19/01/2014

Resenha: Quando você a viu pela última vez?

Título: Quando você a viu pela última vez? (Só Perguntas Erradas #2)
Autor: Lemony Snicket
Editora: Seguinte
Páginas: 272
Ainda na cidade de Manchado-pelo-mar, o jovem aprendiz Lemony Snicket terá mais um caso para resolver junto com sua tutora, S. Theodora Markson. Desta vez eles foram contratados pelos Knight para encontrar Cleo, a filha desaparecida do casal. A primeira hipótese é a de que ela teria fugido com o circo - mas, ao contrário do que Theodora pensa, não se trata de uma resposta inteligente e adequada para esse mistério, já que Cleo era uma química brilhante (e não uma artista) e com certeza teria deixado um bilhete.

Será que ela havia sido sequestrada? As versões das duas principais testemunhas que viram Cleo no dia de seu desaparecimento são divergentes. Ela foi vista pela última vez no mercado Comidas Incompletas ou no restaurante Faminto’s? E foi embora de táxi ou em seu carro novinho em folha?
Lemony Snicket contará novamente com a ajuda da jornalista-mirim Moxie Mallahan e dos irmãos taxistas Juca e Chico. Mas será que ele desvendará esse mistério? Ou só fará as perguntas erradas mais uma vez?


Lemony Snicket mais uma vez me surpreende. Depois da minha ótima experiência com o primeiro volume da série, Quem poderia ser a uma hora dessas? (resenha), é claro que eu não poderia deixar a oportunidade de ler o segundo livro passar. Quando você a viu pela última vez? tinha tudo para ficar no mesmo nível que seu antecessor, que foi um livro bom e me deixou com um gostinho de quero mais. Masele foi além e a série conseguiu me conquistar de vez. Isso fez com que a leitura fosse rápida, divertida e única como só Lemony Snicket consegue fazer com que suas histórias sejam.

Nosso protagonista, Lemony Snicket, continua em Manchado-pelo-mar com sua tutora S. Theodora Markson. Ele ainda não sabe o que o S. significa e a cidade continua tão pacata como sempre. Mas, como sempre, é nos lugares mais improváveis que as maiores aventuras acontecem. Em Quando você a viu pela última vez? a filha dos antigos donos da maior fábrica de tinta é raptada. Cabe a Snicket investigar seu paradeiro e ainda desvendar o que isso tudo tem a ver com Tiro Furado, o grande vilão que só complica sua vida desde que chegara ali.

- Você não está se concentrando na pessoa certa – disse Theodora, jogando um grande envelope no meu colo. (...) Dentro não havia nada além de um pedaço de papel com a fotografia de uma garota vários anos mais velha do que eu. (...) Impresso abaxio da garota carrancuda estava seu nome, SRTA. CLEO KNIGHT, e no topo do cartaz estava impressa outra palavra, numa fonte muito maior. Era a mesma palavra que eu tinha visto nas cópias do panfleto espalhadas por toda a cidade. DESAPARECIDA. p. 22/23
O segundo volume da série Só Perguntas Erradas segue o mesmo padrão do seu anterior: um enredo não tão surpreendente, mas que se sustenta na narrativa singular do autor-personagem Lemony Snicket. Talvez seja exatamente por isso que a série não seja tão atraente para alguns: muitos esperam muito do enredo e deixam o brilho da narrativa passar despercebido. Porém, mesmo não sendo tão desenvolvido, o enredo encanta. Assim como a grande parte dos infantojuvenis, ele se torna um pouco previsível com o passar das páginas, mas nada que não nos faça ficar curiosos para o que vai acontecer no final, devido a tantas reviravoltas que ele nos traz.

Como é uma narrativa em primeira pessoa, o livro se torna ainda mais instigante, pois descobrimos tudo ao mesmo tempo em que nosso protagonista. Ou seja, tudo é um grande mistério até o grand finale. E, enquanto vamos acompanhando toda a trama de Snicket e seus amigos se desenrolando, nos deparamos com a ironia e a fluidez que o autor aplica ao enredo, que são dois elementos que costumam ganhar qualquer leitor. Isso aconteceu comigo, tanto que, assim que comecei a ler, não consegui mais largar: fui até o fim em uma sentada só. E, mais do que isso, o autor não perdeu a mão ao fazer continuar com aquilo que eu mais gostei em Quem poderia ser a uma hora dessa?: contar tudo como se fosse um grande segredo que precisa ser compartilhado, o que torna a experiência da leitura muito mais gostosa.

Isso aconteceu porque dessa vez os personagens me pareceram ainda mais legais. Por mais que eu tenha me encantado com eles já no primeiro volume, dessa vez eu me senti mais confortável ao lidar com todas as suas características peculiares. Acabei me encantando ainda mais pelas contínuas perguntas erradas que o Lemony Snicket faz e esse foi um dos grandes motivos para que Quando você a viu pela última vez? superasse o primeiro volume, pois não houve aquele estranhamento que senti no começo, afinal, eu já sabia o que esperar. Além disso, o autor explorou ainda mais a vida pessoal do seu protagonista, o que me deixou instigada para saber até onde isso iria nesse livro e vai nos próximos.

Lembrei a mim mesmo de uma lição que aprendi durante o treinamento: faça a coisa assustadora primeiro, e fique assustado depois. p. 127
Uma característica do livro que merece ser mencionada é o cuidado que a editora Seguinte teve com a edição do livro. Além de não ter encontrado nenhum erro e de ter um espaçamento maravilhoso para quem, assim como eu, tem uns probleminhas de vista, o livro é cheio de ilustrações e detalhes, o que o deixa ainda mais bonito!



Se você, assim como eu, adora um livro infantojuvenil, não precisa de mais motivos: comece a ler essa série para ontem! Lemony Snicket é um autor fantástico que conquista com seu enredo único e que vale a pena ser lido. É uma série que me ganhou e que espero que evolua ainda mais com os próximos volumes, fazendo com que eu curta ainda mais as aventuras de Lemony Snicket. Super recomendo! 

49 comentários:

  1. Ainda não conhecia esse livro, fiquei bem curioso. A edição do livro está muito linda, agora sim, eu fiquei muito ansioso para ler esse livro.
    Adorei a resenha Laura :)
    Beijo,
    umviciadoemlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. To louco pra ler esse livro logo, li o primeiro volume e me apaixonei pela escrita de Snicket, tanto que na Black Friday comprei o box de Desventuras em Série e to me apaixonando cada vez mais pela sua narrativa um tanto "peculiar" espero ter logo meu volume em mãos :D

    Abraços ^^

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu,
    Esse é um livro que quero muito ler nesse ano, já li o primeiro e gostei bastante, assim como você sou fã de livros infantos juvenis e essa leitura não pode falta na minha listinha.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esses livros e fiquei bem curiosa. Achei lindo o trabalho da editora. Agora, minha lista de desejados aumentou mais um pouco, rs.

    Beijos
    Caroline Curi

    ResponderExcluir
  5. aii, ainda não li o primeiro. minha amiga ficou de me emprestar mais ainda não terminou :(
    quero ler logo eles, pois parecem ser bem divertidos!

    ResponderExcluir
  6. Parece MUITO legal! Fiquei super curiosa pra ler!!
    Já tinha ouvido falar do livro mas n tinha dado muita atenção, pela sua resenha vou querer ler!!

    http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, que livro lindo, tanto a capa quanto por dentro.
    Assim como você adoro livros assim, espero ler algum
    dia, pois a narrativa me deixou curiosa pra saber mais sobre
    o personagem,
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Luara, ainda não conhecia essa série, mas como sou apaixonada por infantojuvenis e gostei muuuito da tua resenha, já anotei aqui a dica e assim que der irei começar a ler essa série.

    Beijos
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Também sou super fã de livros infantojuvenis, Luara.
    Parece interessantíssimo. Eu adorei a história. Não tinha conhecimento dessa série ainda e, com certeza, não vou me decepcionar. Você sempre com ótimas indicações.

    Adorei.

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  10. Lu, já li vários comentários dessa série, mas sempre fico com um quê de receio de não gostar e tudo mais.
    A sua resenha me deixou com curiosidade sobre a série, mas acho que agora o momento para ler não é certo.
    A diagramação do livro realmente ficou bem bonita. =)
    Beijos!
    Ananda
    http://www.entrelinhascasuais.com

    ResponderExcluir
  11. É realmente muito bom quando uma série em livros dá uma impulsionada após a primeira leitura. No geral as histórias tendem a decair, mas quando nos deparamos com uma melhora, dá uma estimulada bacana. Acho que eu gostaria de ler essa trama... gosto de infanto juvenil, e seus comentários me instigaram bastante. Uma pena que por enquanto ela não seja prioridade, mas deixarei em minha lista. Futuramente, quem sabe?

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Apesar de não ser uma entusiasta por literatura infanto-juvenil, confesso que os elementos que encontrei na sua resenha me fizeram querer muito ler!
    Ainda não conhecia a série e fiquei interessadíssima.
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  13. Que diagramação linda essa!!!! Eu gosto das capas dessa série, acho super criativas, mas nunca tinha visto fotos do interior do livro. To aqui babando. Adoro infanto juvenis, vou querer ler esse com certeza.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  14. COMO eu não sabia da existência desses livros? hahaha' Parece ser muito interessante mesmo *_* Amo uma leitura infanto-juvenil como essa <3 E a diagramação só me fez ficar mais apaixonada ainda!

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Parece ser um bom livro
    Com um ar super leve
    Gostei da dica

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nossa esse livro parece ser super fofo e descontraído!!!
    Amei o fato da narrativa ser em primeira pessoa, isso faz com que o leitor tenha mais conhecimento a cerca dos personagens!!!
    A diagramação do livro parece estar incrível!!!

    Beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Não li nenhum dos livros, tenho curiosidade por ser todo ilustrado e a história parecer bem divertida.
    Mas no momento não seria uma prioridade na minha lista de compras e leitura.
    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  18. Parece ser uma história de mistério. Não é muito o meu estilo, mas quem sabe eu não me surpreenda, né?
    Talvez eu dê uma chance. :)

    Beijos,
    Borrifo de Cores
    (antigo Resenhando Books)

    ResponderExcluir
  19. Oi Lu!
    Nunca me interessei por essa série. Agora com essa resenha fiquei doooida para ler! E essa diagramação linda com essas ilustrações fofas... aiaiai mais um para os desejados :)
    Bjos

    Samy
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia este livro, mas gostei da sinopse e da resenha.

    Beijos.


    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia esse livro e chei ele bem diferente, irei colocar na minha lista!
    http://ancorandoomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Acho lindas as capas dos livros desse autor.
    Eu ainda não li nada dele, mas gosto do que leio nas resenhas.
    E se tem mistério envolvido já chama minha atenção!

    Linda a diagramação

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  23. Oie,
    nossa eu não conhecia o livro, e confesso que não faz muito meu estilo, mas quem sabe um dia eu leia?

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Lu,
    Apesar de sua ótima resenha tanto do livro anterior, como nesse, eu ainda não sei se leria o livro, ele me chama atenção, mas ao mesmo tempo não. Um dia quem sabe!

    Beijokas Brubs
    Livros de Cabeceira
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá, comecei o primeiro livro mas acabei abandonando, mas a resenha do segundo me animou, vou tentar recomeçar e depois lero segundo *-*
    Beijos, Thaynara
    http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oiee ^^
    Não tenho curiosidade de ler esse livro (nem mesmo o primeiro), mesmo lendo várias resenhas positivas e legais sobre ele. Sabe aquele livro que não dá vontade de ler de jeito nenhum? Pois é...
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Já recebi várias indicações desse livro e já vi muitas resenhas positivas do livro.
    Acho linda as capas desse autor, e esse em especial, pelo tom de lilás/roxo.
    Curti muito a sua resenha.
    Já estou seguindo o seu blog (:

    http://rascunhosdodudu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Simplesmente amei a diagramação desse livro, todo colorido *-*
    Estou querendo ler, depois dessa sua super indicação!
    Ótima resenha :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Lembrei a mim mesmo de uma lição que aprendi durante o treinamento: faça a coisa assustadora primeiro, e fique assustado depois. - Adorei a quote, a resenha e quero muito ler, são sequencias os livros ou se pode ler individualmente?
    Beijos.

    Encontro "A menina que roubava livros"

    Paradise Books

    ResponderExcluir
  30. oi,
    já ouvi falar desse livro do Lemony Snicket, gosto muito do autor, mas ainda não tive a chance de ler essa nova série (bem que poderia ter ganho a cortesia do primeiro livro q teve no skoob, mas sou mto pé frio). Ele sempre mantem esse tipo de escrita não é mesmo, uma narrativa singular que o caracteriza.
    De fato o trabalho da editora está maravilhoso, quero mtoooo ter esse livro *.* kkk
    tem postagem nova no meu blog
    espero a sua visita
    bjinhus

    -TÍTULOS DE LIVROS
    titulosdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Para ser sincero nunca tinha ouvido falar nos livros dele, mas gosto assim como você de ler livros infanto-juvenil. E o livro pareceu passar uma mensagem, daqueles que nos faz perceber que as vezes a aparência não altera em nada a qualidade do conteúdo. Acho que esse livro é bem assim, pois a capa não me chamou atenção em nada, mas sua resenha sim. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Eu já li algo do autor, mas não diretamente, já que este nome é pseudônimo, e simplesmente me apaixonei. Quando soube que ele havia escrito esse livro, fiquei curiosa, mas nunca cheguei a comprar. Eu simplesmente adoro infanto-juvenil, e sei que este é um dos mais indicados, simplesmente não sei o que estou esperando para ler.
    Enfim, na minha próxima compra, vou lembrar de por essa série no carrinho.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Adoooorei o enredo desse livro e a sua resenha. É um livro que gostaria de ler sim!
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Adorei sua resenha, e o livro realmente parece ser bem meu estilo, mas... sabe quando por algum motivo você fica com pé atrás, mesmo sem saber porquê? Tô assim, mas quem sabe, vou ver mais do primeiro livro e depois me decido.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Tenho vontade de ler o livro desde que li a série toda de Desventuras em série.
    Adoro esse autor <33!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Oie Lu
    amo de paixão essa série. Sou apaixonada pela perspicácia do Lemony, e suas ironias nem sempre compreendida pelos adultos kkkkk
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  37. A edição do livro está linda mesmo. Ainda não li nada do autor, mas só vi comentários positivos sobre ele. Anotei aqui.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  38. Não conhecia a série e achei bem legal a dica. De vez em quando gosto de ler algo assim, diferente do habitual. E o trabalho gráfico está muito bonito!

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Eu adorei a história e fiquei bem curiosa. Eu não conhecia a série e agradeço pela dica. A capa é linda também!
    Ótima resenha!

    Beijos
    http://www.culturaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  40. o interior do livro é muito bonito, mas não me atrai a leitura, até ja tentei, mas não rendeu, por assim dizer, não consigo me prender!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. O primeiro livro dessa lindeza também é assim por dentro? :O
    to apaixonada, preciso dos livros para ontem :O
    Beijos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  42. Eu também gosto muito dos infanto-juvenis e não vejo a hora de conhecer o peculiar Lemony, mas vai demorar um pouco pois ainda não tenho nem o primeiro.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  43. Lu, só pelo fato de você ter embarcado na série eu já acho que vale a pena xD
    Estou com o primeiro livro pra ler, mas quem disse que consigo tempo? Estou tão enrolada na minha missão de terminar algumas das séries que tenho aqui que ainda não consegui pegar nele.

    Ouço falar muitíssimo bem, mas fiquei feliz de ler a sua resenha e ficar mais pé no chão sobre o enredo.

    Beijitos

    ResponderExcluir
  44. Que lindo esse livro por dentro! Nunca tinha visto.
    Não sou muito de ler infantojuvenis, mas essa série parece ser interessante. Já tenho anotada a dica ;)
    beijo

    ResponderExcluir
  45. Adooooorei!
    Já tinha ouvido falar mas nunca tinha parado para ler uma resenha, e a sua me deixou com bastante vontade de lê-lo
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  46. Fiquei fascinada pela escrita desse autor e pela sua resenha, adoro livro diferentes assim!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  47. Fiquei interessadíssima no livro,nunca tinha ouvido falar no autor ou nessa serie e me pareceu fascinante,vou procurar para ler ;)
    beijos
    http://imemoriavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  48. Primeiro de tudo, amoooo esse autor, quero terminar de ler Desventuras em série e ter a coleção completa dele. Tenho o primeiro livro dessa nova série dele, mas ainda não li, to esperando um momento que precise descontrair pra ler. Me divertir apenas.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  49. Do autor, só li Desventuras em Série. A escrita dele é bastante divertida mesmo, mas nessa série o que me chamou mais a atenção foi as capas lindas! haha
    Bjs

    ResponderExcluir