17/12/2013

Resenha: A Maldição da Pedra

Título: A Maldição da Pedra
Autora: Cornelia Funke
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 248
John Reckless, pai de Jacob e Will, sumiu sem deixar vestígios. Inconformado, Jacob gasta o dia procurando pistas que lhe deem alguma ideia do seu paradeiro. O garoto vasculha cada canto do escritório do pai, até que um dia descobre um espelho que servia como um portal para um mundo mágico - um mundo que lhe oferece a perspectiva de liberdade e aventura. Mantendo segredo do seu achado, Jacob passa cada vez mais tempo do outro lado do espelho. Após 12 anos, o mundo sombrio se torna seu verdadeiro lar, onde tem amigos e inimigos e é reconhecido como um dos melhores caçadores de tesouros que já existiram por ali. Will, o caçula, sente falta do irmão e estranha aqueles sumiços prolongados. Um dia, consegue burlar sua constante vigilância e o segue através do espelho, ato que tem uma consequência terrível. Ferido pelos goyls - homens frios e violentos, que têm pele de pedra e olhos de ouro -, ele acaba vítima de uma maldição: vai se transformando lenta e dolorosamente em uma dessas sinistras criaturas. 

Aclamada por muitos adoradores de fantasia, Cornelia Funke sempre foi uma das autoras que eu tinha na cabeça que eu precisava ler. Eram tantos os elogios que, assim que A Maldição da Pedra chegou aqui, fiquei tão animada que tive que adiar um pouco a leitura para que isso não atrapalhasse o andamento da leitura. Mas, vou falar a verdade: nem minhas altas expectativas poderiam tirar o brilho da narrativa da Cornelia e nem da facilidade com que ela cria e nos guia por outro mundo. Estou encantada e talvez por isso minha resenha saia um pouco tendenciosa, mas eu simplesmente não posso evitar. Eu adorei!

Jacob Reckless sempre quis descobrir o que tinha acontecido com seu pai, que havia sumido inexplicavelmente. Para tentar achar respostas, ele ia escondido ao escritório imaculado que ele deixara para trás. Em uma dessas visitas, ele descobre um mundo totalmente novo atrás de um espelho, onde criaturas mágicas convivem com humanos. Durante muitos anos, é lá que Jacob passa a maior parte do seu tempo. Só que, em uma vez, ele não persegue que seu irmão Will o seguira. Will é atingido por uma maldição que o transformará em uma criatura de pedra. Agora Jacob terá que correr para achar uma solução antes que seja tarde demais.

Will gemeu no sono. A pele humana não cedia lugar à pedra sem relutância, e Jacob sentia a dor como se fosse sua. Era comente por amor ao irmão que ele sempre voltava ao outro mundo, embora suas visitas ficassem mais raras a cada ano. (...)
Um erro, Jacob.  
Ele iria repará-lo. p. 15/16
Sempre gostei muito de fantasia, mas ultimamente não tenho tido tempo de ler a temática em sua forma mais pura. Essa chance veio com A Maldição da Pedra e não poderia ter feito escolha melhor. Porém, não é verdade se eu disser que foi um livro que me encantou logo de cara. No começo o leitor é bombardeado com informações sobre o Mundo dos Espelhos e, como ainda não dá para saber o que exatamente é aquilo que a Cornelia está falando, me senti completamente confusa. Eram tantos detalhes que eu fiquei receosa de perder alguma coisa e, por isso, foi difícil começar e ler muitas páginas de uma só vez porque esse excesso faz com que o enredo se arraste um pouco.

Porém, depois de toda essa ambientação com a qual temos que lidar, todo o enredo flui melhor. Como são capítulos pequenos, a dinâmica é mais perceptível e os personagens passam a ser mais cativantes. A partir desse momento, mundo criado por Cornelia Funke nos envolve de tal maneira que tudo aquilo que ela criou passa a ser visto como algo que realmente poderia acontecer e não há momento em que não ficamos torcendo para que tudo dê certo para Jacob e seu irmão. Mas tenho que avisá-los de uma coisa: esse é um livro juvenil, ou seja, não esperem grandes feitos ou um desfecho inesperado ou ele vai acabar sendo uma decepção. Fora isso, se você se deixar levar pelas situações criadas pela autora, tudo vai se encaixar e tornar o livro delicioso.

Um dos grandes trunfos da autora foi saber utilizar seus personagens e suas emoções – e a falta delas. Isso faz com que todos eles evoluam ao longo do enredo e, aqueles que conhecemos no começo do livro já não são as mesmas pessoas com as quais nos deparamos no final, pois tudo entra em conflito: amor, amizade, família, medo, culpa. É isso o que faz com que a empatia do leitor com os personagens aumente. E, uma coisa que eu estou esperando e muito, é que a autora foque ainda mais nisso na continuação, que, pelo que eu li até agora, é melhor ainda que esse.

Que espécie de mundo é este?, seu rosto perguntava quando ela olhou para Jacob. Se o pelo pode virar pele e a pele pode virar pedra, o que resta então? Medo. Perplexidade. E encantamento. Era possível encontrar tudo isso em seu olhar. p. 69
Eu não podia deixar de falar também sobre os aspectos físicos do livro. Além de uma capa metalizada, todo o livro é cheio de ilustrações feitas pela própria autora. Ou seja, não tem como ser mais condizente com o que ela criou, não é mesmo? Mas uma coisa que eu não gostei foi do tamanho da fonte do livro, que é pequena demais e atrapalha durante a leitura. Tudo bem que é só um detalhe diante de tudo que o livro tem, mas ainda assim foi bastante desconfortável.


A Maldição da Pedra veio e cumpriu o que propôs. Me envolveu de tal forma que agora eu estou muito curiosa para saber o que vai acontecer na continuação (mesmo que eu tenha prometido não entrar em mais séries esse ano). Por mais que o livro seja totalmente juvenil, se você gosta de uma boa aventura, vai encontrá-la e ainda de quebra vai contar com a narrativa excelente da Cornelia Funke. Se você ainda não leu nada da autora, vá por mim: você deveria dar uma chance logo, o mais breve possível! 

Confira a resenha de Sombras Vivas, segundo volume da série Reckless, no blog No Universo da Literatura clicando aqui.

48 comentários:

  1. Depois dessa resenha super motivadora e empolgante a minha vontade de ler o livro só aumentou, a forma como você fala parece que a narrativa da Cornelia é espetacular e eu creio que realmente seja, vou tentar comprar esse livro para ler ainda nas minhas tão sonhadas férias, espero que eu consiga, isso é o resultado da sua resenha que deixa quem lê com vontade de devorar o livro hahahaha adorei.
    Beijos!

    http://feitadepalavras.blogspot.com.br/ =]

    ResponderExcluir
  2. Eu preciso ler todos os livros possíveis dessa escritora. Sério! Li o Coração de Tinta e amei, agora consegui (finalmente) a continuação. Quero terminar essa trilogia antes de começar algo novo dela. O único problema dos livros dela é o preço e o fato deles nunca entrarem em promoção (e quando eu digo promoção é promoção mesmo não aquela enganação de 10% de desconto hehe).
    Adorei a resenha me deixou mais empolgada ainda (essas ilustrações <3)
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada pela Cornelia. Como já tinha dito anteriormente, ela é minha autora preferida. Os mundos que ela cria, suas descrições... E os aspectos físicos dos livros dela são lindos.

    Clara
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, eu também gosto muito de fantasia e sempre que posso pego um livro para ler, gostei do tema maldição, e as vezes é necessário ter aquela introdução né..?!

    Quero ler!
    Adorei a dica, eu não conhecia este livro ainda..

    beijos Mila
    Depois passa no Daly,
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2013/12/no-meu-leitor-virtual.html

    ResponderExcluir
  5. adoro a autora. na verdade, só li Coração de Tinta dela, mas me encantei com a escrita que ela tem!!!
    não conhecia este livro dela, mas parece ser ótimo... estou tentando completar a minha coleção de Coração de Tinta e vou aproveitar e comprar este *-*

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Não li nada dessa autora mesmo, mas essa sua resenha me chamou atenção para esse livro. Adorei sua resenha, muito boa. Muitos detalhes é um tanto complexo mesmo, eu sempre perco alguma coisa, sério AHSUAHSAUHSUA

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu, tenho uma vontade imensa de ler algo desta autora, os livros dela me parecem excelentes. Me atraem também por super gostar de fantasias, apesar de não ter escolhido muito bem minhas últimas leituras deste gênero.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Luara. Os dois primeiros chegaram este mês. Já estavam há um tempão na minha lista. Sua resenha serviu para reforçar ainda mais minha vontade de lê-los. Também gosto de fantasia e adoro quando os personagens são bem trabalhados. Gosto de me emocionar com suas histórias. As ilustrações são lindas mesmo. Ajudam a dar o clima de magia à história. :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Luara, minha querida,

    Estou com o livro na estante e ainda não tive como ler, da autora só li Coração de Tinta e amei muito, espero que logo consiga ler os demais.
    E suas resenhas como sempre me enlouquecem... ainda bem que já tenho esse livro senão eu o colocaria imediatamente nos desejados e o compraria certamente. hihihihi

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  10. Ahhh não li o primeiro, mas sei que é uma série ótima!
    Adorei a diagramação!!!!

    Beijos, Thaysa Rocha.
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada da autora, mas gostei da trama e acredito que farei uma leitura bastante agradável.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Parece ser uma serie otima :)
    beijos.
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ahhh....Cornelia Funke <3
    Meu amor pela a autora foi a primeira vista. Os livros dela me dar a sensação de como se eu tivesse entrado numa enorme biblioteca e pegado aleatoriamente o livro mais precioso da coleção. Preciso continuar com a saga de tinta e assim que surgir uma oportunidade, ler esse livro. Bela resenha como sempre, Luara.

    Beijos, Lucas
    Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu!
    Não sou muito fã de fantasia, então esse livro não vai funcionar para mim, de jeito algum.
    Beijos e até a próxima.
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ei Luara,
    Não conhecia essa autora, confesso também que não curto muito fantasia, mas depois dessa resenha deu até vontade de ler esse livro. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  16. Olá Luara,

    Esse livro esta na minha lista de desejados, gosto da sinopse e a capa é bem legal...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Luara!
    Livros de ficção, fantasia nos faz entretenimento eficaz.
    Gosto de suas resenhas detalhadas e nos faz ficar curiosos para poder ler o livro.

    FELIZ NATAL!!
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    " A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida. (Desconhecido)".

    ResponderExcluir
  18. Cornelia Funke sempre fazendo ótimos livros, ela é de longe umas das minhas autoras preferidas. Essa resenha me deixou com muita vontade de ler A Maldição da pedra!

    ResponderExcluir
  19. Nossa amei a resenha, fiquei super interessada em ler esse livro. Adoro a Cornelia Funke.
    beijos
    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Parabéns pela resenha não conhecia a autora e nem essa série ,ainda não li nada do gênero mais despertou meu interesse e curiosidade!Assim que tiver oportunidade vou querer ler sem dúvida!
    rose.nea@hotmail.com
    http://lendoaprendendoevivendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Este livro tem uma história bem cativante e adorei conhecer. É um prazer conhecer uma autora com tanto talento assim. Vou tentar ler este livro logo. Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha...o livro me cativou, quero ler ele logo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Gente, Cornelia Funke é vida! Ela escreve tão bem (: Ainda não tenho A maldição da pedra mas pretendo adquiri-lo em breve. E a propósito, o livro está lindo! A capa e o gráfico estão perfeitos (:

    ResponderExcluir
  24. Nunca li nada da autora, até comecei "O Cavaleiro Fantasma" e apesar de ter adorado a narrativa da autora, a história não me prendeu pelo fato de eu não conseguir gostar de livros juvenis e, principalmente, do gênero fantasia, exceto Harry Potter. Mas ela escreve MUITO bem mesmo, não imagino livros melhores para os fãs do gênero, com certeza é uma autora que merece ser lido e essa série iniciada por "A Maldição da Pedra" é bastante elogiada e deve ser ótima. ;D

    ResponderExcluir
  25. Uau!!Já tinha visto esse livro algumas vezes,mas nunca parei para ler qualquer coisa sobre ele..apesar de ter uma capa muito bonita!Adoro fantasia,entra em um mundo cheio de coisas diferentes com certeza é maravilhoso.
    O que são esses desenhos nas folhas?!Me apaixonei por esse livro..Com certeza ele está na minha lista de desejados..
    Bjs' :D

    ResponderExcluir
  26. Adorei a resenha, me deu vontade de ler!

    ResponderExcluir
  27. Adoro fantasia,por isso,adoro essa escritora! Além disso,ameeeeeeei o capricho do livro e os desenhos na página.Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  28. Eu tenho o livro mas ainda não li. Como não li nada da autora até agora, quero começar por essa série e sua resenha me deixou mais empolgada ainda, porque gosto muito de fantasia e Cornelia Funke parece ser mestra no assunto. Além do que, toda a diagramação está muito bem feita!

    ResponderExcluir
  29. Nossssssssssssssa adorei a resenha, me deu até vontade de ler este livro. Parabéns

    ResponderExcluir
  30. Amei a resenha tanto quanto amei a capa! Pretendo ler este livro em breve.. Parabéns Luara, você além de escrever muito bem é uma pessoa muito simpática e fofa.

    ResponderExcluir
  31. Adorei a resenha, tanto que quero muito ler esse livro. Você escreve muito bem, parabéns

    ResponderExcluir
  32. Cara, esse livro parece ser ótimo. Nunca nos cansamos de um pouco de ficção e mundos imaginarios não é mesmo? ;D

    ResponderExcluir
  33. Fiquei louca para ler. Mas já tenho uma fila de livros c:

    ResponderExcluir
  34. Gosto por demais de fantasia, creio que vou amar a leitura de A Maldição da Pedra.
    Parece ser um mundo fantástico o criado.

    ResponderExcluir
  35. Ahh, parece ser ótimo! *-*
    Quero ler! Parabéns pela ótima resenha =)

    ResponderExcluir
  36. ah capa não encanta, mas a resenha sim! um pouco de fantasia sempre é bom.

    ResponderExcluir
  37. Sua resenha é ótima! Você expressou muito bem a essência do livro e dos personagens. Esse tipo de história não me atrai muito. Não sei se vou ler…

    ResponderExcluir
  38. Esse foi o primeiro livro da Cornelia Funke que li, pena que a minha edição não é nem de longe tão linda quanto essa a Cia das Letras, adoro livros com ilustrações. Eu li esse livro em inglês e fiquei encantada com o mundo de fantasia criado pela autora e o que eu achei mais legal é que apesar de ter continuação, a história tem um final, é claro que eu quero ler Sombras vivas e continuar a acompanhar as aventuras de Jacob Reckless mas quem quiser ler só esse livro tem uma história com começo, meio e fim.

    ResponderExcluir
  39. To morrendo de vontade de ler esse livro agora, parabens amei a resenha !!!

    ResponderExcluir
  40. Gostaria de ler o livro ...

    www.lucianashibazaki.com

    ResponderExcluir
  41. Livro lindo, com exceção da fonte pequena.
    História muito bem escrita e muito boa, apesar de juvenil.
    E tenho muita curiosidade em ler, mesmo sendo série, algo que não gosto.
    Sim, fiz um comentário cheio de contradições propositalmente hahahaha

    ResponderExcluir
  42. Gosto muito das tramas da Cornelia Funke, a exemplo da Trilogia Mundo de Tinta.
    Preciso conhecer este livro também!

    ResponderExcluir
  43. Adoro edição bonita e livro de fantasia, quero muito esse livro agora haha

    ResponderExcluir
  44. Deve ser boom , paginas bonitas bem ilustradas

    ResponderExcluir
  45. Só li Coração de Tinta da Cornelia e não sou apaixonada por ela. Talvez eu tenha lido em uma época que não curtia muito a leitura, e acabei não achando lá essas coisas. Mas é inegável que ela é uma grande autora, e como você disse, essa mulher tem uma facilidade de nos levar para outro mundo. As histórias delas são bem criativas.
    Já estava querendo ler este livro, agora mais ainda, parece ser mais adulto que os outros livros dela. E dá pra notar pela resenha que os personagens evoluem bastante. Queria ler logo, mas os livros da Cornelia são caros e você nunca encontra pra download. :(
    Blog | Curte?

    ResponderExcluir
  46. Não há como negar que o livro é bastante interessante. Também não leio tanta fantasia, mas esta por questão de toda temática do espelho, tem uma mágica a mais!

    ResponderExcluir
  47. Faz um tempo que tenho vontade de ler esse livro, primeiro o que me chamou mais atenção foi a diagramação que ficou linda! E depois o enredo que foi muito bem desenvolvida.


    xx

    ResponderExcluir