25/10/2013

Resenha: Perdida

Título: Perdida
Autora: Carina Rissi
Editora: Verus
Páginas: 364
Sofia vive em uma metrópole, está habituada com a modernidade e as facilidades que isto lhe proporciona. Ela é independente e tem pavor a menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são os que os livros lhe proporcionam. Mas tudo isso muda depois que ela se vê em uma complicada condição. Após comprar um novo aparelho celular, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século XIX, sem ter ideia de como ou se voltará. Ela é acolhida pela família Clarke, enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de voltar para casa. Com a ajuda de prestativo Ian, Sofia embarca numa procura as cegas e acaba encontrando algumas pistas que talvez possam leva-la de volta para casa. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos...


Após desejar por quase dois anos esse livro, finalmente tive a oportunidade de lê-lo. Agora não tenho certeza sobre as palavras certas para começar a falar sobre ele. Afinal, como falar sobre um livro que superou tanto as minhas expectativas que até me deixou assustada com isso? Ainda mais porque eu estava com um medo daqueles de me decepcionar, porque vocês sabem que sempre que a gente espera muito de um livro, estamos muito sujeitos a isso. Mas, felizmente, isso não aconteceu. O resultado foi ter mais um livro favorito em minha estante.

Sofia não consegue se imaginar vivendo sem o mínimo de tecnologia por perto. Sempre foi dependente das facilidades do dia-a-dia. Quando ela perde seu celular por acidente, se vê obrigada a comprar outro aparelho imediatamente. O que ela não sabia era que o novo aparelho não era um simples smartphone: através dele, ela foi transportada para o século XIX. Perdida, acaba sendo acolhida pelo charmoso Ian Clarke, que irá fazer com que sua vida mude completamente.

Onde estavam os prédios? Onde estava a rua? Onde estava a praça em que tropecei meio minuto atrás?, perguntei-me, desesperada. Eu me encontrava no chão de um vasto gramado – como um campo de futebol –, no qual havia apenas uma árvore de médio porte a alguns metros. Notei uma estreita estrada de terra batida onde deveria estar a rua. (...)
Olhei freneticamente em todas as direções e não havia nada ali. Nada! As pessoas, a cidade, tudo havia sumido. p. 29
Que livro é esse? Estou absolutamente apaixonada por Perdida! Preciso dizer que todas as pessoas tinham razão quando falavam que eu tinha lê-lo logo. A autora Carina Rissi conseguiu criar um enredo que mistura simplicidade e originalidade, que ganha o leitor logo nas primeiras páginas. O melhor é que, quando você se dá conta, não tem mais como fugir. A leitura se torna rápida e cada vez melhor, o que fez com que Perdida se tornasse um livro simplesmente arrebatador.

Viajar no tempo ainda não é possível, pelo menos que a gente saiba, não é verdade? Mas Carina Rissi fez com que essa temática se tornasse tão palpável que em nenhum momento duvidamos de que aquilo realmente poderia acontecer. Com um enredo totalmente voltado para o romance, a condução é o que faz a diferença para que a história se tornasse única. A narrativa da autora é tão deliciosa que as páginas transcorrem sem que você ao menos perceba que isso aconteceu.

A ambientação do livro nos leva ao ano de 1830, onde os costumes são totalmente diferentes dos atuais. Então imaginem a situação em que a protagonista se encontra: tudo completamente diferente do que ela está acostumada e ainda encontra um homem super charmoso disposto a fazer de tudo para deixá-la confortável, quase um príncipe. Essa é a grande sacada da autora: fazer com que dois mundos totalmente opostos se choquem e faça com que os personagens tentem se adaptar ao máximo um ao outro. E tenho que dizer que isso é sensacional!

Por ser uma narrativa em primeira pessoa, temos uma visão maior sobre os sentimentos da Sofia, que é uma protagonista bem interessante. Desbocada, adora um bom rock e apreciadora de Jane Austen. Sinto que muita gente vai se identificar com ela. Mas, apesar disso, temos uma visão muito ampla de todos os outros personagens. Ian Clarke é quase um Mr. Darcy. Aquele homem que todas as mulheres sonham, sempre tão romântico e tão dedicado. Não dá para não se apaixonar e não torcer por esse casal com todas as forças!

Ian parecia mais velho. Não apenas na aparência, mas pelo modo de falar também. Talvez parecesse mais velho por causa do tamanho. Ian era muito alto. (...) Eu sabia, por experiência própria, que pessoas grandes sempre tinham problemas de coordenação motora. E apesar de ser uns bons vinte centímetros mais alto que eu, Ian não parecia ser tão atrapalhado. Ao contrário, cada movimento seu era tão elegante que me flagrei algumas vezes observando a forma como ele caminhava com extrema segurança, os ombros largos sempre eretos, a forma como seus lábios se moviam quando falava... p. 59
É claro que existem sim coisas que eu não curti muito em Perdida. Algumas revelações foram muito abruptas e muito bem aceitas quando não deveriam ser e o enredo perdeu um pouco da dramaticidade que poderia ter. Não que isso tenha sido um ponto muito visível em relação ao restante do enredo, mas precisa ser comentado.

Resumindo, Perdida é um livro sensacional. Pode e deve ser julgado pela capa, que, além de ser linda, resume partes muito importantes do enredo. Esse é um livro daqueles que você pega para ler e só consegue parar quando não há mais páginas a serem lidas, ainda mais se você for fã de romances. E a autora já anunciou uma sequência! Mas fiquem tranquilos: o livro tem um final bem definido e não é preciso ler a continuação para entender, mas eu aposto que vocês irão querer lê-la também. Ainda tem mais: Perdida vai virar filme! E aí, ainda precisa de mais motivos para vocês lerem esse livro logo? 

42 comentários:

  1. Delícia de livro... Ainda bem que ela anunciou sequência né?

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Amo de paixão esse livro! Foi o primeiro romance nacional que eu resolvi dar uma chance e ler, e sabe de uma coisa? Não me arrependi.
    A história é lindíssima. *-*

    Beijos,
    Resenhando Books

    ResponderExcluir
  3. Um livro que supera nossas expectativas, que nos faz sentir indo á uma outra época diferente da nosssa, fiquei com vontade de ler, mas antes tenho que ler Gélido! Até mais, e ótima resenha (Como sempre). http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu quero ler esse e o outro livro da autora, dizem que ambos são muito bons. Até pouco tempo atrás eu não tinha muita curiosidade de ler Perdida, porque pensei que ele fosse só mais um clichê, mas quando vi que tinha a viagem no tempo fiquei muito instigada. Vou ver se surge alguma oportunidade de adquirir esse ano ainda.
    Abraços, Raquel
    Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  5. Eu amei esse livro assim como amei Procura-se um marido. A Carina me conquistou, virei fã. O livro é ótimo, faço das suas palavras as minhas! <3 Estou ansiosíssima pra ler Perdida 2 e assistir o filme! hehe

    ResponderExcluir
  6. Ah esse livro é maravilhoso!! ♥
    Quando eu li ele eu quase comi o livro de tão rápido que foi a leitura. Ian é umfofo e Sofia, meu deus, doidinha. HAHAH

    Vai rolar sessão de autógrafo da Carina Rissi aqui em SP e eu não vejo a hora de ir e ter meu livrinho autografado. haha ♥

    Beijos!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Todo mundo fala maravilhas do livro, mas você vendeu agora, Lu! Sério, preciso dar uma chance a esse livro, mesmo não sendo tão fã assim de romances. E hoje tem tanto nacional bem escrito, né? Mata de orgulho

    Beijitos

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não sei o motivo de não ter comprado o livro ainda XD Eu sou fã de fantasia, mas tenho uma queda por romances e acho que Perdida logo, logo vai ganhar uma espacinho na minha estante. Adorei sua resenha!

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Luara, discordo de você em vários pontos :/
    O livro é muito mais ou menos, achei amador.
    Mas super concordo com você nisso da revelação ser muito "natural" pro Ian e você é a primeira que vi que citou isso, muito bem ^^ Não curti a leitura, só serviu pra me empacar rsrs
    Beijos
    Lucas ~ Descobrindo Livros

    ResponderExcluir
  10. Eu não gosto muito quando as coisas se resolvem muito fácil e as pessoas aceitam as coisas bem demais, rápido demais, mas mesmo com esse contra, morro de vontade de ler o livro!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. No começo eu fiquei pé atrás porque me irritava com a quantidade exagerada de gírias que a protagonista utilizava em seus diálogos. Porém, com o passar do enredo acabei aceitando esse hábito.
    A história é muito boa! A coisa toda é muito engraçada e, por diversas vezes eu me diverti com a protagonista e suas trapalhadas.
    O Ian é de outro mundo. Praticamente um Mr. Darcy, o que faz qualquer menina suspirar e se apaixonar.

    ResponderExcluir
  12. Olá Laura!

    Quanto tempo que não passava por aqui, já estava com saudade! HAHHASHDKJA

    Nossa, faz muuuuuuuuuito tempo que quero ler esse livro, tanto tempo, que tinha até esquecido que queria. Pouco doida não?!

    ASÇDJAKSJDKLASD

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lu.

    Que legal. Vi esse livro num blog hoje cedo, eu não o conhecia, acredita? Fiquei contente por ele ser tão bom. Quem sabe entra para a minha enorme lista de leitura? Amei o tema e o enredo, parece mesmo muito agradável. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  14. Todas as resenhas que eu leio desse livro são falando super bem dele.
    Faz muito que eu tenho vontade de ler, desde quando ele foi lançado a um preço exorbitante pela Baraúna. Por causa disso fui deixando e acabei esquecendo.
    MAs adorei sua resenha e me fiquei super curiosa de novo para ler o livro.
    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Oie Lu =)

    São tantas resenhas positivas desse livro que vou ter que comprar ele logo *-*
    Simplesmente adoro essa capa, e pelo visto a história também vai me deixar encantada.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  16. Lu, esse livro me transformou fã da autora, fiquei vidrada no jeito dela de escrever e ja estou ansiosa por próximos livros!
    Ian é o cara dos sonhos de toda a mulher e a nossa Sofia além de confusa, divertida e atrapalhada tem muito de nós nesse ato de ser ultra tecnológica!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu,
    Pela capa, nunca imaginei que o livro envolvesse viagem no tempo hehehe
    Embora não seja o meu genero favorito, achei a premissa mto original e criativa.
    Fiquei curioso, mas com tanto livro para ler, acho difícil arrumar tempo para Perdida.
    Abraço,
    Alê
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Luara, me apaixonei por sua resenha. Esse ano eu li Procura-se um marido da Carina Rissi e adorei o livro, então sai igual uma doida pra comprar Perdida, precisa ler de qualquer maneira, comprei o livro assim que foi relançado, e sabe o que aconteceu? Ele ainda esta na minha estante esperando sua vez... depois de ler sua resenha me peguei pensando porque eu ainda não li?
    Pois bem Perdida acabou de entrar na minha relação de livros para novembro.
    Adorei perfeita! Me deixou com água na boca.

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu realmente me identifiquei super com a Sofia. Acho que nunca me senti tanto dentro de um livro, até na questão de ter fobia de se apaixonar, casar essas coisas rs
    Carina Rissi realmente se tornou minha autora nacional preferida com esse livro! Li super rapidinho, super desesperada. Ri, chorei... me desesperei! hahahahaha
    E ela ainda é um amor de pessoa né? Nem tem como não amar essa mulher!
    Quero ler procura-se um marido dela tbm rs

    beiijos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Eu tô lendo esse livro, realmente ele é tudo que vc falou e mais.
    Estou encantada =)

    Juliana Lira- Reticências...
    http://www.reticenciando.com/

    ResponderExcluir
  21. Posso estar completamente enganada..mas: essa imagem não é repetida? diga, a imagem da capa.... jurava que já tinha visto noutro livro, com outra história (claro...).
    :::: {Emilie Escreve} | @suzidono

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzi, talvez você esteja falando da capa da outra edição do livro, publicado pela Baraúna. Ele foi relançado esse ano com a mesma capa pela Verus. Agora, se tem outro livro com a mesma capa, eu não sei. Nunca vi por aí, pelo menos...

      Excluir
  22. Oie Lu,

    Adorei a resenha, desde o lançamento eu também desejei esse livro e somente este ano consegui lê-lo também. hihihihi
    Gostei bastante do enredo e achei bastante divertido, uma leitura rápida e descontraída. Acho que vale a pena todo mundo ler...
    Estou empolgada com a continuação de Perdida, com certeza, vou fazer de tudo para ler.

    xoxo
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  23. Ganhei o livro e ainda não li. Fiquei mesmo curiosa com essa leitura. Primeiro pq adoro um bom livro nacional. Depois pela viagem no tempo… olha que eu adoro o passado, hahaha, sou romântica demais e adoraria uma experiência dessas!
    Lembrei do filme Kate e Leopold, com a divertidíssima Meg Ryan e o TudoDeBom Hugh Jackman, já viu? Pois ele é transportado para os tempos modernos, vindo de outro século – é o avesso de Perdida. E as situações dele são hilárias!
    Mas em Perdida, imagino que deve ser complicado voltar a um tempo de coisas lentas, calmas, sem a loucura de nossos dias. Para uma viciada em tecnologia deve ser enlouquecedor! Mas um grande amor pode fazer rever nossos conceitos, não é? Se fosse comigo acho que me adaptaria muito bem!
    Vou ler sim, quero saber como isso acaba…

    ResponderExcluir
  24. AI LUARA, ESTOU NA MESMA SITUAÇÃO!!!!!! Quero esse livro desde a época da Baraúna e esse ano, finalmente consegui comprar. Agora estou numa ansiedade absurda pra ler, mas tenho uns livros fazendo aniversário na minha estante, então tenho que lê-los primeiro.
    Acho que vou gostar, pois tenho essa mesma história de expectativas que você. E se o livro superou as suas expectativas, acho que vai lidar bem com as minhas, hahaha

    Bjs! http://nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Hey Luara!
    Adorei a resenha, eu dei 'mole' deveria ter comprado esse livro na Bienal!
    Lembro que quando comecei o Obsession a autora estava super divulgando ele, ainda...

    E adorei saber que terá filme!

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  26. Oi Luara,
    tudo bem?
    Eu estou literalmente "Perdida" se não ler esse livro!!! (risos...) Acabei de ler a resenha do outro livro da Carina, que também é muito bom. Estou sem tempo por conta dos estudos, mas em breve, pretendo ler os dois.
    beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Luara,

    Eu sabia que você ia gostar desse livro! Além de ser uma história muito gostosinha de ler, a narrativa dela nos prende, né? Eu estou louca para ver como será o filme. E ainda me disseram que terá o segundo livro! Será que vai ser tão bom quanto o primeiro? Espero que sim, hein. E não tem como não se apaixonar pelo Ian! Que homem mais perfeito... Fico feliz que tenha gostado, hehe.

    Beijos,
    comoum-sonho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. eu já estava curiosa para ler este livro, ai quando soube que ia virar filme... fiquei mais curiosa ainda
    mas acabei não comprando ainda =/
    parece ser lindo mesmo... super divertido e engraçado!
    quero/preciso ler logo ;~~

    ResponderExcluir
  29. Oie Lu
    desejei perdida por anos também, comprei, e vergonha não ter lido ainda. Sua resenha foi um tabefe na minha cabeça me dizendo: - Vá ler logo isso!!!
    Amo histórias com viagem no tempo, e tenho certeza que vou favoritar assim como fiz com o outro livro da Carina, de quem já sou fã de carteirinha.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  30. Eu não li esse livro até hoje, acredita?
    E a cada resenha que leio, positiva ou negativa, fico com ainda mais vontade.
    Perdida parece ser o tipo de romance que me prenderia, principalmente com essa personagem rs
    Existem muitos elogios pela escrita da autora e to esperando para ter o meu livro rs

    Beijão.
    Larissa

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  31. Só tenho lido comentários positivos sobre esse livro e até agora o que li me agradou, então espero poder ler “Perdida” em breve e não me decepcionar.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi Lu,
    Eu morro de vontade de ler esse livro e o outro da Carina... A capa desse realmente é chamativa é linda... :)
    Espero que quando eu ler, goste tanto quanto você... E como sempre, amei a sua resenha... *-*
    Beijos

    Lylu - Relíquias da Lylu
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oi flor,
    Ah eu assim como você estava curiosa por essa leitura já tem um tempinho, comprei essa semana e pretendo ler em breve, só leio resenhas super positivas.
    Li um outro livro da autora e amei, acredito que vou amar esse também.
    Beijos
    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  34. Tenho uma mega curiosidade pelo livro, todo mundo é só elogios pro lado dele e isso desafia minha curiosidade. Até hoje NENHUMA resenha ruim. Preciso conferir esse livro que mexe com os blogueiros.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Sempre tive uma imensa vontade de ler este livro e depois de ler sua resenha eu fiquei ainda mais curiosa pra lê-lo e embarcar nesta aventura romântica. Adorei ♥

    Beijos
    http://www.culturaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  36. Muitos elogios em torno dessa obra.
    Assim que tiver uma oportunidade a lerei.

    Bjo!

    Te espero lá no meu cantinho, =D

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Vou ser bem sincera Luh! Apesar de todo mundo amar o livro e eu não tirar o mérito dele, eu realmente não gostei. É uma questão de gosto acho hehe. Mas a capa é linda!

    http://livrorosashock.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Já comprei o meu <3 mas não li ainda... adorei "Procura-se um marido" dessa autora!

    ResponderExcluir
  39. Oi Luara, tudo bem?
    Me apaixonei pela escrita da Carina em "Procura-se um Marido" e desde então, mal vejo a hora de garantir meu exemplar de "Perdida" que também parece ser ótimo! Sua resenha só me deixou com mais vontade de ler o livro ;D

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Perdida é tudo de bom mesmo <3
    Um dos meus mais que favoritos, vivo relendo acredita?!! haha.

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  41. Perdida é tudo de bom

    ResponderExcluir