28/09/2014

Resenha: EmBuscaDoAmor.com

Título: EmBuscaDoAmor.com
Autora: Emma Garcia
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 364
Quando seu noivo, Rob, rompe o noivado pela terceira vez, Viv faz o que qualquer garota faria: procura as respostas para suas angústias no Google. Ao deparar com inúmeras histórias de abandono e sofrimento, ela decide criar seu próprio site de autoajuda para pessoas que tiveram o coração partido. Mas, depois de passar pelos três estágios essenciais do rompimento (negação, vodca e um corte de cabelo desastroso), Viv começa a acreditar que ainda não é tarde demais para tentar – e conseguir – reconquistar Rob. Quando tudo sai de controle, após uma embriagada declaração de amor em um momento extremamente inapropriado, seu melhor amigo – o desajeitado Max, um pinguço movido a tequila – é quem está lá para tentar recolher os pedacinhos que sobraram de Viv e colocar tudo de volta no lugar. Agora – depois de fazer uma gigantesca escolha errada e ganhar um ex-noivo –, ela precisa encarar a seguinte questão: Qual é a maior loucura que você faria por amor?

Vocês precisam saber de uma coisa: eu sou uma das pessoas mais românticas do mundo. Talvez seja por isso que eu sempre acabo torcendo por aquele casal que tinha tudo para dar errado e sou a melhor companhia para ver um filme de comédia romântica. Então, como consequência, os chick-lits estão no topo da minha lista de leituras queridinhas e que sempre me salvam quando estou NAQUELA ressaca literária. EmBuscaDoAmor.com veio em um momento em que eu precisava de algo mais leve para que meu ritmo de leitura voltasse. E não é que foi o livro certo para isso? Humor e romance na medida certa!

Viv Summers sempre sonhou em se casar e ter estabilidade na vida. Ela está em um relacionamento com Rob, um homem rico, bonito e de fazer inveja em qualquer um, e mesmo depois de ele cancelar o casamento duas vezes, ela continua insistindo nesse relacionamento. Porém, quando ela cancela pela terceira vez, ela resolve “seguir em frente”. Afinal, ele tinha que correr atrás dela... Não tinha? Ela só não esperava que ele fosse aparecer com outra mulher um mês depois do término e que isso iria abalar todas as estruturas de sua vida. Agora ela precisa encontrar um rumo, antes que tudo se desmorone ao seu redor.

Eu me pego pesquisando sobre pessoas que sofrem por amor. Estou obcecada por elas. Tenho reunido detalhes de rompimentos alheios e pesquiso palavras no Google, como “desilusão amorosa”, “solteirona” e “pé na bunda” para ver o que encontro por aí. (...) Então comecei a pensar que deveria reunir tudo em um site. Acredito que será algo que pode trazer esperança e alegria, pode até ser engraçado, como uma revista on-line sobre relacionamentos. O tipo de lugar onde a autoajuda se mistura com a dor de cotovelo, se é que isso faz sentido. p. 12

Tá, sejamos sinceros: está cada vez mais difícil encontrar uma comédia romântica ou chick-lit que tenha algo original. Mas a questão é que, quem gosta do gênero, sempre vai querer mais, mesmo que seja só uma variação dos clichês que permeiam aquela velha história que todos nós já conhecemos. E bom, eu sou exatamente assim.  Foi por isso que peguei EmBuscaDoAmor.com para ler, pois, como tinha baixas expectativas, parecia ser a solução perfeita para acabar com minha ressaca literária, pois não seria uma grande decepção caso não fosse legal. O que eu não esperava era que eu fosse me surpreender tanto com o livro.

Um dos grandes motivos de isso ter acontecido foi a mudança de perspectiva que esse livro tem em relação a outros dentro do gênero: a autora Emma Garcia aborda as consequências ruins que uma relação construída em cima dos motivos errados pode acarretar. Então vemos a vida pessoal e profissional de Viv desmoronar enquanto ela tenta lidar com toda a situação da melhor forma possível, afinal, nem ela mesmo sabe o que realmente quer. Essa confusão juntamente com as situações típicas do gênero são o que trazem todo o humor para o livro, que chega a ser sarcástico em algumas partes autodepreciativas da protagonista – e é claro que essa foi uma das coisas que eu mais gostei.

Isso se deve a forma como a autora construiu Viv, a protagonista. Não vou mentir para vocês: várias de suas atitudes me deixaram extremamente irritada (o que foi acentuado pela narrativa em primeira pessoa) e me deram vontade de entrar no livro para fazer com que ela caísse na real, porém você percebe que ela tem uma humanidade além do esperado, pois por mais que tente parecer forte, a insegurança toma conta de sua vida. Então, como sempre acaba acontecendo nesses casos, a empatia com ela cresce à medida que as coisas vão dando cada vez mais errado e ela se mete nas furadas mais improváveis.

Bebo mais vodca, pego o telefone e vejo a luz esverdeada na tela. Digo o nome de Rob e o sussurro de novo. Procuro o nome dele na lista de contatos. Se eu pudesse apenas explicar para ele, escutar sua voz, ele viria. Não me deixaria sofrer, certamente. Ele viria. Escuto a gravação na secretária eletrônica (...). Aquela voz linda, linda. Só quero escutá-la dizendo meu nome. Desligo e ligo de novo. (...) E de novo. E de novo. E de novo e mais algumas vezes. p. 132/133
Mas, a melhor parte, e que poderia ter sido mais explorada, é parte do site, que dá título ao livro. EmBuscaDoAmor.com é um site criado por Viv que reúne várias pessoas que estão passando por algum tipo de desilusão amorosa, afinal, sofrer com alguém é sempre mais fácil do que sofrer sozinho, não é verdade? Em todo começo de capítulo temos algum pedacinho desse site e ele é tão bacana e engraçado que deveria ter tido um pouco mais de destaque além desses flashes no começo dos capítulos. Mas, ainda assim, a ideia é genial e aposto que faria muito sucesso aqui no Brasil caso fosse real.


EmBuscaDoAmor.com é um desses livros que acabam te ganhando sem você ao menos perceber. Você se vê envolvido e acaba se colocando no lugar da protagonista, pois, afinal, quem nunca passou por uma desilusão amorosa? Isso acaba criando uma empatia do leitor para com a história e acabamos esperando que tudo acabe certo, mesmo que às vezes Viv não mereça essa torcida toda. Para quem gosta romances água com açúcar e muito bem humorado. Se você está procurando uma ótima leitura para passar aquela tarde de domingo, é muito mais que recomendado! <3 

27 comentários:

  1. Eu já estava bem curiosa quanto a este livro pois, assim como você, sou uma pessoa extremamente romântica que adora livros deste gênero. Confesso que saber que algumas atitudes da personagem irritam demais não me animou muito, mas, no todo, com a premissa e a sua resenha, fiquei louca de vontade de conhecer mais este chick lit! Vou realizar a leitura quando estiver procurando algo mais leve ^^" Parabéns pela resenha ^^


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  2. Oi Luara!
    também adoro ler chick-lits para me recuperar de uma ressaca literária, por sinal estou precisando de um agora kkk
    EmBuscaDoAmor.com parece ser bem divertido, a protagonista parece ser meio maluquinha e gostei bastante da ideia do site!
    Beijos
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Luara, tudo bom?
    Eu amo o gênero chick-lit, mesmo quando a história não possui muitos elementos novos. São livros que me divertem e fico sempre suspirando pelos casais. Eu tinha visto esse livro na livraria física e dei uma olhada na sinopse. Já fiquei interessada na protagonista e achei divertida a parte do site. Mais um livro chick-lit para minha lista de desejados...rs.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luara! Tudo bem?
    Adoro chick-lits também, mas confesso que leio livros do gênero esporadicamente e bateu uma saudade depois de ler a sua resenha! haha Eu não conhecia o "EmBuscaDoAmor.Com" (ah, adorei o título!), a história parece ser bem engraçada, mas confesso que bateu um medo aqui também por conta da protagonista. Quando a personagem principal é muito lerdinha ou fica sempre na mesma, isso não me agrada muito e a decepção com a trama pode ser grande. De qualquer forma, super curti a imagem com o trecho da "tatuagem nas nádegas" haha Fiquei curiosa e a dica está anotada! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luara! Aaaamo chick-lit! Amo um clichê criativo! Gostei bastante da sua resenha, o que mais me chamou a atenção foi a personagem em si do livro (apesar de você dizer que ficou irritada muitas vezes. Mas acho que sempre acontece, né?). Não fiquei looouca pra comprar esse título, mas gostei muito.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. aah, também amo este gênero de leitura hahaha
    ainda não conhecia este livro ai, mas fiquei curiosa e até com um pouquinho de raiva da Viv também... hehe
    estou com uma ressaca danada, e estou precisando de um livro assim pra ontem! ;~~

    ResponderExcluir
  7. Oi Luara,
    Tudo? Eu falei que voltava por aqui...rsrs
    Também sou fã de chick lits porém não conhecia essa história ainda ela pareceu mega fofo e adorei essa ideia do site. E também as consequencias de todo o romance, acho que preciso dar esse livro para algumas amigas minhas lerem...rsrs
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Quanta fofura, sou fã de romances, principalmente com aqueles que eu me identifico. :)
    Parabéns pela sua resenha, com certeza este livro vai entrar na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  9. Adoreeeei a resenha e fiquei louca pra ler!
    Eu adoro esse tipo de história,seja livro,filme...e só de ler sua resenha já super me identifiquei hahahaha
    Adorei o título do livro tb!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. E que venha mais um sorteio HAHAHA!
    Espero que eu vá gostar desse livro tanto quanto você! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Amo chick-lits e comédia romântica assim sendo esse livro é pra mim, linda a capa, estou doida pra ler!

