11/10/2013

Resenha: Até eu te encontrar

Título: Até eu te encontrar
Autora: Graciela Mayrink
Editora: Novo Conceito
Páginas: 384
O quanto uma mudança de cidade pode afetar uma vida? Você acredita em alma gêmea? Como você se sentiria se não gostasse do grande amor da sua vida? É o que Flávia vai descobrir ao deixar Lavras, onde mora com os tios desde o acidente que matou seus pais, quando era criança. Aos dezoito anos, ela decide estudar Agronomia na Universidade Federal de Viçosa, trocando o sul de Minas pela Zona da Mata do mesmo Estado na esperança de uma "mudança de ares". Em sua nova vida, ela conhece Sônia, amiga de infância de sua mãe e agora sua vizinha, que lhe conta a história de sua família materna, até então desconhecida para Flávia. Embora o passado não seja sua maior preocupação, Flávia reluta em aceitar seu destino e ainda precisa superar uma paixão não correspondida pelo seu melhor amigo. Para se ver livre dessa rejeição, ela tenta atrair sua alma gêmea para Viçosa e descobre que o grande amor de sua vida é uma pessoa que ela não suporta.

Sempre ouvi falar muito bem de Até eu te encontrar. Publicado pela primeira vez em 2011, a editora Novo Conceito confiou no título e fez o relançamento do livro. Todos os fãs vibraram e não deu outra: minhas expectativas que já eram grandes aumentaram e aquela vontade que eu tinha de ler voltou arrebatadora. Só que, quando pude finalmente ler, vi que isso tinha sido um erro. Não que o livro tenha sido ruim, mas me decepcionou uma vez que não atingiu todo o potencial que prometia.

Flávia acaba de se mudar para Viçosa, em Minas Gerais para cursar na Universidade Federal de Viçosa. Ela anseia por uma vida nova, longe da casa dos seus tios em Lavras. Tudo muda quando ela conhece Sônia, uma amiga de infância da sua mãe e passa a descobrir segredos que podem alterar todo o rumo de sua vida, inclusive atrair sua alma gêmea. O grande problema é que ela descobre não gosta tanto assim da pessoa, o que vai trazer diversas dúvidas sobre o verdadeiro destino dela.

- Coincidências não existem – disse Sônia. – O que acontece é que a vida sempre nos leva na direção de certas pessoas. p. 38
Imaginem a seguinte situação: você lê um livro e fica esperando por um ápice. Aquele momento que faz com que o livro saia da categoria bom e o coloque em ótimo. Só que sua espera acaba sendo em vão. Foi exatamente isso o que aconteceu em Até eu te encontrar: comecei a leitura com as expectativas lá em cima e, conforme eu ia lendo, ficava me perguntando: cadê a parte arrebatadora? E, mesmo que eu tenha esperado até a última página, ela não apareceu.

A autora Graciela Mayrink conseguiu fazer o que propôs: atingir o público-alvo com um livro que é despretensioso, bem gostoso de ser lido e ela faz isso com uma linearidade no enredo excelente, o que é bom uma vez que ela não se perde na história em que criou, deixando todas as pontas bem amarradas. Só que isso também foi ruim, já que não houve surpresas: tudo no livro é previsível. Desde os primeiros capítulos, já dá para saber qual será seu fim e, de certa forma, isso é frustrante quando você não sabe de antemão que isso irá acontecer.

Outra coisa que eu tenho que ressaltar é que a autora tinha um tema muito abrangente em mãos, que poderia ter tornado o livro totalmente diferente e muito melhor, mas optou por seguir o clichê. Não que isso tenha sido ruim, afinal, clichês só são utilizados porque funcionam, mas, particularmente, eu preferia ter visto uma abordagem diferente, sobre a qual eu não posso falar muito porque seria spoiler, mas aqueles que leram ou vão ler me entenderão.

Qualquer pessoa que os visse como casal, saberia na hora que um estava destinado ao outro. Ela sentiu uma lágrima escorrer pelo seu rosto enquanto um sorriso brotava em sua boca. p. 269/270
Mas, apesar disso, os personagens fizeram com que eu lesse o livro bem rápido. Como é uma narrativa em primeira pessoa, temos mais contato com a protagonista, mas vou ser sincera com vocês: eu detestei a Flávia. Ela é tão incerta que chega a ser chata. O que me encantou mesmo foram os personagens secundários: eles possuem características tão reais que eu consegui associá-los a pessoas que convivem comigo e eu adoro quando isso acontece. Mas tenho que dar um foco especial para a Sônia. Eu simplesmente adoraria vê-la em mais partes do livro, uma pena que isso não aconteceu.

Até eu te encontrar é um livro agradável de ler, mas não passa disso. Como coloquei muita expectativa, ele acabou me decepcionando. Mas, apesar disso e de ser previsível, é excelente para quem procura uma leitura rápida, leve, que com certeza vai acabar com a sua ressaca literária e vai se tornar ainda melhor se você não esperar muito. 

45 comentários:

  1. Olá.
    A pouco tempo estava vendo os lançamentos e agora uma resenha O_o
    Bom,eu juro que pela sinopse e pela capa ia ser ótimo,pena que ele não superou suas expectativas mas mesmo assim fiquei na curiosidade...
    Gostei muito da resenha.

    Beijocas

    Tamires C.

    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu não conhecia o livro e fiquei curiosa pra saber mais dele quando vi nos lançamentos, mas por causa da capa, que eu acho super fofa. rs
    Não criei muitas expectativas quando li a sinopse, mas mesmo assim coloquei ele na minha lista de leituras. Confesso que agora fiquei desanimada!
    Eu adoro quando a narrativa é em primeira pessoa, mas quando a protagonista é chata tudo desmorona! rs Pelo menos os personagens secundários foram bons.
    A melhor coisa é quando você lê um livro onde os personagens são tão reais que você consegue ver o quanto eles seriam pessoas que encaixariam perfeitamente em nossas vidas...acho isso incrível, torna a leitura tão mais mágica né?
    Eu até curto uma leitura clichê de vez em quando, mas não são todo que conquistam infelizmente. Então se eu ainda for ler esse livro, já sei o que me espera! rs

    Beijos :*
    http://viciosemtres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ahh, fiquei triste agora. Eu também to com uma expectativa lá em cima para esse livro. Ainda não li por falta de tempo, mas tava bem animada. Agora vou esperar um pouco, mas quem sabe eu goste. Vamos ver!!!

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  4. Parece ser realmente muito bom
    Já estou com o livro aqui e tenho que criar vergonha na cara para poder ler

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu sinceramente tenho muita raiva de clichês, o livro tem que ser extremamente bom pra que eu deixe essa parte pra lá, e esse não me parece o tipo de livro que isso aconteceria. Não planejo ler, pelo menos não por enquanto.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Luara! Por coincidência mesmo, rs, sua resenha caiu em minhas graças no tempo certo! No fim do mês terei de fazer uma prova do livro, através de minha professora Marina, autora do Simplesmente Ana, e não tenho lá grandes expectativas, apesar da história se passar numa cidade universitária a meia hora daqui, na qual sempre vou me divertir! Rs. Creio que o livro será legal por isto. Espero não notar as coisas tão de antemão como aconteceu com você.
    Ah, e meu blog está comemorando dois anos de existência, e está rolando uma super promoção valendo 4 incríveis livros! Passa lá depois quando tiver tempo para participar. :)
    Abraço,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  7. Ja tinha ouvido falar antes e nunca me chamou atenção :)
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro, mas quero ler, ainda mais por ser de autora nacional
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Tenho vontade de ler esse livro, e gosto de clichês, então... hahaha
    E a autora é uma fofa :3

    Bjo
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Luara,
    É péssimo quando criamos muitas expectativas com um livro e acabamos nos decepcionando. O livro parece bem fofo e leve, uma leitura para entreter e divertir.
    Beijos
    http://allmylifeinbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie Luara, tudo bom?
    Terminei de ler esse livro hoje e me deparei com sua resenha.
    Sinceramente, eu curti muito a história do livro. Acredito que quem queira ler algo mais relacionado com bruxas vai se decepcionar bastante.
    Mesmo sendo clichê eu gostei da narrativa, mas me incomodou o excesso de explicações sobre atitudes cotidianas dos personagens.

    Você gostou do Felipe?

    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Luara, tudo bem?
    Olha tenho interesse em ler esse livro, pela personagem ser de minha cidade! Foi a primeira vez que vi um livro cuja personagem fosse daqui. Mas enfim,logo pela capa eu imaginei que fosse um livro previsível.
    Espero lê-lo em breve, mas não darei prioridade agora!
    Beijos
    utopiaincessante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Luara (: Eu como a boa alienígena que sou, não conhecia o livro ainda, mas eu tenho que dizer antes de tudo que essa capa é mt cute <3 eeentão, ler um livro com muitas expectativas normalmente fazem a gente se decepcionar, é meio difícil o livro ser tudo que imaginamos, acho isso tão ruim principalmente quando o livro não é ruim dai eu sei que se eu não tivesse criado tantas expectativas eu teria gostado mais ); Gostei muito da resenha e principalmente os quotes!

    Já postamos lá, quer ler? Desde já obrigado!
    -Mica
    Fallen In Me

    ResponderExcluir
  14. Eu não conhecia esse livro e não sabia que ele já tinha sido lançado uma vez em 2011. Só esses dias que eu fui descobrir isso. Vi vários comentários positivos e fiquei super afim de ler. Espero não me decepcionar. hehe :)

    Beijos!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela resenha Luara! É tão ruim alimentarmos expectativas e depois acabarmos nos frustrando, né? Não tive esse problema com Até Eu Te Encontrar, pelo contrário, amei o livro, mas passei por isso com o elogiado O Projeto Rosie. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  16. E lá se foram minhas expectativas, rs.
    Sempre quis ler esse livro, porém fiquei com medo agora.
    Gostei de saber sua opinião
    bjos

    Blog Relíquias

    ResponderExcluir
  17. Oie Lu =)

    Eu li esse livro no ano passado e ao contrário do que aconteceu com você, ele se tornou um dos meus favoritos. Gostei justamente dessa lado despretensioso da história e talvez o fato de não ter tido muitas expectativas em relação a leitura ajudou também.

    Que pena que para você ele não conseguiu atingir toas as expectativas =/ senti o mesmo com Métrica recentemente.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  18. Me indicaram esse livro no skoob. Achei bem interessante e agora com sua resenha adorei, um dos livros que irei ler!
    http://pantera-selvagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Luara.
    Esse livro não chamou minha atenção, apesar de que mudança de cidade é um tema que me interessa porque já me mudei muitas vezes e conheço bem a ansiedade e as dificuldades de adaptação. Mas agora sabendo que não tem nada de extraordinário ou arrebatador, fiquei com menos vontade de ler. Ainda bem que ao menos foi uma leitura agradável.

    Beijos e boas leituras.
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Sério que você não se apaixonou? Eu pirei com este livro, achei sensacional, a autora nos pega com um elemento surpresa que dá todo um tchã na trama. Amei!

    Beijokss, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá Luara,
    Eu sei muito bem como é, ficamos cheio de expectativas e depois sermos decepcionados com um livro. Acho que na verdade, isso é com tudo que colocamos expectativas demais. Até a semana passada, eu não sabia que se tratava de um livro nacional, mas já havia me interessado pela premissa. Não gostei dessa capa, mas tenho vontade de lê-lo, agora vou com os pés no chão e quem sabe a leitura me surpreenda, né. Bjs

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Luara,
    Eu sei muito bem como é, ficamos cheio de expectativas e depois sermos decepcionados com um livro. Acho que na verdade, isso é com tudo que colocamos expectativas demais. Até a semana passada, eu não sabia que se tratava de um livro nacional, mas já havia me interessado pela premissa. Não gostei dessa capa, mas tenho vontade de lê-lo, agora vou com os pés no chão e quem sabe a leitura me surpreenda, né. Bjs

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá, Luara.
    Eu gostei bastante do livro, mas também o li em 2011 quando eu não conhecia nada sobre a história. Apesar de ter achado o livro muito bom, ele não tinha alcançado o patamar espetacular que muitas pessoas pintam, ele só me ganhou porque ele me surpreendeu durante a história.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  24. Oi Lu. #Acena
    Que pena que pra vc foi meio decepcionante. :(
    Eu comprei o livro, mas ainda não chegou. Espero não me decepcionar como vc.
    Adorei sua sinceridade na resenha.
    Caixinha de Correios #29.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Oie:)
    Que pena que você não gostou, mas eu estou com muita vontade de ler.
    Tomara que eu não me decepcione.
    Adorei a resenha♥

    Beijoss
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Parece uma história fofinha, só é uma pena essa previsibilidade. Ela me irrita quando eu adivinho todo o final sem que surja ao menos uma dúvida.

    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  27. Oi Lu! Eu também vi muitos comentários positivos sobre o livro e quando a editora anunciou que seria lançada uma nova edição eu fiquei animada, espero sinceramente não me decepcionar como você, mas depois da resenha vou ler ansiosa, e se esta protagonista for assim tão indecisa, com certeza vai tirar minha paciência.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  28. A capa é bonitinha e parece interessante, mas nunca tinha despertado "Aquele Interesse" em mim. Principalmente agora que eu soube que a história é previsível, fiquei muito mais desanimada, ainda mais porque a história parece ter um grande potencial pra ser espetacular. Não é minha opção de leitura, mas se eu tiver a oportunidade vou experimentar.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oii!
    Não sabia que era um relançamento. :O rsrs
    E pena que decepcionou, estava com tanta vontade de ler (amei a capa! Sim, sou dessas. hahaha), mas até desanimei.
    Ainda lerei, mas em um futuro bem distante. :P
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. E essa capa horrorosa? Como superar esse trauma?
    Pela sua resenha, acho que vou acabar gostando do livro... não tenho expectativas e a única coisa que espero é que seja uma leitura divertida, passatempo mesmo, sabe? Acho que ele encaixa bem nisso mesmo.

    ResponderExcluir
  31. Oi Luh, nossa menina já li resenhas falando maravilhas desse livro e agora vc vem e...
    Bem, entendi todos os seus comentários, então foi bom ter lido sua resenha antes de ler o livro. Estou pensando em me aventurar nele, pq já faz um tempo que quero lê-lo, desde que a Graci lançou a primeira edição. Mas agora sei o que devo esperar e não vou cometer o mesmo erro que vc, pois se não tivesse lido a sua resenha, provavelmente iria lê-lo repleta de expectativas e consequentemente ficaria como vc, frustrada com algumas coisas.
    Mas espero que isso não ocorra. Vou lê-lo mais na calma, sem grandes sobressaltos, e assim espero curtir mais a leitura.
    Bjokas flor.

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
  32. Oie sua linda, ótimo domingo =)
    Poxaaa, Lu agora estou aqui, necessitando desse livro, e vou falar por quê.
    Como você quero esse tempo há tempo, e ainda não o tenho :|
    Li a resenha de uma amiga blogueira, e costumo ter opiniões iguais, ela amo esse livro. Mas, você, que também respeito tua opinião, está dizendo que não gostou tanto assim, isso me dividiu. rsrs
    Agora, preciso mais que tudo para sabe o que eu irei achar!
    Contudo, agora fiquei com receio, mas já sei que não é para ir com tanta sede no pote, ou ficarei decepcionada, espero que a leitura venha me conquistar, já que cada um tem opinião e gosto particular.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  33. Eu acho o enredo desse livro muito interessante e adoraria ler. Agora que já li a sua resenha vou tentar não criar expectativas demais! Amei o post!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Que pena que ele não superou suas expectativas, mas só por ser agradável, eu já tenho curiosidade de ler.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Poxa, que pena que você não gostou do livro :/ Eu já o conhecia antes mesmo de ser relançado pela editora Novo Conceito, mas ainda não pude lê-lo... Recentemente, eu conversei com a autora e ela foi super fofa, isso aumentou ainda mais a minha vontade de dar uma conferida na estória. Vou esperar mais um pouco, acalmar essa curiosidade e ler "Até eu Te Encontrar" quando eu estiver precisando de um livro bem tranquilo... Ah, bom saber que os personagens secundários são bem construídos, por incrível que pareça, eu sempre acabo me apaixonando por algum deles hehe Curti a resenha! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oi Luara!
    Que pena que o livro não atingiu suas expectativas! Mas acontece né.
    Ainda assim gostaria de ler, parece ser bonitinho!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  37. Oiee ^^
    Eu gostava mais da capa antiga *-*
    Sempre quis ler esse livro, mas agora que você disse que ele não atingiu as suas expectativas, confesso que desanimei um pouco...
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Não conhecia o livro, mas fiquei curiosa. O cara da foto é o Zac? kkkk

    ResponderExcluir
  39. Gostava da capa antiga desse livro, achei essa nova feia.
    Muito boa sua resenha, te entendo e informo que venho percebendo que atualmente muita gente vem se decepcionando com os livros em geral pq criam muita expectativa, então estou tentando ler com a mente mais aberta e sem tanta exigência, quer dizer leio observando o que tem de bom e ruim e o que o autor quis passar com aquela história.
    Beijinho e boa sorte nas próximas leituras.

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  40. não sabia que o livro era um relançamento :O
    é, sempre que lemos um livro assim com muita expectativa, nos decepcionamos né =/
    parece ser um livro leve, rápido de ler... estou curiosa para ler ele!! *-*

    ResponderExcluir
  41. Eu não tinha expectativa alguma com esse livro. Já tinha lido sim comentários positivos sobre ele, mas, sei lá. No final, até que gostei (: Nossa, ele tem bastantes ressalvas, mas a leitura é agradável.

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. Hey Lu!

    Este livro está na estante esperando para ser lido. Estou curiosa, mesmo depois de saber que ele é meio previsível e clichêzento. hahha Altas expectativas é um porre, mas que bom que li sua resenha, posso me preparar psicologicamente haha
    Bjs!!

    Mary - Jardim de Borboletas

    ResponderExcluir
  43. Oi, Luara!
    Meu deus, eu não fazia a menor ideia de que esse livro era um relançamento #vergonha Bom, como também nunca tinha visto nenhum comentário sobre o livro, não tenho nenhuma expectativa sobre o mesmo (pra ser sincera julguei pela capa e, por isso, não estava esperando muita coisa rsrs) É realmente muito chato quando frustramos nossas expectativas com um livro, principalmente porque sabemos que a "culpa" é nossa hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  44. Woooow, não sabia que esse livro era relançamento! Fui procurar a primeira edição aqui e só posso dizer que seria melhor ter mantido aquela capa, porque essa é cabulosa (Novo Conceito e suas capas padrão Paint de qualidade).
    Enfim, eu adoro livros nacionais e sempre tento ler, mesmo que a história não pareça ser muito boa porque eu sempre consigo me identificar com alguma coisa. Mas esse livro... Parece tão americanizado! Essa história de pais que morrem em acidente de carro, trocar de cidade pra ir estudar etc etc. Claro que acontece em todos os lugares, mas pra mim, cheira a Sessão da Tarde.
    Bom, esse é um livro que vai láaaa pro final da minha lista de leitura, pra quando eu não tiver mais nada pra ler.

    Bjs, Lu! http://nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. O livro é otimo sem palavras para ele a graziela esta de parabens

    ResponderExcluir