14/05/2014

Resenha: Hyperbole and a half

Título: Hyperbole and a half
Autora: Allie Brosh
Editora: Planeta
Páginas: 224
Em Hyperbole and a Half situações lamentáveis, caos e outras coisas que me aconteceram, a autora apresenta alguns dos textos mais lidos e comentados em seu blog e também muito material novo, inclusive histórias sobre seus cachorros, um deles aparentemente com leves problemas mentais, sua luta para lidar com a depressão e ansiedade que insistem em dominá-la, além de anedotas hilárias sobre sua tumultuada infância. Sim, Allie foi uma criança difícil, Talvez a mais difícil de todas. Por exemplo, uma vez ela comeu um bolo inteiro só de burra porque sua mãe a proibira. E ela também atazanou a vida da família quando ganhou um papagaio de brinquedo que repetia tudo - tudo - que ela queria. Inteligente, irônico e absurdamente engraçada o livro traz o estio inimitável de Allie nos textos e nas ilustrações, além de alguns de suas típicas reflexões que conquistaram o coração de inúmeros leitores. 


Sabem quando você não dá nada por um livro e ele te surpreende? Hyperbole and a half é exatamente assim. O peguei para ler sem absolutamente nenhuma expectativa, afinal, não o conhecia antes e ainda não tinha visto resenha alguma, logo não sabia exatamente o que esperar. Isso só ajudou, afinal, tive uma surpresa muito grande com o livro. Me diverti, me identifiquei e o melhor: entrou para os meus queridinhos do ano. <3 


Hyperbole and a half reúne uma série de situações que a blogueira americana Allie Brosh passou durante a vida. São situações do cotidiano, contadas de uma forma hilária e que me fizeram ter uma identificação de imediato com o livro. Comecei a ler com aquele famoso pensamento de só vou ler um capítulo e, quando me dei conta, o livro já tinha acabado e eu queria ainda mais!


A leitura é muito rápida, principalmente porque há muitas ilustrações ao longo do livro e não dá para negar: elas só deixam o livro ainda mais engraçado. Como são várias situações que são contadas, cada uma delas é identificada com páginas de cores diferentes e isso o deixa muito colorido, além de que as páginas com a gramatura alta o deixa com aspecto de papel cartão, o que ajuda muito para que ele tenha um aspecto visual muito bonito. É difícil alguém o pegar e não ficar maravilhado com o trabalho que a editora Planeta colocou nele.





Hyperbole and a half é aquele livro que não tem um objetivo além de entreter. Ele não tem um enredo contínuo ou personagens, afinal, o propósito dele não é ser uma ficção e sim um livro de humor, então não espere algo muito complexo ou trabalhado nesse sentido ou você irá se decepcionar. Com situações que provavelmente vão fazer com que muita gente se identifique, é um livro extremamente divertido e que pode te surpreender se você o der uma chance. Comigo, não teve outro jeito: já ganhou destaque na minha estante!

20 comentários:

  1. Oi Luara,

    Me diverti muito com o livro, com um humor sarcástico a autora me conquistou, li em uma sentada rsrs

    Bjs

    http://www.viajenaleitura.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu!

    Tô louca pra ler esse livro! Sempre ri horrores com as tirinhas desse personagem e quando soube do livro, surtei.
    Com certeza uma das minha próximas compras
    Beijos!

    Cintia
    www.theniceage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. ah, parece ser um livro incrível, e muito divertido!!!
    aqui onde eu moro os livros demoram décadas para chegar, e acho que vou ter que comprar ele pela internet ;~~
    essas ilustrações e as folhas coloridas são lindas né *-*

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu :)

    Que delícia se surpreender com um livro. Adoro quando isso acontece.
    Eu não o conhecia, mas você elogiou tanto que eu fiquei curiosa. Deve ser bem engraçado mesmo. Aliás, gostei das ilustrações.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. OI Luara

    Interessante que na sua resenha você cita que a intenção desse livro é apenas entreter, mas lembro de ter lido uma outra resenha falando que a autora cita também vários momentos difíceis da vida dela que são verdadeiras lições.
    De qualquer forma é um livro bem diferente dos quais costumo ler e que eu tenho muita vontade de poder ler.

    beijos
    http://mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Luara tudo bem, nossa fiquei mega alegre quando li sua resenha, eu tinha lido uma mais ou menos negativa e estava me receosa, achei a dinâmica desse livro o máximo em forma de quadrinhos e falando do dia a dia da autora! Show de bola!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  7. Sabe eu nunca li nada da Allie Brosh, mas adoro quadrinhos e livros desse gênero e sem tem humor é bem a minha cara! Parece ser um livro leve e rápido, vai pra minha lista!

    Agora comer um bolo inteiro pra provocar a mãe é ótimo kkkkkk

    Bjs, Michele

    ResponderExcluir
  8. Só pelo que você contou, eu fiquei querendo ele! Pena que minha cota de livros pra esse mês já esgotou, mas vou comprar mês que vem (espero!!!). O livro parece ser interessantíssimo e eu amo livros coloridos <3

    http://republicacrash.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. OLHA, também não dava nada pelo livro, e até achava esquisito, kk, mas com sua resenha, sério, fiquei super afim de ler! Ainda mais porque é ilustrado, tem uma edição maneira, e pelo o que consegui ler das fotos, parece ser muito engraçado! Essas ilustrações são hilárias já de cara! Acho que já vou comprar! Ótima resenha!

    Abraços,
    - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Já tinha visto a capa desse livro, mas nunca parei para ler a sinopse ou conhecer mais a história. Ler a sua resenha me deixou muito curiosa, faz tempo que não leio um livro assim, como imagens e colorido *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa não vejo a hora de poder lê esse livro toda resenha que leio sobre ele é super positiva, e a sua não é diferente.
    Nossa Luara essa de pegar o livros e dizer que vai só lê um capitulo e acaba lendo o livro todo, acabei me identificando, pois sempre faço isso, e pior ainda é quando tenho que dormir e sempre digo só mais um capitulo, e acabo sempre lendo mais um, e mais um, e por aí vai rsrsrs.

    ResponderExcluir
  12. O livro parece super divertido e interessante, cada resenha que vejo dele me deixa ainda mais ansiosa pra ler!

    ResponderExcluir
  13. Olá Luara,

    Essa é a terceira resenha que leio desse livro, estou muito curioso e concordo com você, pela capa eu não dava nada, mas pela sua resenha a as demais que li vejo que é muito bacana, além de ser ilustrado.....abraços.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. A melhor tática para se começar uma leitura é ir sem grandes expectativas. Assim, fica mais fácil de nos surpreendermos positivamente com algo. Ainda bem que aconteceu isso com esse livro. Acho que ele atingiu o objetivo de ser uma leitura leve, despretensiosa e divertida. Quero muito ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Diagramação linda, mais cara de compilação de tirinhas do que livro.
    Deve ser bem engraçado!
    Eu conseguiria lê-lo em doses homeopáticas diárias, pois leitura leve divertida para melhorar o humor em dias que fatores externos podem estar nos deixando p/ baixo.

    ResponderExcluir
  16. Luara (ae, finalmente consegui acessar a resenha!)
    Já tinha visto esse livro rondando pela blogosfera mas não fazia ideia do que se tratava. Adorei saber que são relatos de uma blogueira, porque né, todas nós temos experiências hilárias nesse aspecto. Acredito que, assim como você disse, a leitura deve nos envolver de uma forma divertida, deve ser um ótimo livro! E fiquei curiosa para conhecer mais sobre as ilustrações, adoro livros onde trabalham essa característica!

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  17. Me lembrei dos livros Diário de um banana, o autor também contava alguns acontecimentos da vida dele. E assim como amei Diário de um banana, creio que vou adorar esse.

    ResponderExcluir
  18. Já tinha visto algumas fotos dele rondando pela internet mas nunca me interessei, mas o livro já me conquistou apenas com a sua resenha! Estou louca pra ler! Espero que eu o adore tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  19. Eu amei a capa, super diferente e quando vi a sinopse fiquei com mais vontade de ler, mas assim como você não criei muitas expectativas..porém ao ler sua resenha, estou mais que feliz em saber que vou me surpreender e amar o livro...Quero muito,com certeza etá na minha lista dos mais desejados.

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oie! Esse livro parece garantir muitas risadas mesmo, gostei muito da resenha e fico curiosa para lê-lo também, é muito interessante saber que todas as situações apresentadas no livro foram vividas de verdade pela autora, deve ser muito bom acompanhar essas memórias. As ilustrações são hilárias!
    beijos

    ResponderExcluir