07/01/2014

Resenha: Bridget Jones - Louca Pelo Garoto

Título: Bridget Jones - Louca Pelo Garoto
Autora: Helen Fielding
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 440
Catorze anos após o último livro , a autora Helen Fielding nos apresenta uma nova e completamente fascinante fase na vida de Bridget, em seus 50 anos, viúva, mãe de dois filhos na Londres contemporânea, Bridget retoma seu diário abandonado e mostra que continua a mesma, e ainda mais viva - e ativa - do que nunca. O tempo se encarregou de trazer à sua vida outros dramas e dilemas, mas não levou embora seu jeito estabanado e a personalidade luminosa sem a qual ela não poderia enfrentar os momentos comoventes que a aguardam. Além de não descuidar da balança e manter-se longe dos cigarros, agora ela também precisa se preocupar com sites de relacionamentos, o número de seguidores no Twitter e os perigos de trocar mensagens de texto depois de algumas taças de vinho. Ainda às voltas com os amores, Bridget tropeça em novas confusões e tenta em vão se esquivar das gafes que ajudaram a consagrá-la como uma das personagens mais divertidas da literatura feminina, enquanto figuras antigas e recentes desfilam por sua vida - sobretudo um garoto misterioso que vem para balançar seriamente suas certezas. 


O que dizer sobre uma das personagens que eu mais amo de todos os tempos? Aquela que virou referência em minha vida literária e pessoal também? Essa série sempre foi uma referência para mim porque O Diário de Bridget Jones foi um dos primeiros livros que li e apaixonei, então todos os chick-lits que eu li sempre foram comparados a ele. Então, mesmo com todos os pontos que me levariam a ser contra ler Bridget Jones – Louca Pelo Garoto (que vocês vão saber durante a resenha), encarei a leitura e não deu outra: me apaixonei mais uma vez pela Bridget e não tive como não eleger o livro como um dos melhores de 2013.

Bridget Jones está na tão temida meia idade. Claro que, para uma mulher de cinquenta anos com dois filhos, essa denominação é extremamente desgastante e a faz perder qualquer tipo de confiança em si mesma e Bridget detesta isso. O pior é quando você chega nessa idade e está solteira. Se não bastasse ela ter passado por tudo isso aos 30 anos, agora ela terá que fazer de tudo mais uma vez para recuperar sua autoestima e feminilidade para que o amor possa bater mais uma vez a sua porta.

14h Muito bem. Tomei uma decisão. Vou mudar completamente. Vou voltar ao meu estudo de livros Zen/ New Age / autoajuda e à ioga etc., começando de dentro e não de fora, meditar regularmente e perder peso. p. 49
Imaginem a minha reação ao saber que, depois de tantos anos, Helen Fielding iria lançar mais um livro da série Brigdet Jones. Imaginem minha cara ao tentar entender aquele nome: Louca pelo garoto. Imaginem minha cara ao saber, antes de ler, o que aconteceu nesse livro. Com certeza vocês devem ter ficado tão em choque quanto eu com várias notícias bombásticas ao mesmo tempo. Tive que ler todas as entrevistas que a Helen deu confirmando o tal boato era realmente verdade. E, se você já procurou saber um pouquinho ou leu com muita atenção a sinopse acima, já deve ter noção do que é. Mark Darcy não está mais entre nós.

Pois é, como sobreviver com um dos personagens principais dessa história? Foi com essa pergunta que eu fiquei discutindo mentalmente comigo mesma sobre se daria uma chance para esse livro ou não, afinal, ele poderia tanto destruir toda a paixão que eu tenho por essa série. Mas, pelo sim ou pelo não, resolvi arriscar. E, sinceramente? Mesmo sem um personagem que eu amo (e sempre amarei), Bridget Jones – Louca Pelo Garoto conseguiu me ganhar de todas as maneiras possíveis por eu poder ter um pouquinho mais daquele enredo que eu tanto gostei há alguns anos e foi quase como visitar velhos amigos. Não parecia que fazia anos desde que eu li o último livro da série.

Isso acontece por Helen Fielding não perdeu nada no que diz respeito às características da Bridget. Nós reencontramos aquela mesma insegurança, as mesmas neuras. E sinceramente, não tem não como aquela velha identificação não vir à tona com toda a força. Qual mulher nunca se preocupou com o peso ou sobre o motivo do cara ainda não ter ligado? E sim, mesmo aos cinquenta anos, a Bridget continua se preocupando com isso, mostrando que não importa quantos anos você tenha, as neuras sempre serão as mesmas. E Fielding continua batendo forte nessa tecla, o que faz com que Bridget Jones caia nas graças do público feminino facilmente.

Todo o livro é regado por muito humor. Acho que nunca vai existir uma personagem tão cômica quanto Bridget Jones. Tudo o que ela faz, mesmo sem querer, carrega altas doses de humor e é impossível não se divertir com seu jeito desastrado, irônico, irreverente e inseguro. Mas, se já não bastasse ela, ainda temos contato com outros personagens que já conhecíamos, como Tom, Judy e – quem diria! – Daniel. Eles também são de grande importância em todas as confusões em que a Bridget se mete em Louca Pelo Garoto. Ou seja, é diversão garantida!

7h06 Muito animada por estar no Twitter. Sinto que sou parte de uma imensa revolução social e que sou jovem. Ontem à noite não deu tempo! Talvez da noite para o dia tenham aparecido milhares de pessoas me seguindo! Milhões! Provavelmente sou uma viral. Mal posso esperar pra ver quanta gente apareceu para me seguir!!
7h10 Ah.
7h11 Ninguém me seguindo ainda. p. 55
Sei que muitos têm aquela velha pergunta: eu não li os outros livros da série, posso ler esse mesmo assim? Sim, você pode. É claro que grande parte da essência vai ser perdida, mas a compreensão é perfeita. Se você já viu pelo menos os filmes, melhor ainda: as adaptações foram muito bem feitas e darão uma base ótima para que você pegue Louca Pelo Garoto e consiga entender absolutamente tudo o que acontecer. Mas é claro que sempre vale mais a pena ter lido os outros livros, não é? Até porque são incríveis também.

Se eu pudesse, faria a Helen Fielding lançar pelo menos um livro da série a cada dois, três anos (todo ano ficaria enjoado, né?). Mas eu acredito que não veremos mais Bridget Jones tão cedo. Não posso dizer que nunca mais veremos, pois ela surpreendeu dessa vez. Mas como eu vou sentir falta dessa personagem maravilhosa que me ganhou de todas as formas possíveis. Sempre será uma das minhas favoritas e sempre terá um espaço garantido no meu coração leitor. E só tenho uma coisa a dizer: estão esperando o que para ler esse livro? <3 

53 comentários:

  1. Luara, quando eu era adolescente a Helen Fielding era dos assuntos mais comentados no colégio, todo mundo lia e dizia gostar muito, o exemplar da biblioteca daqui era surrado que só, e mal parava nas estantes. Não sei a razão mais fiquei sem ler nada dela até agora, e sua resenha é mais uma prova do erro que isso é. E, sim, você me respondeu, ia perguntar se posso ler este sem ter lido os outros, mas acho que perde a graça, não?, mas vou fazer uma força para, enfim conhecer Bridget Jones.

    Dois abraços ;)

    ResponderExcluir
  2. que não ficou louco da vida com os spoiler que soltaram né?
    estou doida para ler, mas estou com um certo pé atras. ou estava... porque está é a primeira resenha que leio do livro e fiquei super feliz em saber que o antiga Bridget ainda está ai!!!
    quero ler logo, com certeza
    e também ficaria super feliz se a autora lançasse mais livros *-*

    ResponderExcluir
  3. Demorei muito tempo para me aventurar pelo mundo de Bridget Jones, eu esperava ler os livros primeiros, mas acabei me deparando com os filmes primeiro (em 2013! nenhum pouco atrassada rsrs) e a curiosidade acabou falando mais alto. Agora estou louquinha para ter uma overdose de livros sobre as neuras dessa personagem super carismática, preciso desse e dos demais para ontem rsrs

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luara. Não li nenhum dos livros da série mas agora deu vontade de ler todos. Amei os filmes e como os personagens são mostrados no cinema e fiquei curiosa por esse desfecho.

    Beijos.
    www.navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Até hoje não li nada de "Bridget Jones" e nem assisti as adaptações ainda, ou seja, estou mega atrasada com relação a série né... Mas, enfim, morro de curiosidade para conferir os livros da Helen Fielding, eles sempre tão na minha lista de desejados e já não vejo a hora de tirá-los de lá. Aliás, depois dessa resenha, fiquei até mais animada para fazer isso! hehe Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não li nenhum livro ainda... ): Que vergonha! rs
    E nem assisti o filme... :~
    Preciso dar um jeito nisso, ainda mais depois de saber que é sua personagem favorita, então deve ser ótima a série. <3
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu só vi os filmes e ainda não li nenhum dos livros.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lu!
    Poxa, por mais que sua resenha seja linda, apaixonante e bem escrita, essa série definitivamente não faz meu estilo rs
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  9. Não li nenhum dos livros da serie, não assisti o filme e me sinto envergonhado por isso. Porém que resenha maravilhosa, hein!? Já quero ler o quanto antes e meio que me redimir ^^

    Abraços,
    http://www.revolucaonerd.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Luara, tudo bem flor?
    Menina, eu li apenas o primeiro livro da Bridget e achei ela uma personagem bem louca, mas apaixonante. Quando soube que esse livro seria lançado fiquei louca pra ler o segundo pra poder ler esse, mas quando a notícia que ela estaria viúva veio a tona eu fiquei arrasada. Enfim, mas depois dessa resenha a minha vontade de ler voltou com tudo. Com certeza vou adquirir o livro e ler o segundo o mais breve possível.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  11. Olá, como vai?
    Sou fã de Bridget Jones há muuito tempo.
    Amo os livros e os filminhos.
    Vou ler este livro *---*

    http://incriativos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Menina, quando li o que iria acontecer nesse livro, fiquei "Como assim?"
    Ainda não acredito que ela fez isso, mas ainda assim acredito que tem motivo, depois de tanto tempo ela teria que ir por outro caminho
    bjos
    Pah - Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, quero muito ler.
    Lindo seu blog, já estou seguindo (:

    http://devaneiosdeuma-adolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Hey, Laura!
    Tenho uma irmã que é totalmente fascinada pelas histórias de Bridget Jones, e, se não me engano, ela ama os filmes também!
    Já havia visto uma resenha em vídeo desta obra, parece interessante sim!

    Ótima resenha!
    Sou novo por aqui e já estou seguindo =)
    Beijos!
    Vini - Um Jovem Leitor/

    ResponderExcluir
  15. Bridget não é para mim, e olhe que adoro o gênero!
    Comecei a ler uma vez e acabei desistindo. Provavelmente porque vi ao filme e tenho esse problema chato de não conseguir ler depois.
    Mas vou tentar ler algo que ainda não tenha virado filme, pode ser que funcione!
    Seguindo seu blog, achei muito do fofo!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Eu não tinha muita curiosidade de ler a série, mas juro que depois deste lançamento fiquei com vontade de devorar desde o primeiro. E pelo jeito vale a pena, né? rsrs Tem muita gente que adora a história.

    Beijões.

    ResponderExcluir
  17. Aaaaaaah *.* alguém que amou também esse livro. Mesmo sem o Darcy, eu estava louca de saudades da Bridget e adorei que ela continua a mesma trapalhona de sempre.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Nossa, me pareceu incrivel. Já vi a filmes sobre esta série, mas realmente não sabia que existiam livros. Logo após ver o lançamento deste livro que a ficha caiu :$.
    Pela sua empolgação o livro deve ser ótimo, não só esse mas os anteriores também.
    Fiquei com vontade de ler. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Amo os filmes da Bridget Jones, com certeza é uma das minhas preferidas!! Ainda não li nenhum livros, mas morro de vontade! Depois dessa resenha super positiva, só fiquei mais curiosa.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Genteee

    Quanto amor por um livro!
    Lu ainda não li nenhum dos livros. Sempre tive vontade de ler, só que sempre achei o livro caro demais, empurrava com a barriga, não queria ler a versão pocket, por ai vai. Tô louca pra ver o filme. Quem sabe assim tenho coragem e finalmente encaro a trilogia.

    Beijos

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Acredito que você vá me achar uma extra terrestre agora : Nunca ouvi falar do livro nem da autora, talvez por eu não ler tantos chick lits ou só por ser desinformada.
    Acontece que agora eu to, tipo assim, louca para ler esses livros porque sua resenha foi muito estimulante. Entrou para a lista dos livros que eu PRECISO ler em 2014 hahahaha
    Beijinhos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  22. Uoou! Esse livro está na lista dos melhores do ano de 2013 xD
    Adorei a resenha, e com certeza entrou pra minha lista de "livros para ler em 2014" kkkk.
    Beijos,
    Susan

    ResponderExcluir
  23. Você acredita que não li nenhum? Eu só vi filme!
    Os livros parecem divertidíssimos, e toda vez que leio uma resenha eu tenho vontade de ler, mas até agora não parei pra pegar nenhum.
    Com certeza esse ano eu preciso colocar na minha listinha! rs

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Em choque!! quando eu li Viuva, eu pensei WTF?? como ele morreu? Mark Darcy morreu? mas como assim, uma Bridgte com 50 anos?? bem bem bem... realmente eu não sei se daria uma chance pra história.. quando eu vi o título achei que sei lá, fosse um livro sobre a filha dela kkk... qualquer coisa menos isso... mas mas mas.. ela se apaixona de novo? ahh so lendo mesmo pra fazer... mas a sensação é de medo kk..

    A resenha está ótima.. quase me convenceu a ler o livro.. quase...

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bom?
    Achei muito legal você gostar tanto assim do livro!
    Infelizmente, eu li os dois primeiros e não gostei nem um pouco. Mas, eu os li quando era muito nova e estava pensando em reler com o lançamento do terceiro, porque só vejo pessoas elogiando essa série, então talvez eu não tenha gostado por não a entender muito bem por ser nova demais ou algo assim...
    Bom, adorei a resenha e confesso que fiquei com vontade de ler o terceiro hahaha

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  26. Adorei a resenha, estava um pouco receosa de comprar o livro pois tinha ouvido umas criticas negativas sobre este livro, mas depois dessa resenha vou coloca-lo na minha lista de leituras para 2014!!!

    ResponderExcluir
  27. Oi Luara quanto tempo né, desde o ano passado kkkk!
    Amiga eu nunca li essa série mas agora tenho motivos de sobras para ler porque adorei a resenha e saber que ela está nos 50 quero saber como é!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito da resenha. Me animei a ler.

    ResponderExcluir
  29. Eu tenho os dois primeiros livros, e já reli por várias vezes! Adoro a Bridget!!
    Não vejo a hora de ter este aí!!

    ResponderExcluir
  30. Nossa!!! deu mais vontade ainda de ler!!!!! =D

    ResponderExcluir
  31. Tava na dúvida se queria ou não ler, mas depiis de mais uma resenha bem feita, não só quero ler, como estou participando da promoção. Se eu não ganhar, esse livro vai pra minha lista de desejos :-)

    Visitem meu site: www.levvvel.com e curtam no facebook/Levv Vel

    ResponderExcluir
  32. Nunca li ou vi os filmes pois são mais voltados para o público feminino, mas os respeito, sei de sua importância e qualidade.
    Não duvido que esse seja bom, mas matar um personagem principal para colocar a protagonista em novas aventuras com idade avançada foi bem arriscado e, talvez, um pouco ganancioso por vender mais livros e ganhar dinheiro.
    Mas, para quem é fã, é sempre bom ler novas histórias de nossos personagens favoritos, e, fazerem um filme desse livro vai dar uma ressuscitada na carreira da Renée Zellweger.

    ResponderExcluir
  33. Resenha excelente!!!! Bem detalhada e contou detalhes que me animaram a ler o livro!!!! Parabéns =)

    ResponderExcluir
  34. Ela louca pelo garoto, e eu, pelo livro!
    Quero muito! ;)

    ResponderExcluir
  35. Nunca li nada da autora, mas estou super interessada neste livro. A história parece ser bem interessante.
    Gostei da resenha ;)
    Beijos,
    Dayenne Vieira.

    http://um-momentoasos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Olá! Nunca li nenhum dos livros dessa série porém depois de ler essa resenha me interessei muito e pretendo comprá-los em breve. Parabéns, você escreve muito bem, Luara :))

    ResponderExcluir
  37. Ai que liiindo,
    E eu achando que a história iria desandar sem nosso Darcy.
    ^^
    eu só li o primeiro livro, o segundo, pelo menos pra mim, é insistentemente difícil de se encontrar.
    mas agora, preciso dele pra correr e ter já esse terceiro livro ^^

    bjs e ótima resenha.

    ResponderExcluir
  38. eu não sei gosto ou não desse livro. Não me agradou nada em saber que o Darcy morreu. Eu sei que isso pode acontecer na vida de qualquer um, mas não na vida de Bridget. Eles eram perfeitos. Mas prometo que vou tentar ler esta livro e tentar torcer por este amor que apareceu pra ela de novo. Beijos.

    ResponderExcluir
  39. Fiquei muito triste ao ler o que aconteceu com o Darcy... Eles eram perfeitos um para o outro. Mas são coisas que acontecem na vida de qualquer um. Agora estou doidinha pra ver como Bridget vai lidar com isso. Beijinho

    ResponderExcluir
  40. esse livro é muito bom e lançado pela cia das letras muito bom vc ter feiro uma resenha amei!!!

    ResponderExcluir
  41. esse livro é muito bom e lançado pela cia das letras muito bom vc ter feiro uma resenha amei!!!

    ResponderExcluir
  42. Adoro a editora. Tem sempre um trabalho sério e bem valorizado.
    A obra eu sempre vejo nas livrarias, mas nunca comprei. Sempre tive interesse em ler.
    Quero conhecer a história de Darcy. Parece frustrante, forte e emocionante.

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  43. Não li nenhum livro e também não assisti o filme. Mas a sua resenha me deixou bem curiosa para saber mais sobre a Bridget Jones.. gostei

    ResponderExcluir
  44. Sua resenha é tão otina que me deixou com uma grande vontade de ler, então eu necessito desse livro '-' Só acho! kkkkk Parabéns pelo blog pela resenha ♥
    ▬ http://shy-confident.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Oi Lu!
    Acredita que não conhecia a série? O nome não me é estranho, mas não é nada também que eu conheça como ninguém.
    Eu não me interesso por esse livro, nem um pouco.
    Mas a resenha tava ótima.
    Beijos e até mais,
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. O terceiro livro é diferente dos dois primeiros, menos cômico - lembro que com os dois primeiros dei muitas gargalhadas -, mas nossa heroína continua divertidíssima. Há momentos de muita comoção, afinal Bridget além de está sem Mark está sem o pai (seu eterno cumplíce). Mas ele é uma atualização do ciclo da natural da vida, algumas pessoas entram e saem da nossa vida. A leitura vale hiper a pena. Já estou com vontade de reler toda a série.

    ResponderExcluir
  47. Nunca cheguei a ler, nem assistir os filmes, mas tenho bastante vontade. Por essa resenha, dá pra perceber que você é realmente apaixonada pela série. Gosto dessas personagens mais divertidas, apesar de passar por alguns probleminhas. Outra coisa legal é ver que, mesmo tendo esse período grande entre os livros, a autora não perdeu a mão nesse livro, e a Bridget continuou com a mesma essência. Fiquei bem curioso pra ler todos os livros.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  48. Oh, confesso que fiquei curioso agora. Olha, eu vi a fotinha do livro nem me interessei muito, depois que fui ler ''louca pelo garoto'', ai a historia ja mudou. Agora que li a sinopse e a resenha, curti demais. Gostei bastante de saber que voce sempre gostou assim e tal rs, e sempre comparou aos click-lits que leu, entao.. preciso ler o livro. Adorei os quotes pq assim dá uma ideia de como é a narrativa, achei super tranquila e bem divertida, quero ler!! D:

    ResponderExcluir
  49. Oh, confesso que fiquei curioso agora. Olha, eu vi a fotinha do livro nem me interessei muito, depois que fui ler ''louca pelo garoto'', ai a historia ja mudou. Agora que li a sinopse e a resenha, curti demais. Gostei bastante de saber que voce sempre gostou assim e tal rs, e sempre comparou aos click-lits que leu, entao.. preciso ler o livro. Adorei os quotes pq assim dá uma ideia de como é a narrativa, achei super tranquila e bem divertida, quero ler!! D:

    ResponderExcluir
  50. Tô querendo muito esse livro mesmo sem ter lido nenhum outro livro da série. É um chick-lit, mas acho que por se tratar de uma história de uma mulher mais madura acaba ficando interessante. Já está na minha listinha de desejados!

    ResponderExcluir
  51. Quando fiquei sabendo que o Mark morria, não queria ler, mas a sinopse me ganho e a sua sinopse também.
    ;)

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  52. Nunca me interessei muito pelo livro, agora me deu uma curiosidade extrema. Acho que vou ler <3

    ResponderExcluir