15/12/2013

Resenha: As Regras do Amor

Título: As Regras do Amor
Autora: Pamela Wells
Editora: Galera
Páginas: 336
Três términos de namoro. Quatro amigas. Vinte nove regras para enfrentar uma desilusão amorosa. Sydney, Raven, Kelly e Alexia são inseparáveis. Até que nas vésperas do Dia dos namorados, três das meninas compartilham o azar de serem dispensadas pelos seus respectivos amores. Drew – com seus belos olhos azuis – dá um fim no namoro de dois anos com Sydney. Raven não consegue escolher entre Caleb e Horace. Então, de uma hora para outra, acaba ficando sem ninguém. O seminamorado de Kelly, Will, tem planos para o Dia dos Namorados. Só que não com ela. Alexia nunca teve seu coração partido, mas isso é porque nunca teve um namorado. Quando os namoros de suas melhores amigas terminam, ela não pensa duas vezes em inventar um jeito de ajudar as amigas Qual melhor jeito de superar os corações partidos, se não seguir regrinhas simples? Com muito chocolate, festas do pijama e palavras de consolo, tudo parece estar indo muito bem. Enquanto redescobrem sua amizade, regras são quebradas. Mas em breve as meninas podem superar os corações partidos e começarem elas mesmas a partir corações.


Como eu adoro livros adolescentes! Sempre que eu termino de ler um livro um pouco mais denso, eles me caem perfeitamente bem. As Regras do Amor não foi uma exceção. Com seu enredo despretensioso e de fácil leitura, ele veio e me arrancou risadas e suspiros, me envolvendo tanto que, quando vi, já estava lendo por horas e sem querer que ele acabasse. Isso acontece autora Pamela Wells apostou em uma temática que todo mundo se identifica: ter um coração partido. Fazer com que o leitor se sentisse tão à vontade com a temática só fez com que a leitura se tornasse fácil e deliciosa.

As vésperas do Dia dos Namorados, três amigas chegam ao fim de um namoro ao mesmo tempo. Sydney, Kelly e Raven estão arrasadas por terem o coração partido. Por isso, recorrem à única amiga que, por ser solteira, não teve que passar por isso e ainda está inteira: Alexia. É a partir dessa reunião algumas regras são criadas para que elas superem essa decepção. Mas essas regras não vão ajudá-las somente com o coração: a amizade delas, que antes andava um pouco abalada, agora se fortalece a cada dia. Afinal, o que pode juntar tanto amigas do que corações partidos?

Alexia olhou em volta da mesa. Os olhos e o nariz de Sydney estavam vermelhos de tanto chorar. Kelly enfiava mais Chuncky Money na boca do que Ben & Jerry jamais poderiam imaginar. Raven não olhava para ninguém, provavelmente esperando que sua expressão séria disfarçasse o verdadeiro coração partido que tinha por ter sido rejeitada.
Os namorados delas tinham terminado com todas na mesma noite. p. 39
Não tinha noção do que esperar de As Regras do Amor. Fui guiada só pela sinopse já que, até então, não vi resenha alguma dele. Quando ele chegou e eu estava terminando O Homem do Bosque, resolvi dar uma chance porque sabia que ele seria bem leve. E não deu outra: me surpreendi. Como eu já disse aqui algumas vezes, a falta de expectativa sempre ajuda e esse foi um elemento essencial para que esse livro se tornasse tão legal. Afinal, esse livro não tem o objetivo de trazer grandes ensinamentos e sim de entreter o leitor, que se vê diante de uma história tão conhecida: um coração partido.

Todas as regras criadas pelas amigas guiam o enredo. A cada capítulo temos uma regra em destaque e, como toda regra, a maior tentação é quebrá-las. E é claro que em muitas vezes isso acontece sim! Afinal, quem já não quis mandar uma mensagem para o ex, dizendo que está com saudade? Além de gerar situações engraçadas, a autora Pamela Wells transmite essa sensação de angústia, de ansiedade de uma forma tão direta que tudo o que você já fez um dia por causa de um término começa a rodar pela sua cabeça como um filme. É essa propriedade ao falar do assunto que faz com que o leitor se sinta inserido no enredo, se identifique com o drama que envolve as personagens.

E essas personagens foram muito bem construídas: apesar de três delas passarem pela mesma situação, cada uma lida com ela de acordo com sua personalidade, que não poderiam ser mais diferentes. Cada uma tem uma característica que as fazem se destacar no enredo. Isso facilita muito a compreensão do leitor, uma vez que acompanhamos quatro histórias paralelamente. É claro que, no começo, quando eu ainda não estava habituada a essa escolha de narrativa da autora, eu fiquei um pouco confusa para identificar as protagonistas, mas nada que algumas páginas a mais de leitura não ajudassem.

Os namorados ficavam com todo o tempo livre que tinham. Nos últimos 6 meses, Alexia sentiu que estavam se afastando. Talvez os términos fossem uma coisa boa. Ela nunca diria isso, mas, ao voltar à sala, ficou animada com o fato de que talvez, apenas talvez, três términos pudessem criar um novo laço de amizade.
Seriam melhores amigas de novo. p. 43/44
Mas o que realmente encanta é a lição de amizade que temos contato durante As Regras do Amor. No livro vemos o quanto devemos dar valor para nossos amigos e a autora coloca isso de forma bem direta na amizade da Sydney, Kelly, Raven e Alexia. A partir das regras que elas formulam depois de ter o coração partido, a amizade é muito fortalecida e a sensação de inserção do leitor no enredo aumenta, porque todo mundo já recorreu aos amigos em horas difíceis. E, para ser sincera, se todo mundo seguisse as regras criadas por essas quatro, tudo seria muito mais fácil. Pena ser tão difícil...

As Regras do Amor é aquele livro que vai fazer com que você ria, suspire, torça pelas personagens, porque é impossível não se identificar com a situação pela qual elas estão passando. É um livro totalmente despretensioso, ou seja, se você for esperando algo que vai mudar sua vida, pode esquecer, é decepção na certa. Mas, se você, assim como eu, está em uma fase de livros adolescentes que você lê bem rapidinho, vai por mim: esse livro foi feito especialmente pra você. <3 

43 comentários:

  1. Ai, que delicia esse livro. Já quero!
    Nada melhor que um bom livro adolescente para nos fazer esquecer os problemas.

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  2. Ai, Jesus, eu amo livros assim! Esse eu nunca li, mas me lembrou um pouco Lonely Hearts Club (que eu gostei bastante) e uma leve, leve pitada de Por Isso a Gente Acabou (que é um dos meus livros favoritos). Preciso nem dizer que quero ler, né? ><

    http://sendoempapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Geralmente não me animo com livros adolescentes, mas confesso que ando me rendendo a alguns. Esse parece ser um que eu daria uma chance rs
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  4. Adoro esses livros adolescentes que são simples, fofos e para passar o tempo lendo. Adorei a resenha, foi muito bem feita
    livros-e-nutella.blogpsot.com

    ResponderExcluir
  5. Amo livros assim, logo após uma leitura densa mesmo. Sou como você, quando leio algo meio pesado, corro pra uma leitura leve e sem grandes expectativas minhas. Gostei muito da estória de As regras do amor e gosto de ler livros adolescentes também >< Só estou um pouco enjoada de tais livros, por agora, então esse ficará na lista de espera. rs

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu!

    Ótima resenha =D
    Não sei por que esses livros fofos me lembram você(deve ser por que vc é uma fofa \o/).
    Parece um livro bem leve e ótimo passa-tempo. Não é muito o meu gênero, mas deve ser bem divertido =D

    ResponderExcluir
  7. Hey! Nunca ouvi falar desse livro, mas gostei dele, haha. Parece ser bem divertido, quando eu tiver um tempo tentarei lê-lo, acho que estou precisando de um livro meio leve e que seja fácil de ler.

    Até mais,
    Iasmin - Febre Literária.

    ResponderExcluir
  8. O livro parece ser ótimo! Fiquei bastante curiosa :)

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  9. "As Regras do Amor" parece ser mesmo o tipo de livro jovem adulto contemporâneo que deixa, depois de ter sua última página virada, um sorriso bobo nos nossos lábios. Confesso que adoro esse estilo de leitura e, sem dúvidas, vou me divertir muito com esse trabalho da Pamela Wells.
    Achei a ideia bruta da história, ou seja, essas tais regras que as garotas acabam criando, muito interessante. Nada tão original, claro, mas deve proporcionar boas horas de entretenimento :D

    Att
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. adorei essa história, ainda não conhecia o livro, mas me encantei por esse quarteto fantástico que promete viver inúmeras situações
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu! <3
    As Regras do Amor me pareceu muuuito interessante, necessito muito de leituras leves do tipo, até mesmo pelo tema, que me chamou bastante a atenção. Desta vez não serei do contra, ;)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Não me convenceu muito no início, mas fiquei balançada quando você disse que serve pra quem tá na fase de ler livros adolescentes e leves. Deve ser ótimo pra curar ressaca literária!

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Luara!
    O que tu falou a respeito desse livro me fez lembrar de "Desenrola" que apesar de ter um enredo bem diferente de "As Regras do Amor" (capa fofinha demais, inclusive), é uma leitura bem leve, ótima para ler depois daqueles livros que deixam a gente olhando para o nada, querendo saber como fazer para viverrr dali para frente ~drama

    Achei tua resenha um amor, bem limpa e direta. É um livro que eu leria para relaxar, com certeza. E esses enredos com amizades e superação me agradam taaanto *-* ~eterna adolescente

    Gostei bastante da tua resenha, teu blog tá uma fofura, parabéns! :D
    Beijoca ;**
    @pirulitolimao | http://agarotadalivrariia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Luara! A primeira coisa que me chamou atenção foi a capa, a editora fez um ótimo trabalho. Apesar da sua resenha, não o compraria no primeiro momento, pois já não estou conseguindo ler livros adolescentes com tanta frequência (acredito ser a idade), mas possa ser que eu compre um dia como disse a Mariana: Para curar uma ressaca literária, que sempre aparece.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Flor, você tem razão, as baixas expectativas ajudam! Não tinha escutado falar desse livro, mas sua resenha me fez acreditar que é exatamente o estilo gostosinho e leve que gosto de ler na praia haha. Levarei ele nas minhas férias!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu tudo bem???
    Saudades do seu cantinho, me desculpe, fiquei sem o meu pc rsrsrsrs e isso foi horrível quase entrei em depressão. kkkkkkk
    Eu amei a sua resenha, esse tipo de livro me interessa e muito... gosto dessas histórias para me descontrair dos estresses do dia a dia, vou colocar no meu skoob para ver se eu eu compro no ano que vem e leio durante as minhas férias rsrsrsrs. Ahhhh gostaria de saber se topa ser parceira do meu blog, faz um tempo que quero te fazer esse convite, mas vivo esquecendo... Xero!!!1

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Omg que livro mais perfeito, muito feminista mas muito perfeito pra ser uma leitura de férias <3
    Adorei a resenha e tem todo um mistérios, querendo ler ele agora mesmo *-*
    E se baixas expectativa ajudam, eu acho que com esse livro não vai ser diferente ^^

    XOXO :D
    {Joven Clube | Official}

    ResponderExcluir
  18. Ai que livro com cara delicia hahah É sempre uma boa saída, intercalar livros mais densos com mais leves, ajuda na ressaca literária =P Acho que preciso dar uma lida nesse livro, quem sabe me ajude a superar (não um coração partido, mas um coração esperançoso...?).

    Bijinhos!

    @mariapsalles
    Jardim de Borboletas

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro, mas gostei da dica
    Gosto de livros que nos tragam tantas emoções assim, como rir e se emocionar

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Gostei da dica e agora quero ler RSRrs Mais livro para comprar.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  21. Sou como você, adooro livros adolescentes assim, esse com certeza vai pra minha lista!
    Adorei a resenha, você acaba de me deixar louca de curiosidade aqui, socorro rs

    Beijos
    http://boombacereja.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oii Lu!!!
    Adorei a capa do livro, adorei tua resenha, e fiquei com vontade de ler *---*
    Já anotei aqui para comprar!
    Um beijoo

    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  23. Oi Luara. Eu também gosto de histórias adolescentes. Fiquei com muita vontade de adquirir este livro, não estou no momento de ler livros com este estilo, mas é sempre bom ter livros variados na estante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi Luara,
    tudo bem?
    Não conhecia esse livro, também adoro romances adolescentes!!! Adorei sua resenha, super bem escrita.
    Quero saber o que irá acontecer com essas meninas, algo me diz que todas terminarão o livro com namorados, ou pelo menos, uma delas, Alexia!!!!
    beijinhos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Luara!
    A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi a capa, que é linda demais! :) Depois, gostei mais da sua resenha do que da sinopse. Vc fez o livro parecer realmente interessante! Eu tb gosto de leituras leves pra dar uma descansada e essa parece ser uma ótima opção.
    Valeu pela dica!
    Beejo!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  26. Oi Luara!

    Já tô com esse livro em casa e falando a verdade, estou relutando para começar HAHA. Sua resenha me mostrou que esse livro não é tão ruim assim. Assim que eu terminar um livro denso, vou correndo para ele.

    ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  27. Oi Luara!
    Eu também alterno livros mais bobinhos com livros mais densos, assim nunca me canso deles. Não conhecia esse livro mas gostei da dica!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  28. ah! não conhecia o livro, ams ele parece ótimo. uma história apra entreter d- jeito que eu gosto! Vou procurá-lo!
    Beijos, E.
    http://apenasmaisumaxicaradecafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. O livro me lembrou bastante o Lonely Hearts Club, mas esse livro é ainda melhor: a Elizabeth Eulberg, autora do livro, misturou toda a história dramática com os Beatles ♥

    Beijos! http://sugar-dance.org/blog

    ResponderExcluir
  30. realmente, é um tema muito bom, e que acaba agradando quando queremos uma leitura mais leve
    nunca passei por essa situação (ainda bem) mas não deve ser nada fácil.
    não conhecia o livro ainda, mas fiquei super interessada eim *-*

    ResponderExcluir
  31. OI, ainda não conhecia o livro, mas gostei muito do enredo e pretendo ler.

    beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá, Luara =3.
    Bom, mas que meninas mais azaradas! Pra ser sincera, nem o dia dos namorados me traz boas energias quando se tratam de relacionamentos. Achei bacana a lição que a autora passou no livro, nunca é demais falar sobre amizade! Eu até achei a premissa bacana, mas já tenho aqui em casa um livro com uma proposta parecida, da mesma editora. Até a capa é similar! Pois então, pretendo ler esse, caso me agrade vou aceitar sua dica.
    Beijos!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Também adoro livros adolescentes. Acho que são os melhores para aquelas ressacas literárias, ou quando, como você disse, lemos algo pesado e queremos relaxar. A capa desse é linda, eu amei. E, pelo que você falou dele, parece ser muito legal. Com certeza vai entrar pra minha listinha!

    Beijos,
    Livro de Unicórnios

    ResponderExcluir
  34. Oie Lu
    que surpresa encontrar sua resenha, pois não o conhecia.
    Amo essas histórias despretensiosas para nos tirar da fossa pós leitura tensa e pesada rs
    dica mais do que anotada
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  35. nao ligo mais pra livros adolescentes mas tenho afilhada nessa idade e eh bom saber das novidades!
    bjs

    Sachê e Bombom

    ResponderExcluir
  36. Ainda não conhecia esse livro, parece ser tãããão legaaaal! *o* hahaha
    Adorei a dica ♥ Vou correndo colocar no topo da lista de desejados!

    Beijo :*
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Primeira resenha que leio deste livro, aliás nem o conhecia. Adorei a premissa! Sua resenha só me deixou com vontade de ler. Adicionei nos desejados, obrigada pela dica. *-*
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Oi, Lu! Quanto tempo não vinha aqui. :( Sorry!
    Então... Eu vi uma vez alguém falando sobre esse livro, e também era de maneira positiva.
    Mas essa é a primeira resenha dele que leio, e estou realmente curiosa pra ler.
    Tem época que queremos leituras assim, né. Mais leves, gostosas e que nos faça sorrir. rs
    Vou correndo coloca-lo na minha lista de leituras, que aliás só faz crescer. rs

    Beijokas, flor.
    Meu Livro, Meu Mundo

    ResponderExcluir
  39. Olá, tudo bem?

    Adorei, haha pois é, o ano inteiro li livros bem "pesados" tanto em tamanho quanto o enredo... Nossa! que 2013.
    Enfim, fim de ano estou somente com romances e leituras bem leves, também adoro leituras adolescentes rs.
    Muito bacana os livros que passam mensagens e deu para perceber o quanto amigas elas são.

    Adorei a resenha.
    Beijos
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. O livro me ganhou só de olhar para a capa, e a resenha e a sinopse só instigaram mais ainda minha curiosidade. Sou como você, gosto de ler algo leve depois de algo mais forte, e pelo visto esse livro é ótimo para esse tipo de leitura. Fiquei muito curiosa, com certeza vou comprar <3
    Adorei a resenha.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  41. Adorei, Lu. Ainda não tinha visto esse livro.
    Pelo jeito a narrativa é parecida com a de Olho por Olho, que vai alternando entre as protagonistas. Realmente é complicado identificá-las no início, mas depois a gente se acostuma.
    Eu também adoro livros adolescentes. São tão leves. E muitas vezes é desse tipo de leitura que estamos precisando!

    Beijooo
    Blog Sem Spoiler

    ResponderExcluir
  42. Oii, tudo bom?
    Gente, que capa linda!! Me lembrou muito A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista, acho que porque tem cara de ser muito fofinho! hahaha Também adorooo livros adolescentes, é ótimo para descansar às vezes, né?
    Ai, e pela sua resenha esse livro parece muito bonitinho!! Fiquei morrendo de vontade de ler, adoro livros assim! Pelo que você disse, não sei se vou conseguir me acostumar com a narrativa, não gosto muito quando tem muitos personagens, mas veremos, né?
    Esse livro com certeza estará entre minhas próximas compras! Adoreii a resenha, muito bem escrita!
    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  43. Ai como eu amo livros assim...leves, divertidos e a minha cara.
    Essa relação de amizade também me atrai nas leituras que faço.
    Já coloquei esse livro na lista de próximas compras.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir