10/07/2014

Resenha: A 5ª Onda

Título: A 5ª Onda
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Páginas: 368
Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar. 


Ah, ficção científica. Há quanto tempo eu estou esperando para ler uma que cumprisse com todas as minhas expectativas. Quando A 5ª Onda foi lançado, em 2013, veio aquela enchente de críticas positivas e é claro, a cada uma que eu lia, minha expectativa só aumentava. Mas, como vocês bem sabem, quase sempre as altas expectativas nos levam para as maiores decepções. Bom... Ainda bem que dessa vez não seguiu pelo caminho previsto! Eu ainda estou em êxtase, tudo o que eu estava esperando se cumpriu e o enredo ainda conseguiu me surpreender. Por isso, nesta resenha, nem vou me ater a sinopse, pois não quero que o brilho do livro se perca quando vocês o lerem. Só tenho duas palavras no momento: que livro!

Esqueça os discos voadores, e homenzinhos verdes, e aranhas mecânicas gigantes cuspindo raios de fogo. Esqueça as batalhas épicas com tanques e jatos de guerra e a vitória final para nós, humanos intrépidos, brigões e indomados sobre o enxame de olhos esbugalhados. Isso está tão distante da verdade quanto o seu planeta agonizante se encontrava do nosso vicejante. A verdade é: quando nos encontrarem, a gente já era. p. 9/10
Juro para vocês que eu estava esperando me decepcionar, afinal, fazia muito tempo que eu não encontrava um livro dentro desse gênero que pudesse dizer que recomendava e que outra pessoa com certeza deveria ler. Para falar a verdade, as primeiras páginas de A 5ª Onda não foram fáceis e quase me levaram a desacreditar nele. Como ele é o primeiro livro de uma trilogia alguns fatores pesaram para isso: é um livro introdutório e, portanto, a ambientação do leitor com a história e com o cenário é o foco mais importante do enredo – inclusive esta ambientação é feita de forma magnífica, bem detalhista. Então, aquela ação que eu estava esperando logo de cara não veio.

Essa característica foi responsável para que o começo da minha leitura fosse bem lento. Parecia que apesar de tantas promessas, o enredo não tomava nenhum rumo. Isso perdurou pelas primeiras cinquenta páginas, até que finalmente me vi envolvida pela história criada por Rick Yancey. O grande trunfo utilizado pelo autor é que leva o leitor a extremos e nos faz imaginar o que faríamos se estivéssemos em tal situação, de paranoia e pressão infinitos. Além disso, o enredo está cheio de reviravoltas: quando você finalmente acredita que algo vai acontecer para parar o pior que está por vir, o autor vira tudo de cabeça para baixo e somos surpreendidos. Isso se repete até o final do livro e é exatamente isso que impulsiona o leitor a ficar curioso para o que está por vir.

Em A 5ª Onda, temos narrativas por diversos pontos de vista. A primeira é a Cassie, uma adolescente que se vê sozinha no mundo devastado e que faz tudo para cumprir a promessa de resgatar o seu irmão. A verdade é que, apesar de ser uma protagonista forte (algo que eu venho sentido falta em livros desse gênero), ela é extremamente chata. Algumas de suas atitudes não condizem com o momento e isso faz com que algumas coisas soem forçadas. Quem mais me encantou foi o Ben, que infelizmente, não posso falar tanto sobre ele ou poderia escorregar em algum spoiler. Só tenho a dizer que a coragem dele me surpreendeu e aposto que ele vai ser um dos personagens que vão fazer a diferença no próximo volume.

A primeira regra para sobreviver à 4ª Onda é não confiar em ninguém, não importa qual a sua aparência. Os Outros são muito espertos nessa questão - certo, eles são espertos em tudo. Não importa se eles têm o aspecto correto, digam as coisas certas e façam exatamente o que você espera que façam. (...) Isso é assustadoramente diabólico. Esse dilema nos dilacera. Ele facilita em muito a tarefa de nos caçar e erradicar. A 4ª Onda nos obriga à solidão. Somos minoria, enlouquecemos lentamente devido ao isolamento, ao medo e à terrível expectativa pelo inevitável. p. 14/15
Um enredo muito bem amarrado, várias reviravoltas e muito suspense. É a isso que se resume esta obra prima de Rick Yancey. Estou atordoada e tentando me recordar dos motivos de não ter passado esse livro a frente da lista de leitura assim que o próprio chegou aqui. Sinceramente, se The Infinite Sea (segundo volume da trilogia) cumprir todas as premissas que A 5ª Onda deixou, com certeza vai ser um livro arrasador. Vale o conselho: não pense, não tenha medo por ser uma trilogia, só leia. Leia o quanto antes. Confiem em mim e embarquem nesse novo mundo. 

30 comentários:

  1. Oi Lu!
    Assim como você, comprei o livro por conta das altas recomendações e acabei deixando de lado. Te acabado de sair lá fora e as continuações iam demorar um pouco ( o que me irrita rs). Pretendo ler ainda esse ano xD
    Sua resenha ficou ótima. Esse tipo de narrativa que deixa a gente sem fôlego é ótimo *-* O livro passa e quando a gente percebe já acabou. Isso aconteceu em Maze Runner comigo =).

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. já li muitos comentários positivos sobre este livro, e até sinto curiosidade em ler, mas ficção científica não é um gênero que me agrade muito =/
    ainda mais o fato de ser uma trilogia me deixa mais desanimada ainda :S
    vou deixar de lado esta sua dica... desculpa :P

    ResponderExcluir
  3. Luara!:)
    Estou de volta... e que ótima resenha!
    Não conhecia o livro, e é sempre bom estar de volta ao mundo dos blogs literários exatamente por isso, por poder descobrir sempre novas ótimas histórias..
    Sou muito fã do gênero, e o tipo de história pós-apocalíptico me deixa intrigado e sempre curioso...
    Aflora meu instinto de sobrevivência.

    Com certeza uma ótima leitura que espero desfrutar em breve.

    Desde já um grande beijo.
    E Aparece lá pelo blog.
    satierff.blogspot.com

    att. ;*

    ResponderExcluir
  4. Luara, sua resenha ficou tão boa que deu vontade de ler! Adoro ficção científica ; )
    O problema é tenho fugido de trilogias como o diabo foge da cruz... =/
    Beijo!
    Eduarda, do Maquiada na Livraria.

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro em 1 dia, foi o único em muito tempo que me deixou assim. Não sei o que esperar do filme, só sei que minhas expectativas estão altas com o segundo volume

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu!!!!!
    Confesso que ficção científica não me atrai muito. Mas gostei muito da tua resenha e certamente daria uma chance para esse livro haha, despertou meu interesse =)
    Beijokas

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Luara, tudo bom?
    Realmente quando esse livro foi lançado saíram muitas resenhas positivas que me deixaram curiosa com a narrativa. Sua resenha ficou sensacional e soube expor os aspectos positivos sem revelar muito sobre a obra. Fiquei curiosa viu! Já vai para os desejados do Skoob.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Luara!
    Eu quero ler esse livro a algum tempo, eu amo ficção e pelo que você disse essa não deixa a desejar. Tenho que ler esse livro!!!
    Parabéns pela resenha *-*
    Bjos

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Já tinha ouvido falar desse livro antes, mas essa foi uma das poucas resenhas dele que eu li, e depois de ver que você gostou tanto e de conhecer melhor a história, estou super ansiosa para lê-lo. O segundo livro já foi lançado?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O segundo livro vai ser lançado em setembro nos EUA! <3

      Excluir
  10. Oii Lu,
    Faz muito tempo que não leio nada de Ficção Científica e esse livro parece ser bem interessante. Vou colocar ele na minha listinha de desejados agora mesmo.
    Beijokas,
    http://minhacontracapa.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Luara, como vai?
    Tenho que ter esse livro kkk sua resenha me deixou curioso e Ficção Científica está entre meus gêneros preferidos.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Vou confiar na sua opinião hein... hehe Assim que tiver oportunidade vou comprar a trilogia, fiquei muito interessado, parece ser ótimo!! \o/
    www.obauliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Luara!
    Como lidar com a vontade de ler esse livro, ein?
    Já tinha lido outras resenhas positivas, mas todo o seu entusiasmo me deixou louquíssima para lê-lo!
    Adoro ficção científica também!

    Um abraço,
    http://obsessivejerk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Parabéns pela resenha, adorei. Me deixou super curiosa para ler o livro.
    Sempre vi críticas positivas em relação a ele, e já está na minha listinha há algum tempo. Parece mesmo ser ótimo, espero ler em breve.
    Beijos!
    http://borboletasliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia esse livro, ótima resenha e curiosa agora RSRSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Luara! Tudo bem?
    Fiquei tão empolgada com a sua resenha que estou me segurando para não abrir uma guia aqui no Submarino e comprar o meu exemplar! Assim como você li muitas resenhas positivas sobre esse livro e as minha expectativas estão jogadas lá na estratosfera, curto muito livros de ficção-científica, mas ao mesmo tempo tenho consciência de que existem muitos fatores nesse gênero que podem estragar uma leitura. Estou super curiosa, mas vou seguir seu conselho "não pense, só leia!". Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Luara esse livro é ótimo, todo o tema abordado e como se desenvolve a história é bem emocionante, uma ficção científica que realmente nos conquista!

    E a notícia excelente é que este livro vai virar filme, espero que eles cheguem o mais próximo do livro possível!

    Abraço,
    Diego de França
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. MAS, GENTE
    Essa capa não me chamaria logo a atenção, mas sua resenha me fez pensar: EU PRECISO LER ESSE LIVRO! Sinto falta de algo arrasador e que me faça gostar MUITO do livro!

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. A 5° Onda vem despertando minha curiosidade desde o ano passado. Os blogueiros adoraram esse livro, e também tá na minha listinha. A premissa é bem legal, e outro fato para me conquistar: Ficção Científica. Fiquei super feliz quando anunciaram quele viraria filme o/ Adoro narrativas por diversos pontos de vista, se o autor fizer um bom trabalho, o livro fica incrível. Estou com altas expectativas para esse livro! :)

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia sobre este livro. E agora estou morrendo de curiosidade!
    Preciso lê-lo. Amei a resenha!
    Beijos
    Laís Happel - EDF
    http://www.estantedasfadas.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Luh! Li o livro recentemente e curti também. Achei seu início muito lento, denso... Acabei desanimando um pouco, porém na metade pro final a coisa ficou dinâmica e intensa. Espero logo pela sequência! Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oie!

    Eu tenho bastante receio em ler livros de ficção científica. Nunca li nenhum, mas quando o assunto são os filmes, eu não costumo gostar muito. Acho os efeitos especiais exagerados, as coisas muito surreais etc.
    Mas a sua resenha foi TÃO convincente, que talvez eu dê uma chance pra esse livro hahaha :)

    Beijos! ^-^
    http://poesiadestilada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Ótima resenha.
    Nunca tinha me interessado em saber do que se tratava a 5ª Onda, mas depois da sua opinião confesso que fiquei bastante curiosa para ler essa história!

    ResponderExcluir
  24. Oiii!
    Eu gosto muito de filmes de ficcão científica!
    Gostei muito da resenha, mas estou um pouco preguiçosa para começar a quinta onda por saber que é uma trilogia. Acho que vou esperar saber mais sobre o desfecho da trilogia antes de começar... afinal tem muito autore desse genero pode começar bem e acabar com a série! haha


    um beeeijo Lara!
    meusmundosnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oiii, amo ficção científica, herdei isso de minha mãe (ela é louca por tudo envolvido em ciências, ela é professora da área, então não estou exagerando kkk). Então, já ouvi muito falar sobre A 5ª onda, e como você, só foi elogios. Não sei ao certo o motivo de não tê-lo lido ainda, acho que são inúmeros fatores, como falta de tempo e muitos livros na fila! kk Só fiquei mais curiosa com essa resenha, porque você não soltou muitas partes do enredo, agora estou me roendo pra ler essa ficção! Já adicionei ao skoob e vou tentar consegui-lo o mais rápido possível! kk
    Ps.: Ele vai virar filme?
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. O enredo do livro parece ser magnífico!
    Muita ação e surpresas se desenrolam segundo a resenha.
    Gosto bastante de ficção científica. Esse livro me lembrou um pouco A Hospedeira.
    Espero que a continuação seja lançada logo!
    Não gosto de comprar o livro e ficar esperando a continuação ser lançada!
    Quando leio, preciso saber o final!

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia essa trilogia e estou bem curiosa agora, gosto muito de ficção científica, mas como você mesma disse poucos livros cumprem todas as minhas expectativas. Eu gostei do fato de ser trilogia, problema é se o autor se perde na premissa, mas eu gostei bastante da resenha e de seu entusiasmo haha vou atrás do livro. bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi, Lu!

    Ah, A 5ª Onda! Sou tão curiosa a respeito desse livro que nem sei, hahaha. Amo pós apocalípticos e esse parece ser tipo O Inimigo, um livro escrito pelo Charlie Higson, já leu? Eu gostei MUITO daquele livro e espero gostar tanto desse quando tiver a oportunidade de ler.

    Beijão,

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Não tenho interesse nesse livro, para quem gosta é um prato cheio, mas eu não sou chegada.

    Bjs
    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir