30/09/2013

Resenha: Gélido

Título: Gélido
Autora: Tess Gerritsen
Editora: Record
Páginas: 368
Quando a médica-legista Maura Isles reencontra um antigo amigo de faculdade durante um congresso, parte em uma viagem com ele e seu grupo. Porém, um acidente com o carro em meio a uma nevasca os leva ao inóspito vilarejo de Kingdom Come, onde algo terrível parece ter ocorrido. Enquanto isso, a detetive Jane Rizzoli recebe a notícia do desaparecimento da amiga e decide investigar seu destino. Assim, enquanto tenta descobrir o que houve com Maura, embrenha-se em uma trama envolvendo uma misteriosa seita e segredos do passado.


Não sei quanto a vocês, mas eu sou uma pessoa extremamente medrosa. Passo longe de filmes de terror, e qualquer música de suspense me deixa nervosa, com aquele pressentimento de que  vou tomar um susto a qualquer hora. Quando li a sinopse de Gélido, pensei que ia ser apenas mais um livro policial. Porém, a tão bem falada autora Tess Gerritsen me surpreendeu: ela criou um thriller tão empolgante que, apesar do meu medo e dos vários sustos que levei, eu não conseguia parar de ler.

Maura Isles é uma médica-legista. Em uma convenção, ela reencontra Doug, um amigo de faculdade. Os dois começam a relembrar os velhos tempos, até que resolvem fazer uma pequena viagem em grupo depois da convenção. Quando eles sofrem um acidente de carro no caminho, acabam parando em Kingdom Come, um pequeno assentamento que estranhamente não possui habitantes e está isolado de todo o mundo. Agora, Maura terá que passar por grandes provações para sobreviver ao local. Enquanto isso, Jane Rizzoli fará tudo ao seu alcance para saber o paradeiro de sua amiga.

Maura fechou a janela e olhou para a noite. Não via qualquer luz, nenhum sinal de que outra pessoa no mundo estivesse vida, a não ser eles. (...)
- Muito bem, eu não estou em pânico. Temos comida e lenha. Não vamos morrer de fome nem de frio. – falou ele, dando um tapa nas costas de Arlo. – Vamos lá cara. É uma aventura. Podia ser pior.
- Quão pior? – contestou Arlo.
Ninguém respondeu. Ninguém queria. p. 61/62
Gélido foi um livro que só me deixou respirar quando cheguei à última página. Como foi o primeiro livro da autora Tess Gerritsen que li, não sabia o que esperar. A única coisa que tinha conhecimento era a série de livros que tinha dado origem à série de TV policial Rizzoli & Isles e por causa dela tirei algumas conclusões. Só que nem de longe elas fizeram diferença quando me deparei com a trama excelentemente desenvolvida pela autora.

Cheio de momentos de tensão e adrenalina, fiquei inquieta por todo o livro. A autora nos cerca de mistérios e não tem quem não fique curioso para saber o que realmente aconteceu em Kingdom Come. Toda essa atmosfera envolve o leitor desde as primeiras páginas e, por mais que sejam dadas várias pistas, todas as nossas teorias vão por água abaixo quando tudo é finalmente revelado. Isso se deve à narrativa (que é feita em terceira pessoa) que consegue conduzir tão bem o leitor que isso não dá margem para que ele descubra o que vai acontecer no fim. E isso é um ponto super positivo!

Os personagens são os grandes responsáveis por isso. Maura Isles é contida, fria, assim como é o padrão dos médicos-legistas. Se vendo em uma situação aterrorizante, ela consegue tirar a melhor avaliação possível do que acontece, o que a tornou uma protagonista forte e que não chega a irritar de modo algum. Seu conhecimento médico não assusta os leitores leigos, pois todas as informações passadas no livro são bem explicadas. Jane Rizzoli é uma policial determinada e é através de sua teimosia que conseguimos descobrir várias respostas. A autora criou personagens marcantes e que, mesmo com uma série tão extensa, continuam fazendo um grande sucesso.

Maura não queria deixar a garota mais apavorada do que já estava. Assim, não disse nada a ela sobre o que acabara de ver na floresta. Elaine, contudo, teria de saber. Precisavam estar preparadas, agora que sabia a verdade.
Não estavam sós naquele vale. p. 167
Com uma ambientação fria, um caso misterioso e muitas surpresas, Gélido é extremamente indicado, principalmente para os fãs de thillers. Para quem não gosta, vale encarar o medo e sair um pouco da zona de conforto nas leituras. Conseguiu me conquistar e, por mais que eu tente encontrar algum ponto negativo, não consigo. Tess Gerritsen conseguiu me encantar logo de cara e com certeza buscarei mais livros dela.

A série Rizzoli & Isles já conta com oito livros publicados no Brasil, sendo Gélido o oitavo. São livros independentes, ou seja, podem ser lidos fora de ordem sem nenhuma perda para a leitura. São eles:
  1. O Cirurgião
  2. O Dominador
  3. O Pecador
  4. Dublê de Corpo
  5. Desaparecidas
  6. O Clube Mefisto
  7. Relíquias
  8. Gélido 

39 comentários:

  1. Eu já sabia que Tess Gerritsen, era super indicada para mim. E agora, você vem e faz uma resenha dessas? Eu leria mesmo se não apreciasse o gênero.

    ResponderExcluir
  2. Não aprecio o gênero ~tenho medo usahus~ mas me interessei.
    Parabéns pela resenha!
    http://thais-monte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O gênero não costuma ser do meu agrado, mas esta autora conseguiu me conquistar! Li os quatro primeiros da série e amei, quero muito ler o resto! Pelo jeito a Tess continua brilhante. Amei a resenha!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um livro muito bom! Nunca li um livro de terror/suspense qualquer coisa do tipo, então não sei como é muito bem, mas fiquei super curiosa para ler!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Luara,

    Não li nada da autora, mas tenho curiosidade, agora depois da sua resenha ela aumentou ainda mais, não gosto da capa, mas isso é de menos....abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Amei a resenha, achei o livro interessante, nunca li nada dessa autora, mas fiquei curiosa.
    Você levantou todos os pontos importantes para cativar um leitor!
    abraços!
    palavrapequenas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu adorei Gélido - e você já deve saber por causa dos nossos papos no Twitter, haha - e tipo, a autora tem uma escrita tão envolvente, que mesmo quando sentimos o medo através das páginas, não conseguimos largar o livro. Leia outros da autora, porque a Tess é uma escritora espetacular, ela cria tramas e só no final dá uma reviravolta que coloca todas as suas teorias no chão. Ah, e assisti o piloto da série de TV, e gostei bastante. O primeiro episódio adapta o segundo livro, O Dominador, e tem alguns flashbacks de O Cirurgião, apesar de eu não ter lido esses dois, li algumas resenhas.

    Abraços, Joshua Guimarães,
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro esta série, mas ainda não li os livros só vi na tv mesmo.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie Lu
    eu sou medrosa como você, não assisto filmes de terror porque sempre fico impressionada, mas suspense eu adoro.
    Já tinha ouvido falar na série de TV, mas não sabia que era originada de um livro.
    Mas não consigo ler sem seguir a ordem. Argh.
    Mesmo assim fiquei bastante interessada no livro, e vou dar uma chance.
    bjos

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho medo de filmes de suspense, de terror eu nem ligo. Tenho mais medo de tomar susto do que ver monstros/fantasmas/vampiros etc. Toda mundo fala bem da Tess e eu estou muito interessada nos livros dela, acho que eu ia gostar *-*

    ResponderExcluir
  11. Só de ler a resenha já bateu aquele arrepio! Parece ser muuuito bom. Eu já tinha ouvido falar da série, mas nunca dos livros e agora bateu uma curiosidade enorme para ler.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Olá Luara,
    Curto muito livros do gênero e depois de todas essas recomendações que vocês nos deu seria difícil não dizer sim a este livro, gostei do contexto da história, não conhecia a autora, mas sim o livro, já tinha ouvido falar, enfim, desde que você mencionou ele no Twitter e disse que se tratava de um Thriller tava ansioso para ver a resenha, e gostei bastante, só fez aumentar a vontade de ler esse livro. Mais um para a enorme lista que tenho de desejados.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Quero MUITO ler esse livro, parece ser bom demais e só lendo sua resenha já me deu vontade de sair correndo e comprar hahaha

    Beijos, Bianca
    Behind enemy line

    ResponderExcluir
  15. Nossa \Õ/ Já tinha ouvido falar desse livro mas nunca me interessei tanto quanto agora lendo essa resenha, amanhã mesmo já procuro ele pra comprar e ler , estou mega curiosa *O*
    Parabéns, você é boa em resenha !!
    Seguindo ;**

    Para Sempre Teen

    ResponderExcluir
  16. Aiii , como sempre essas tuas resenhas são ótimas né ?
    Me matam de curiosidade , o livro me parece ser ótimo .
    Por que já li várias resenhas positivas sobre ele .
    Amei !!
    Já to te seguindo :)
    Beijos, Raelly
    livrosebombons.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. gosto de livros e filmes de terror, mas sou muito medrosa hahahaha
    não me recordo de já ter ouvido falar na autora ou desses outros livros dela, mas é bom saber que os livros são intependentes :D
    vou tentar dar uma conferida logo!

    ResponderExcluir
  18. Gosto de livros assim, que me prendem do início ao fim. São mais gostosos de ler e fazem o tempo passar muito mais rápido.
    Também morro de medo de filmes de terror ou de livros thriller, mas também sou bastante curiosa e mesmo morrendo de medo me 'aventuro' em leituras assim.
    Uma vez peguei um livro do André Vianco, me borrando toda para ler à noite, mas só fui dormir depois que cheguei à última página
    XD
    Bjuxxxx

    ResponderExcluir
  19. Não lembro de ter lido algum livro nesse estilo, mas imaginei umas cenas bem 'tensas' (tipo um hotel macabro e tal) enquanto lia sua resenha. Fiquei com vontade de lê-lo, vou procurar mais sobre ele =)

    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  20. Acho que nunca li um livro assim, mas fiquei tensa só com a sua resenha e tô escondendo o cartão de crédito pra não comprar agora mesmo :x fiquei louca pra ler!
    Beijos
    Raiana - Território Pop

    ResponderExcluir
  21. Essa autora chama muito minha atenção, pois o estilo dela é um dos meus preferidos!
    Espero ler um em breve, esse parece ser realmente muito bom!

    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  22. Não li muitos livros de mistérios, mas esse parece ser ótimo , quem sabe daqui a um tempinho eu possa ler.
    ótima resenha.
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho mega vontade de seguir a série e ainda não fiz isso =/
    Vi alguns episódios e adorei. Não sou medrosa demais, sou meio "bundona" entende e filmes e livros com espíritos me impressionam demais, os evito. De qualquer forma li algumas resenhas desse livro, e todas assim como a sua bem positivas. Quero muito ler e ver se vou "tremer nas minhas bases" também ^^
    Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  24. Oie Lu =)

    Já li algumas resenha falando super bem desse livro e dessa série. Confesso que não fazem muito meu estilo, e que com certeza que ia ficar muito impressionada com a história.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  25. Obrigada pelo comentário!!

    Adoorei! Não conhecia, gostei da história de mistério desse livro..

    http://pamlepletier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Achei a trama bem instigante e apesar de não ter gostado muito da série de Tv, acredito que darei uma chance ao livro se surgir uma oportunidade.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Adorei a tua resenha , mas não quero ler o livro .
    Não me interessei muito por ela !
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Caramba Luara eu adorei a premissa desse livro. Parece uma história muito boa e instigante. Não conhecia a autora, mas vou anotar para uma possível leitura.
    Achei essa capa sensacional!
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Luara, eu sou fã da série originada desses livros. Pelo que eu li na resenha os personagens são bem diferentes do que foi colocado na tv, em compensação os crimes são bem mais instigantes e inteligentes. Quero muito começar a ler e sair comparando os detalhes, rsrsrs.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  30. Também sou medrosa, Lu, rs. Mas, se for bom, encaro um thriller tranquilamente - ou quase tranquilamente.
    Esse parece ser muito bom, fiquei curiosa para saber mais sobre o lugar e a história.
    Ah, e que bacana os livros serem independentes.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Lu, adorei sua resenha, fiquei empolgadíssima com esse livro e já até adicionei ele na minha lista de desejados do skoob. Vou tentar le-lo o mais breve possível :D
    Parece ser o tipo de livro q me faz ficar grudada até o fim haha
    beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Toca aqui Luara, sou tão medrosa quanto você, fujo de tudo que tem a ver com terror, horror, suspense, ou qualquer coisa do gênero rsrsr. Eis o motivo de ainda não ter lido nada da Tess apesar dela ser tão bem conceituada.
    Eu não assisti a série, vou tentar alguns episódios quem sabe eu consiga encostar o medo e fazer a leitura.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  33. Um fato: Preciso ler esse livro!!! Não tinha nenhum conhecimento sobre ele, melhor, nem sabia que existia. Sua resenha despertou minha curiosidade. Ainda bem que a série pode ser lida aleatoriamente porque dificilmente eu iria encarar outros sete pra chegar nele.

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Oi Laura,

    Quero muito ler essa série. O incoveniente é que os livros são meio carinhos, mas mesmo assim está no top de futuras leituras. Ótima resenha, mas eu não conseguiria ser os livros fora da ordem não. Sou meio paranóico com isso.

    Abraços.

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Adoro o gênero e já ouvi muitos elogios a essa autora, super ansiosa para ler.
    Abraços
    Melissa Padilha
    De Coisas por Aí

    ResponderExcluir
  36. Eu estou começando a ler livros mais assustadores, filme eu adoro, e assim temos como imaginar cada página, livro anotado com certeza!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  37. Sua medrosa, kkkkkkkkkkk Adorei!!!
    Preciso deste livro agora mesmo. Tem tudo que mais amo!!!!

    Bjkasssss

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oie Lu
    Primeiramente eu conhecia somente a série de tv. Depois em outro blog
    li uma resenha de uns dos livros da série e descobri que a série de que eu tanto
    gostava de assistir era baseado em livros. Surtei!
    Já adicionei todos os livros na minha meta de leitura e pretendo ler assim que possível a série Rizzoli & Isles.
    Bem, eu sou medrosa, mas não resisto um bom terror. Sou viciada em séries policiais.
    Parabéns pela resenha!

    Jéssica - Leitora Sempre
    http://www.leitorasempre.com/

    ResponderExcluir
  39. Oi adorei sua lista...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

    ResponderExcluir