22/12/2013

Resenha: Não Pare!

Título: Não Pare!
Autora: FML Pepper
Páginas: 286
Uma vida normal e tranquila seria tudo que uma adolescente odiaria ter, certo? Não para Nina! Por que tinha que viver como uma nômade (ou fugitiva!), mudando de cidade ou país a cada piscar de olhos? Por que não podia saber nada sobre o paradeiro de seu pai? Por que sua mãe era tão neurótica e supersticiosa? Milhares de perguntas. Nenhuma resposta. O que significavam aqueles estranhos calafrios, acidentes e mortes que insistiam em acontecer ao seu redor? Teriam eles alguma ligação com o seu defeito de nascença? Ou seriam causados pelo selvagem bad boy de hipnotizantes olhos azuis-turquesa que costumava aparecer nos momentos mais assustadores? Nina jamais poderia imaginar que aquele garoto sombrio de corpo escultural e fisionomia atormentada lhe abriria os olhos para um universo paralelo. Só ele tinha as respostas para os seus mais íntimos questionamentos, mas cobraria um preço muito alto para fornecê-las: A vida dela!


Um dos grandes sucessos da Amazon, Não Pare! é um livro que vem sendo muito comentado nos últimos tempos. Muita gente dizia que ele era incrível e é claro que eu fiquei super curiosa. Assim que surgiu a oportunidade de lê-lo, não podia recusar. Eu precisava saber o que ele tinha de tão especial. E vou falar a verdade: eu me surpreendi. Inclusive, o livro me fez ficar madrugadas acordada só para saber o que ia acontecer, porque me envolvi de tão forma com o enredo que era impossível desgrudar. Que livro!

Nina Scott leva uma vida de nômade com sua mãe e a todo momento as duas mudam de cidade e ela não aguenta mais isso. A mãe sempre dava a mesma desculpa: as oportunidades de trabalho que não podia perder e a segurança de Nina, que parece sempre atrair o azar. Quando as duas se mudam para Nova York, Kevin e Richard aparecem na vida de Nina. Enquanto o primeiro é um anjo que salvou sua vida, Richard parece sempre querer o pior para ela, só que ela não podia negar a atração que sentia por ele. Em meio a perigos e segredos revelados, ela terá que lutar por sua vida e aprender a lidar com essa atração.

Meu coração, no entanto, oscilava entre o certo e o errado, o morno e o ardente. Kevin era gentil, agradável. Richard me queimava.

Não Pare! é um livro que envolve aqueles clichês de que ninguém consegue fugir: um mundo de fantasia que envolve um romance proibido e muitos mistérios. Mas, vamos ser sinceros, quem não gosta disso? Além disso, FML Pepper conseguiu fazer algo original desse clichê e ainda trazer esses conceitos para um mundo cheio de aventura, em que o desenrolar da trama é sempre crescente: a cada página que passa, ficamos ainda mais envolvidos com tudo o que a autora criou e, enquanto não chegamos ao fim para descobrirmos todos os mistérios, não ficamos satisfeitos.

Isso se deve principalmente ao fato de a autora nos deixar curiosos com todos os mistérios que criou. E, como a ação está presente em cada capítulo e isso torna a leitura bem mais dinâmica, fazendo com que seja fácil ler uma grande quantidade de páginas sem que o enredo te canse. Porém, como estamos falando do primeiro livro de uma trilogia (que até agora conta com dois volumes), tudo é bem introdutório, ou seja, são muitos mistérios que aos poucos vão se revelando e muitos detalhes sobre o novo mundo que Nina descobre que eu acredito que só serão melhor trabalhados no segundo volume da série. Talvez isso faça com a leitura se torne um pouco arrastada para alguns leitores, mas nada que tire o brilho do livro.

Como a narrativa é em primeira pessoa, descobrimos tudo ao mesmo tempo em que nossa protagonista. Ou seja, todos os sentimentos de Nina são passados para o leitor, sejam eles amor, angústia, confusão, culpa ou medo. E isso é feito de forma excepcional, porque esse foi um dos grandes motivos por eu ter me envolvido tanto com a trama. Além disso, a própria construção da personagem é interessante, uma vez que ela não é o estereótipo da garota fraca nem da garota super corajosa. Ela tem seus momentos de fraqueza e de força como todos nós. Isso realmente me deixou encantada.

Só quando estou perto de você é que sinto esta febre abaixar, esta dor acalmar. Como se você fosse minha cura, o meu remédio. Eu não sei o que fazer. Não tenho mais controle de minhas ações.
Mas, apesar de eu ter amado o romance que é construído ao longo do enredo, eu achei o começo um pouco forçado, tanto com Kevin, tanto com Richard. Nas duas situações, tudo aconteceu muito “do nada”, ou seja, não teve uma construção para chegar aos romances, eles simplesmente aconteceram e não deram chance ao leitor para ter aquela torcida, entendem? É claro que, depois que esse choque passa, o romance se torna uma das partes mais deliciosas do livro.

Não Pare! é mais um livro nacional que me surpreendeu. Eu esperava bem menos e encontrei uma obra completa. Não consigo me conter de ansiedade para ler Não Olhe!, segundo livro da trilogia e acredito que será uma das primeiras leituras de 2014. Afinal, a trilogia é uma excelente mistura de fantasia, romance e ação. Se você gosta de qualquer um desses elementos, com certeza irá encontrar um prato cheio. Uma delícia de leitura! 

7 comentários:

  1. Oi guria.
    Bah,eu adorei sua resenha porque estou super curiosa sobre esse livro. Já o vi em venda na Amazon e pretendo me presentear com ele *-*
    Expectativas altas,mas vou com calma (:

    ResponderExcluir
  2. Conseguiu me deixar muito curiosa, Luara! Não conhecia o livro, é primeira resenha que vejo dele. Vou dar uma olhadinha na Amazon já, já... HAHAHA *----*

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oii!!!
    Eu sou apaixonada por todos os elementos desse livro! Hehehe
    Sem contar, que amo esses clichês!
    Já li algumas resenhas sobre esse livro, e é só elogios!
    Quero ler!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  4. oie Lu
    eu gostei muito do livro, e pasmei quando me vi apaixonada até pela Nina kkkkkkkkkkkk
    O que mais me fisgou foi o enredo super original. O final me fez querer sair correndo para ler o segundo, mas dei um stop pra não ficar muito distante do terceiro da trilogia.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luara! Tudo bem? Pois é, o "Não Pare" é um dos livros que está tendo uma divulgação intensa ultimamente, já vi vários blogs falando dele e estava começando a ficar animada com a história, mas nada que fosse tão desesperador. Daí eu li sua resenha e agora já não estou me aguentando de curiosidade! Que livro é esse que está conquistando as pessoas desse jeito? hehe Gosto muito do título, "Não Pare!", é enigmático e a trama parece seguir bem por esse caminho! Curti o booktrailer também! Enfim, estou curiosa hehe Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. estou vendo muitas resenhas positivas dele também, e parece ser legal, mas sinto que não irei me empolgar tanto com a leitura igual você se empolgou.
    outra coisa que me atrapalha bastante é o fato dele ser uma trilogia. ultimamente ando fugindo de livros com sequência, pois está sendo difícil para mim acompanhar.
    vou atras do ebook para mim e depois volto aqui para te dar a minha opinião :D

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Luara,

    Gostei da sinopse e da resenha, mas a capa é muito ruim....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir