30/04/2014

Resenha: Névoa

Título: Névoa
Autora: Kathryn James
Editora: Farol Literário
Páginas: 336
Gwen, uma garota de 15 anos, marca sua festa de aniversário no meio da mata. Sua irmã Nell sabe dos perigos de fazer uma festa na floresta, mas Nell não consegue impedir a irmã. Gwen é levada pela névoa da floresta. Somente Nell sabe quem está por trás do sequestro de sua irmã – o garoto que ela imaginava ser seu amigo, o belo e misterioso Evan River. Evan não é um garoto comum – ele tem um segredo que fará com que Nell questione tudo o que ela sempre ouviu de sua avó: que as histórias sobre as meninas perdidas fossem apenas contos de fadas. Evan vive à margem do mundo de Nell, raramente vislumbrado, incompreendido e temido. Um confronto entre os dois mundos está prestes a começar.


Desde o anúncio do lançamento de Névoa, fiquei curiosa com essa história. É difícil a gente ver a cultura élfica ser explorada, ainda mais quando temos muitos fãs de outros seres sobrenaturais, como bruxos e vampiros, e é difícil para as pessoas se aventurarem em outros mundos. A minha expectativa estava absurda, até que vi algumas críticas que não me agradaram tanto, logo resolvi esperar um tempo para que eu não começasse a ler esperando algo errado. Esse tempo entre o lançamento e a minha leitura foi essencial, pois tenho certeza que naquele momento eu me decepcionaria e muito. Mas, felizmente, Kathryn James conseguiu me convencer e me proporcionou uma ótima leitura.

Nell é uma garota solitária. Sempre foi ofuscada pelo brilho de sua irmã, Gwen, que é extrovertida, popular e muito ousada. Certa noite, Gwen resolve comemorar seu aniversário no bosque atrás de sua casa, onde existe uma névoa cercada de lendas e mistérios, passados de geração em geração. Mesmo com todos os alertas, ela é levada pela névoa e Nell descobrirá que nem todas as histórias de sua avó eram apenas contos de fadas e caberá a ela fazer de tudo para salvar sua irmã.

A névoa saiu de seu rosto, deixando-o melado, mas secando rapidamente. Era como descer de um avião em um país estrangeiro. Os cheiros, os barulhos e a sensação do ar eram estranhos.O último vestígio da névoa rodopiou e recuou, e ela viu onde estava. Era muito, muito longe de casa. p. 99
Vamos aos fatos: quem não fica curioso com a capa de Névoa? Ela é bonita instigante, cheia de mistério e te faz querer saber tudo o que está acontecendo naquela cena, um trabalho muito bem feito da editora Farol Literário. Com o acréscimo da perspectiva de um novo universo além do que eu já conhecia sendo explorado, minha expectativa, mesmo após o tempo que eu dei, ainda estava grande. Só que, ao começar minha leitura, não conseguia me apegar de jeito nenhum ao enredo criado por Kathryn James. A protagonista, Nell, não me convencia, o enredo não se desenrolava e isso fez com que o começo do livro fosse uma leitura extremamente lenta e arrastada.

Isso acontece porque James tinha muito em mãos e não soube como direcionar o enredo na primeira metade do livro. Era como se ela dissesse muito, jogasse diversas informações para o leitor e isso não fazia nenhuma diferença no final das contas, ou seja, Névoa me pareceu não ter um objetivo traçado desde o começo. Foi só na segunda metade do livro que a autora finalmente se encontrou e conseguiu instigar o leitor acerca da mitologia élfica, já que ela insere elementos como ação e surpresa para fisgar o leitor. Algo que me decepcionou foi que a autora poderia ter explorado mais a parte da mitologia, mas creio que no segundo volume da duologia saberemos mais detalhes sobre a cultura dos elfos da série.

Os personagens são algo a parte. A única evolução notória vem de Nell, a protagonista, que no começo é muito apagada e conformada com tudo, mas que no final me surpreendeu e me ganhou sendo proativa na história, sendo corajosa e mostrando tudo o que ela era capaz de fazer. Já sua irmã, Gwen, chega a ser irritante com a sua ilusão de mundo problema, mas, como não a vemos tanto no enredo, nem chega a ser um problema. A grande diferença no enredo foi feita pelos personagens secundários, como a própria raça élfica e os Observadores, que deram um algo a mais para o enredo e que têm muito mais a serem explorados.

- Você não entende, não é, Nell? Não percebe o quão longe estamos da sua casa. Estamos fora de seu mundo. Estamos fora de seu tempo. Estamos flutuando livres. Daqui, todos os seus países estão a um caminho de névoa de distância. Pense nelas como portas mágicas. Faça um desejo e então, lá está!... você está em algum lugar diferente. p. 173
Agora, se você está esperando grandes surpresas, pode parar por aí: Névoa segue um modelo padrão e previsível de fatos, então não nenhuma grande reviravolta digna de comentários. A autora optou por um enredo mais simples para poder explorar outras partes, como desenvolvimento da protagonista e também precisou de tempo para falar dos seus seres sobrenaturais, afinal, ainda não estamos acostumados a vê-los por aí. Esse fato tirou muito do brilho que o livro poderia ter, mas ao mesmo tempo fez com que a leitura fosse agradável, porque não houve paradas bruscas e isso fez com que esta fosse contínua, e foi justamente por isso que eu continuei insistindo no livro após aquele começo arrastado.

Névoa é um livro que tinha tudo para ser incrível, mas estagnou no bom. A autora Kathryn James poderia ter explorado diversos ângulos da história, mas optou pelo previsível e isso fez com que o livro não alcançasse todo seu potencial. Porém, como ainda há muito que pode ser trabalhado, tanto na parte dos personagens quanto na parte da cultura élfica, com certeza lerei a continuação , que se chama Gelo e será lançado pela Farol Literário e espero muito não me decepcionar. 

29 comentários:

  1. Uma pena que o livro ficou no obvio! Achei o enredo muito interessante, li um livro bem legal que envolvia com o mundo das fadas. Pena que a autora nao soube trabalhar isso.

    Odeio quando esse tipo de coisa acontece, acaba com todas as nossas expectativas. Depois dessa resenha, acho que passo essa leitura.

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O livro me pareceu mesmo interessante, mas não a ponto d'eu ir atrás dele para pular na frente de outras leituras. A cultura élfica é raramente explorada mesmo em livros e nunca li sobre, só ouvi falar por alto. Que bom que o livro estagna no bom e não foi uma leitura arrastada nem nada ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    Já tinha visto esse livro antes, mas ele não me conquistou *-* Acho que não o compraria, parece ser um pouco clichê, e é uma pena a autora não ter aproveitado e ido mais fundo na história.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi quase xará!
    Adorei a resenha! Não tinha ouvido falar desse livro ainda. Não me interesso muito por esse tipo de mitologia mas quem sabe algo diferente agrade né?
    Saudades de passar aqui.
    Beijos*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Já li resenhas desse livro, mas não leria porque não é meu gênero favorito :/ Mas gostei da resenha rsrs
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha, porém acredito que o livro deixa bem preparado para o segundo livro da trilogia, pelo menos foi isso que entendi. Preparando o caminho, sabe?
    Mas sou suspeita pra falar, esse tema me atrai, rs.

    Bjkas

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lele!
      Na verdade, é uma DUOLOGIA, a série só vai ter Névoa e Gelo. Mas sim, espero mesmo que você esteja certa e que eu me surpreenda com o segundo. :)

      Beijos!

      Excluir
  7. Eu também estava esperando muito de "Névoa", ainda não li o livro, mas confesso que fiquei um pouco decepcionada ao saber que ele segue um caminho óbvio em seu desenvolvimento :/ Dentro da cultura élfica há tantas coisas para serem exploradas, é uma pena que a autora não tenha se focado nisso. De qualquer forma, é um livro desejado, até porque com essa capa maravilhosa, não tem como se desencantar tanto assim né... hehe Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Poxa que pena que o livro estagnou no bom RSrs Primeira resenha que leio desse livro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. É triste quando o livro se torna previsível. Ao menos foi a conclusão que cheguei a esse livro. Apesar dessa capa belíssima e diva, e maravilhosa e espetacular e diva novamente, acabou que "Névoa" não me chamou tanta atenção. Talvez seja somente a temática, mas de fato, desanimei um pouco.

    Beijo, Lu!

    ResponderExcluir
  10. Já li muitos livros que estagnaram também, mesmo assim fiquei curiosa com esse livro, acho que irei lê-lo brevemente, sua resenha despertou isso em mim.
    Adorei, xoxo
    sorrisoselivros.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu!!!! Poxa essa capa é show, e a história sobre elfos deveria realmente ser magnifica! Uma pena ter estagnado no bom, mas pelo menos a autora conseguiu se encontrar no meio do livro para que a leitura não permanecesse arrastada...
    Mesmo assim fiquei interessada, quando tiver oportunidade quero ler.
    Um beijão e parabéns pela resenha!

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu!
    Bela resenha =)
    Eu quero ler o livro, mas não estou esperando nada demais dele, acho que é uma boa em? xD

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Acabei não me interessando tanto assim por ele a ponto de realmente querer ler, mas o tamanho dele menor que os que estamos acostumadas (não em número de páginas, mas tamanho mesmo) deixa ele TÃO bonitinho!

    ResponderExcluir
  14. Não tinha visto nada sobre esse livro. achei muito interessante, parabéns pela resenha, fiquei bem curiosa.

    Beijos
    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Muito ruim quando o autor é previsível
    E é fundamental que um bom escritor tenha criatividade
    Mas a capa é linda
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Pra começar esse livro tem uma capa linda. E que pena que a autora acabou deixando a história meio previsível. Mas mesmo assim acho que vou lê.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu não conhecia esse livro! A capa é linda...
    Mas acho que meu encanto pararia aí sabe?
    Livros YA estão me incomodando tanto que nem consigo explicar direito... sao previsíveis e tem muito mimimi! ahahaha
    Adorei a resenha
    Adoro essa TAG!
    É bem legal mesmo!!!
    Adorei suas respostas =)

    Beijos,
    Carolina's Books Blog

    ResponderExcluir
  18. Essa é a primeira vez que leio alguma coisa sobre esse livro. Já tinha visto a (linda) capa dele rolando por aí, mas nunca vi comentário nenhum sobre. Não sei se devo apostar nesse livro... No momento quero investir em livros que têm grandes possibilidades de me conquistarem logo nos primeiros capítulos.

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Lu!
    Sinceramente, não pretendo ler este livro. :s
    Estou evitando séries e pelas suas palavras, o livro me pareceu mais do mesmo. Cansei de leituras assim. Pelo menos por enquanto não pretendo lê-lo. Aguardarei sua resenha quando o segundo livro for publicado. Talvez melhore e você me convença. Hehe
    Ótima resenha como sempre! ;)
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  20. Que pena que você não curtiu muito o livro! Eu gostei muito mais do que você... hehe... mas acho que isso foi porque a narrativa mexeu comigo, parei para refletir sobre várias coisas. Acredito que a forma que um livro toca a gente tem muito a ver com o que já vivemos. Estou super ansiosa por Gelo!!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  21. Pode até não ser perfeito, mas se já tem elfos na história, tem minha atenção para leitura! =D
    Muito boa a resenha, gostei demais, e quero ler o mais breve possível!

    ResponderExcluir
  22. Eu acho a capa desse livro muito bonita e ela consegue ser ainda mais pessoalmente (principalmente pelo livro ter um formato menor). É uma pena que você não tenha gostado tanto do livro.

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  23. Oi Luara!
    Apesar da história parecer ser meio previsível, gosto bastante de histórias sobrenaturais... Quero ler Névoa!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  24. Ei Luara, quanto tempo não passo por aqui. HAHA
    Não gosto muito desse estilo de história não, mas essa capa me chamou muita atenção. Nossa muito lindaaaa!

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Lu!
    Confesso que quando vi a capa do livro na época em que foi lançado, não me empolguei e nem me dei ao trabalho de ler a sinopse. Mas que surpresa é saber que é sobre elfos!
    Quando eu era mais nova, amava elfos, mas por algum motivo, nunca li nada sobre eles. Cheguei até a ficar empolgada pra ler Névoa, masssss, como você disse que o livro é apenas bom, vou deixar pra lá. Tô com muita leitura atrasada pra ficar gastando meu tempo com livros que não mostram a que vieram, hahaha. Ainda mais por ter continuação! Já fico com preguiça só de pensar nisso.
    Mas enfim, mesmo assim, adorei a resenha!

    Bjs!
    http://nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Lu :D

    Menina, estou louca para ler este livro. A capa sempre me atraiu... maaaas fiquei decepcionada em saber que o livro é previsível.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  27. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
  28. Oi Luara tudo bem, achei esse livro tão fofo falando nele em sim, pois a narrativa desse autora é ótima, estou na expectativa do segundo livro, quero saber o que vai acontecer!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir