10/11/2013

Resenha: Simplesmente Ana

Título: Simplesmente Ana
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.


Essa resenha já era para ter sido escrita há muito tempo. Desde o Figurinhas Literárias que foi especialmente voltado para esse livro, fiquei pensando em como falaria desse livro e o tempo foi passando até que eu acabei deixando ela de lado. Mas, nunca é tarde para se falar de um livro que me encantou, não é verdade? Simplesmente Ana não seria um livro que eu iria amar em qualquer outro momento, mas, naquele em que eu me encontrava, caiu perfeitamente. Me encantei com o enredo, com os personagens e fechei o livro suspirando.

Ana é uma garota comum, que mora em Belo Horizonte com a mãe. Nunca tinha conhecido seu pai até que o dito cujo entra em contato com ela em um dia aleatório. O que ela não poderia imaginar era que ele era o rei da Króvia, um país da Europa. Agora, ela tem que escolher entre sua vida comum no Brasil e sua vida de princesa ao lado de seu pai. Para ajudar nisso, ela viaja até a Króvia para conhecer um pedaço de seu passado. Só que ela não esperava conhecer Alex, o enteado de seu pai. À primeira vista, ele é o homem mais irritante que já conheceu. Mas nem sempre a primeira impressão é a que fica...

Eu nunca tinha conhecido um rei de verdade e sempre pensei que eles fossem pomposos e esnobes. Mas Andrej Markov, meu pai, é o contrário disso, o que me deixa muito feliz. Já pensou se eu tivesse que conviver com uma pessoa intratável, arrogante e soberba só por causa do grau de parentesco?  p. 18
Quem aqui nunca curtiu contos de fadas? É bem raro encontrar alguém que nunca gostou. Essa é a fórmula do sucesso de Simplesmente Ana: um conto de fadas com um aspecto moderno. Apesar de já termos visto isso em diversos livros (como em O Diário da Princesa, da Meg Cabot), a brasileiríssima Marina Carvalho conseguiu criar um enredo próprio, com uma desenvoltura que envolve o leitor, e isso resultou em um livro totalmente encantador.

Vamos aos fatos: Simplesmente Ana não me ganhou logo de cara. Achei o começo muito corrido e, pra mim, muito do potencial do livro foi perdido ali, já que, entre o momento em que descobre que seu pai é um rei até ela ir para a Krósvia, poucas páginas se passam. Sei que isso pode ter sido uma estratégia para que o livro não se tornasse muito dramático ou arrastado, mas os sentimentos da Ana em relação a isso deveriam ter sido melhor aproveitados.

Porém, assim que eu consegui me envolver com o enredo – o que só aconteceu após aquele começo corrido –, tudo fluiu. Os personagens começaram a ser trabalhados e todo esse desenvolvimento me atraiu. Até porque a Ana não é personagem que te conquista assim que você a conhece. Como é uma narrativa em primeira pessoa pelo ponto de vista dela, muito do que ela diz pode parecer infantil e até irritante. Mas, com o passar da história, ela cresce e, ao chegar ao final, não tem como não torcer para que tudo dê certo para ela.

Para os românticos de plantão: sim, temos um romance de tirar o fôlego nessa história. É envolvente, tem aquelas reviravoltas que todo mundo espera, uma garota totalmente intragável tentando arruinar tudo e faz com que você fique torcendo até o final. Temos um pequeno apelo sexual, mas nada que seja tão focado ou o deixe com cara de new adult ou de erótico. Estou suspirando e querendo mais do Alex e da Ana!

Sempre ouvi dizer que saudade é uma palavra exclusiva da língua portuguesa. Quando dizemos que estamos com saudade, significa que sentimos uma falta tão imensa se alguém que a dor queima no peito. É como se a alma ficasse meio perdida sem a proximidade das pessoas de quem temos saudade. P. 200
É claro que, para que você possa desfrutar tudo o que livro tem a oferecer, você tem que abaixar as expectativas. Afinal, a história já é mais que conhecida: garota desajeitada, que descobre algo extraordinário em sua vida, se apaixona pelo garoto bonitinho e acontece um romance. Se você esperar algo que seja surpreendente, que vai mudar sua vida, você vai ter uma bela de uma decepção, porque o final vai seguir o caminho óbvio. Agora, se você for sem esperar absolutamente nada, assim como eu, o encanto está garantido.

Simplesmente Ana é um nacional que merece um espaço na estante. Sendo um conto de fadas, é um livro que é fácil de ler. Você se perde entre as páginas e, quando vai ver, já terminou. A autora já está preparando uma continuação, mas não se desesperem! Ela deixa sim algumas pontas soltas, mas que, para o enredo geral não fazem tanta diferença, ou seja, o final é bem definido. Uma leitura divertida, deliciosa e que vai te deixar suspirando. 

39 comentários:

  1. Oi Lu
    Adorei a resenha, simplesmente cativante (:
    Suas resenhas me dão vontade de ler o livro, o grande problema é a falta de dinheiro fsdflkskf
    Mas enfim, sou nova no blog. Você pode dar uma olhada? Agradeço desde já http://sonho--literario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu

    Adorei a resenha, fiquei suspirando no final dela. Tô louca para ler esse livro, no momento estou no meio de um suspense e assim que terminar vou me agarrar com Simplesmente Ana.
    Parabéns pela resenha,
    Beijos

    Cintia
    The Nice Age
    www.theniceage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, Lu!
    Ah, sempre tive vontade de ler Simplesmente Ana e nunca coloco ele no meu carrinho de compras do Submarino. Por quê eu ainda faço isso? Kk'
    Minha curiosidade sobre o livro está lá em cima desde sempre e cada vez que leio uma resenha fico mais e mais curiosa.
    Beijão
    http://thais-monte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho interesse em ler o livro parece ser bem legal rs

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luara.
    Eu estou numa fase super romântica e nem estou ligando para os clichês. O importante agora é terminar o livro suspirando rsrs. Acho que vou arriscar e ler esse livro.

    Beijos. :**
    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lu!
    Ah, que bom que você gostou do livro.
    Tenho aquelas "fases" de leitura, sabe? Mas, no geral, não me incomodo com clichês, desde que sejam bem desenvolvidos. (Os livros da Bella Andre - na maioria das vezes - são um exemplo disso, rs). Como uma romântica nata, adoro o tipo de livro que te deixa suspirando e desejando ser a protagonista depois.
    Tenho Simplesmente Ana aqui, mas ainda não consegui ler. Depois dessa super recomendação, ele com certeza subiu na minha lista.

    Beijos, Gabi Prates
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi linda! estou a cada dia abrindo mais meu coração aos livros nacionais, gostei muito de sua resenha, gosto de um conto de fadas de tempos em tempos ♥ uma leiturinha pra descansar a cabeça também é bom, vou lendo já sabendo o q verei, então to sem espectativas
    um forte abraço!
    Pan
    http://www.punkystore.com.br
    http://pansmind.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Lu, tudo bem?
    eu tenho esse livro, mas ainda não deu tempo de ler!
    acho que Marina cria um universo de conto de fadas que com certeza encanta!!!!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Tenho bastante curiosidade para ler esse livro. Ele parece ser ótimo.
    Parabéns pela resenha e pelo blog.
    abraços!
    palavrapequenas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Desde a primeira resenha que vi desse livro eu fiquei doida pra ler ele! Eu percebi mesmo pelas que tem um toque de "conto de fadas" e fiquei curiosa pra conferir. Imagina que louco você de repente descobrir que é filha de um rei? To doida pra ver como a personagem lidou com isso tudo.
    Eu tava com muitas expectativas, então que bom que você já avisou pra começar a leitura sem esperar nada, espero que me conquiste também!

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Luara.
    Já li esse livro e gostei bastante, achei bem leve, simples e direto, e foi capaz de me tirar de uma ressaca literária.
    Cheguei até ele sem expectativa nenhuma, na verdade nem dei atenção pra sinopse. Então pra mim foi uma leitura mais que válida.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Acho a capa desse livro muito bonita mas nunca tive a intenção de ler.
    O que me faz pensar que talvez eu devesse ler em algum momento, já que eu não espero muito dele e voce disse que a pessoa que nao tem muitas expectativas acaba se encantando.

    Bjs
    Blog Sem Spoiler

    ResponderExcluir
  13. Quero muito ler esse livro desde que lançou, mas não consegui ganhar ele hehehehhe. Mas vou comprar pois me parece ser ótimo. Sem falar que eu queria viver essa história hehehehhe

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Você me ganhou em "romance de tirar o folego" haha
    Amei a capa e o nome do livro. Não o conhecia ainda, mas agora já estou adicionando na wishlist.

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  15. Não sabia que esse livro tem continuação, já faz muito tempo que quero lê-lo mas ainda não pude. Sempre vejo coisas muito positivas sobre ele, e eu adoro esse estilo conto de fadas moderno.
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oie sua linda =)
    caramba estava esperando essa resenha, acompanhei com vocês a figurinha literária e simplesmente amei!
    Bem, ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas espero poder fazer em breve e já ficou a dica aqui de não colocar tanta expectativa!
    Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Gostei muito da sua resenha, foi bastante sincera.
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Aí você vai e diz: Um romance de tirar o folego!... Me deixou com mais vontade ainda de ler kkkkk

    beijos
    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Luara, eu também terminei esse livro suspirando por Alex e Ana. Eu senti falta de um contato maior entre a Ana e seu pai, pois tudo era sempre muito corrido em relação aos dois. Gostei bastante dos personagens secundários e a narrativa me agradou muito. O romance foi do jeito que eu gosto e a protagonista foi boa até chegar no desfecho...quase quis matá-la, mas passou. Hahahha
    É um livro nacional super indicado, com leitura leve e divertida.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Faz um tempinho que não leio nada e voce me deixou interessada neste livro ,vou colocar na minha lista
    beijos
    http://fashionvinteum.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/fashionvinteum

    ResponderExcluir
  20. Comecei a ler sua resenha e me lembrei tb do hangout de Simplesmente Ana, como foi gostoso, que tarde de domingo linda Luara *.*
    Enfim...sua resenha está daquele jeito...muito linda e bem feita.
    Amo esse livro e não tenho vergonha de dizer que me encanto e me orgulho da escritora Marina ser mineira e tão talentosa...adoro
    Parabéns Lu, resenha show ^^
    Beijinhos
    Viviane
    RR

    ResponderExcluir
  21. Oi flor, tudo bem.
    Adorei a sua visita lá no blog.
    Vim aqui retribuir e me deparei com o livro que mais li resenhas, acho que quando eu ler o livro vou sentir uma espécia de dejá vú rsrsrsrs, mas gostei de sua resenha, super bem elaborada, bem escrita e com alguns detalhes que não vi em outras resenhas o que me fez ter mais vontade ainda de ler. Parabéns viu.

    Xero!!1

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Ah!!! Estou bastante curiosa para ler esse livro hehe Primeiro porque essa capa é linda, desde quando "Simplesmente Ana" foi lançado, eu já queria ter o livro na minha estante! Mas é como você falou, eu já estou esperando pelos possíveis clichês, vou deixar para lê-lo quando eu quiser alguma coisa mais tranquila, de qualquer forma, ainda estou empolgada! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie Lu
    sou apaixonada nessa capa.
    A história apesar de lembrar muito O diário da princesa, parece ser muito envolvente. Fora que amo contos de fadas,e livros nacionais. Preciso ler logo.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  24. Li o livro e gostei, mas realmente não tem nada de novoooo...é um livro para passar o tempo e só!
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  25. Oi! Adorei sua resenha. Já estive mais animada para ler esse livro, mas tenho prioridades maiores no momento. Mesmo sendo parecido com O diário da princesa, não me interesso muito em lê-lo agora.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. O livro é uma delícia de ler, um verdadeiro conto de fadas... Gostei da resenha!


    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  27. Sempre que vejo a capa desse livro fico louca para comprar... Mas aí fico um pouco com um pé atrás e desisto! Sempre fico curiosa com a história em si também, mas algo me diz que não vou gostar do livro... Não é muito um livro que eu diga que é " a minha cara" Quem sabe um dia rs

    Lu da uma olhadinha no seu e-mail :D
    beijos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  28. é impossivel não ler a sinopse do livro e lembrar da Meg né hahaha
    a história parece ser bem clichêzinha, com esta coisa ai de enteado chato e não sei o que, mas mesmo assim, quero muito ler, e adoro histórias clichês hahahaha
    este livro está na minha lista de desejados desde que ele foi lançado, mas ainda não consegui ler ;~~
    quero muito lê-lo LOGO *-*

    ResponderExcluir
  29. Legal. Baixando agora minhas expectativas, rs.
    Ainda não li, está na fila, mas quero muito ler. Gosto deste estilo literário, fora que a capa está linda!!

    Adorei!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Ganhei e ainda não li.
    Não tenho muitas expectativas...

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Eu super amei esse livro. Alex é tudo de bom, e todo esse toque de conto de fadas me encantou.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. A história é mesmo toda bonitinha e bem gostável, desde que não se espere muito dele. O que não é necessariamente algo ruim, né. E essa capa é toda linda!

    ResponderExcluir
  33. Tô louca por esse livro, mas ainda não tive tempo de lê-lo, sempre acabo passando algum outro na frente!!! EU acho essa capa maravilhosa e sou fascinada por histórias de reis, rainhas e princesas!!
    Beijos!

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Acho que vou me dar bem com esse livro exatamente porque não tenho muitas expectativas com ele, foi tanta gente falando super bem que fiquei receosa. Já programei de ler na última semana de novembro e vamos ver, espero gostar pelo menos um pouco.

    *Não sabia que teria continuação. o.O

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  35. Oi!
    Nunca tive ouvido falar desse livro, mas parece ser muito bom!

    Agnes (Guii)
    http://www.literaturaummundoparapoucos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Oi flor!
    to pensando seriamente depois de ler sua resenha em comprar ele... já tinha ouvido falar dele e agora você só fez reforçar e me deixar curiosa a respeito dele.

    Amei o blog!
    Beijocas da Deebs
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Me interesse muito pelo livro, principalmente pela autora ser brasileira. Fiquei com medo da história cair na mesmice, mas pela sua resenha vi que não é assim.

    Suas palavras me incentivaram a correr atrás de mais detalhes da história.

    Quais escritores brasileiros você mais lê?

    Abraços,
    Thamara Laila
    Contos e Crônicas: www.thamaralaila.com.br

    ResponderExcluir
  38. Adorooo histórias clichês, tenho certeza que amaria esse livro, parece ser bem encantadora, ele está na minha wish list *-*
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. amiga é Krósvia, vc colocou Króvia em alguns lugares
    (não precisa aceitar esse comentário, pode deletar)

    ResponderExcluir