18/12/2013

O mundo encantado de Cornelia Funke

Olá pessoal! Nesse terceiro dia da Semana Companhia das Letras, vamos conhecer uma das autoras de maior sucesso no gênero fantasia infantojuvenil, Cornelia Funke.



Cornelia Funke nasceu na Alemanha no dia 10 de dezembro de 1958 e é autora da famosa trilogia Mundo de Tinta e também da série Reckless, que já foram lançados aqui no Brasil, ambas pela editora Companhia das Letras. Ela tem mais de quarenta livros infanto-juvenis escritos e é considerada uma das melhores autoras do gênero atualmente, além de já ter ganhado vários prêmios de expressão dentro do mercado literário.


Embarcar no mundo da Cornelia é algo simplesmente mágico, não há outras palavras para descrever. Ela consegue cativar o leitor, atraí-lo para suas histórias, conduzi-lo por um mundo em que contos de fadas se tornam reais e fazer com que qualquer um ache que aquilo tudo realmente poderia acontecer em nosso mundo real. Uma autora que consegue fazer isso tão facilmente merece todo o reconhecimento do mundo, não é mesmo?

Uma prova desse reconhecimento foi a série Mundo de Tinta que se tornou um best-seller mundial e vendeu mais de 4 milhões de exemplares.  


O primeiro volume, "Coração de Tinta" foi adaptado para o cinema em 2008 e contou com a participação do ator Brendan Fraser.


Confira o trailer da adaptação abaixo:


O melhor da criação de Funke é que não há limites para a imaginação. Bruxas que tem casinhas de doces no meio da floresta e comem crianças, um sapatinho de cristal cobiçado por tantas pessoas, um fio do cabelo da Rapunzel que se torna uma corda muito resistente. Fadas que são atraentes e muito perigosas, tritões que levam moças para o fundo do mar e a cobrem de ouro para em troca ter seu amor, e um humano que se torna o centro de uma aventura inesquecível. Essas são algumas das peripécias que a autora utiliza na série Reckless, que se você ainda não conhece, tem que conhecer.

A sensação que você tem quando se lê algum livro de Funke é que ela está ali, através de suas palavras silenciosas, te levando para um novo mundo, como se guiasse nossa imaginação em suas frases. Sentimos que voltamos a ser criança, que todo um mundo atrás do espelho pode se revelar e que nele os contos de fadas habitam e que talvez não sejam tão belos assim e que podem perigosos na mesma medida.


1. A maldição da pedra 
2. Sombras Vivas 
Os demais livros dessa série ainda não foram lançados aqui no Brasil.

A cada livro, a cada capítulo, sempre há algo novo. Porém Funke não perde a habilidade em construir um enredo forte, com elementos ricos de grandes histórias de fantasia. Isso sem deixar de lado a sensibilidade em seus personagens: cada um tem uma peculiaridade e estão sempre em confronto com seus sentimentos. Ou seja, mesmo que você já seja um adulto lendo um livro infanto-juvenil, você vai acabar mergulhando na história e vendo lados dos protagonistas que não se vê em qualquer fantasia.

Cornelia Funke já encantou muitos leitores e continua fazendo isso com maestria. A cada livro que é publicado, nos deparamos com um mundo rico e cheio de elementos que só a Cornelia seria capaz de criar. Se você ainda não se aventurou pelas suas páginas mágicas, faça isso o mais rápido possível. Não tem como se arrepender.

17 comentários:

  1. Sou louca para ler a trilogia Tinta! Não sabia do filme, fiquei curiosa... Gostei do trailer!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Pela terceira vez, eu digo: Cornelia Funke é minha autora preferida. Tenho a trilogia Mundo de Tinta, que como dá pra perceber, foi a inspiração do nome do meu blog. Os mundos que ela cria são mágicos demais! Preciso reler os livros...

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. owmm adorei a postagem, o filme já vi ;)

    Bjs

    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  4. Cara, eu quero muito a trilogia "Mundo de tinta". Me falaram muito bem dela (além de você, claro). Beijo!
    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  5. Olá, amigas!
    A Loja Hot Hot tem produtos da Forever21 e outras marcas para pronta-entrega e frete grátis :-) Se você quiser, dá uma olhadinha em nosso site http://www.lojahothot.com
    xoxo

    ResponderExcluir
  6. Oi Luara,
    Nunca li nada da Funke, porém, já conhecia seus livros e sempre tive vontade de lê-los.
    A escrita dela parece ser realmente incrível e esse post só me deixou com mais vontade de ler LOGO um livro dela!
    Adorei!

    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. li Coração de Tinta da autora e amei a escrita dela!
    este tipo de leitura não é de me agradar muito, mas por este eu te interessei bastante
    acabei não lendo os outros dois livros da serie porque não achei para comprá-los, mas pretendo terminar ela!
    o filme eu também tenho aqui em casa, e já assisti várias vezes! hahaha é ótimo *---*

    ResponderExcluir
  8. O único livro que eu li da autora foi Coração de Tinta e foi há muito tempo. Acho que eu tinha 15 anos, quando li. Eu dei para minha amiga de presente e peguei emprestado. Na época eu me apaixonei pela narrativa da autora, mas não gostei da adaptação do filme. Eu sou louca para ler as continuações e as capas são lindas né? Agora eu tenho vontade também de ler essa nova série dela, que parece ser demais.
    Gostei de saber um pouco mais sobre ela Lu.
    Beijinhos
    Segredo de um Mundo

    ResponderExcluir
  9. Morro de curiosidade para ler um livro da autora! Sei que eles são voltados a um público mais infantil e isso poderia até me desanimar, mas já vi TANTOS elogios dos livros dela vindos de pessoas de diferentes idades, que a curiosidade fala mais alto! É legal saber que essa fonte de criatividade dela é inesgotável em seus livros, essa é uma característica que gosto muito! Espero poder ler, pelo menos, "Coração de Tinta" logo para poder assistir ao filme (: Adorei o post!! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Luara!
    Que vergonha, mas nunca li nada da autora, embora tenha ouvido falar desde "sempre" das obras dela.
    Você certamente me deixou com vontade de ler e conhecer um pouco mais sobre ela.
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  11. Nossa amei em conhecer a autora e suas obras através dessa postagem maravilhosa!
    A série Mundo de Tinta,a escrita fantástica desperta curiosidade e interesse de várias idade!
    Já anotei na minha lista de desejo como prioridade!!
    rose.nea@hotmai,com
    http://lendoaprendendoevivendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu já li a trilogia Coração de Tinta e eu amei! Não é uma das minhas favoritas, mas a escrita dela é ótima! Já vi várias pessoas falaram que a escrita da Funke é densa e blábláblá, mas comigo funcionou super bem. Devorei os três livros em 4 dias hahah Estou louca para comprar A maldição da pedra!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Conhecia a trilogia Mundo de tinta,mas ainda não tive a oportunidade de ler qualquer um dos livros..Já assisti ao filme e é muito legal..A Cornelia me parece ser uma autora maravilhosa e quero ter a oportunidade de ler seus livros lançados aqui ,que são um mais belo que o outro.
    Bjs'

    ResponderExcluir
  14. Linda! conheco a trilogia mundo de tinta e amo!

    ResponderExcluir
  15. Ainda não tive oportunidade de ler nenhum dos livros da Cornelia Funke. O único que tenho comigo é A Maldição da Pedra, que pretendo ler em breve. Mas como adoro o gênero fantasia, tenho certeza de que me tornarei mais uma das fãs da autora.

    ResponderExcluir
  16. Eu só li um dos livros da Cornelia Funke e adorei, tanto que comprei a trilogia Coração de Tinta e por acaso recebi os livros hoje à tarde, mal posso esperar para ler.

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nada da autora, e mesmo não sendo fã de livros infanto-juvenis, eu tenho curiosidade em ler p/ conhecer e reconhecer que ela é merecidamente consagrada.
    Pena que Coração de Tinta foi um fracasso de bilheteria. Bem estranho quando uma série de sucesso acaba fracassando no cinema e assim não sendo produzido suas continuações.

    ResponderExcluir