31/12/2013

Retrospectiva Literária 2013

Adeus ano velho, feliz ano novo... Que tudo se realize no ano que vai nascer!
Passaram as músicas de Natal e chegaram as de Ano Novo, não é? 
Para entrar em 2014 com o pé direito, nada melhor do que relembrar as coisas boas que aconteceram nesse ano de 2013, não é? No meu caso, as LEITURAS que marcaram o ano. Sejam bem-vindos a minha retrospectiva literária! A retrospectiva é ideia da Angélica, do blog Pensamento Tangencial. <3
Essa semana serão vários posts mostrando tudo o que aconteceu por aqui, fiquem preparados! 
Mas vamos deixar de papo furado e começar?



A aventura que me tirou o fôlego: Em 2013 li poucas aventuras (triste) e ler mais livros nesse gênero já é uma meta para 2014. Mas, das poucas que li, a série Defensores (leia a resenha de Museu de Ladrões e Cidade de Mentiras) da autora Lian Tanner foi a que mais me marcou.

O terror que me deixou sem dormir: Esse ano não li nenhum terror! \o/ Quer dizer, li, mas não foi um terror que me deixasse sem dormir. E sim, eu sou totalmente medrosa e normalmente passo longe dessa temática.

O suspense mais eletrizante: Sem a menor dúvida foi Gélido (resenha), da Terry Gerritsen. Todo mundo me fala super bem dessa autora e inclusive dessa série de livros que originou a da TV (Rizzoli & Isles). Pude comprovar e esse suspense foi o melhor de todos!

O romance que me fez suspirar: Fiquei tentando escolher um e, como não tem categoria New Adult na retrospectiva, resolvi colocar Belo Desastre (resenha) da Jamie McGuire nessa posição. Foi um dos primeiros livros de 2013 e também um dos melhores! <3



A saga que me conquistou: Difícil não colocar Infinity Ring (leia a resenha de Um Motim no Tempo e Dividir e Conquistar) aqui, não é? Os dois livros lançados até agora me conquistaram e espero que ainda tenham muitos livros pela frente! <3

O clássico que me marcou: Esse ano foi de poucos clássicos, mas As Virgens Suicidas (resenha) doJeffrey Eugenides foi o que mais me marcou. Por mais que não tenha sido uma leitura fácil e nem tão proveitosa quanto eu achei que seria, foi um livro diferente, interessante.

O livro que me fez refletir: Acho que esse ano o livro que mais me fez refletir foi Cidade Mágica (resenha) do Drew Lerman. Foi um livro muito diferente do que eu estava acostumada a ler e ele marcou uma virada na minha vida literária. Adorei!



O livro que me fez rir: O livro mais engraçado que eu li esse ano com certeza foi Qual seu número? da Karyn Bosnak. Demorei um tempão para ler, mas quando li, foi risada para todos os lados. Adorei esse livro!

O livro que me fez chorar: Poucos livros me fizeram chorar esse ano (a.k.a.: não li Nicholas Sparks), então tive que colocar Bridget Jones - Louca Pelo Garoto da Helen Fielding nessa categoria. Não é que ele seja triste, mas chorei de felicidade, de saudade, enfim... De tudo!

O livro de fantasia que me encantou: Acho que não tem como não citar Cornelia Funke nessa categoria não é? A série Reckless ganhou meu coração já com o primeiro livro, A Maldição da Pedra (resenha).



O livro que me decepcionou: Tive poucas decepções esse ano (ainda bem!), mas acho que o livro que mais me decepcionou foi Métrica (resenha) pelo fato de eu esperar demais. Ele foi tão mais do mesmo que não entendi o motivo de todo mundo ter amado. :( Eu gostei, mas esperava muito mais.

O livro que me surpreendeu: Ah, como é bom se surpreender não é? Tá aí, não dava quase NADA por A Filha da Feiticeira (resenha) e fui presenteada com um livro maravilhoso, incrível. <3

O thriller psicológico que me arrepiou: Não li nenhum thriller psicológico esse ano, apesar de ser um dos meus gêneros preferidos! :(

O livro mais criativo: Não tem como não pensar em Todo Dia logo de cara. Foi o último livro de 2013 e eu simplesmente não sei como viver depois dele ainda. Um livro extremamente original e que me deixou sem palavras.


O melhor HQ: Com certeza foi Scott Pilgrim Conta o Mundo! Estou louca para ter a coleção toda aqui em casa, porque estou simplesmente apaixonada. Não costumo ler muitas HQs, mas quando comecei Scott Pilgrim simplesmente não pude parar até o fim. Perfeito! <3

O infanto-juvenil que se superou: Li ótimos infanto-juvenis esse ano, mas o que realmente me ganhou de cara foi Cósmico (resenha). UAU, esse livro ao mesmo tempo em que me divertiu, me fez refletir sobre várias coisas. Sério, merece aplausos!

O livro que mudou a minha forma de ver o mundo: Não li tantos livros daqueles de mudar a minha vida esse ano, mas como tenho que escolher um que entre nessa categoria, foi A Resposta. Que livro maravilhoso. Daqueles que todo mundo deveria ler.


A capa mais bonita: Não tem como não ser Morra Por Mim (resenha). Sou simplesmente apaixonada pela capa desse livro e não tem como não amar o trabalho que a Farol Literário fez com esse livro. Perfeita! <3

A frase que não saiu da minha cabeçaO amor não dá paz. O amor é insone. O amor é elevar a uma potência. O amor é veloz. O amor é amanhã. O amor é tsunami.
O amor é vermelho-sangue. - Branca como o leite, vermelha como o sangue (resenha).

O(a) personagem do ano: Bernadette Fox do livro Cadê você Bernadette? (resenha). Não tem como não amar toda a audácia que essa mulher teve e eu adorei cada coisinha que ela fez durante o livro. Ela é única e marcante, por isso leva como a personagem do ano!


O casal perfeito: Jacqueline e Lucas de Easy (resenha). Tudo bem que eu preferia o Lucas comigo *cof cof, isso fica para o Top Piriguetagem Literária*, mas ainda assim, curti muito esse casal. Pensei em colocar a Abby com o Travis também, mas Belo Desastre já ganhou em outra categoria e iria ficar injusto. 

O(a) autor(a) revelação: Muitos autores me conquistaram esse ano, mas acho que o que mais me conquistou foi Andy Robb de Fator Nerd. Que autor incrível! Além de ser simpático nas redes, criou um livro que entrou para os meus favoritos. Lógico que tiveram outros como o Graeme Simsion (O Projeto Rosie), Katie Dale (Vidas Trocadas) e Jessica Warman (Limiar).

O melhor livro nacional: Sem sombra de dúvida foi Perdida (resenha). Fiquei um longo tempo desejando esse livro e me apaixonei por ele quando li. Não consigo me conter de curiosidade para ler a continuação, preciso de mais Ian na minha vida! *-*



O melhor livro que li em 2013: Não teve um só livro, foram vários. Por isso essa semana ainda vamos ter um post com os melhores livros de 2013. Então essa pergunta vocês vão saber depois...

Li em 2013: 72 livros.

A minha meta literária para 2014 é: Ler pelo menos 72 livros para superar a minha marca desse ano (e de 2012 também, porque foi o mesmo número). Será ainda mais difícil ler esse número no ano que vem, mas darei o meu melhor. Mas o que importa não é nem a quantidade e sim a qualidade. Li tantos livros bons em 2013 que foi um ano maravilhoso. Espero que seja ainda melhor em 2014!

Tenham um Feliz Ano Novo!
Que 2014 venha com tudo e nos faça pessoas melhores!

18 comentários:

  1. Oi Luara, Feliz Ano Novo!!!!
    Quero muito ler Cadê você Bernadette? e Perdida em 2014.
    Métrica será uma das minhas próximas leituras e tenho muito medo de não gostar da narrativa.
    Também ri em 2013 com Qual o Seu Número? A protagonista é doida!kkkk
    Beijos!!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Luara, parabéns pelo post e pelo blog, desejo total sucesso para seu blog em 2014!
    Amei o post, e corri atrás das sinopses e gostei muito, e já estão na minha lista de leitura, perfeita sua retrospectiva!

    Beijos,
    Percepções Blog (Clique).

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, adorei as respostas. Fiquei super curiosa para ler Gélido, adoro suspense, e quero ler mais em 2014 desse gênero. Adorei a sua lista, principalmente, por que tem vários livros que eu quero muito ler, Todo dia, Morra por mim, Fator Nerd, Perdida, Cadê você Bernadette?, quero todos.

    Feliz ano novo querida, desejo tudo de bom para você!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Luara, feliz ano novo!
    Adorei o post e fiquei mais curiosa ainda para ler Perdida e Métrica, eles estão na minha estante faz um tempinho, mas ainda não tive coragem de ler por causa das minhas expectativas.
    Meu romance favorito também foi Belo Desastre!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Oiii Luara!
    Adoorei o post, estou louca para ler Métrica.
    Acho que todo mundo ficou apaixonada pelo Travis.. mais tem como não amar?? Belo Desastre é perfeito e Desastre Iminente nem se fala.
    Eu adorei Easy, e o casal é apaixonante *-*

    Um Feliz 2014!

    Beijos, visite: http://umlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Luara!
    Parabéns pela retrospectiva! Você leu livros muito bons, a capa de Morra por Mim é linda mesmo e esse livro já faz parte da minha lista de desejos. Lucas e Jacqueline são fofos mesmo, Easy foi um dos melhores livros que li em 2013. :)
    Feliz Ano Novo e que 2014 seja repleto de realizações!

    Beijos,

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua retrospectiva.
    Gostaria muito de ler Cadê você Bernadette?, As Virgens Suicidas e Infinity Ring. Também estou bastante interessada em Easy e Perdida, já ouvi falar muito nos dois.
    Espero ler pelo menos 50 livros em 2014, já que não tenho muito tempo para ler :(
    Tenha um ótimo ano novo! Beijos!

    http://temponaoperdido.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lu! Feliz ano novo, sua linda!
    Concordo contigo quando diz que "Mas o que importa não é nem a quantidade e sim a qualidade.", realmente... Tenho uma leve curiosidade em ler Fator Nerd e Cósmico.
    Acabei o ano com uma ressaca literária devido a minha última leitura de 2013 e assim como você, "não sei como viver sem ele ainda", ahsuhaus.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. A filha de feiticeira foi realmente incrível! Li depois de ver no seu blog e adorei. Me lembrou muuito dos livros de bruxinhas da minha infância, mas obviamente mais elaborado e cheio de nuances...

    ResponderExcluir
  10. perdida eu leio e releio e não enjoo, métrica é lindo e poxa faz anos que quero ler qual é o seu número e easy, sem falar em belo desastre!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Desejo um 2014 recheado de bençãos!
    Bj!
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sempre quis ler Os Defensores, adoro esta capa.
    Cadê Você Bernardette também está na minha lista de leituras.
    Adorei Perdida.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br
    Feliz 2014!

    ResponderExcluir
  13. Oi Luara *_*
    Fiquei morrendo de vontade de ler os livros da sua lista de retrospectiva, parecem incríveis.
    Esse ano eu tbm li o "Qual é o seu número ? " e ele é realmente muito engraçado, como eu me divertir lendo esse livro rssrrs.
    Tudo de melhor nesse 2014, beijos !
    Vivý Phany
    Blog: http://vivyphany.blogspot.com.br/ (retribuo comentários e sigo de volta).

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lu,

    Gostei de acompanhar as suas respostas. Sempre me divirto respondendo essa tag no fim do ano haha
    Eu também não vi nada demais em Métrica, achei apenas bonzinho e só.
    Alessando D'Avenia é <3

    Beijos e feliz 2014!

    ResponderExcluir
  15. Li Belo Desastre e Desastre Iminente. ambos me fizeram suspirar e não querer largar o livro antes de terminar :P
    ainda não li As Virgens Suicidas, mas quero muuuito *-*
    Assisti o filme Qual seu número e achei bem divertido. comprei o livro mas ainda não li ;$
    estou doida para comprar o ultimo livro da Bridget Jones ;~~
    ainda não li Métrica por isso. tá todo mundo falando bem dele, ai tenho medo de ler e me decepcionar... =/
    aaaah, fiquei com vontade de ler Easy de novo hahaha
    Perdida é outro livro que estou doida para ler ;~~
    72 é um número ótimo! li 46 e já fiquei super feliz hahaha
    estou curiosa para saber quais foram os seus melhores livros de 2013 *-*
    quero de desejar um feliz 2014. que neste novo ano você tenha mais leituras ótimas, e muitas histórias boas para vir nos resenhar :D

    ResponderExcluir
  16. Oi Luara!

    Tô louca pra ler Scott Pilgrim, mas tá meio carinho, mimimi!
    Ganhei Todo Dia de presente de Natal e pretendo começar a ler o mais rápido possível!

    Beijos!
    http://roendolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Vários livros que eu gostei *_* Que bom que gostou do Defensores pq eu tenho ele em casa aguardando na fila de leitura hehehehehe e estou doida rpa ler As Virgens Suicidas! Mas tá meio complicado de char o livro pra comprar hein.

    http://www.entrandonumafria.com.br/
    http://www.trilhasculturais.com/

    ResponderExcluir
  18. Feliz Ano Novo, Luara, meio atrasado, mas até dia 31 de dezembro posso te desejar feliz ano novo.
    Adorei suas leituras, muitos já estão na minha lista, outros não pretendo ler mesmo, mas ta valendo.
    Beijos e até,
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir