24/06/2014

Resenha: The 100 - Os Escolhidos

Título: The 100 - Os Escolhidos
Autora: Kass Morgan
Editora: Galera Record
Páginas: 288
Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.


Para quem não sabe, sou uma viciada em séries de TV. Sempre que alguma nova sai e é tida como promessa, dou uma chance para ver se ela é tudo isso mesmo. Foi o que aconteceu com The 100: esperei meses até a estreia. Após ver o piloto, fiquei um pouco decepcionada, pois esperava mais (ao longo da série essa ideia mudou, porém falarei mais sobre isso em um post específico). Foi então que percebi que tinha que ler o livro e ver se ele me agradava mais, afinal, uma distopia não é de se jogar fora, não é? Apesar das diversas críticas que li a respeito dele, The 100 foi um livro que me agradou em seus próprios termos.

Tinha realmente acontecido. Pela primeira vez em séculos, humanos tinham saído da Colônia. Ela olhou para os outros passageiros e viu que todos também tinham ficado calados, um espontâneo minuto de silêncio em homenagem ao mundo que eles estavam deixando para trás. (Clarke) p. 44/45
Vamos ao ponto principal: se você está esperando um livro cheio de ação, com altas doses de ficção científica, pode parar agora. Os Escolhidos não chega nem perto disso. Essa foi a causa da decepção de muitos: a expectativa era grande nesse ponto e ele simplesmente não cumpriu o que prometia. Como eu já havia lido algumas críticas a respeito, fiz o sensato: não esperei nada por ele. E não é que deu certo? Apesar de não ter um livro grandioso, a decepção não foi tão grande quando apareceu mais drama no enredo do que eu esperava.


A autora Kass Morgan opta por seguir um caminho diferente do esperado por uma distopia: ela foca seu enredo no desenvolvimento de cada personagem. Só que o problema foi que ela não soube dosar e isso deixou o enredo incompleto: ao focar somente nos personagens, ela perdeu a dinamicidade e a parte distópica do livro. Eu esperei durante todas as páginas para que algo empolgante acontecesse, mas isso simplesmente não vem, o que pode tornar o livro um pouco maçante para alguns leitores. Para falar a verdade, a verdadeira ação só começa na última página – único fato que me deixou curiosa pela continuação.

Mas gostei muito do trabalho que a autora fez em cima dos personagens. Como muitos personagens do livro não estão na série de TV e a personalidade dos que eu já conhecia muda muito de um para outro, foi mais fácil desassociar as suas histórias. A narrativa é em terceira pessoa e temos o ponto de vista de cada personagem importante na trama, com vários momentos de flashback para ajudar a entender todos os motivos para tal coisa estar acontecendo. Falando dos principais, a Clarke se tornou indiferente para mim; já o Wells me irritou na maior parte do livro – sério, eu achava que não dava para ser mais chato do que na série de TV, mas isso realmente aconteceu aqui –; o Bellamy é interessante no livro e, para mim, um dos personagens mais promissores para os próximos da série.

Ele entortou o pescoço e olhou para o céu, seus olhos sorvendo nada além de um vazio em todas as direções. Não importava onde eles estavam. Qualquer lugar nesse planeta seria infinitamente melhor do que o mundo que eles tinham deixado para trás. Pela primeira vez em sua vida, estava livre. (Bellamy) p. 76
Apesar de não ser tudo o que eu esperava, The 100 foi um livro agradável, com uma leitura bem fluida. Como temos uma boa estrutura para as características de cada personagem, espero que no próximo livro da série a autora Kass Morgan dê um foco maior para as partes da distopia e da ação, que fizeram muita falta para o enredo deste primeiro volume, afinal, há muito que ser explorado a respeito da Arca e do passado da Terra e eu gostaria muito que a autora investisse nisso. Porém, mais uma vez, irei sem expectativas. Vai que dessa vez ele me ganha de vez? 

15 comentários:

  1. Oi! ^^
    Ainda não conhecia nem o livro nem a série. Pelo que você falou, acho que esse livro não cairia no meu gosto não. Gosto de livros com muita ação, muita tensão e esse não parece ser o caso. Talvez eu dê uma olhada na série antes de ler pra ver se animo.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu!
    Eu TINHA altas expectativas, já que eu gostei muito da série. Mas, depois que o pessoal da blogsfera começou a comentar, já baixei minhas expectativas. Em base de tudo que assistimos, esperamos MUITA E MUITA AÇÃO,porém, foi totalmente contrário.

    Mesmo assim, ainda quero dar um chance para o livro, apesar de que, já sei que não vou gostar tanto quanto gostaria.

    Beijo,
    Italo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luara! Tudo bem?
    Eu estava super curiosa para conferir a série, mas aí descobri que ela era baseada nesse livro e agora estou esperando conferi-lo primeiro para depois assisti-la, de qualquer, a premissa tinha me empolgada. E eu estava imaginando algo com muita ficção científica e uma distopia sensacional, ou seja, já fiquei decepcionada só pela resenha :/ Não sei se irei curtir muito um livro com essa ambientação e que foca no drama, mas com certeza irei dar uma chance. Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luara. Eu gostei muito da temporada. Não me decepcionou não porque eu não esperava nada muito diferente. Achei que os personagens e a trama foi bem explorada porque o foco é na sobrevivência dos jovens na terra pós apocaliptica com pucos recursos tecnológicos. Gostei bastante da ideia. Tenho muita vontade de ler o livro. Deve ter aspectos bem mais trabalhados que a série de TV.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, pra mim, o legal da distopia é a DISTOPIA. Não conhecia esse livro. Talvez já tenha ouvido falar na série, mas não sei. Sei que, graças a sua resenha, não me decepcionarei se chegar a lê-lo algum dia, e acho que como você, ficarei empolgada para o próximo volume. Vai ter sorteio? :)

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem? Que ótima resenha! :3
    Ouvi muito críticas negativas sobre o livro também, sobre esse mesmo ponto: que a autora foca mais nos personagens, nos romances, que não ação e na história em si. Assisto a série de TV e devo dizer que ela foi me conquistando aos poucos, até arrasar com tudo na season finale, no começo eu até tinha vontade de ler o livro (sou daquelas que precisa ler tudo que foi adaptado), mas com o decorrer da série e as notícias de que há muitas diferenças fui desanimando e hoje não sei se darei a oportunidade. O que realmente me intriga é a história da Terra, dos terra-firmes e como tudo aconteceu, mas se o livro não foca realmente nisso é capaz de eu até gostar, mas como você disse ser um pouco maçante...
    Veremos se darei uma chance! Apesar que amaria saber o que se passa na cabeça de cada personagem, menos do Wells deve ser um chato de galocha mesmo hahaha
    Beijão!
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Lu, que saudades! =)
    Então... eu vi esse livro por aee e sei da série também. Mas, é aquele negócio: não vou ver a série, antes de ler o livro. Eu tinha lido uma resenha que tinha super me animado, agora fiquei um pouco receoso... Não tenho muita paciência para livros tão parados. Bela resenha!

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Luara!
    Vi muitos comentários sobre esse livro, mas ele não chamou minha atenção acho que foi devido ao tema mesmo. Leio distopias, mas não é meu gênero favorito. Pela sua resenha o que poderia me agradar no livro seria os personagens que me pareceram muito interessantes. Se tiver oportunidade vou ler o livro e ver o que acho! :)

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  9. Oi Luara,
    Ainda não terminei de ver a 1º temporada de THE 100, mas tenho gostado bastante do que a série vem apresentado. Com relação ao livro, já li algumas resenhas e pelo que eu percebi livro e série são diferentes, então se decidi lê-lo, vou com o pensamento que irei encontrar uma trama que irá me surpreender seja positivamente ou negativamente.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu também sou viciada em séries mas ainda não fui assistir THE 100, porque estou esperando as expectativas abaixarem um pouco e pela sua resenha é melhor ir sem nenhuma rs. Quanto ao livro não sei se vou ler, narrativas desse tipo me cansam um pouco, não sei, vou esperar a continuação sair se tiver mais ação talvez eu leia :)

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tenho vontade de ler este livro, ainda não vi a série, mas todo mundo que ver diz que é boa.
    Sobre o livro não ser tudo o que esperava, também já vi outras resenhas que disseram o mesmo, mas mesmo assim quero ver o que acho, sei lá, essa capa também ajuda por essa minha vontade imensa de ler o livro. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha! Amo leitura, e esse livro me pareceu ser bem legal. Vou ver se leio esse ano e te conto o que achei viu? Haha. Sou nova aqui no blog, e mais uma leitora com certeza! Já estou seguindo, se puder retribuir ficarei bem grata. Deixa seu comentário lá no blog! Te espero lá viu? Beijos e fica com Deus.

    Blog: http://www.letiiciaamaral.blogspot.com
    Canal: http://www.youtube.com/user/leticiaaamaral

    ResponderExcluir
  13. Tb estou lendo esse livro e vendo a série kkk
    adorei a resenha, sou mto viciada em séries tb.
    bjs
    http://gracirocha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. confesso que nem o livro nem a série me interessam, mas quando li sobre o lançamento dele achei que seria mesmo com muita ação. depois que li outros comentários sobre ele e percebi que não era assim, também fiquei um pouco decepcionada e também senti que não cumpria o que prometia =/
    já li algumas resenhas dele, mas ainda não fiquei curiosa pela trama...
    não sei se vou ler o livro logo. talvez eu dê preferencia a série primeiro...

    ResponderExcluir
  15. Poxa, que pena que o livro foi um decepção para você... Acho que nem vou ler então. Eu adorei a série e já tinha notado nos créditos que era baseada em um livro, mas nem parei para pesquisar.
    O lado bom é que a série foi renovada e é cheia de ação e bons personagens ; )
    Um beijo!
    P.S. O final da 1ª temporada foi bom demais, né?
    Eduarda, do Maquiada na Livraria.
    http://maquiadanalivraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir