05/07/2014

Especial John Boyne


Quando falamos em John Boyne, estamos falando de um dos autores mais aclamados internacionalmente. O irlandês de 43 anos é formado em Literatura Criativa e seu livro mais conhecido, O Menino do Pijama Listrado, vendeu mais de 5 milhões de cópias e foi adaptado para o cinema em 2008 (e provavelmente inundou milhares de cinemas com as lágrimas de seus expectadores). Seus livros já foram publicados em - pasmem - 47 línguas!

Como a maioria de seus livros tem uma grande raiz em fatos históricos (como a Segunda Guerra Mundial em O menino do pijama listrado e a Revolução Russa em O palácio de inverno), John Boyne leva cerca de dois anos para escrever um livro. Apesar de deixar seus leitores ávidos por mais livros, a espera vale totalmente a pena: a pesquisa do autor sobre os temas deixa suas obras precisas e deixa evidente sua maestria em colocá-los dentro da sua ficção.


Companhia das Letras, juntamente com seu selo Seguinte, já publicou nove livros do autor. Confira todos os títulos:




9) Fique Onde Está e Então Corra

Mas... por que nós gostamos tanto desse autor? 


Quando li O menino do pijama listrado confesso que não esperava sentir o que senti. Não esperava encontrar uma obra que me tirasse do chão, mexesse com meus sentimentos e provasse ser além daquilo que eu esperava. Sempre fui apaixonada por livros que se passam em períodos de guerra, curiosa, porém John Boyne me trouxe mais do apenas um enredo histórico. Ele conseguiu trazer de uma forma simples e dolorosamente tocante, uma história que envolve o ser humano como ele é em sua fase mais pura: a infância. E como a guerra é capaz de abalar mentes, estruturas, mostra que mesmo entre bombas e granadas há o ser humano e seus valores mais intrínsecos. Foi doce conhecer a história de Bruno e Shmuel,  era como ver uma flor nascer em meio ao concreto;  de um lado o homem usando sua inteligência sendo motivado pelos piores sentimentos que há dentro de si, baseando-se em razões irracionais e do outro meninos construindo uma amizade mesmo em meio a barreiras, tendo como base inocência, mesmo dentro de um período negro. E Boyne sabendo dosar cada detalhe, nos levando refletir, se emocionar e se encantar com suas palavras. Sou fã desse autor, não tem como não ser. Daiane Jardim, No Universo da Literatura.
Boyne possui um fator em suas obras que muito me chama a atenção e quase nunca me decepciona: a mistura de ficção e realidade. Unir algum acontecimento ou período histórico numa história ficcional é sempre uma premissa muito interessante e que me ganha facilmente. Além disso, a maneira como o autor narra suas histórias, sempre de um jeito dinâmico e inocente, por vezes na voz de uma criança, dá ao mesmo tempo à narrativa um ritmo rápido e leve. Isso também faz com que risos e choros sejam inevitáveis dentro de suas tramas e o leitor sempre fica à mercê de suas emoções. E apesar de seus livros terem um público mais jovem, recomendo suas obras para todas as idades, porque boas e emocionantes histórias precisam ser lidas por todos. Gustavo Valim, Jantando Livros.
John Boyne é um dos melhores contadores de histórias que já tive oportunidade de conhecer. Sua narrativa envolvente e seus enredos tão bem trabalhados deixam qualquer leitor à mercê de sua genialidade. Eu mesma não consigo imaginar ver um livro de sua autoria e não querer lê-lo e logo coloco em primeiro lugar na lista dos desejados. Uma de suas grandes marcas é a atemporalidade: não importa se você lê o livro no lançamento ou depois de anos, suas histórias sempre vão emocionar qualquer um que dê oportunidade para suas obras. Luara Cardoso, Estante Vertical.

Confira abaixo o trailer do emocionante O Menino do Pijama Listrado, que conta com as atuações de David Thewlis (Professor Lupin <3) e Vera Farmiga (Bates Motel, A Órfã):

16 comentários:

  1. Oi, Luara! Tudo bem?
    Por enquanto eu li somente um único livro do John Boyne, "O Menino do Pijama Listrado", e confesso que fui uma dessas pessoas que se emocionaram bastante com a história. Fiquei impressionada, o livro é fininho, é narrado por uma criança, mas ao mesmo é tocante, comovente, profundo e (insira aqui todos os adjetivos incríveis possíveis hehe). Quero muito ler os outros livros dele, principalmente "O Palácio de Inverno" que eu já li resenhas super positivas e que me empolgaram bastante! Adorei o post!!! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gente, o John é fenomenal, suas histórias são lindas, emocionantes e um retrato da nossa história. Os livros dele são fininhos, mas tão ricos, tão cheios de detalhes, que chega a ser incrível. Queria que fizessem uma coleção dele com todos os livros com suas capas listradas, tipo o menino de pijama listrado *.*
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu tive um problema com o "O Menino do Pijama Listrado", não consegui simpatizar com o protagonista, achei ele ingênuo demais, e isso meio que me afastou do autor, tanto que não li mais nada dele. Mas fica aquela curiosidade, a vontade de dar uma nova chance e uma lida a mais na obra dele, quem sabe.

    ResponderExcluir
  4. JOHN BOYNE CAUSADOR DE TRAUMAS E RESSACAS LITERÁRIAS <3

    ResponderExcluir
  5. ainda não li nenhum dos livros dele, mas dei de presente esses dias atrás O Menino do Pijama Listrado para a minha mãe. pretendo lê-lo logo depois que ela terminar! *-*
    além deste, o que mais me deixa curiosa é O Ladrão do Tempo
    este novo livro dele, Fique onde está e então corra, parece ser ótimo também. pretendo lê-lo :D
    adorei o "depoimento" de vocês! *-*

    ResponderExcluir
  6. Esse ano li "O Menino do Pijama Listrado", o qual era um livro que tinha tudo para ser incrível. Pois o filme, né. Todo mundo sabe, é maravilhoso. A escrita do autor é muito peculiar, adorei conhecer seus escritos. Gosto desse modo que ele tem em escrever "durante" fatos históricos, acaba trazendo uma carga dramática ao livro.

    Como você disse, suas histórias emocionam durantes logos anos. Boyne merece todo seu sucesso, sem dúvidas.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Tá aí, um autor que eu quero ter todos os livros na estante! E olha que só li um livro dele! As capas são belíssimas, não poderia ser diferente, já que ele publica na Companhia das Letras! Cada uma dá aquela sensação de coisas por descobrir :)

    Já tinha visto o filme de O menino do pijama listrado, mas nunca o trailer. Belíssimo.

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Assim você quer me matar Luh? Estou doido para conhecer essa incrível escrita de John Boyne. Essas três últimas capas são lindas demais. Esses desenhos instigam o leitor a querer conhecer o livro. Pretendo mudar para o lado dos que adoram o leitor muito em breve! Bjs

    ResponderExcluir
  10. Que legal! Não sabia que o autor tinha tantos livros publicados no Brasil. Confesso que no tempo em que trabalhei em uma livraria, só conheci dois títulos dele. Acho importante que suas obras sejam divulgadas! Nunca li nada dele, mas já assisti ao filme de O Menino do Pijama Listrado e é realmente emocionante, então imagino que o livro seja melhor ainda!

    Beijos ^-^

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada dele, mas morro de vontade de ler O Menino do Pijama Listrado e O Palácio de Inverno. Não sabia que ele tinha tantos títulos publicados no Brasil... e editora está mais do que parabéns porque as capas são absolutamente lindas!

    ResponderExcluir
  12. Owwnnnn, que sensacional! Amei conhecer outras obras dele nesse post! As capas são sensacionais, quatro delas tem listas kkkk Não tem quem não tenha se emocionado e sofrido muito com O menino do pijama listrado, só por este livro John já merece ser homenageado!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Sou apaixonada pelo livro O menino de pijama listrado e o filme também!
    Conhecia somente mais dois livros do autor: O O Garoto do Convés e Tormento.
    Muito bom saber que ele tem outros livros!
    Ansiosa para lê-los.

    ResponderExcluir
  14. Único livro que li foi O menino do pijama listrado e gostei muito, conhecia algumas outras obras dele mas nunca tive a oportunidade de ler, mas estou muito interessada em Fique onde está e então corra e O ladrão do tempo. bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lu!

    Como falei antes, sou louca para começar a ler os livros do John Boyne. Tenho uma curiosidade enorme quanto a esse lançamento, A Coisa Terrível que Aconteceu com Barnaby Brocket. Já até o encontrei por dois reais nessas vendinhas de rua, mas estava tão detonado que eu deixei pra lá.

    Beijão,

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não li nenhum livro do autor, mas acredita que eu adoraria ter todos na minha estante? Sei que vou gostar.

    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir