29/10/2013

29 de outubro: Dia Nacional do Livro

Via We Heart It

O dia 29 de outubro foi escolhido para celebrar o Dia Nacional do Livro pois, nesta mesma data em 1810, a Real Biblioteca Portuguesa foi oficialmente transferida para o Brasil, fundando-se assim a Biblioteca Nacional. 
Desde o primeiro livro publicado aqui, Marília de Dirceu do autor Tomás Antônio Gonzaga, até os dias atuais em que as obras literárias são bem mais acessíveis, o mercado literário mudou e cresceu muito. Porém, ainda assim, poucas pessoas possuem o hábito da leitura no Brasil.

Entre os motivos mais recorrentes, estão a falta de tempo, o preço dos livros e por acharem a leitura chata pois não conseguem se concentrar. Mas... Será que não está faltando um pouco de incentivo para que essas pessoas engatem de uma vez na leitura?
Então, leitor, neste Dia Nacional do Livro, eu te proponho um desafio: que tal transformar aquele seu amigo/familiar em um leitor como você? É um trabalho árduo, que precisa de dedicação e paciência, mas que no final vale muito a pena! #FormeUmLeitor


Vamos a algumas dicas, que, apesar de serem simples, fazem uma diferença e tanta!

  • Comente sobre o livro que você está lendo ou sobre um livro que você goste muito. Sim, uma das primeiras coisas que animam qualquer um a ler é ouvir outra pessoa falando maravilhas de um livro. Afinal, todos somos curiosos. É a mesma coisa que um filme: se alguém falar que tal filme é incrível e que eu preciso ver, com certeza eu vou fazer um esforço extra para vê-lo.
  • Seu amigo adora filmes e já gostou muito de algum que foi adaptado de um livro? Que tal falar isso para ele? Franquias cinematográficas de sucesso mundial fizeram com que muitos virassem leitores, vide Crepúsculo e Jogos Vorazes.
  • Dê livros de presente! Eu sei que muita gente vai falar: para quê dar livros de presente para uma pessoa que não lê sendo que eu posso comprar um para mim? Vamos tirar esse egoísmo do coração, minha gente! Dar um livro de presente pode ser o primeiro passo para que alguém vire leitor de uma vez, comece a comprar cada vez mais livros e ainda de quebra te emprestar vários. É ou não é um bom investimento?
  • Empreste livros! Eu sei que essa dica é bem complicada e que muita gente vai ter medo de segui-la. Juro para vocês: também tenho um medo daqueles de emprestar os meus livros, afinal, nunca se sabe quando ou se eles vão voltar. Mas, desde que você saiba onde a pessoa mora, não é um grande problema, vai! hahaha ;) Comece emprestando um que não seja seu favorito e, se ele voltar bem, nada vai te impedir de emprestar mais vezes. 
  • Leve a pessoa para uma volta no shopping e pare em uma livraria! Uma coisa é fato: se a pessoa não gosta de ler, ela não vai em uma livraria por vontade própria e, se você a chamar especificamente para ir em alguma, ela não vai. Então que tal marcar um cinema e, enquanto esperam o filme, ir na livraria? Vocês não precisam comprar nada, mas, só do seu amigo ver a quantidade de títulos disponíveis, ele já vai começar a pensar: Huuuuuum, que interessante!
  • Quando a pessoa que você está tentando convencer a ler terminar o primeiro livro (isso pode demorar cerca de um ou dois meses), fique animado! Dê parabéns, comente sobre o enredo, pergunte o que ele mais gostou e o que mais odiou, o que mudaria. Não tem quem não goste disso e ainda vai ser um "incentivo oculto" para que ele leia outros livros.
  • Esteja sempre disponível para indicar novos livros. Essa é uma dica que eu uso sempre! Frases como: li um livro que é a sua cara! sempre funcionam. E sempre que a pessoa pedir uma indicação de livro, mostre cinco diferentes e a deixe escolher. A quantidade de coisas que ela pode ler e descobrir vai deixá-la maravilhada.
  • Última dica e talvez a mais importante: não force ninguém a ler. Essa é uma atitude que pode afastar ainda mais um leitor em potencial. Dê liberdade para que ele faça suas escolhas e para que ele leia no seu tempo, mas não deixe de incentivar.

E aí? Topam esse desafio? 

23 comentários:

  1. Ai *-* amei o post ! Amo livros ♥
    Tem mais um texto escrito por mim lá no blog,vem dá sua opinião??http://espacoteencomanaliasantos.blogspot.com.br/2013/10/oque-me-traz-felicidade.html
    Espero sua visita! Beiijos :*

    ResponderExcluir
  2. Que post bacana! Todos meus amigos estão super acostumados comigo parando nas livrarias da vida quando saem comigo, é meio que básico. Sobre emprestar livros, eu empresto mas... Depende muito da pessoa! Tenho que saber que ela é cuidadosa, porque realmente sou bem ciumenta hhahhaaha
    Sempre que chego com um livro na faculdade, me perguntam o que estou lendo dessa vez e eu começo a surtar sobre a história do livro, o mais lindo é ver a pessoa para quem você surtou aparecer com o livro e dizer que resolveu ver se era tão bom quanto você dizia!
    <3 muito amor!

    Beiijos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  3. Hey!

    Amei o post e as dicas, já as sigo e acredito que realmente façam a diferença; Feliz dia do livro querida! *-*

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. sempre que eu gosto de um livro, não só do que eu estou lendo no momento, eu gosto de comentar sempre que tenho oportunidade. ou quando converso com um amigo eu falo "tem um livro que eu li que é a sua cara, acho que você vai gostar!" :P
    livros eu do de presente dempre que tenho a oportunidade, e quando sei que a pessoa não vai detestar hahahah
    é, emprestar já é uma coisa complicada... mas eu já consegui novos leitores no meu ciclo de amizade emprestando livros assim :D
    meu namorado detestava ler, e entrar em uma livraria para ele, era uma tortura. as vezes, quando eu chamava ele para ir no shopping ele até falava: só se você não for na livraria! fazer o que né... hoje, leitura não é a grande paixão dele, mas consegui mudar um pouco isso :)
    conquistar novos leitores não é facil, mas estou aqui... sempre tentando :D

    ResponderExcluir
  5. Oie!!
    Adoro ler, sou apaixonada por livros, mas eu sei o quanto isso custa. Os motivos que você citou pela falta de leitura dos brasileiros são reais, mas acho que principalmente a falta de tempo e o dinheiro. Os livros por aqui são muito caros. Eu empresto livros para quem eu confio e pego muitos emprestado também, mas o grupo de pessoas que fazem isso próximas a mim é muito pequeno, acho que isso é algo que influencia também.
    Adorei as dicas de incentivo!! Beeijo!!!

    meusantidotos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Luara, tudo bem?
    Eu sempre tento indicar livros incentivar amigos e familiares, mas é difícil viu? Mas um sia eu chego lá rsrs
    Abraços
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  7. Oi Luara!

    Ah, eu sou bem assim... adoro cuidar dos meus livros, mas também não me importo de emprestá-los. Sempre falo aos meus amigos que tenho uma biblioteca em casa para eles... rsrs Estou sempre indicando livros que eu gostei, que sei que vão gostar também. E assim fazemos uma troca, pois é mais alguém para conversar sobre a história... rsrs

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  8. haha, Lu, eu já 'converti' tantos amigos! haha
    A dica do presente é a que mais funciona, junto com o falar do livro e, como consequência, a indicação de outros. E eu adoro que todo mundo leia!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Ou, Luara. Olha eu já tentei vou? Mas tem pessoas que já cresceram sem o menor incentivo e não conseguem se interessar. Acho isso muito triste. Ler á tão bom e exercita tanto a mente. Quem não lê perde muito.
    Adorei o post.

    Beijos e boas leituras.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Luara,
    Achei as dicas bem bacanas. Já sigo algumas delas para tentar incentivar amigos ou familiares, mas, como vc disse, tem que ter paciência e não adianta forçar.
    Só fico com um pé atrás de emprestar. Já tive cada experiência traumática nesta área hehehe.
    Abraço,
    Alê
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. oie Luara
    eu sempre estou incentivando meus amigos a ler. Fico feliz quando a maioria chega e me fala: nossa, você só fala de livros e acaba me contagiando. Voltei a ler.
    Nossa, isso me deixa mega feliz.
    Não gosto muito de emprestar rs mas sempre estou enviando link de promos para amigas que sei que adoram ler.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  12. Eu sou dessas que vive indicando livros para meus amigos e parentes. Aliás, além de livros fico indicando séries também, que são minha outra paixão. Adoreeeei seu blog, já seguindo e curtindo a vonts. Big bjuuuux

    http://www.booksonbook.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu sempre tento fazer meus amigos lerem, especialmente lerem o que eu estou lendo rs.
    Assim além de ter mais um leitor, ainda posso conversar sobre os livros rs.

    ResponderExcluir
  14. Muito legal seu post. Realmente a leitura deve ser incentivada, e muitas vezes para isto basta conviver com alguem que goste de ler. Só o fato da gente falar sobre um livro já deixa os outros curiosos. Acho que todo mundo tem um leitor dentro de si, ele só precisa ser acordado.
    Parabéns pela iniciativa.
    Beijos, Keila Ladeia.
    http://literaturaummundoparapoucos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Gostei das dicas, mas emprestar fica difícil. Emprestei 2 livros já tem meses e apesar de cobrar não me devolveram ainda, aff!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Não sabia que era nessa data que se comemorava o dia do livro, fiquei super feliz em saber.
    bjs. anjodecereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Ótima dicas . E pra quem não lê, vocês não sabem o que estão perdendo.
    Poliana, bjs.
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Nem sabia que tinha dia do livro u_u
    Tentar fazer novos leitores o/

    Beijos, Quemuel
    http://theworldofbooks7.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Muito bacana o post. Realmente é um desafio muito difícil educar literaturamente (nem sei se essa palavra existe, haha). Mas enfim, dar livros de presente é uma super dica, muitos amigos meus começaram a ler depois disto.
    Uma coisa que, na minha opinião atrapalha bastante, são os livros chatos que a escola obriga a ler, ai as pessoas pegam raiva de leitura.

    Ótimo post, tamo junto nessa luta hhahaahha!

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Luarinha, post muito pertinente! É tanta data comemorando o livro que eu não dei atenção quando vi nas redes falarem em dia nacional do livro, justamente por eu não saber a data oficial. Agora eu sei!! :D
    Quando meus amigos querem ler livros sempre me pedem indicações, e como trabalho numa biblioteca, incentivar a leitura, fazer alguém gostar de ler faz parte dos meus desafios diário, o que eu amo fazer de coração.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  21. Curti o Post e bom saber que esse é o dia verdadeiro do livro pq né...
    Até que incentivo uns amigos a lerem, até meu noivo ta lendo O.o
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  22. Adorei saber um pouco mais sobre essa data e esse desafio que vc propôs é muito interessante =)
    Viva a leitura. Acredito que não existe quem não goste de ler, eles apenas ainda não encontraram o livro certo!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir