14/10/2013

Resenha: As sete vidas do amor

Título: As sete vidas do amor
Autora: Carla D'Alessio
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 378
Faltam sete dias para o Natal e, enquanto confessa seus pecados e insatisfações ao padre, Ada depara com o olhar ambíguo de um persa preto aos pés do sacerdote. Sem que ela saiba o real motivo, nota-se roubando o felino e levando-o para casa. Assim, Bemot, o gato surrupiado na sacristia, está fadado a assistir ao desenrolar das tramas da história, enquanto as protagonistas passam por situações difíceis e se veem forçadas a enfrentar um novo começo.
É o que acontece com Ada, que tenta gostar de si mesma, abandonando os anos de descuido e indiferença que até então marcaram sua vida. Ou Gilda, constantemente em busca de alguém que compense sua maternidade fracassada; de Nina, que tem o corpo forte de uma atleta, mas os medos de uma adolescente; de Mara, advogada agressiva que, no entanto, tropeça no amor; com a fútil Bea e, finalmente, de Zoja, que se mudou da Ucrânia para a Itália tentando melhorar de vida.
Tendo como pano de fundo uma Nápoles alheia aos lugares-comuns, Carla D Alessio constrói uma comédia de tirar o fôlego, cheia de coincidências, amarga e, mesmo assim, divertida, tipicamente italiana. Uma história comovente e requintada, pois o amor – mesmo quando parece ter perdido qualquer empolgação, quando não faz senão arranhar – tem muito mais que uma só vida. Tem sete vidas.


As sete vidas do amor me encantou pela premissa de sua sinopse. Afinal, quem não gosta de livros que falem de amor, não é mesmo? Essa promessa de conectividade com a vida real e suas nuances me chamou atenção e não deu para resistir. Só que, infelizmente, o livro não foi nada que eu esperava. Apesar de ter algumas qualidades únicas, as partes ruins se destacaram, o que o tornou cansativo, arrastado e até um pouco confuso.

Ambientado na Itália, o livro nos traz a história de seis protagonistas: Ada, Zoja, Nina, Mara, Bea e Guila, cada uma com seus dramas particulares. Elas estão curiosamente ligadas por um elo muito peculiar: um gato persa roubado de uma igreja chamado Bemot. Ao longo de sete dias que precedem o Natal, essas seis protagonistas vão enfrentar conflitos pessoais, familiares e irão conhecer não só a si mesmas, mas como todos ao seu redor.

Tudo bem, nunca traiu o marido, mas a razão é outra. Aí sente-se autorizada: Nando botou tantos chifres na cabeça dela que poderia ser embalsamada como uma rena.
É ele. A causa de tudo é dele. Desde que o viu, a raiva de Gilda de cofre sumiu. Rearrumou os motivos. A dor, o ciúme, a humilhação. Todo o acompanhamento emocional que o levou àquele quarto. p. 114
Dessa vez não teve expectativa que atrapalhasse para que eu pudesse culpar isso. Comecei As sete vidas do amor sem esperar absolutamente nada e, logo nas primeiras páginas, percebi que não seria uma leitura fácil. Autora estreante no Brasil, a italiana Carla D’Alessio chegou prometendo muito e pouco cumpriu. Apesar de eu já ter experiências com autores italianos e saber que o estilo narrativo deles é diferente – mais direto, por assim dizer –, a autora ainda acrescenta um ingrediente: o noir, que caracteriza o livro como sarcástico, irônico.

Essa perspectiva me animou, mas não me ganhou. O problema foi que a autora não se preocupou em ambientar o leitor. Ou seja, logo no começo já somos introduzidos de forma brusca na história, o que a deixa totalmente confusa devido à quantidade de cenários e personagens apresentados. Era tanta coisa para lembrar que algumas vezes eu precisei voltar algumas páginas para lembrar em que ponto a autora parou em determinado contexto, uma vez que a identificação dos personagens não aconteceu naturalmente, sendo um pouco forçado.

O processo de alternância entre enredos também não deu tão certo. Para conseguir colocar todas as protagonistas em foco, a autora alterna as suas histórias, mas não faz isso de forma natural. Em praticamente todas as partes ela interrompe o fluxo narrativo e corta exatamente onde não tem que cortar. Isso é muito frustrante! Sempre que eu estava conseguindo engrenar no enredo, a autora o parava e passava para outro personagem. Já os cenários deveria ter sido melhor trabalhados. Carla D’Alessio faz várias referências à Itália, porém não consegui formar nenhuma imagem sobre aqueles lugares que estavam sendo citados.

Que a mãe, é verdade, poderia ter sido mais esperta, mais capaz e mais rica. Mas que, ao contrário, acreditou em palavras gastas, em qualquer língua. Palavras como “amor”, “confiança”, “trabalho” e “fidelidade”. Confundindo a força com a fraqueza e a fraqueza com a força. p. 319
Mas não posso deixar de afirmar que a autora é capaz de criar um drama fantástico. Ela levanta a bandeira feminista e cria situações em que os personagens se entrelaçam nos mínimos detalhes, mesmo sem terem uma ligação direta. É difícil você fazer algo assim, afinal, com tantos personagens, era de se esperar que algo se perdesse. Mas, felizmente, isso não acontece aqui. Se ela tivesse reduzido o número de personagens ou aumentasse o número de páginas de maneira a conduzir o leitor de uma forma melhor, As sete vidas do amor teria tudo para ser um livro incrível.

Em suma, As sete vidas do amor não encantou. Foi uma boa leitura, interessante e muito bem escrita, mas foi cansativa, tanto que eu demorei quase duas semanas para finalizá-lo enquanto alternava com outros livros. Apesar da capa maravilhosa, com um efeito aveludado incrível, o enredo não me convenceu. A autora tem muito potencial, mas, a meu ver, ele não foi plenamente utilizado neste livro. Uma pena. 

40 comentários:

  1. Oi Lu!

    Pra quem saiu de uma ressaca literária recentemente, que é o meu caso, estou passando longe desse livro. Ainda bem que você não curtiu muito, pois se tivesse falado bem dele provavelmente eu iria pirar para comprá-lo já que geralmente isso acontece quando leio suas resenhas... você é uma das culpadas por minhas compras compulsivas.

    xoxo
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  2. bom, acho que a autora tinha um grande tema em mãos e não conseguiu cumprir o resultado
    os detalhes negativos que você citou são coisas que me irritam muito em um livro, e tenho certeza que se fosse ler esse livro, iria ter a mesma opinião que você.
    acho que nunca li um livro de autor(a) italiano(a)

    ResponderExcluir
  3. Poxa vida!! Essa capa está tão incrível, eu também iria com muito sede ao pote.
    Talvez um dia eu dê uma chance para ele, até para conhecer a autora, mas por enquanto vou esperar!!

    Bjkasssss

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Luara, a pena quando vemos um grande potencial no autor e no livro, mas a história não acontece com a gente esperava. Não vou negar que a capa e a sinopse me atraíram. Alguns pontos de sua resenha também despertaram a minha atenção. Afinal não foi uma leitura horrenda e teve seus pontos positivos.
    Quem sabe ele não consegue um espaço na minha estante? Vou pensar um pouco sobre isso.

    Beijos
    Caline
    http://mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luara.
    Uma pena que o livro a tenha decepcionado. A capa é realmente linda (amo gatos) e a sinopse, interessante. Você tem razão quando diz que o autor precisa ambientar o leitor e concordo que interrupções na narrativa tornam a leitura cansativa e frustrante. É muito chato quando criamos expectativa em relação à leitura e ela não alcança essa expectativa. Adoro histórias sobre o amor, mas vou evitar esse livro por enquanto. Não quero correr o risco de me decepcionar.

    Beijos e boas leituras.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, realmente a premissa do livro é encantador, até eu ao ler a sinopse e ver capa fiquei doida para ler.. Eu não conhecia..
    Pena que é um livro cansativo e essas partes negativas me desanimaram né...
    Curti ler sua resenha e conhecer o livro..

    Beijos Mila
    PS: Resenha nova no Daily
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adoro livros que falam de amor, já anotei o nome desse para adicionar à minha lista de compras!!! =)

    Beijos, Bá.

    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, e fiquei em dúvida se leria ou não. Acho que se alguém me der de presente ou num futuro distante posso dar uma chance pra ele, mas no momento estou muito na vibe de livros fáceis, quero nada cansativo não! kk
    Esperar pra ver se lançam outros livros dela pra ver se melhora né?!

    Beijo :*
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não sei se leria esse livro. Não sei se faz meu tipo de livro, mas não sei, quem sabe no futuro? Parece ser bem interessante, só que não me chamou tanta atenção!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha visto outras resenhas desse livro, e também não estavam morrendo de amores por ele! Na verdade, todos estavam citando os mesmos pontos negativos.
    É realmente uma pena, um livro que tinha tudo para ser ótimo, tão bonito ( eu realmente ia comprar ) e não alcançar o esperado :(
    Beiijos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Laura, tudo bem?

    Nunca li nada de um autor italiano, por isso não saberia exatamente o que esperar. Costumo ler autores britânicos, americanos e brasileiros. Cliché? Talvez =P Mas nada conta os demais. Gostei da premissa da sinopse e tive uma boa impressão do livro. Pena que a autora cumpriu pouco do que prometeu =(

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Vim conhecer o seu blog e gostei.
    Não conhecia esse livro.

    Passei a seguir.

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Uma pena que o livro não foi uma experiência legal, lendo a premissa parecia maravilhoso, né? Enfim... Não me animei a ler por enquanto, veremos depois!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Pela sinopse eu tinha achado o livro interessante, mas sua resenha me desanimou de ler.
    É tão ruim livros cansativos e que a leitura não flui. Fora também que eu sempre me perco em livros com muitos protagonistas =/ Não me animei para ler.
    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu, é uma pena quando vemos uma história em potencial, porém mal desenvolvida pela autora. Acho isso frustrante. Em princípio o texto já teria me ganhado só por ser ambientado na Itália, um país que amo, mas com uma história com tantos probleminhas, não sei se leria, afinal, tenho tantos livros bons me esperando né?! Beijos e ótima resenha. Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  16. Hey
    Luara, vou dizer que essa capa me deu medo.. eu nem tinha visto o nome do livro pensei que fosse de terror HAHA
    Acho que me leria pelo cenário e tals, eu achei a história meio confusa não sei porquê [não foi sua resenha, foi o enredo mesmo]

    To correndo de livros que rendem em 2 semanas, quero menos HAHAHA

    Ótima resenha

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  17. Hey Lu!

    A capa e a sinopse me deixaram animada, bem como o inicio da sua resenha. Dai veio aquele pequeno balde de água fria... kkk Não me dou muito bem com narrativa muito "direta", e este livro pelo que pude entender parece até meio confuso de tanta coisa etc. Só fiquei com uma dúvida assim... O que o gato tem a ver com a historia afinal? kkk

    Bijnhos!

    Mary - Jardim de Borboletas

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Luara,

    Não conhecia o livro, a sinopse não me chamou atenção e pela sua resenha não irei gostar muito do livro...abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Lu, gosto muito daqui porque na maioria das vezes eu entre e me deparo com uma resenha de um livro diferente daqueles que estamos vendo frequentemente na blogosfera, que eu pouco conhecia. É incrível toda essa disseminação e conteúdo... parabéns!

    Fiquei intrigada com a trama em pauta. É uma pena que ela tenha sido cansativa... isso realmente acaba apagando todo o brilho que criamos ao longo da leitura. :\ Não sei se leria...

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu nunca li nenhum livro de autor italiano, se li não me recordo agora. E também não conhecia esse livro, no início da resenha fiquei super curiosa para saber do que se tratava, como você mesmo disse sempre que a premissa nos propõe o tema amor já dá uma vontade de ler. Mas realmente não me interessei pelo livro, pela série de pontos negativos que você citou. Quem sabe um dia não leia.
    Abraços, Raquel.
    Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li livros de autores italianos (se li,fiz um bloqueio mental pq não lembro) então nem sei muito o que esperar da escrita deles, mas acho que eu leria este livro com bastante expectativa (por causa da capa).
    Mas pelo menos agora eu já sei que preciso esperar os olhinhos pararem de brilhar pela capa, senão vou me decepcionar bastante.

    Bjs
    http://confraria-cultural.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oii!
    Detesto narrativas cansativas, e não sou muito fã de livros desse gênero. Uma pena você não ter gostado.
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  23. Olá, Lú!
    E aí? Eu curti muito a sua resenha, não lembro de já ter visto esse livro, mas ele parece ser bem interessante apesar de não gostar de alguns pontos que você ressaltou.

    Beijinhos :)
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Que saco quando um livro não toca né? Fico doida caçando um outro que seja bom.
    Mas ainda assim achei uma história interessante, não conhecia, mas lerei um dia.

    beijos
    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
  25. A mim esse livro infelizmente nunca chamou a atenção. Não faço muita questão de ler, só se um dia ele cair de repente em cima da minha cabeça rsrs Aí tudo bem. Mas no momento minhas prioridades literárias são outras :D

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oie Luara.
    Tenho um pé atrás com livros de autores italianos e esse livro não me encantou.
    Acredito que essa troca de histórias dos protagonistas prejudicou o desenvolvimento da história.
    Beijos
    https://livrosyviagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi Luara!
    Adorei conhecer seu blog! ^^
    Eu nunca tinha visto uma resenha desse livro, mas tinha ouvido falar que esse livro era meio cansativo mesmo. Se você levou 2 semanas para terminar, não quero nem saber quanto tempo eu levaria kkk
    Sou péssima para seguir em frente com livros que não e agradem de cara ^^
    Só a capa que é a coisa mais linda do mundo! Tem um gatinho preto igual <3 Muito amor!
    Bjus =*
    http://leiturasdokokoro2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Luara,
    já tinha lido outras resenhas desse livro e nenhuma delas me agradou, sempre descavam esses detalhes negativos :/
    Uma pena a leitura não ter sido tão boa pra você. Pela sinopse eu até achei que seria um bom livro, mas pela sua e muitas resenhas que vi, ele não corresponde as expectativas, uma pena!
    A capa pelo menos é lindíssima, eu adorei! rs

    Bjs :*
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. A capa é mesmo incrível! Uma pena não ter funcionado pra você, confesso que até tinha me animado na sinopse também. Mas já fiquei agoniada daqui pensando nos cortes mal colocados

    Beijitos

    ResponderExcluir
  30. Adorei a capa e pela sinopse o livro parece interessante, confesso que fiquei bem curiosa até você começar a citar os pontos negativos. Acho decepcionante quando o autor não nos mostra com clareza o cenário da história e tudo mais ://

    Beijos
    http://www.culturaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  31. Oi Luara.
    A ideia da história não me interessou, e menos ainda após ler a resenha e descobrir que tem uma narrativa conturbada.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  32. Oi Luara!
    Olha, vou confessar que pela sinopse, já esperava que a história fosse ser um pouco confusa. Porque né, quando as palavras comédia e amarga vem na mesma frase, não é bom sinal! Até eu chegar nessa parte da sinopse, achava que o livro fosse dramático! E a capa também não me animou muito...
    Mas estou aqui pra te parabenizar porque essa foi uma das melhores resenhas suas que eu já li! Parece que a gente tem mais facilidade pra falar do que a gente não gosta, né? hahaha

    Bjs! http://nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Bom dia Lu!
    Essa é a primeira resenha que leio sobre esse livro, e sinceramente, o achei um pouco confuso. Pela capa achei que a história poderia ser interessante, mas enquanto lia sua resenha fiquei um pouco decepcionada com o enredo.

    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  34. Eu gostei bastante da capa, mas diferente do que aconteceu com você, a premissa não chamou a minha atenção. Uma pena as partes ruins do livro terem de destacado mais.

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  35. Nossa, nunca vi esse livro antes, adorei a capa! Fiquei curiosa pra ler também, acho que será interessante.
    Em breve, assim que terminar os livros que estão na minha lista, irei procurar por esse.
    Obrigada pela dica!

    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  36. Oie Lu
    esse livro foi muito #fail rs
    sinto que perdi meu tempo lendo, e olha que eu também gosto de escritores italianos, mas esse não serviu pra mim.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  37. Oh Meu Deus! Eu realmente preciso muito ler esse livro! Primeiro me apaixonei pela capa. Depois pela sinopse e agora pela resenha, que ficou realmente ótima. Adorei.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Que pena a história ser cansativa, até me animei na sinopse a capa é realmente muito bela, mas esses livros que vão se arrastando durante todo o desenvolvimento do enredo, me matam! Não tenho paciência para continuar lendo, nunca desisto, mas fico contando os minutos para acabar de ler, mesmo que no final tenha uma coisa surpreendente, os defeitos acabam superando as partes boas...
    Amei sua crítica, flor.
    Beijinhos,
    Scar.
    http://wonderlandmundodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Oi,
    Nossa achei a capa lindíssima e sinopse bem chamativa. É uma pena o livro ser "confuso" :(

    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  40. Oi flor,
    Quanto tempo???Rsrsr
    Sobre o livro eu não conhecia ainda e fiquei desanimada ao ver sua opinião pois parece ser um livro bem cansativo mesmo...afinal a escrita parece ser bem diferenciada mesmo...foi bom saber que existe mas não vai para minha lista...
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir