17/06/2014

Resenha: Coração Envenenado

Título: Coração Envenenado
Autora: S. B. Hayes
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 350
Compre: Livraria Saraiva
Sem os pais desde a infância, Genevieve Paradis tem uma história de vida trágica. Já passou por abrigos infantis e, inclusive, precisou dormir na rua por um tempo. Suas origens aparentam ser indecifráveis, até que, em mais uma de suas idas e vindas, ela se muda para a mesma cidade de Katy Rivers. Quando a intrusa começa a transformar a vida de Katy num inferno, tentando roubar tudo o que lhe pertence, tal comportamento se torna mais do que suspeito, e ela decide, então, investigar o passado dessa misteriosa menina.


Há muito tempo queria ler Coração Envenenado. Já tinha visto algumas poucas resenhas que exaltavam o livro e, isso combinado com uma sinopse instigante e aquela capa que chama a atenção onde quer que seja (um excelente trabalho da editora Bertrand, que fez a capa aveludada e com o título metalizado), fez com que eu o passasse a frente na minha lista de leituras assim que chegou. Por um momento, ele me encantou e fez com que eu ficasse ansiosa para saber tudo o que ele prometia. Porém, excesso de expectativa quase sempre acaba em um lugar: em decepção. Foi exatamente isso o que aconteceu.

Virei-me apenas uma vez e vi a garota me observando de longe, estranhamente petrificiada. Balancei a cabeça, brava comigo mesma porque deveria estar fantasiando. Porém, não importava o quanto me esforçasse para esquecer, ainda podia ouvir a voz dela retumbando dentro da minha cabeça e repetindo mil vezes: “Eu sou o pior pesadelo da sua vida. p. 42
Minhas primeiras impressões em relação a Coração Envenenado não foram tão boas. Logo de cara notei que os diálogos e a ambientação eram superficiais e isso fez com que eu tivesse receio de toda a expectativa que coloquei em cima dele. Porém, ao longo das páginas, nos adaptamos com a narrativa e com os personagens e o livro toma um rumo mais dinâmico, especialmente com o mistério que envolve Katy, a protagonista, com Genevieve, a garota que de repente aparece querendo tomar o seu lugar e promete ser seu maior pesadelo. Isso trouxe um pouco de ação para o enredo e fez com que minhas expectativas em torno dele voltassem.

Isso se mantém praticamente durante todo o enredo. A atmosfera do livro se torna inquietante e juntamente com a protagonista, não sabemos o que é real ou o que é só imaginação. Passamos a questionar todas as atitudes dos personagens, já que todos podem estar envolvidos no mistério. É a partir disso que eu comecei a ter as mais diversas teorias sobre o que poderia acontecer, pois ao longo das páginas temos várias pistas e embarcamos com a protagonista em busca da verdade. Por causa disso, esperei bastante pela resolução que a autora daria para essa história.


Porém (infelizmente ele apareceu aqui) há uma quebra de expectativa grande nas últimas páginas. Coração Envenenado segue por um rumo em grande parte do enredo para no final ter uma explicação totalmente diferente e bem mais simples do que eu esperava. Isso fez com que eu tivesse uma sensação de que várias páginas poderiam ter sido cortadas, uma vez que elas não acrescentam em nada para o final. Essa foi minha grande decepção: a autora poderia ter dado uma explicação grandiosa, que fechasse todos os pontos do mistério que envolvia o enredo, mas ela preferiu seguir por um caminho conhecido e até batido demais.

Como é uma narrativa em primeira pessoa, temos um bom desenvolvimento de Katy, a protagonista, mas ainda assim eu não consegui me afeiçoar tanto a ela. Por mais que a paranóia dela dê um algo a mais para o enredo e ajude muito para que o mistério fique ainda melhor, por vezes isso é irritante. Mas algo que eu teria ter visto mais foi sobre a personalidade de Genevieve, pois achei que muitas atitudes dela ficaram no ar.

A terrível verdade foi se revelando, não só Genevieve era mais bonita, extrovertida e confiante do que eu, como também estava anos-luz à frente em todos os assuntos que eu amava. Comecei a me sentir fisicamente enjoada. p. 69
Coração Envenenado tinha tudo para ser um livro brilhante, daqueles que tem todas as características fundamentais para atrair qualquer leitor: muita ação, um mistério que te prende e que te faz questionar todas as atitudes dos personagens e te deixa com aquele gostinho de “quero mais”. Infelizmente o livro se perdeu terrivelmente no final, mudando o rumo que o enredo vinha construindo. É uma pena que um final tão mal articulado tenha apagado o brilho de um livro que poderia ser espetacular. 

39 comentários:

  1. Sempre tento não criar muitas expectativas a cerca de um livro, porque na maioria das vezes fico decepcionada com o livro. "/
    E esse livro, pela sinopse, tinha tudo para ser "bombístico".

    :*

    ResponderExcluir
  2. O final desse livro é terrível. Me senti enganada num péssimo sentido. Ela deixou verdadeiros ROMBOS sem explicações. Simplesmente abandonou vários pequenos mistérios que havia inserido ao longo do enredo para apresentar uma resolução merreca que não cobre em nada todos os buracos que ela deixou.
    Minha opinião foi bem parecida com a sua, exceto o fato que eu curti a ambientação porque adoro clima de cidade pequena, chuvoso, sombrio, etc, e acho que a autora o criou bem. Tirando isso, a nossa decepção foi bem parecida. Tinha tudo para ser uma leitura legal e interessante, mas o estrago foi grande demais e anulou toda a graça da história pra mim.
    Beijo, Lu!

    ResponderExcluir
  3. Oi Luara, tudo bom?
    É muito ruim quando temos altas expectativas e elas não são batidas durante a leitura. Acho que pior ainda é quando o autor é capaz de apresentar uma boa história, mas não faz isso. A premissa do livro parece ser super misteriosa e envolvente, mas pelo visto temos uma narrativa fraca.
    Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Quando um livro já começa mais ou menos até dá pra superar um final ruim, mas quando a história parece ser boa aí a expectativa vai lá pra cima e o tombo é maior. Horrível quando isso acontece. E pela sinopse o livro parece ser tão bom!

    Beijos
    Aquela Borralheira

    ResponderExcluir
  5. Oi Luara, tudo bem??

    Nossa, a sinopse desse livro e a capa me chamaram muita atenção. Nunca tinha ouvido falar dele. Mas é uma pena quando isso acontece, ter altas expectativas quando a um livro e não são atendidas. E ainda mais quando ele tem tudo para ser um ótimo livro, mas a autora não sabe desenvolver. Uma pena mesmo.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. será que não vai ter continuação, e por isso fizeram um final tão sem graça assim?
    sinceramente, a trama não me interessou muito não, e acho que se eu tivesse começado a ler e sentido essas suas primeiras impressões ai, teria abandonado o livro! :P

    ResponderExcluir
  7. Oiii flor, aiiii que droga quando isso acontece! Odeio criar milhões de expectativas em relação a algum livro e no fim... puff. Eu também, como você, adorei a capa e a sinopse e se só tivesse livro essa parte, teria adquirido o livro! É intrigante. Mas já com a sua resenha me decepcionei, imagina lendo o livro? hehehe

    Parabéns pela resenha e obrigada por dividir conosco suas opiniões!
    beijos!!
    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. ODEIO quando o livro não é nem metade do que eu esperava dele. Expectativa é realmente uma droga, não importa a área em que ocorra.
    A capa não me chamou atenção, mas gostei desse mix aveludado + envernizado. Gosto de ficar passando a mão. :D
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  9. Oi, Luara!

    Se decepcionar com um livro é um saco mesmo. A minha decepção mais recente foi com A Escolha, que me deixou com a impressão de ter sido um final mal escrito e solucionado.

    É horrível, mas acontece, né?

    Beijão,

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Laura,
    Odeio quando isso acontece, já me decepcionei com vários livros. é muito frustrante gostar de uma história e justamente o final, que deveria ser surpreendente, deixa a desejar.
    bjs e parabéns pela resenha!

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Lu!
    Que pena ter sido esta decepção =/
    Obrigada por expressar seu ponto de vista, quase que comprei o livro, e admito, ia ser pela capa rs.

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
  12. Olá, Luara ^.^
    A capa do livro é mesmo linda *o*!
    A verdade é que a obra já não tinha chamado muito a minha atenção e com os pontos negativos que você citou eu me desinteressei por completo.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu tento não criar expectativas, mas não dá certo fazer isso. Sempre acabo criando e fico na mesma situação que você..
    Sinto muito por sua decepção. Fico muito grata em ler sua resenha e, com ela, faço anotações mentais de que o final deixará a desejar, isso me ajuda muito, obrigada.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Luara, tudo bem?
    Devia ter uma regra que não nos permitisse criar expectativas rs Uma pena que você não gostou tanto do livro, ainda não tinha ouvido falar sobre ele e a sua resenha é a primeira que eu leio, mas essa sinopse já não me prendeu :/
    Parabéns pela sinceridade! Beijos!

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Luara.

    Expectativa </3
    Em alguns casos me surpreendo também com o final do livro... Acho que o pior de tudo, é quando você gosta do livro inteiro e chega e no final, desgosta hahah É um sentimento de "poxa, vida!". Mas é uma ótima recomendação esse livro.

    Resenha muito boa.
    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie linda, tudo bem?
    Eu andei sumida né? Desculpa, mas estava tendo alguns problemas pessoais e acabei me afastando um pouco dos meus blogs amigos que tanto gosto de visitar. Mas aqui estou e sinceramente tenho que confessar que adorei a sua resenha. Achei esse livro bastante interessante só de possuir mistérios. Só fiquei triste do final não ter te agradado, mas acho que isso também vai de pessoa pra pessoa né? Eu acho que vou dar uma chance, porque quem sabe eu possa gostar né? Enfim...Achei ótimo seu ponto de vista também, porque isso ajuda a gente ter uma ideia do que vc achou e tudo mais. Parabens linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oiee ^
    Por ter a palavra 'investigar' na sinopse, já consegui não querer ler esse livro. A capa realmente é linda, mas é uma pena que seja apenas um rostinho bonito. Nunca tinha lido nada desse livro antes, mas ler a sua resenha me fez muito bem, pois assim não cometeria o erro de comprá-lo *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Nossa, logo que dei de cara com o livro me animei, porque me parecia bem interessante (principalmente com essa lomba lindíssima), mas fiquei muito chateada ao saber que se perde no final :/
    Sou bem traumatizada com livros que mudam totalmente o rumo e se perdem :/
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogpsot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ainda não tinha conhecido esse livro, mas sua resenha me deixou cheia de expectativas. Na verdade, suas resenhas sempre me dão mais clareza sobre os conceitos dos livros. Todas elas são muito bem escritas e sempre gosto de passar aqui para me certificar de algum livro específico. ENTÃO, NÃO PARE NUNCA! rs,

    http://maravilhosasdescobertas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Oiii!
    Desanimei um pouco com a resenha, confesso que estava louca para ler o livro, mas alguns pontos que você citou me deixaram um pouco com o pé atrás. rsrs
    Mas, como sou teimosa, lerei mesmo assim. :P
    beijos
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Luara!
    Fico triste em saber que o livro não te agradou, não li ainda mas a capa e a sinopse são bem interessantes.
    Acho que pelo o que voce ccitou na resenha nem vou tentar.
    Beijos
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi,
    Confesso que estava de olho nesse livro pq achei a capa lindíssima. Mas, depois desse resenha desanimei um pouco.
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  23. Oi!
    POxa... que pena que não foi uma leitura legal...
    Também não gosto de superficialidade... te entendo...
    BJs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oie Lu
    poxa, que pena que a expectativa atrapalhou> geralmente isso acontece comigo.
    Eu gostei do livro, a narrativa foi envolvente, mas achei que o desfecho fugiu da proposta sobrenatural que a autora prometeu o tempo inteiro. Ainda assim dei uma boa classificação porque curti a leitura.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  25. Olá, Luara, tudo bem?
    As frustrações literárias são sempre terríveis. Mas é sempre um possibilidade, não é? Espero que a sua próxima leitura recompense essa. :)

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  26. Gostei dessa capa e do título, ainda não tinha ouvido falar no livro.. odeio criar expectativas e depois me decepcionar, que pena que isso aconteceu com você :/ parece ser um bom livro até..
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia esse livro
    Mas gostei da resenha bem feita
    É uma pena quando o livro se perde assim
    Já estou seguindo *~

    Beijos
    |•| http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Não conhecia o livro, mais gostei muito da resenha
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oii Luara <33
    Sem duvida alguma é uma bela capa, é uma pena que como você disse na resenha o livro tenha se perdido !!
    Beijos
    http://www.vicioempaginas.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Acabei de conhecer seu blog, Luara, mas definitivamente vou acompanhar pelo feed.
    Um beijão e obrigada pela visita! ; )
    Eduarda, do Maquiada na Livraria.

    ResponderExcluir
  31. Sou levemente curiosa por essa história, já li comentários bem negativos, mas a premissa me parece interessante. É realmente uma pena quando o autor de perde, ainda mais no final :/

    Beijo

    ResponderExcluir
  32. Olá Lu!
    Esse livro me chama atenção pela capa, mas após ler sua resenha, perdi um pouco a vontade de ler, pois é tão ruim quando criamos expectativas e o que acontece não é o que esperávamos ... Mas vou ver se dou uma chance, quem sabe eu até goste :D
    Beijinhos
    T.P
    4 You Books

    ResponderExcluir
  33. Oi lu!

    Tô passando longe desse livro, terceira resenha que vi dele e tb negativa. Ótima resenha, esse nem entra no meu skoob. Rs.

    Beijos

    Cintia
    www.theniceage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Nossa que pena que o livro não foi tudo que você esperada. Eu detesto quando isso acontece.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Oi Luara tudo bem? Quando vi o livro na livraria de cara ele me chamou atenção! estava de olho nele mas agora com sua resenha me preocupou, de qualquer maneira não perco a curiosidade, mas se ele atingia uma posição mais perto do topo da lista, agora nem tanto.

    Amei a sinceridade na resenha.
    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  36. Bem, se o final não é um dos melhores, a capa e a sinopse cumprem com seu papel de nos deixar completamente ansiosos pela leitura.

    eueminhacultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Oi
    Eu ainda não conhecia esse livro. Fiquei imaginando a capa com os efeitos que você falou, acho que a Bertrand sempre faz um trabalho muito com a parte estética de seus livros. Eu fiquei triste por a leitura ter sido decepcionante, não tem nada pior do que criar expectativas, elaborar teorias mirabolantes e a autora ir para um final simples e nada surpreendente. Não sei se me interesso tanto pela leitura depois da sua resenha...

    tem postagem nova no meu blog
    espero sua visita
    bjs

    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  38. Tava com uma expectativa boa pra esse livro, uma pena saber que o desfecho dá uma broxada. De qualquer modo, não vou passar na frente da fila de leitura. Sabendo que é melhor baixar um pouco as expectativas, dá pra esperar mais pra ler ^^

    ResponderExcluir
  39. Caraca, a premissa parecia ser MUITO interessante. É muito triste quando o autor/autora faz algo assim, tem um diamante nas mãos, mas não sabe lapidá-lo. Pelo menos a diagramação é bonita, rs.

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir