aos visitantes a oportunidade de pesquisar títulos, manusear exemplares e ainda criar posteriormente uma rede entre colegas para troca de títulos, criando uma verdadeira roda de leitura. 
Em 2002, a visitação escolar recebeu o Prêmio Caio, na Categoria Evento de Terceiro Setor, pelo compromisso com o futuro das crianças e por sua responsabilidade social. 

  • Bienal do Livro em 2011
Na edição, 640 mil visitantes prestigiaram o evento, percorrendo os corredores, participando  da programação cultural e comprovando que o público brasileiro tem investido cada vez mais no prazer e no aprendizado propiciados pela leitura. 



Estou empolgadíssima para participar de mais uma Bienal! Esta já é a quinta Bienal da qual participo, mas é a primeiríssima como blogueira. Imaginem a minha ansiedade? Estou doida para conhecer blogueiros e leitores, poder papear muito com todos! <3 É só nesses eventos que reúnem (quase) todos que temos essas oportunidades, não é? E não dá para deixar escapar! Inclusive, se me verem, não deixem de falar comigo. Serei a pessoa mais branca do recinto! hahaha

Como vocês já devem ter visto, várias fotos dos estandes das editoras já saíram e, com isso, fiquei sabendo de várias promoções. Nem acredito que vou dizer isso, mas lá vai: vou deixar meu lado super econômica de lado e vou é me acabar na Bienal! Para os que não estão sabendo, há livros por R$2, R$5! E livros bons e muito desejados por mim. É lógico que vou comprar todooooooos! *-* Tentarei trazer alguns para fazer promoções aqui no blog também *todo mundo vibra*!

Não fiz uma lista de desejados, até porque já vi que isso não dá muito certo. Sempre vai ter aquele livro que eu vou querer muito e não conseguir ser econômica mesmo o livro sendo caro (eu fiz isso na última Bienal). Então, vou de acordo com as promoções. O que tiver em promoção, vou olhar e ver se faz o meu estilo. Se tudo isso for combinado, é certeza de que eu comprarei. Isso tudo, é claro, de acordo com a minha situação financeira.

Sobre os eventos que irei, são vários. Como vou nos dias 30, 31, 6 e 7 para a Bienal (mais dias do que eu previa), vou tentar tirar o maior proveito possível deles. Afinal, isso só acontece a cada dois anos, não é mesmo? HAHA (Não contem para os meus pais que eu estou planejando ir para a de São Paulo, ou eles vão surtar, ok? :P Mas sim, estou guardando dinheiro para ir na de SP e acabar com isso de "a cada dois anos"). Então, vem saber o que eu vou aprontar por lá!

  • Dia 30: dia totalmente reservado para as compras. Chegarei lá já no final da tarde, com a Dai e a Nica (minhas super companheiras na Bienal), e reservamos esses dias para olhar os estandes, fazer nossas compras. Não marcamos nenhum encontro, mas, se você nos vir perambulando por lá, trate de dar um oi e conversar um pouco com a gente. <3 
  • Dia 31: a Bienal se resume a esse dia. É o que andam dizendo por aí, não é? Até porque ninguém menos do que Nicholas Sparks vai estar na Bienal, juntamente com Emily Giffin e Matthew Quick. Imaginem como vai estar uma loucura aquele lugar? Mas o que eu já decidi foi que eu não irei pegar autógrafo de nenhum deles. Aquilo vai estar um tumulto e eu não quero confusão e nem perder tempo em filas enquanto eu vou posso aproveitar todos os outros eventos. Mas vamos ao que eu vou fazer nesse dia:
- Chegarei por volta de 12h30!
- 13h: almoço com os amigos. <3
- 15h: #acampamento na Bienal com a Carolina Munhóz - Histórias de Fada para quem vive na selva de pedra
- 15h30-18h: Livre! Ainda estou pensando em ver como vai estar o lançamento do Laurentino Gomes no estande da Globo Livros, o encontro com autores com a Thalita Rebouças e o Ziraldo. Mas esses tenho quase certeza que vão estar bem cheios, então é bem provável que vocês me encontrem no #acampamento na Bienal, com o Raphael Draccon - Escritos e escritores de literatura fantástica no Brasil
- 18h: essa é a hora mais cheia do meu dia. Tenho um encontro de blogueiros com aqueles lindos da Record e ainda de quebra um encontro com a queridíssima Carina Rissi. Além disso, tem o encontro de blogueiros da Seguinte no mesmo horário e a festa para blogueiros da Novo Conceito. Sim, tudo ao mesmo tempo! Tentarei ir um pouquinho em todos. <3
- 20h30: encontro com blogueiros (ainda não sei o local :()

  • Dia 6: Nesse dia irei com uma excursão que o Instituto onde estudo está planejando. Então não sei exatamente que horas eu vou chegar, nem que horas vamos vir embora. Creio que devemos chegar por volta das 11h e sair de lá umas 18h. Então me planejei para esse intervalo de tempo. Se sobrar tempo, é ainda melhor, não é gente? <3 Então esse dia eu deixei bem livre, sem muitos compromissos para eu não me enrolar.
11h-13h30: livre! Vou mostrar aos meus amigos onde encontrar as melhores promoções, almoçar, tentar encontrar o pessoal por lá. <3 
- 13h30: passarei nos estandes para falar com os autores nacionais. Estou doida para dar um abração em muitos deles e ter meus livros autografados. <3
- 17h: #acampamento na Bienal com a Paula Pimenta - Fortes emoções para gente nova

  • Dia 7: Esse dia eu vou com uma excursão aqui da minha cidade, que deve chegar por volta das 10h e sair de lá pelas 18h. Nesse dia já tenho um pouquinho mais de compromissos, até porque vai ser o último dia em que eu estarei na Bienal (triste :(). Mas esse dia vou aproveitar bastante!
- 10h-12h: encontrar com os amigos e dar a última rodada na Bienal, as últimas compras. <3
- 12h/13h: #acampamento na Bienal Parlatório Fan Fiction / #acampamento com a Thalita Rebouças
- 15h: encontro com a Carol Sabar no estande do Grupo Editorial Fundamento
- 16h30: #acampamento na Bienal com Eduardo Spohr  - Guia prático para entender os nerds

Então é isso pessoal. <3 Durante esses dias eu não vou postar aqui no blog, mas nos outros, vou trazer várias fotos que eu tirar por lá e mostrar tudo! Só acho que vai ser MUITO difícil escolher o estande mais bonito. Pelo que eu vi, todas as editoras arrasaram. Mas tenho que ver ao vivo, não é? ;)
Enquanto isso, vocês podem acompanhar tudo pelo meu twitter (@luuara), facebook pessoal ou pela fan page do blog! Colocarei tudinho lá para vocês.
Bora bienalizar? Espero vocês por lá!

35 comentários:

  1. Nossa, sua agenda está cheia! Hahaha eu queria ir dia 31, mas só vai dar meesmo pra ir dia 01. Uma pena, queria muito um autógrafo do Sparks e do Matthew.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente eu não vou poder ir mas um dia vou acabar realizando esse meu sonho! Depois conte tudo para a gente!
    Eu queria ir no dia 31 para ver o Sparks :((
    Enfim, boa Bienal!!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ai, que super organizada! Acho que se eu tivesse oportunidade de ir à bienal provavelmente chegaria lá sem nenhuma programação ;x Mas também fugiria da fila, sem dúvidas.
    Não vou poder ir, mas acho um evento muito importante para nós leitores, então fiz um post especial lá no blog também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Queria muuuuuuuuito ir, mas não vai ser dessa vez (infelizmente :/)
    Espero que você aproveite bastante *--*

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Ai que inveja de vocÊ!
    Queria tanto ir :(

    Boa bienal pra vc \o

    Beijinhos

    Paula,

    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Se eu estivesse no Rio com certeza iria.
    Parabéns pelo nosso dia: Dia do blog!
    Big Beijos
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  7. Ai que invejaaaa, como eu queria ir! :(((( uhusahushuahs
    Pena que é muito longe de onde moro... ;/
    Mas bom aproveito de Bienal pra você, compre bastante livro! *---* rsrs

    Bjs
    de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Adorei a sua matéria sobre a bienal! Eu mal posso esperar para ir. Iria esse final de semana (31 e 1º), mas sexta eu operei e tirei os quatro sisos então nem vai rolar. Mas com certeza dia 7 e 8 eu estarei lá, eu vou sair do desfile do 7º de setembro direto para o RioCentro ahaha. Estou super ansioso, esse também é o meu primeiro ano como blogueiro! Acho que eu vou conseguir explorar bem mais o evento agora que eu já conheço editoras e vários títulos de livros.

    Beijos.
    Enseada das Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, nossa, que tenso ter que tirar os quatro sisos de uma vez, hein?
      Mas de qualquer forma, iremos nos encontrar por lá! :)

      Excluir
  9. É a minha primeira vez na bienal do Rio e estou buscando informações e acabei achando esse post :D
    Eu também irei no dia 06. Mas acho um dia pouco, estou tentando convencer meu pai a me levar em mais um dia. A editora Novo Conceito fez um espaço para blogueiros com palestras legais que eu queria assistir. Sem falar nos vários autores que quero encontrar. Estou ansiosa <3

    ResponderExcluir
  10. Eu quero ... quero muito ir! Talvez no último final de semana... Adorei o blog.. ; )
    http://cladoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Aiii que invejinha, eu não pude ir :( hehe
    Te indiquei em uma TAG lá no blog.
    Beijos,
    Carol - http://hconcours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Agenda cheia hein? Queria tanto ir... Mais não deu esse ano quem sabe o próximo. Beijos Lindona, aproveite!

    Cintia
    The Nice Age Blog
    www.theniceage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Seria meu primeiro ano, mas não deu para ir. Uma pena! Espero à próxima.

    http://senhoritapriscila.blogspot.com
    O #SP está de cara nova e venho te convidar para visitar!
    Curti a fan page? (www)
    @priscilafrr,
    beijo.

    ResponderExcluir
  14. Luara, estou DEPRIMIDAAAA... kkkkk Moro no Rio de Janeiro, e queria ter ido a Bienal nesse fim de semana, mas fiquei doente! Olha que carma! rs Espero conseguir ir no dia 07, e que ainda tenham livrinhos pra mim! Não compre tudo, por favor! kkkkk Aguardamos as fotos!!

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelle, ainda vão ter livros sim, fique tranquila! hahaha Mas é, é tenso isso! Eu sou do interior, mas acabei ficando doente lá! :O Mas vou voltar da mesma forma na sexta e no sábado.
      Vamos tentar nos encontrar no dia 7! Quero tirar fotos e mais fotos!

      Excluir
  15. Estou amando a Bienal s2 Só estou cansada ficando o dia inteiro praticamente RSRrs
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. não poderei ir nenhum dia para lá :(
    quando a bienal de SP, há muita gente que fala mal... você sabe porque? já foi na de lá?
    legal você tentar planejar os horários. acho meio dificil conseguir cumpri-lo, mas é bom tentar hahaha
    da mesma forma que eu acho impossível fazer uma lista de livros para comprar e chegar lá e comprar só os da lista :P
    aproveite bastante lá... curta por mim :D
    ah, e depois poste fotos aqui no blog para a gente :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayme, que pena que você não vai poder ir. :(
      Eu nunca fui na Bienal de São Paulo, mas dizem que em comparação com a do Rio, ela é pequena e não tem tantos descontos assim. Eu vou tentar fazer de tudo para ir na do ano que vem. Vamos ver...
      É, tá sendo um pouco difícil cumprir todos os horários que me propus, mas por enquanto to conseguindo fazer tudo o que eu queria. Ainda tenho mais dois dias, então espero MESMO que eu consiga fazer tudo!
      Pode deixar que eu vou postar as fotos logo logo. <3

      Excluir
  17. Bem, alguns desses dias já passaram e a gente se esbarrou por lá tão rápido. hehe Eu tava com a Pam do aritmética e Aline de Memoirs and Books :)
    As únicas coisas que eu não consegui fazer nos dois dias que eu fiquei por aí foi ver o Ziraldo e a Adriana Brazil. De resto eu fiz tudo o que eu queria e aproveitei muiiiito (voltei cheia de livrinhos para o ES, óbvio).
    Espero que aproveite os outros dias de Bienal!
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  18. Bienalizou!! Uiii Luarinha, estou com uja invejinha saudável de você... A Bienal de SP que me aguarde no ano que vem, pois será a primeira que participarei com ares de blogueira de primeira viagem.. Bom tudo pra você e as meninas, suas companheiras.
    Super beijo!!

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  19. Queria tanto ir na Bienal e desfrutar de tudo isso! :/
    Aproveite bastante :D
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  20. Hey
    Sei que comentei com você, que talvez fosse no dia 7
    Mas acabei que de ver que a Sylvia Day vai estar lá.. e depois do Nicholas estou com medo dela também HAHAHAHAHAHA

    Eu adorei o dia 31, apesar dos pesares. Foi melhor que minha primeira vez na Bienal, que eu era a perdidona...

    Meu pai quer ir, mas não falou o dia...se ele for ficarei mega orgulhosa HAHAHA

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  21. Invejando você em 3...2...1 HAHA Queria tanto ir e conhecer esse povo lindo - tanto autores, quanto blogueiros. "/

    Aproveita bastante e muitas comprinhas n.n

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Yaay, ainda vamos nos ver mais um dia!

    ResponderExcluir
  23. Ah Luu que pena você não ter ido dia primeiro, queria muito ter te encontrado! Depois posta um vídeo ou um post mesmo com suas compras da Bienal que eu to muito curiosa para saber =))
    Beijos!

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oii!!
    Invejinha da sua agenda! Hehehe
    Queria muito ir!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  25. Oi Lu,
    Ah amo a Bienal do livro, infelizmente não vou consegui ir na do Rio, mas vou no ano que vem aqui em Sampa.
    Estou vendo as fotos e ficando doidinha aqui :)
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir

  26. Oi flor,
    Agenda super cheia hein aproveita bastante e traz as fotinhos para vermos.
    Bjss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Overdose de Bienal!!!! RS...
    Estive lá ontem, foi ótimo.
    AMEI demais!!!!

    Beijos
    Pâmela Rodrigues

    Conta tudo depois!

    ResponderExcluir
  28. Oi Luara!
    Não irei à Bienal, mas espero que você se divirta bastante por lá *-*

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  29. Oie Luara =)

    Estou curtindo a maior deprê aqui por não ter ido a Bienal, mas estou feliz por ver que todos que foram aproveitaram bastante!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  30. Lu, que invejinha de tu que vai em vários dias rs
    adorei ter te conhecido lá, pena que foi pouco tempo e nem deu tempo de conversar!!!
    a bienal é bom demais!! devia ter todo ano hehehe
    bjs

    ResponderExcluir
  31. Nossa, a Bienal é meu sonho de consumo, esse ano não fiz planos antecipados e não pude ir, mas ano que vem, Sampa que me aguarde, espero que vc tenha comprado muitos livros e ganhado muitos mimos.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir