31/07/2014

Série x Livro: The 100

Sempre que eu vejo um filme ou uma série que é adaptação de um livro, fico com aquela vontade de saber o que deu origem àquilo que estou vendo. Foi o que aconteceu com The 100: primeiro eu vi a série e me apaixonei. Quando estava mais ou menos na metade da temporada, o livro chegou em minhas mãos e apesar de não ter cumprido todas as expectativas que eu tinha, foi uma boa leitura.

Como eu tinha prometido, aqui está uma comparação entre a série e o livro. A partir daqui você pode ver o que está perdendo se você estiver colocando todas as suas fichas em só um dos lados.


  • Série
Vamos falar a verdade: qualquer série que envolva ficção científica é uma série que vai me chamar atenção. Eu fiquei MESES esperando que The 100 estreasse e o trailer abaixo pode te dar um vislumbre do motivo que levou a essa espera:


Sinceramente, apesar de ter esperado e me enchido de expectativas, o piloto da série (primeiro episódio) não me conquistou. Fiquei com várias dúvidas se continuaria ou não assistindo a série, porém, como eu estava em uma época com poucas séries, resolvi insistir. E não é que a série teve uma melhora exponencial

Há tempos não via uma série que conseguisse aumentar de nível a cada episódio que passava. Grande parte disso se deve à ação que está presente em todos os momentos, além dos momentos de tensão, que deixariam qualquer pessoa esperando pelo que vai acontecer (mesmo se você só viu aquele episódio em particular). É claro que além desses elementos que conquistam qualquer pessoa do público alvo, tem romance. 

Ah, o romance! *suspiros* Aqui tem de tudo, até triângulo amoroso e eu não consigo deixar de shippar Bellarke (quem aí está comigo?). Tenho que admitir que esperava romances bem superficiais por causa do que foi mostrado no piloto, mas acabei me envolvendo e não deu outra: já estou torcendo para que alguns casais virem realidade e torcendo para que algumas pessoas morram (quem é viciado em série sabe o quanto uma morte pode trazer coisas boas para uma série).

No geral, a série é completa. Tem todos os elementos para ficar na ativa por mais algumas temporadas (só espero que não comecem a enrolar, não é?). Foi me conquistando aos poucos e conseguiu me surpreender. A CW apostou e apostou certo. Na verdade deu tão certo que a segunda temporada vai ganhar mais episódios e já vai estrear em outubro! É ou não é incrível? 

  • Livro
Como The 100 - Os Escolhidos já tem resenha aqui no blog (CLIQUE AQUI para conferir), vou focar mais nos aspectos que ele tem de diferente com a série, ok? Assim fica mais fácil para vocês terem uma noção melhor. 

Ele atraiu minha curiosidade por causa da série. Afinal, apesar de saber que a Galera Record iria lançar o livro, eu estava tão curiosa que tive que ver a série assim que lançou. Todos aqueles pontos que eu citei acima me encheram de expectativa em relação ao livro e era impossível não esperar algo tão bom quanto ou ainda melhor do que aquilo mostrado na telinha. Mas, assim como muitas pessoas, eu me enganei.

Primeiro, você tem que ter em mente que nem tudo que é mostrado na série existe no livro e vice-versa (fatos e personagens). Ou seja, as duas obras seguem caminhos completamente diferentes para se chegar a um objetivo em comum (chegar na Terra e sobreviver). Então, por mais que a gente queira uma adaptação totalmente fiel, as mudanças foram necessárias para que a série se desenvolvesse e fosse dinâmica e, com isso, renovasse para mais temporadas.

Mas, falando das diferenças, enquanto a série tem que dar foco para a ação ou então os índices de audiência abaixariam (afinal, quem gosta de ver uma série monótona?), o livro tira seu tempo para desenvolver a personalidade dos personagens. Isso faz com que o fator ficção científica fique em segundo plano para dar lugar às reações que os personagens têm ao que aconteceu. Apesar de esse fato ter tornado o livro um pouco arrastado demais, isso fez com que muitas coisas que ficaram de lado na série tenham uma explicação melhor e mais detalhada. 

  • Conclusão
A série tem mais momentos de ação e isso faz com que ela seja muito dinâmica, mas, como vocês bem sabem, tem todo o tempo que vocês precisam disponibilizar para ver. É um episódio por semana e vão ser sabe-se-lá quantas temporadas (sendo que a partir de agora vai ser só uma por ano como costuma ser). Ou seja, o cliffhanger é enorme e nem muitas pessoas tem esse tempo todo.

Já o livro é um pouco mais lento, mas dá mais detalhes sobre os personagens, além de termos uma visão totalmente diferente da Arca da que temos na série. Para quem gosta de saber mais detalhes, é a indicação perfeita. Mas, se você só quer um livro para distrair, também é uma ótima pedida, desde que você tenha em mente de que não é um dos melhores representantes da ficção científica e por isso não esperar tanto dessa parte em relação a ele. Além disso, também é uma série, então não sabemos quando o próximo volume vai ser lançado.

Ou seja, tanto o livro quanto a série são bons investimentos, mas depende muito do que você está procurando e se você tem tempo para investir. Mas, de qualquer forma, espero que vocês não se decepcionem. <3

24 comentários:

  1. Olá Lu! Tudo bem?
    Eu amei a série e mal posso esperar para outubro <3
    Estou esperando o $$ para comprar o livro, mas estou com um pouco de receio pelas resenhas que vi e vários personagens como Finn já não estão no livro =/
    Gostei da sua comparação .

    Beijos, Thaynara
    Livros com Bolinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu! Eu assisti THE 100 por sua indicação. Realmente, foi uma série me cativou. Ficção científica me conquista de um jeito incrível. Já terminei de assistir, e foi uma série que ao longo dos episódios foi melhorando. O piloto foi meio ZzZz, por isso, fiquei receoso em assistir. Mas, melhorou bastante. Tenho MUITA curiosidade para ler o livro, porém, ainda não tive oportunidade. Muita gente não gostou tanto, e eu já baixei minhas expectativas, então, acho que irei gostar. Tô super ansioso pela volta da série, acredito que, ela tenha potencial para crescer.

    Italo.

    ResponderExcluir
  3. Oie... não li o livro nem assisti a série ainda.
    Mas como não gosto de acompanhar séries, me interessei somente pelo livro. Ele parece ser muito bom e pretendo lê-lo. Ficção científica é sempre muito bom e cheio de ação.

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Fiquei hiper curiosa pelas duas obras, mas todo lugar em que leio sobre elas, falam que a série é bem melhor do que o livro! Bem, vou ler e dizer o que acho. Acho a capa de The 100 muito linda e a premissa muito interessante!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu
    Apesar de já ter lido muito a respeito, ainda não li o livro e nem vi a série. Obviamente, pretendo começar ambos em breve, já que a história parece ser realmente interessante!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. adorei a comparação Lu
    ainda não vi a série nem li o livro. o livro, na verdade, eu nem pretendo ler, mas tenho curiosidade em ver a série! *-*

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia esse livro/série, e parece super interessante, eu adoro ficção científica. Vou seguir sua indicação e ver a série, já o livro não sei, tenho a impressão de que ele não é "completo" como a série. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Luara, sou muito viciada na série e recentemente li o livro e me decepcionei bastante, achei que teria um livro perfeito em mãos mas não foi tudo isso, apesar de achar que pode melhorar muito no segundo. Prefiro á série e sei que muitas pessoas pensam o mesmo, apesar de ter gostado bastante da Glass e do Luke no livro e pensar que eles deveriam ter estado na série também, gosto muito do Finn e do Jasper e da personalidade da Octavia na série e por isso e alguns outros fatores prefiro a série. Bellarke sempre haha.Beijos

    Estante de Cristal

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lu!

    Eu já li o livro e assisti a série, ambos são muito bons! Adorei tudo, estou doida pra ver como vai ser o final e tal.

    Beijão,

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu,

    adorei seu post. Amei o livro, pq gosto do suspense que ocorreu até descobrirmos o que realmente cada um fez.
    Estou louca para ver a série, mas ainda não tive sorte com o horário :(

    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  11. Oi Luara,
    Nossa nem curti o pilot dessa série. Mas como costumo assistir três de cada, que inicio, ainda tenho que confirmar se melhora. Um monte de gente comenta isso.
    O único problema é que da CW, ou seja, enquanto render será infinituuuuuuum a lá Supernatural

    bjs e um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  12. Oi,

    li o livro e gostei bastante, mas a série me decepcionou tanto que não passei nem da metade do piloto. Como li o livro primeiro, não gostei das mudanças que fizeram na série...

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi, Luara! Tudo bem? Ainda não li o livro, mas pretendo fazer isso antes de assistir a série, ou seja, estou completamente por fora quando o assunto é "The 100". Confesso que fiquei decepcionada quanto as resenhas do livro, a maioria delas criticavam a falta de mais base para a ficção científica e eu fiquei bem desapontada com relação a isso, já que esse era o fator que mais me agradava. Ao menos a série parece ser realmente boa, sempre escuto alguém falando que gostou de um episódio ou outro e isso me animou um pouquinho. De qualquer forma, adorei o post! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Tenho um medo de ler um livro e depois assistir a série/filme dele. Já me decepcionei muito com isso. Sobre essa série, acho que é normal ter mais ação que no livro mesmo. Talvez pra deixar aquele gostinho de "quero logo o próximo capítulo" rs.
    Bjus

    ResponderExcluir
  15. Eu só li o livro apenas, fiquei sabendo da série um pouco depois de solicitá-lo. Como estou sem tempo e recursos pra ver a série, li primeiro e gostei muito. Foi uma leitura que me instigou do começo ao fim. Principalmente o fim D: Mas sei bem como uma série funciona e o quanto ela muda do livro e acho que você ter visto a série antes do livro pode ter contribuído pra essa leitura mais lenta. Mas fiquei bastante curiosa quanto à série e espepo vê-la em breve ^^

    Beijos
    Meu Outro Lado

    ResponderExcluir
  16. Eu assisti a 1ª temporada da série e gostei muito, Luara, mas ainda não sei se vou ler o livro. Pelo que li em alguns blogs, há pequenas diferenças nos personagens e na história, o que vai acabar me confundindo.
    Não sei... Você acha que o livro tem alguma coisa muito inesquecível que a série não supra?
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduarda!
      Algo muito inesquecível ainda não tem, até porque o livro acaba BEM antes do andamento da série (eles acabaram de descobrir os grounders). Por enquanto a única coisa que diferencia são os personagens a mais do livro que mostram a vida na Arca.
      Talvez seja melhor você esperar pelo lançamento dos próximos livros da série para que a gente tenha uma noção melhor disso, porque por enquanto não tem nada muito espetacular.

      Excluir
  17. Eu vi o trailer dessa série há um tempão atrás, e fiquei bastante curiosa, mas ainda não tive tempo para assistir, tenho tantas séries para colocar em dia, que estou evitando de começar outras, mas assim que eu tiver tempo eu quero ver, adoro ficção cientifica.

    Bjks

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu! Eu já li o livro e assisti a 1ª temporada da série, e gostei dos dois! Acho que a série funcionou bem pra TV e o livro funcionou bem como literatura. As mudanças, que realmente são muitas, não me incomodaram nem um pouco! Só discordo de vc em uma questão: sou team Finn! hehe

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  19. Oi, eu gosto muito da série, mas nem sabia que tinha livro hue. Acho que eu gostaria de ler o livro tb, mesmo sendo mais lento. Beijo ;*
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Sabia que o livro seria lançado aqui a tempos, só depois fui descobrir que viraria série de tv. Comecei a assisti-la e tive a mesma sensação de "Hmm, será que continuo?". Felizmente, assim como você, decidi dar uma chance a ela e acabei me apaixonando! E sim, eu também shippo Bellarke <3
    Já me disseram algumas coisas que são bem distintas entre o livro e a série, e, sinceramente, nem tenho vontade de lê-lo.

    Beijos!
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, Luara.
    Eu gostei tanto do livro quanto da série. São diferentes, mas igualmente divertidas. Eu amo ficção científica ainda mais com distopia e achei que o livro desenvolveu o tema bem, para um início de série. Espero que os próximos livros sejam mais dinâmicos e com mais explicações.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Estou muito frustrado, pois assisti a série e me viciei! Porém a segunda temporada estragou tudo de bom da primeira, inclusive com a morte do Finn. Poxa, q erro grotesco os caras fizeram...me decepcionei tanto com isso, q desisti de assistir a série. Entendo q Bellamy seja o par da Clarke no livro, mas n série Finn era o cara pra ela!!!

    ResponderExcluir
  23. Estou muito frustrado, pois assisti a série e me viciei! Porém a segunda temporada estragou tudo de bom da primeira, inclusive com a morte do Finn. Poxa, q erro grotesco os caras fizeram...me decepcionei tanto com isso, q desisti de assistir a série. Entendo q Bellamy seja o par da Clarke no livro, mas n série Finn era o cara pra ela!!!

    ResponderExcluir