    ResponderExcluir
  12. Parece ser um romance bem divertido e estimulante. Bom livro pelo que li. Estou precisando de algo assim pra ler no momento. Adorei conhecer um pouco da história e a personagem. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Sua resenha me fez querer muito esse livro!! Principalmente pelo fato de ser narrado em primeira pessoa e a personagem tomar decisões que não nos agradam, porque, no fundo, a gente sabe que a vida funciona assim. Sempre sabemos qual o rumo certo, mas apenas na teoria. Na prática, a gente sempre acaba fazendo umas coisas meio bestas :s

    ResponderExcluir
  14. Adoro comédias românticas para mim não ter terapia melhor hahaha já tinha visto o livro na livraria mas não havia me chamado a atenção, agora co sua resenha já mudei de opniao!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  15. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mais parece um tanto fantástico rs
    Espero lê-lo em breve. Ansiosa!

    ResponderExcluir
  16. Esse livro eu nunca tinha ouvido falar, adoro esse genero de leitura sempre é tão leve de se ler da uma otima sensação (na maioria das vezes), gostei da trama dele, acho que o leria sem problema algum. Otima resenha.

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha do livro, eu nunca tinha ouvido falar dele, parece ser muito fofo e divertido. :D

    ResponderExcluir
  18. Oi Luara, tudo bem? :)

    Só pra deixar claro que amo os livros da Bertrand, sério mesmo! Eu acho que compraria todo o catálogo só pelo capricho da editora.
    Adoro quando tem humor e romance na medida certa! Esse tipo de livro é sempre bom para recuperar o ritmo da leitura, como você mesma disse. Eu adoraria acompanhar a história de Viv e o modo como ela tenta lidar com tudo isso, parece uma personagem muito bacana.
    Bom Lu, tem como dizer que não fiquei curiosa? Não tem, mesmo! EmBuscaDoAmor.com é aquele tipo de leitura que eu arrebato num dia só, de tão amorzinho. Fiquei super, mega animada! :) E sua resenha ficou incrível.

    Beijocas
    www.estantedasfadas.com.br

    ResponderExcluir
  19. Fico feliz por você ter gostado dessa leitura descompromissada, mas que te envolveu e te tirou da ressaca literária.
    Como não sou público-alvo, nunca li nenhum chick-lit, seria bem estranho, mas não tenho preconceito, um dia lerei algum e espero gostar.
    Gostei do fato da protagonista cometer erros, quem nunca??
    E as partes do site parecem engraçadas, as pessoas dramatizam sofrem demais logo após um término, mas ninguém morre, todos sobrevivemos e depois rimos do quanto fomos exagerados e até patéticos.

    ResponderExcluir
  20. Livro leve, descompromissado e com pitada de humor. Foi isso o que achei lendo a sua resenha. Confesso que fiquei curiosa demais e vou ler o livro assim que puder.

    ResponderExcluir
  21. Parece um livro legal, algo realmente para curar uma ressaca literária como você mesmo disse, embora eu fuja desse gênero justamente pela repetição exacerbada dos enredos creio que uma leitura com cunho humorístico possa salvar o gênero.
    É bom saber que Viv foge dos padrões e não se verga diante da decepção, o ultimo livro romântico que li, me deixou zonzo com tanta lamentação e autocritica, o que parece ocorrer aqui mas não com tanta frequência, mas sim na medida certa.

    Julielton Souza - Dialética Proposital

    ResponderExcluir
  22. já tinha lido a resenha, adoro este tipo de leitura, queria saber como termina, se a menina se recupera dos abandono do namorado, neste saite.

    ResponderExcluir
  23. Eu também costumo gostar desse tipo de leitura, já que na maioria das vezes elas sempre são divertidas. Eu achei bem legal a história deste livro. Espero ler ele.

    ResponderExcluir
  24. Adoroooo um bom chick lit e de fato ando buscando um que possa me tirar da minha ressaca literária, acho q esse pelo que você falou, tem ótimas chances para tal.
    Já vai entrar para minha lista de desejados.

    Bjos,
    Simonir Rodrigues

    ResponderExcluir
  25. Eu acho que vou gostar desse livro.
    Assim como a protagonista da história não dou muita sorte no terreno amoroso.
    E gosto de alguns clichês românticos (não todos) e esse tem o tempero do humor, o que sempre ajuda e torna o enredo mais leve.
    Ah, adorei a ideia desse site. Poderíamos criar uma nova rede social, a partir dela, mas apostaria num nome mais realista e caricato "encalhados.com", porque acho que é melhor encarar os dessabores da vida com humor.

    ResponderExcluir
  26. Pra curar facilmente uma ressaca literária, só um livro leve, com pitada de humor e amor consegue fazer, foi o que exatamente aconteceu comigo com fiquei com seu numero da sophie kinsella. Espero que eu goste bastante desse livro <3 Alias, a resenha tá maravilhosa de se ler. Obrigada.

    ResponderExcluir
  27. Oi Luara, que graça de livro..fiquei encantada.. Já me vejo rindo e me divertindo muito lendo esse livro.. Eu amo chick-lits e pelo visto esse tem a fórmula pra me prender durante a leitura toda.. Parbaéns pela resenha e obrigada pela indicação, pois não conhecia.
    bjs

    ResponderExcluir