19/10/2013

Resenha: Limiar

Título: Limiar
Autora: Jessica Warman
Editora: Galera
Páginas: 392
Liz Valchar sempre teve tudo o que poderia desejar. Dinheiro, beleza, um namorado perfeito e, agora, uma festa de aniversário no iate particular, na companhia de seus cinco melhores amigos. Mas quando ela acorda no dia seguinte, percebe algo errado. Boiando na água, bem ali, entre o barco e o cais, está o corpo de uma adolescente. Ao observar melhor, Liz percebe horrorizada, que aquele é o seu corpo. E que ela está morta. A única companhia dela é Alex, um menino que morreu um ano antes em um acidente de carro. Juntos, tentarão solucionar o mistério da morte dela, reconstruindo seus últimos dias de vida.


Como eu adoro me surpreender com um livro! Ultimamente, isso estava acontecendo pouquíssimo. Já tinha até esquecido o quanto é bom começar a ler uma história, esperar algo totalmente diferente dela e não me decepcionar com isso. Mas foi exatamente o que aconteceu com Limiar: ele me ganhou em todos os sentidos possíveis e ainda me arrependi de não tê-lo lido antes. Fechei o livro com aquela sensação de plenitude, de que o livro conseguiu cumprir todas as premissas e foi além.

Liz Valchar tinha tudo que uma garota poderia querer: popularidade, coisas materiais e um namorado e um pai que fazem tudo por ela. Todo o seu mundo desaba, quando, em sua festa de 18 anos, encontra seu próprio corpo afogado. Agora Liz é um fantasma e está presa no limiar entre a vida e a morte com Alex, o garoto antissocial de sua escola que morrera um ano atrás. Juntos, eles precisarão buscar respostas para descobrir o motivo de estarem ali.

Não é um peixe; é uma pessoa. Uma garota. O cabelo dela é comprido e louro, quase branco, e a cor bonita e natural cintila debaixo da água. (...).
As botas foram presente de aniversário dos pais. Ela as tinha usado com orgulho a noite toda (...).
Como sei de tudo isso? Porque as botas são minhas. Assim como as roupas. A garota na água sou eu.
Grito de novo, alto o bastante para acordar todo mundo em um raio de um quilômetro e meio. Mas tenho a sensação de que ninguém pode me ouvir. p. 12/13
A primeira coisa que pensei assim que terminei Limiar foi: que livro incrível. Estava tão maravilhada que eu não consegui me conter e comecei a falar com meus amigos mais próximos o quanto esse livro era perfeito e o quanto eles precisavam lê-lo logo (ainda bem que eles já sabem como sou...)! E aqui estou eu, tentando me controlar para não me empolgar demais, afinal, há muito tempo um livro não me agradava assim, do começo ao fim, sem perder a qualidade ou se arrastar durante o percurso.

Um fato: eu esperava um livro totalmente diferente. Esperava uma história mais sombria e foi exatamente por isso que eu adiei a leitura: não estava em um bom momento para isso. Só que, ao começar a leitura, vi que Limiar era totalmente diferente. Sim, ele ainda lidava com toda a questão de vida e morte, mas de uma forma bem mais leve, de forma que a temática não fica pesada, já que o livro é voltado para jovens. Mas, apesar do público alvo, autora Jessica Warman criou um enredo que consegue agradar a todos.

Isso ocorre porque ela consegue embutir diversas críticas sociais no enredo aliado com seus personagens muito bem construídos. Encontramos bullying, pretensão, inveja, a corrupção causada pelo poder aquisitivo. Vemos que todos estão sujeitos a fraquezas e ao apelo que tudo isso tem. É por isso que seus personagens são perfeitos em suas imperfeições: todos evoluem de alguma forma. Ao chegar às últimas páginas, percebemos que nenhum deles é o mesmo que daqueles que conhecemos no início. Sinceramente, eu adoro quando isso acontece. Dá um propósito para tudo aquilo que aconteceu.

Por causa disso eu fui levada pela história e quando percebi o livro já tinha acabado. Limiar segue um ritmo contínuo de mistérios: sempre há algo para ser descoberto. Essa curiosidade de saber como tudo aconteceu na vida e na morte de Liz e Alex faz com que a leitura seja rápida, mesmo que o livro tenha quase quatrocentas páginas. Em nenhum momento você tem aquela sensação de que as páginas estão ali somente para cumprir um número: tudo tem um significado. É isso que dá a dinâmica para o enredo e a autora não se perde em momento algum.

Pela primeira vez desde que encontrei meu corpo na água, a verdade parece real. Parece indiscutível. Não estou sonhando. Não é um pesadelo do qual vou acordar. Estou morta. p. 29
Lidar com a morte não é fácil. Escrever um livro em que a morte está presente em todos os momentos é mais difícil ainda. Jessica Warman criou um livro sensível e conseguiu mostrar várias partes dela, principalmente a dor de quem fica e a dor de quem se foi. Como é uma narrativa em primeira pessoa do ponto de vista de uma pessoa morta, isso fica ainda mais visível. Essa foi uma das características de Limiar que mais me encantaram.

Um livro que me deixou pensando em diversas coisas. Até agora a história está em minha mente e acredito que ainda vai permanecer comigo por muito tempo. Ele me tirou o fôlego, literalmente falando. A cada vez que olho a capa dele (que, aliás, faz muito sentido para o enredo) sinto como se ela me transferisse para a história novamente. Limiar é um daqueles livros que merecem ser lidos, não importa quem você seja ou no que você acredita. Ele com certeza vai te surpreender. 

50 comentários:

  1. Adorei sua resenha, acho que transmitiu bem do que se trata o livro. Tbm achei que seria sombrio (até que eu gosto,não posso negar), me convenci a ler.

    Também estava sofrendo por um livro que me animasse de vdd, sabe? O ultimo que li cumpriu esse papel e fez o que vc falou: deu a sensação de plenitude pq todos os personagens evoluíram com a história :)


    beijos
    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que bom que a leitura valeu tanto! Realmente a história parece surpreendente e bem reflexiva... Já li vários elogios sobre o livro.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha.
    Confesso que apesar da sinopse ter me chamado muito a atenção, também pensei que o livro era mais pesado, por ter essa coisa de morte e tudo mais.
    Muito bom saber que além de ser tratado de uma forma ainda é surpreendente e sensível.
    Me deixou com mais vontade de ler.
    BJo

    ResponderExcluir
  4. Nossa eu vi vc comentando muito sobre esse livro no twitter então resolvi ler a resenha! Confesso q me surpreendeu a sinopse dele e sua resenha pois não esperava uma história assim!
    Fiquei muito curiosa com o livro vou arrumar uma oportunidade de ler esse livro!
    =D

    ResponderExcluir
  5. Entrando em depressão em 3...2...1... Eu te falei que estava com boas expectativas com esse livro, aí você me vem com essa super empolgante resenha. Expectativas nas alturas.

    Ainda nem tinha me tocado nisso, (tudo bem não sabia que erra narrado em primeira pessoa), mas é a visão de uma pessoa morta. Preciso mais que tudo desse livro.

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, que resenha incrível, não sabia do que se tratava a história, fiquei curiosa, adoro histórias sobre fantasmas, a minha preferida é The ghost and the goth, que tem bastante humor apesar de tudo. Vou colocar na minha lista de desejados.

    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha lido uma resenha desse livro e tinha ficado muito tentada a lê-lo, eu gosto de livros que falam da vida depois da morte mesmo que ninguém possa saber como é. Só não anotei esse livro na minha lista de desejados ainda porque a lista já está grande demais.
    Abraços, Raquel.

    ResponderExcluir
  8. Oi, oi!
    Parabéns pela resenha.
    Conhecia esse livro e algum de post de lançamentos por aí. Não tinha lido nada sobre ele ainda além disso e fiquei curiosa.
    sete-viidas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu tinha lido uma resenha negativa desse lido e perdido todas as minhas expectativas, porque desde que a editora anunciou o lançamento, eu me interessei justamente pela protagonista encontrar seu próprio corpo e toda essa temática do limiar entre a vida e a morte. Sua resenha me animou e me mostrou que posso ler o livro sem hesitação, e além disso, essa capa ´muito bonita! Só quero saber se é livro único :D

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu até leria, mas não vou lê-lo por falar de um espaço entre a vida e a morte, coisa que eu não creio, sabe? Mas parece ser bem interessante :)

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Luara esse livro é um dos meus desejados desde que foi lançado nos EUA. A premissa do livro é bem interessante e sua resenha só contribuiu para eu ficar morrendo de vontade de lê-lo.
    Beijos
    http://allmylifeinbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Você me deixou empolgada Luara.
    A premissa desse livro me agrada muito e fiquei bem interessada na narrativa..
    ;)
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Sua resenha me contagiou Luara.... dá vontade de sair correndo e comprar e começar a ler esse livro agora mesmo....

    Adoro um suspense e com toda certeza vou gostar muito de Limiar.

    bjssss

    Bianca

    ApaixonadasporLivros

    ResponderExcluir
  14. Não sabia muito bem do que se tratava o livro, mas sua resenha não me deixou nenhuma duvida e como sempre e aguçou minha curiosidade se lá se aumenta o numero dos meus desejados :)
    Brubs

    ResponderExcluir
  15. Estou louca para ler esse livro, estou participando de várias promoções para ver se ganho ele! Parece ser muito bom, quer dizer, para mim a história me intriga muito!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Depois dessa resenha espetacular, o livro foi para os meus mais desejados do momento. A história parece muito interessante!!!!

    Beijos,
    http://fakereader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Esse livro está na minha lista de desejados. Uma amiga me falou tão bem dele, que não posso deixar de tê-lo. Ainda mais depois da sua resenha!

    Beijos
    Isa
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa eu nunca tinha nem escutado falar sobre ele! Parece maravilhoso, vou colocar na listinha e espero gostar tanto quanto voce. Otima resenha!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Não é bem o estilo que costumo ler, mas já vi muitos comentários positivos em relação a escrita da autora.

    Visita o meu cantinho e se puder segue, =D
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Finalmente uma resenha animadora desse livro! Fiquei mega curiosa com a premissa, até porque depois que li Antes que eu vá da Lauren Oliver estou morta de curiosidade com relação a essas meninas tipicamente populares das escolas do EUA.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Depois de ler tua resenha não tem como não querer o livro pra já!
    Adorei a sinopse, e fiquei ainda mais interessada depois disso.
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Estava acreditando que esta leitura seria um tanto quanto pensada. Bem, fico ainda mais animada em ler este livro ao saber que foi tudo tratado de uma forma sensível. Fiquei curiosa com a leitura, afinal, é um tema que raramente é abordado de maneira satisfatória. Parabéns pela resenha, excelente!

    Beijos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  23. Oiee, tudo bem?

    não conhecia esse livro, mas depois que li a sua resenha me veio a pergunta: COMO eu nunca tinha ouvido falar desse livro? Parece ser uma história bem interessante e adoro livros que discutem temas bem atuais como o bullying, etc. Gosto de livros que tiram nosso fôlego. Acredito que vou gostar bastante de Limiar.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. este livro parece ser incrível! gostei muito da sua resenha, e a capa parece ter tudo a ver com a história mesmo!
    estou beeeem curiosa para ler ele, parece ser uma história totalmente envolvente, e como você falou, é um tema bem complicado mesmo... espero que a autora tenha conseguido dominar bem o tema!

    ResponderExcluir
  25. Achei que era mais um livro de fantasia e nem dei muito por ele... Mas peraí! Amei sua resenha, que me contou o que eu precisava saber: uma trama bem contada, com surpresas e que vai me deixar grudada até o final! Adoro quando as personagens são desnudadas aos poucos e ficamos refletindo sobre a natureza humana... Falar sobre a morte pode criar clichês, mas vejo que aqui vou ter uma grata surpresa. Espero ficar tão empolgada como vc!

    ResponderExcluir
  26. Ótima resenha. Fiquei muito curiosa por esse livro.

    Bjus
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá Luara,

    Se dependesse da capa nunca iria pegar esse livro para ler a sinopse, mas a sua resenha me deixou curioso, que bom que existem blogs né?

    Abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. OIe Lu
    eu nem ligava muito pro livro, mas aí o começo da sua resenha já me deixou como? eufórica por demais. Tenho nervoso de capas que trazem pessoas em água (acho que é trauma por não saber nadar, e quase ter morrido afogada), mas amei a premissa, ainda mais por tratar de morte e vida de uma forma leve, como você citou. Quero ler pra ontem.
    bjo
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Lua.
    Nossa, fiquei tão fascinada pela sua resenha.
    E essa capa em? Eu sou apaixonada por essa mistura de agua e histórias kkk
    Adorei a resenha e quero esse livro, pra ontem.
    Beijos

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  30. Nossaaaaaaaaaaa não conhecia o livro RSRS e agora fiquei curiosa com a leitura.
    Bjs
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Lu, está bem difícil para mim me surpreender com livros também, e é tão bom quando acontece!!
    é por isso que adoro visitar os blogs amigos e ver as resenhas, sempre distinguimos esses livros nas resenhas, dá para sentir o que o livro proporcionou..
    Este livro já está nos desejados e quero muito mesmo..
    Já leu o Trono de Vidro?
    Eu estou amando!! Acho que irá gostar!!

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Meu deus, que resenha!
    Estou precisando ler o livro nesse exato momento, rs.
    Adoro livros que são narrados em primeira pessoa, me sinto muito mais intima dos personagens... E mais emocionada com a história.
    Essa parece ser uma história triste, mas que vale muito a pena de ser lido.
    Com certeza está na minha lista de próximas aquisições!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oi Lu, dá para ver sua empolgação com o livro pela maneira como você se expressou nessa resenha. Também imaginava ser um livro mais sombrio, que bom que não é isso. Fiquei bastante curiosa para ler agora, acho que está faltando uma leitura assim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  34. A história parece bem original, gostei da capa também :D
    Tô precisando de uma leitura dessa que te tira o fôlego... quer dizer, ando sempre precisando *u*
    Ótima resenha!
    xoxo

    ResponderExcluir
  35. Esse livro parece ser SENSACIONAL. Parabéns pela resenha.

    Abraços,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  36. Gostei da trama e da ideia do livro ser narrado pela protagonista, mesmo ela estando morta, deve ser bem interessante acompanhar suas descobertas.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Já tinha vontade de ler esse livro, vendo a sua empolgação com ele então! Vou querer ler logo com certeza *_*

    Beijo
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Já tinha visto esse livro em algumas livrarias, mas não gostei muito da capa e ela tb não chamou muito atenção... MAS gostei bastante da resenha, já anotei o titulo do livro

    bjo

    Pah - Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  39. Não conhecia, fiquei morrendo de vontade de ler.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  40. Não conheço esse livro, mas achei a capa lindaa.
    Sempre o que olho primeiro é a capa antes de ir para
    a sinopse, kkk não tem jeito. Adorei a resenha
    que sabe um dia não vá ler
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Estou completamente encantada pelo enredo desse livro. Sério, que história fantástica, conseguiu chamar a minha atenção e me deixar louca pra ler! Amei a dica! *-*
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Olá.
    Ainda não o conhecia.
    Fico imensamente feliz que tenha gostado, afinal seu post foi pura empolgação e satisfação (=

    Fique encantada e sua resenha só fez ficar curiosa quanto ao livro.
    Beijos.
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Olá Lú!Tudo bem?
    Bom,eu já tinha lido uma resenha sobre este livro,e a sua é a segunda e digo, que sua resenha foi a mais bem detalhada e explicativa sobre o que esperar deste livro.
    Primeiro eu me interessei por ele pelo mistério,pois se trata de vida e morte, o mistério esta envolvido.Porem não sabia do drama que ele carregava,aquele drama que nos faz lamentar e sentir cada partícula da leitura.
    Antes ate que eu estava gostava dele,mas agora você acabou de deixar uma leitora ansiosa para a leitura(e o pior que não tenho o livro para saciar.Hahahahahaha).
    Flor parabéns pela resenha!

    PS:Sei bem como é gostar de uma leitura, e tentar não falar muito.Alem de ficar com ele a cabeça.Hahahahaha

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  44. Oi,
    Nossa com uma resenha tão positiva dessa vou precisar ler esse livro!
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  45. Como me arrependi de não ter lido este livro. Putz!!
    Com essa resenha eu tenho vontade de bater a cabeça no teclado e gritar como sou burra, rsrs.
    Mas isso ainda pode ser arrumado né?! Claro que eu quero ler!!

    Resenha perfeita, apaixonada, envolvente e alucinada!!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Nossa, adorei o que você escreveu sobre o livro...fiquei com super vontade de ler... já até anotei o nome para não esquecer
    adoro livros surpreendentes, e faz tempo que não leio um que me tira o folego ^^
    xoxo
    Isis - minhaestantecolorida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  47. Oi Luara desde que vi seus surtos no twitter fiquei bastante curiosa sobre o livro. Na verdade nem esperei pela sua resenha e já sai procurando coisas sobre ele por ai. Fiquei bem curiosa e empolgada. Há muito tempo não me sinto tentada a ler um livro como esse.

    Beijos
    Caline
    http://mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  48. Já tinha colocado ele na minha lista, agora então amiga!!!!
    É ótimo quando o livro conquista a gente desse forma da gosto de ler, adorei sua resenha!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  49. Wow, só pela capa já dá pra perceber que é um livro tenso e lindo. Adoro livros lindos, hahaha. E tristes. Esse parece ser lindo e triste. Must read!!!!
    E me lembrou o Se Eu Ficar, da Gayle Forman, que tem uma temática parecida. Se você ainda não leu, pode tratar de ler o quanto antes, porque é ótimo!

    Bjs! http://nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  50. Nossa como você consegue escrever as melhores resenhas? Estava com saudade de ler elas. Bom, é a primeira vez que leio algo sobre o livro, e fico feliz por se algo que me fez ter um visão tão positiva sobre Limiar. Agora estou simplesmente morrendo de vontade de lê-lo. *0*
    Parece ser ótimo, e você me deixou cheia de expectativas.
    Beijos Lu,
    Segredo de um Mundo

    ResponderExcluir