11/06/2014

Resenha: Veneno

Título: Veneno (Saga Encantadas #1)
Autora: Sarah Pinborough
Editora: Única
Páginas: 224
Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia!


Veneno foi uma leitura diferente. Já havia tentado há algum tempo, mas não consegui passar das primeiras páginas, o que me deixou totalmente receosa em relação a ele. Porém, resolvi dar mais uma chance para o livro e me impressionei, pois nessa segunda tentativa ele se mostrou uma releitura bem inusitada, diferente do que eu estava esperando e me surpreendeu principalmente nas páginas finais. Veneno é um livro que merece seu crédito, apesar de ter me decepcionado um pouco aqui e ali.

Branca de Neve se afastou; em seguida fez uma reverência e baixou a cabeça – sempre a boa filha e a princesa obediente e cumpridora de seus deveres. As pessoas enlouqueceram. Branca de Neve, a rainha de seus corações. A garota que podia conquistá-los com algo tão simples quanto uma maçã. Tudo era tão fácil para a bela, adorável e perfeita Branca de Neve. p. 13
Já li diversas coisas relacionadas com a Branca de Neve (inclusive tem resenha aqui no blog do livro “Branca de Neve – Os Contos Clássicos”) e, como muitas pessoas sabem, entre todos os contos de fada, é o meu favorito. Isso foi o que mais pesou em minha decisão de lê-lo. Já tinha visto algumas pessoas falando bem do livro e isso me encheu de expectativa, porém o começo do livro não cumpriu exatamente o que eu esperava. O enredo parecia sem rumo e o pior de tudo: uma cópia do conto original. Afinal, temos uma rainha má que se casa pelo status e que sente ciúme de sua enteada, vista como a mais bonita do reino.

Um pouco da diagramação de Veneno. MUITO bonita, não é? Uma das partes que mais gostei no livro. Uma pena que minha câmera não colaborou totalmente. Da próxima vez juro que vou tirar fotos de dia! <3

Fiquei esperando algo acontecer, mas simplesmente não acontecia. O livro ficava naquilo que eu já conhecia e estava começando a duvidar da tal releitura. É claro que temos algumas cenas eróticas logo no começo do livro, mas esse foco é perdido ao passar das páginas e voltamos para aquele sentimento de que nada acontecerá. A primeira metade de Veneno foi bem chata nesse sentido e a diferença aconteceu quando enfim os anões passaram a ser um corpo ativo dentro do enredo. A partir desse momento finalmente temos um pouco de ação e a história começa a tomar um novo rumo e foi aí que o enredo passou a fluir melhor.

Por causa disso, os personagens começam a ter uma maior desenvoltura. Temos uma Branca de Neve mais ousada do que eu esperava e uma rainha se remoendo em seu ódio por sua enteada e esses sentimentos eram praticamente palpáveis, o que mostra que a autora Sarah Pinborough conseguiu trabalhar muito bem em cima disso. Os anões fizeram toda a diferença no enredo e eu queria era que eles tivessem um pouco mais de destaque, pois eu queria muito conhecer um pouco mais deles. Mas o grande responsável pela grande – e única – reviravolta do enredo é príncipe. Este se tornou um dos personagens que mais me surpreenderam e fizeram com que eu precisasse da continuação.

- Todos a amam, não é? E é tão fácil ver o porquê. É boa, bela e, além disso, livre e selvagem. Ela terá vários príncipes por quem se apaixonar. Sim, sem dúvida é a mais bela na terra. Não é? Ela não é bonita? (...)  Ela tremia e sentia a magia formigar na pele. (...) De um jeito ou de outro, Branca de Neve tinha de sumir dali. p. 28
Veneno é um livro que cumpre com a premissa de ser uma releitura com uma linguagem bem jovem do conto da Branca de Neve, mas ainda assim, eu esperava um pouco mais de originalidade e ação ao decorrer do enredo. Porém, apesar das minhas altas expectativas, foi uma leitura agradável e o final praticamente me obriga a ler o próximo da trilogia (os próximos volumes se chamam Feitiço e Poder). Para os grandes amantes de releituras, a dica é: não crie grandes expectativas e o livro poderá ser bem mais surpreendente do que foi para mim. ;) 

36 comentários:

  1. OI!
    Eu li Veneno faz um tempinho, e foi uma leitura bem diferente, né? Sempre acostumado com os contos dos desenhos infantis, e Sarah te joga essa bomba! Como você disse, o começo é bem ZzZzZ, porém, vai melhorando a incorporação dos personagens na trama. A partir do segundo eu gostei mais da saga, pois, achei bem legal o modo como ela vai "conectar" as histórias.

    Beijo Lu,
    Italo.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante dessa saga,
    além de possuir uma diagramação linda, foi meu primeiro passo nas releituras,
    a partir dele não quis mais parar e acrescentei esse aos meus gêneros preferidos.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. estou adorando esta onda de releituras que estão surgindo e apesar de ter lido poucas até agora, estou desejando bastante. os livros da Sarah eu pretendo ler logo, e apesar de ter visto umas resenhas bem negativas deles, estou curiosa ;x

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luara!
    Eu quero ler esse livro, mas pelas resenhas que li, já vi que não preciso ir com muita sede ao pote (não que eu esteja com grandes expectativas). Eu gosto da história da Branca de Neve e estou bem curiosa para ler essa releitura. Adorei sua resenha!
    Beijo!
    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gosto de adaptações
    É bem legal ficar imaginando uma outra versão da história
    Ainda não li esse livro, mas gostei da dica

    Beijos
    |•| http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Tenho vontade de ler essa saga, não só Veneno, mas Poder, e o outro título que agora me foge da mente.
    Li Branca de Neve e o Caçador, á alguns dias e gostei da releitura. Espero gostar quando ler Veneno da releitura desta autora sobre o conto. Até mais. http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Mal vejo a hora de ler o último livro da trilogia e conhecer a última história ♥
    Dos dois primeiros livros, que eu já li inclusive, gostei mais do segundo, mas Veneno me surpreendeu bem mais.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não curto releituras assim, mais apimentadas, prefiro manter minha visão mágica dos contos de fadas. Essa trilogia não me interessa, mas amei a resenha e até vou indicar o livro para algumas amigas.
    Beijos!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii Luara, tudo bem?

    Eu tenho um livro aqui que é a história original da Branca de Neve, a dos irmãos Grimm e quero muito ler. Não sou tão fã dessas releituras, mas acho interessante. Gostei bastante da sua resenha e achei a diagramação do livro perfeita... dá vontade de comprar só por isso... rs. A capa também tá maravilhosa!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie, td bom?
    Realmente, pra inovador, deixa faltando, porém, eu me diverti bastante com essa série. Tem que encarar bem sem expectativas mesmo e curtir as páginas hehe

    Beijos
    Arrastando as Alpargatas

    ResponderExcluir
  11. Ainda não consegui ler essa série, mas espero poder ler em breve, pois a história parece ser ótima.

    Gostei muito da resenha.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Luara
    Releituras são sempre complicadas, a gente conhece a história original e fica fazendo comparações, principalmente se ela for favorita como foi seu caso.
    Eu nunca curti muito contos de fadas, por isso é mais fácil me envolver com histórias assim sem ficar fazendo comparações e coisas do tipo.
    Sinceramente, já li várias resenhas desse livro, mas nunca me senti tentada a ler, a premissa não me conquistou.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Ganhei esse livro e o segundo da saga em um sorteio, mas ainda não iniciei a leitura. Grande parte das resenhas que li foram de pessoas com opiniões parecidas com a sua: é bom, mas podia ser melhor. Pretendo ler logo pra ver o que acho...

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  15. oie Lu
    eu amo releituras, e não sabia que essa trazia cenas eróticas. Até tenho vontade de ler, mas não é prioridade.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Luara! Tudo bem?
    Como boa fã das releituras de clássicos, eu não sei o motivo de ainda não ter comprado o meu exemplar viu (mentira, sei sim, o preço dele sempre está salgado demais ><). Se dependesse pelo trabalho gráfico, o livro estaria na minha estante agora, mas foi justamente por alguns comentários como o seu que me desempolguei um pouquinho com relação a trama. Uma releitura tem que trazer algo novo e se isso demora a acontecer, a leitura não vai engatar comigo... Mas enfim, acho que por começar com uma das minhas princesas favoritas, eu devo dar um crédito a série e conferir logo a história né?! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Esse livro parece ser muito bom. Morro de vontade de lê-lo a cada resenha que leio e a sua ficou ótima, adorei!

    Até mais. de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oie Luara =)

    Tenho esse livro em ebook para ler, mas ainda não consegui encaixar ele na minha enorme fila de livros.

    Gosto dessas releituras dos contos de fadas, em minha opinião algumas ficam muito melhores do que as originais.

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  19. Oi Lu, eu também gosto de releituras, principalmente quando trazem algo mais original. Pena que Veneno fica no meio termo, acaba não sendo nem o clássico, nem uma releitura autêntica. Tenho vontade de ler a história, mas é bom já ficar sabendo do que trata.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Lu!
    Agora estou interessado nessa releitura. Mesmo não tendo te agradado totalmente, acredito que gostarei da história de um modo geral.
    Adoro a história da "Branca de Neve". Talvez a leitura me agrade mais.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  21. O livro me parecia bom pela sinopse, mas depois que li sua resenha vi que o livro não deve ser tão bom quanto eu imagina :/

    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Minha irmã é fã dessa série, e por tudo o que ela já me falou, eu sei que vou adorar. Sou fã de releituras de contos de fadas, e amo todas elas.

    Bjks

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho curiosidade para ler esse livro, mas agora acabei abaixando minhas expectativas. Tem algumas coisas que você comentou na sua resenha que eram esperadas por mim no decorrer da leitura, acho que não esperar mais por elas vai "me fazer bem" heheh.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled
    http://girlspoiled.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Luara!

    Já havia lido outras resenhas desse livro e todas dizem a mesma coisa: o livro é bom, mas falta originalidade. Apesar da vontade de ler, esse "detalhe" me desanima bastante. Mas olha... Acho que abaixando minhas expectativas, talvez a leitura seja melhor, não é mesmo?

    Beijos!

    http://roendolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Que diagramação linda ! Eu vinha observando esse livro a alguns tempos e estou realmente interessada nele.. Apesar de ser uma coisa bem diferente, Espero gostar da leitura. Beijos, http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. oiii, tudo bem?
    eu acabei de ganhar esse livro, mas não sei quando vou poder ler. Quero saber o que te decepcionou e se vou sentir o mesmo, rs. Não gosto quando o livro inicia com a narrativa lenta, porque dá uma vontade enorme de desistir, rs.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Eu acabei de ler essa Saga e gostei muito! A leitura é super fácil.
    Gostei principalmente do segundo livro (Feitiço) porque tem uma surpresa e tanta (espero que você continue lendo pra descobrir) e do último livro (Poder) porque foi mais bem amarrado, tem muita ação e é praticamente independente dos outros.

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  28. Esse livro me decepcionou , de verdade, em algumas partes pra falar a verdade e me surpreendeu em outras :3
    eu só li veneno até agora, preciso ver o que me espera em Feitiço e Poder
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedramer.com

    ResponderExcluir
  29. Ainnn, pena a falta de originalidade. Pena mesmo, isso as vezes é um fator decisivo. Mas ainda assim, a série tem muito elogios por aí, parece legal. Sou completamente apaixonada por essas capas, SENHOOOR <3

    ResponderExcluir
  30. OI Luara, tudo bem?
    O que mais me impressionou e despertou minha vontade para ler esse livro foi justamente a criatividade, a ousadia da autora em fazer personagens clássicos com personalidades um pouco diferentes. Que pena que não é bem assim. Eu também estou com altas expectativas, espero que eu não me decepcione, pois quero muito ler.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oii
    Confesso que o livro não me atraiu muito não. Só fiquei curiosa para saber o que o príncipe fez! haha

    Beijos,
    Pitada de Cultura

    ResponderExcluir
  32. Olá! Já tinha lido algumas resenhas e conversado com uma amiga que leu e, é a mesma coisa: falta um "quê" de originalidade. Não sei. Não tenho vontade de ler...

    Lindo o blog!

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Essa trilogia já esteva na minha listinha porém saiu :/

    Beijos ♡♥
    Meu jardim Secreto
    Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  34. Eu tinha vontade de ler pela capa, mas parece que a maioria das pessoas não gostaram muito dele. Perdi a vontade!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Adoro quando a diagramação é fofa assim!
    bjs

    ResponderExcluir
  36. Vou dar uma acalmada nas expectativas então, porque ADORO releituras e adaptações de contos de fadas e esse tá na minha lista faz tempo!

    ResponderExcluir