07/02/2014

Resenha: Fragmentada

Título: Fragmentada (Reiniciados #2)
Autora: Teri Terry
Editora: Farol Literário
Páginas: 424
Kyla não deveria se lembrar de nada quando foi reiniciada. Mas segredos do seu passado atormentam sua mente. Presa em uma luta contra a opressão dos lordeiros, e ansiando por liberdade, Kyla vê seu passado e presente colidir de uma forma que ameaça sua vida. Enquanto sua busca desesperada por Ben continua, em quem ela poderá confiar em um mundo repleto de segredos e mentiras? 





Essa resenha NÃO contém spoilers!

Depois de Reiniciados (resenha), era impossível não ficar ansiosa para Fragmentada. Teri Terry fez com que os vários ganchos que foram deixados fizessem o leitor especular e se desesperar com todas as teorias que surgiram até então. Isso fez com que eu ficasse em com uma expectativa tão grande, mas tão grande, que tive que adiar a leitura o máximo que pude para não me decepcionar (vocês sabem como é quando esperamos muito de algum livro). Mas quem disse que adiantou alguma coisa? Comecei a ler com a mesma expectativa de antes e mais uma vez fui surpreendida pela autora: Fragmentada me encantou ainda mais do que seu antecessor e me deixou ainda mais ansiosa para o término dessa trilogia.

Não sei quanto a vocês, mas segundos volumes de trilogia sempre me dão medo. São os ditos livros traiçoeiros: ou eles detonam todo o ritmo criado pelo seu antecessor ou o superam de uma vez e fazem com que a trilogia te conquiste ainda mais. Por mais que meu medo fosse grande, Fragmentada felizmente ficou nesse segundo grupo. Teri Terry conseguiu me envolver de tal forma com suas reviravoltas que eu simplesmente não consegui largar o livro enquanto não descobri tudo o que tinha o que ele tinha a oferecer.  

Quando fui Reiniciada, me tornei uma página em branco. Levei nove meses no hospital para aprender a funcionar: andar, falar e lidar com o meu Nivo. Depois fui designada para esta família. Aprendi a vê-la como uma amiga, alguém em quem posso confiar: mas eu conheço essas pessoas há quanto tempo mesmo? Nem dois meses. (...) Agora que consigo enxergar um pouco mais além, sei que as pessoas devem ser vistas com suspeita, não com confiança. p. 24
Isso se deve em grande parte ao ritmo acelerado do enredo. São tantas reviravoltas e informações novas que ficamos durante todo o livro pensando nas implicações que estas podem causar em longo prazo com a própria protagonista e com os personagens que a cercam. Isso fez com que o crescimento, tanto da trama quanto dos próprios personagens, de Reiniciados para Fragmentada fosse absurdo. No ano passado, que foi quando li o primeiro da trilogia, é claro que eu fiquei pensando sobre o que viria, fazendo aquelas teorias miraculosas que qualquer leitor curioso já fez um dia. Se eu dissesse que consegui prever mais do que 10%, estaria mentindo descaradamente.

A grande verdade é que eu ainda estou tentando desvendar a Kyla. Como ficamos sabendo muito sobre ela e seu passado, ainda não dá para termos noção sobre quem ela é de verdade. Terry está construindo aos poucos toda a personalidade dela e, como há aquela dualidade que a própria Kyla enfrenta por ser reiniciada, descobrimos cada coisinha ao mesmo tempo em que ela e as teorias vão surgindo, afinal, a autora dá brecha para tal coisa. Isso torna a trama ainda mais envolvente, já que a curiosidade é o carro chefe do motivo de mergulharmos tão intensamente no enredo.

Meus instintos gritam para que eu corra, me esconda, mas não consigo não olhar. Não posso tirar meus olhos das ruínas de fumaça. Eles estariam lá dentro? (...) Estremeço. Não posso suportar isso, não posso... p. 61
Outra coisa que realmente me deixou ainda mais presa ao livro foi a forma como os personagens secundários foram bem explorados, não nos prendendo só a protagonista. Conhecemos mais sobre aqueles que já faziam parte da trama e os novos que surgem ganham características fortes e marcantes. Isso torna a trama mais intricada a cada capítulo, porque nunca sabemos em quem podemos confiar ou não, cada um ganha uma parcela grande de suspeita devido a tudo que acontece em torno da Kyla. Exatamente por causa da forma como a autora está conduzindo o leitor a pensar diversas possibilidades, creio que o fechamento disso tudo será fenomenal.

Fragmentada veio e acabou comigo. Assim que terminei o livro, o meu primeiro pensamento foi: “como vou escrever a resenha de um livro desses”? Minha vontade era de chegar aqui e falar: “leiam, leiam pra já!”. Preciso admitir: a trilogia Reiniciados está caminhando para se tornar A MELHOR trilogia distópica que já li até então. Estou super ansiosa para ler Shattered, que vai ser lançado no segundo semestre pela Farol Literário. Ou seja, dá tempo de ler os dois livros antes de ele ser lançado. Corram e leiam pra já. Vocês não sabem o que estão perdendo. 

29 comentários:

  1. Oii Laura, ahhhhh meu deus, preciso correr para ler esses livros!!!
    Já vi tanta gente falando bemmmmm, goddddddd!!!!!
    Já está na wish <3

    Tem resenha nova lá no traduzindo Sonhos, confere:

    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Lu, já aconteceu comigo de ler um livro tão bom que achei que seria impossível colocar em palavras as sensações que me acometeram.
    Eu adorei a sua resenha e essa série é uma das que morro de vontade de ler.
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  3. Oie Lu =)

    Todo mundo fala super bem dessa série, mas eu ainda não tive oportunidade de conhecer.

    Espero não me decepcionar =D

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  4. Oie Luu sua linda :)
    Essa é uma sériei que quero ler, mas só tenho o primirro até então.
    Contudo. Vou ler e tenho certeza que irei gostar, pois gosto dessa pegada de heróis ao estilo x-man *.*
    Beliscões da Máh♥
    Blog | Instagram

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    Eu adoro distopias, mas ainda não tive a oportunidade de ler essa.
    Também fico com um pé atrás com os segundos livros das trilogias, mas que bom que o livro é maravilhoso.
    Quero ler e ótima resenha.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A capa do livro é maravilhosa e já me chamou atenção logo de cara. Sou louca por distopias e vou fazer de tudo para lê-la!

    Beijos.
    Páginas na Estante
    Twitter

    ResponderExcluir
  7. Gosto bastante de distopias e esse parece ser um ótimo livro

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. É isso aí!!! Também fiquei com essa vontade de dizer LEIAM JÁ!!!
    Resenha impecavelmente perfeita!!
    Amei o livro e sua resenha!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ai que animação, já queria começar a trilogia, agora quero mais. Essas capas são espetaculares, acho que vou esperar o box todo.

    beijos
    Bia - Livro do Dia

    ResponderExcluir
  10. Depois do que você falou sobre esse livro, realmente tenho que ler logo, porque parece perfeito !!
    beijos :)
    www.vicioempaginas.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi linda..
    E eu que ainda nem li Reiniciados..tenho vontade.
    Pela sua empolgação é um ótimo livro, assim como vi elogios com Reiniciados.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Quero tanto ler essa trilogia que sinto dores de vontade!
    ler essa resenha tão carinhosa sobre me matou de vez.
    Acho que vou esperar o terceiro ser lançado e comprar todos de vez! Só as capas já valem o preço pago hahahaa
    Beijinhos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  13. Minha prima tem o primeiro livro e gostou bastante.
    As capas são lindas.

    E ótimo saber que o segundo consegue manter o ritmo!

    bjs e uma ótima semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  14. Essa trilogia nunca tinha chamado muito a minha atenção, a não ser pela capa que eu acho linda, mas depois da sua resenha, estou doida para ler este livro!

    Bjs
    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. não me interesso pelos livros da autora porque não são de um gênero que me agrade, e também porque estou fugindo de trilogias/séries hahaha

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu! <3
    Já tinha visto os livros dessa autora por aí, mas ainda não havia parado para ler sobre eles. Os quotes que você selecionou me pegaram, sério mesmo! *----*
    Agora quero ler estes livros já, pra ontem! Principalmente sabendo que a trilogia está para se tornar sua preferida! OMG!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Não li nenhum livro da série e pretendo, pois seu entusiasmo me deixou muito curiosa Lu.
    Gosto do gênero e assim que puder vou comprar os dois.
    Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  18. Não li o primeiro livro da série, mas se todos eles seguirem nesse ritmo, acredito que essa será uma das minhas trilogias favoritas! Gosto bastante da ideia de "Reiniciados", acho as capas maravilhosas e, ao que tudo indica, a história parece ser realmente boa! Estou empolgada demais!!! hehe Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Laura, tudo bem? Então, nossa sua resenha ficou shoooooow, mas cara é tanto livro pra ler e eu ainda nem li o primeiro dessa série... acho que vou aguardar ela encerrar e comprar todos pra ler de uma vez!

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi flor,
    Tudo?
    Então dei uma sumida da blogosfera mas agora estou de volta e vim te ver. Adorei sua resenha principalmente porque eu não sabia que esse e o segundo livro do Reiniciada...o qual fico feliz de dizer adquiri no ultimo final de semana, estou curiosa para conhecer essa série pois já ouvi falar muito bem dela e agora com sua resenha fiquei mais curiosa ainda. Do mais te espero lá no meu cantinho que esta de cara nova vou ficar feliz em te receber por lá.
    Bjsss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Primeiro comentário é como você consegue fazer uma resenha com um aviso de sem spoilers? Nunca estou confiante o suficiente para deixar esse avisinho KKKKK'
    Enfim, várias pessoas tem elogiado muuuuuuuito esses livros e fico feliz que a sequência não tenha a sindrôme do segundo livro (o que tá dificil de acontecer hoje em dia). Pretendo ler esse livro logo, ainda mais com essa resenha.

    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Não conheço uma pessoa que leia essa trilogia e diga que não gosta!

    ResponderExcluir
  23. Luuuuuuu, adorei tua resenha, sério, tu me deixa muito empolgada para ler os livros, haha, queria ler todos eles!
    Eu nunca tive muito interesse em ler essa trilogia, até agora, acho que vou parar de ler tuas resenhas, haha...
    Enfim, foi pros desejados...
    beijooo

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  24. Oi Luara, como vai? Essa capa é linda e a sinopse deu muita vontade de correr e ler pra já essa trilogia!

    Abraço!
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Luara!
    Também tenho medo de livros "2"! Fico sempre sentindo que será uma enrolação para chegar aos finalmentes no livro 3... Que bom que com Fragmentada não foi assim!
    Quero ler essa trilogia.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  26. Adorei sua resenha. Não é de hoje que quero começar essa série, mas como sempre fiquei adiando. Agora estou mais curiosa que nunca.
    Fico feliz em saber que o segundo volume superou o primeiro.
    Amei as quotes que escolheu.
    Beijos!
    http://vidadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oii!!!
    Louca pra começar a ler esse livro!
    Mas antes preciso ler Reiniciados! <3
    Beeijos

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir