01/07/2014

Especial Paulo Leminski



Razão de ser
Escrevo. E pronto.
Escrevo porque preciso,
preciso porque estou tonto.
Ninguém tem nada com isso. Escrevo porque amanhece,
E as estrelas lá no céu
Lembram letras no papel,
Quando o poema me anoitece.
A aranha tece teias.
O peixe beija e morde o que vê.
Eu escrevo apenas.
Tem que ter por quê?






Paulo Leminski sem dúvida é um dos maiores poetas de nossa literatura nacional. Este paranaense, conhecido pelo seu bigode marcante e palavras que em suas mãos transformavam-se na mais refinada matéria prima. Leminski compôs poesias, poemas, versos que através da simplicidade e beleza marcaram um período poético e influenciou os que vieram a seguir.

Porém engana-se quem pensa que ele era somente poeta! Não, Leminski era o exemplo da pluralidade artística, ele também foi compositor, tendo inclusive suas canções gravadas por Caetano Veloso, redator, romancista, tradutor, traduzindo por exemplo obras de autores como James Joyce, também foi um grande estudioso da cultura e literatura japonesa.

Um poeta de vanguarda, que através de seus poemas com jogos de palavras, ironias e simplicidade, soube falar do amor, da vida, da fé, da dor e da poesia em si. Leminski se destacou em sua época e gravou seu nome dentre os melhores poetas que já habitaram essas terras tupiniquim. Uma joia de nossa literatura nacional com certeza, que nos deixou em 7 de junho de 1989, vítima de cirrose hepática.

Em 2013 a Companhia das Letras lançou o livro “Toda Poesia”, que reúne os versos do autor em uma edição caprichada, com apresentação de Alice Ruiz.  Este é um ótimo livro para quem deseja conhecer mais sobre grande poeta ou para aqueles que já o admiram, é uma obra de arte!


Amar você é coisa de minutos…

Amar você é coisa de minutos 
A morte é menos que teu beijo 
Tão bom ser teu que sou 
Eu a teus pés derramado 
Pouco resta do que fui 
De ti depende ser bom ou ruim 
Serei o que achares conveniente 
Serei para ti mais que um cão 
Uma sombra que te aquece 
Um deus que não esquece 
Um servo que não diz não 
Morto teu pai serei teu irmão 
Direi os versos que quiseres 
Esquecerei todas as mulheres 
Serei tanto e tudo e todos 
Vais ter nojo de eu ser isso 
E estarei a teu serviço 
Enquanto durar meu corpo 
Enquanto me correr nas veias 
O rio vermelho que se inflama 
Ao ver teu rosto feito tocha 
Serei teu rei teu pão tua coisa tua rocha 
Sim, eu estarei aqui



17 comentários:

  1. Por incrível que parece, eu não conheço muito do autor
    Mas seu post foi de grande valia, me interessei bastante
    Já estou seguindo *~

    Beijos
    |•| http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. hahaha, adorei as fotos!
    apesar de morar na terra dele, não sou grande fã dele não. na verdade não é que não sou grande fã dele, não gosto muito de poesia, então não me interesso muito...
    mas de qualquer forma admiro ele! um grande escritor e compositor!

    ResponderExcluir
  3. Eu li o livro, Luara. Gostei bastante.
    Ele foi um grande poeta, sem dúvida.

    M&N | http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Luara!

    Ai, eu amo o Leminski! Sou louca para ler e ter o "Toda Poesia", mas as coisas estão um pouco difíceis pro meu bolso, digamos assim. Sem dúvida ele foi - e ainda é - um grande escritor... E mexe com meu coraçãozinho com as poesias maravilhosas.

    Beijos!
    http://roendolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acredito conhecer o nome do autor, mas nunca li nada dele. Atualmente, não sou muito chegada à poesia, mas conforme eu for exercitando este tipo de leitura, quem sabe no futuro não leia algo do autor? :)

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Vamos dizer assim: Conhecia o autor pelo nome. Minha amiga estava lendo um livro dele, e suas obras parecem ser incríveis. Sem dúvidas, é um dos grandes nomes na literatura nacional. Super curti o post! :)

    ResponderExcluir
  7. Só pra ratificar: ADOREI OS BIGODINHOS! HAHAHAHAHA O cara é mestre e fim! \O/

    ResponderExcluir
  8. Leminski é sensacional!
    Quando trabalhei na livraria cultura, uma das lojas da rede (no RJ, se não me engano) aderiu ao "Leminski Day", na semana de lançamento do livro Toda Poesia.
    TODOS OS VENDEDORES TRABALHARAM DE BIGODINHO! <3
    Foi muito amor! Queria muito que a loja onde eu trabalhava aderisse, porque foi amor puro hahaha

    Em tempo: Leminski é amor puro.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não tive a oportunidade de ler "Toda Poesia", mas sem dúvidas o livro está na minha listinha de metas. Leminski é o cara!

    ResponderExcluir
  10. Oii, amo poesia e Leminski é um mestre, tento escrever as vezes, mas como não é tão satisfatório, então podemos ler artistas como ele! Razão de ser é um dos meus poemas favoritos dele, me descreve! Amei o post!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Eu não sabia que ele era compositor =0
    Adoro poesias, mas não conheço muito suas obras, então vou dar uma olhadinha no livro!!
    Beijos

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Também não sabia que ele era compositor.
    Não conheço suas obras porque não gosto muito de poesia.
    Mas para quem gosta, parece ser muito bom!

    ResponderExcluir
  13. Me julguem mas não gosto de poesia, mas respeito muito o trabalho de Leminski, já que ele influenciou muitas pessoas e obras. E como todo mundo, não sabia que ele também era compositor haha

    ResponderExcluir
  14. É muito bom conhecer mais sobre esse grande poeta e perceber a enorme influência literária que ele teve... adorei o pot...bjs

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Lu!

    Achei super fofa a homenagem que vocês, blogueiros, fizeram ao Leminski. Sou doida pra ler Toda Poesia, os escritos do Leminski parecem ser muito bons!

    Beijão,

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Não conheço o autor, já ouvi falar, mas nunca li nada e me interessei.

    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir