12/10/2014

Resenha: A Evolução de Mara Dyer, de Michelle Hodkin

Título: A Evolução de Mara Dyer (Mara Dyer #2)
Autora: Michelle Hodkin
Editora: Galera Record
Páginas: 406
As misteriosas e perigosas habilidades de Mara continuam a evoluir. Ela sabe que não está louca e agora precisa se prender desesperadamente à sanidade. Mara sabe que é tudo real: pode matar com um simples pensamento, assim como Noah pode curar com apenas um toque e que Jude, o ex-namorado morto por ela, está realmente de volta. Mas para descobrir suas intenções, deve evitar uma internação em um hospital psiquiátrico. Confusa com as paredes se fechando e ruindo ao seu redor, ela deve aprender a usar seu poder. 


ESSA RESENHA NÃO CONTÉM SPOILERS!

Depois daquele fim de A Desconstrução de Mara Dyer, era impossível não ficar MUITO ansiosa por essa continuação. Aquele final me surpreendeu tanto que eu precisava saber como a autora iria conduzir a história a partir daquele ponto. Isso fez com que minhas expectativas ficassem tão altas que eu pensei que nada que viesse poderia me surpreender. Não é que eu estava totalmente errada? A Evolução de Mara Dyer consegue ser ainda mais angustiante, com mais reviravoltas e muito mais envolvente que o primeiro. Para ser sincera, estou tão eufórica com relação a ele que vocês terão que perdoar meus surtos. Mas o que eu posso fazer?

Eu não tinha certeza de como ficar sã enquanto ouviu constantemente que sou louca. p. 89
Quando um autor investe em uma série ou trilogia, a missão (quase) impossível é manter o ritmo que o livro anterior ditou para que o leitor não desanime com o que ainda está por vir. Esse era o meu grande medo com a série Mara Dyer, visto já passei por muitas situações em que eu amei o primeiro livro, mas o segundo não foi tudo o que eu esperava. Porém, Michelle Hodkin mostrou que sabe o que faz. Com o segundo livro, ela consolidou sua história e conquistou de vez seu espaço cativo na minha estante.

É claro que o grande motivo para isso é que Mara continua sendo aquela protagonista que não dá para se confiar. Ainda temos aquela sensação de que tudo pode ser uma grande mentira, apesar de que, ao conviver com sua confusão e com sua angústia (características que continuam fortes na narrativa em primeira pessoa), temos o instinto de criar certa empatia com sua situação e, por isso, tendemos a imaginar várias teorias para explicar o motivo de aquilo estar acontecendo. Porém, mesmo assim, a aura de mistério faz com que esperemos por qualquer coisa a cada virar de páginas.


Essa ambientação misteriosa, cheia de suspense, fica ainda melhor com a ação que está presente em A Evolução de Mara Dyer desde a primeira página. Enquanto no primeiro livro tínhamos um desenvolvimento lento, nesse não temos tempo nem para respirar: a sensação de desconfiança cresce e sempre que eu chegava a algum clímax, aquela música de filmes de terror começava a tocar na minha cabeça: PAM PAM PAM PAM! E, como vocês sabem que eu sou totalmente medrosa, era depois dessas cenas que eu evitava ficar no escuro, olhar em espelhos e coisas do tipo. É, Hodkin sabe como fazer o terror na mente de uma pessoa.

Uma das coisas que eu mais gostei nesse segundo livro da trilogia foi que o romance não teve um foco tão grande quanto no primeiro. Sim, eu sou uma romântica incurável, mas, nesse caso, esse foi o melhor caminho a seguir. O pouco de romance que teve surgiu naturalmente e, se houvesse mais do que foi apresentado, provavelmente pareceria forçado. Isso fez com que eu me apegasse ainda mais ao Noah, porque aquela imagem de garoto popular que se interessa pela garota nova vai embora de vez e por causa disso eu acabei me apegando a ele. Não tem jeito, me apaixonei. Desculpa!

Noah disse antes que eu não estava quebrada, mas estava, e ele estava descobrindo que não podia me consertar. Mas eu não queria ser o pássaro ferido que precisava ser curado, a garota doente que precisava de compaixão. Noah era diferente, como eu, mas não estava quebrado como eu. p. 176
Sinceramente, eu juro que eu tentei achar qualquer tipo de coisa que tenha me decepcionado em A Evolução de Mara Dyer, mas eu simplesmente não consigo achar nada. A angústia que eu senti nesse segundo volume foi ainda melhor do que eu senti no primeiro, algo que eu não achei que aconteceria. Com um enredo extremamente eletrizante e uma narrativa ainda mais fluida do que no primeiro livro, as 406 páginas passaram voando. A trilogia Mara Dyer me ganhou e não tem jeito: vou ficar com altas expectativas para o próximo livro, ainda mais que o final foi muito surpreendente. Mas, pelo que eu já provei da autora Michelle Hodkin, sei que ela ainda vai encontrar uma maneira de me surpreender. Se você ainda não começou a ler a trilogia, corre que ainda dá tempo de ler antes do lançamento do último livro! <3 

19 comentários:

  1. Essa trilogia pelo jeito é fantástica. Quero mt ler só q to sem $ mas pretendo juntar pra comprar no natal...
    Espero q de pra comprar ate la.. e :)

    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  2. Oi Luara!
    Pelo jeito essa trilogia é incrível! Ainda não li A Desconstrução de Mara Dyer, mas não resisti e li sua resenha... só atiçou ainda mais minha curiosidade! Parece muito bom, cheio de ação e mistério...
    Bjus!
    Paty Algayer - Loucuras da Paty

    ResponderExcluir
  3. Oi Luara. Nossa! Você conseguiu passar todo o suspense do livro, assim como na primeira resenha. Fiquei aqui roendo as unhas e louca para poder lê-los de uma vez, mas, infelizmente, estou em corte de compras de livros. Não tenho mais espaço para acomodar tantos, mas assim que abrir um espacinho comprarei eles e se possível o último volume também! :D Adorei. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. estava amando toda a resenha até ler que vai ter uma continuação
    sério, não acredito!!!
    nem li o primeiro livro ainda, mas não esperava que ele tivesse outro...
    preciso ler ele logo, ou, como você disse, antes do ultimo ser lançado kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Oie Lu =)

    Confesso que esse livro nunca me chamou muito a atenção, e depois de ter lido umas resenhas não muito positivas acabei desanimando mesmo.

    Fico feliz em saber que você aproveitou bastante a leitura ^^

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  6. O primeiro livro ainda está na minha listinha!
    Confesso que não vejo a hora de ler esse e o outro!
    Adorei a dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Que lindo o seu layout!! amei *-*
    Haha, que bom que você gostou tanto assim do volume. Pra ser sincera, eu gostei mais do primeiro. Todo o ambiente e mistério me envolveu mais, enquanto nesse acabei ficando com um pouco de raiva da personagem, e até mesmo o Noah pareceu meio estranho :( mas ok. Realmente todo o mistério continua circundando a história, e teve horas que eu me perguntava se ela era realmente louca, porque aquela coisa toda do Jude tava parecendo tudo nóia já hahaha mas, meu.. O final foi bom *e extremamente surtante*, mas espero que tenha uma boa explicação científica no próximo livro sobre o que aconteceu, porque senão aí sim vai parecer tudo uma grande fantasia

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "O Começo de Tudo" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  8. Nossa nunca li acredita ? vou comprar hahahaha te convido a conhecer meu blog e se gostar se inscreva beijos ♥ http://estrelaar.blogspot.com.br/ Fique com Deus $

    ResponderExcluir
  9. Olá, Luara.
    Tenho vontade de ler os dois livros lançados no Brasil desta trilogia.
    Mas tenho certo receio, já que alguns diferente de você e de outros, falam que os livros tem uma história uma pouco decepcionante. Enfim, pretendo ler um dia e formar minha própria opinião sobre a obra. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. amei a resenha, a foto, achei tudo organizado...preciso me inspirar assim pra melhorar minhas resenhas ^^

    se puder me visite que tem post novinho <33

    http://jackelinenuit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Luara, tudo bem?
    Nossa, sua resenha está de tirar o fôlego!!!!!! Não como não gostar dessa história depois do que disse. Adoro ser surpreendida pelos autores, e essa autora chegou ao ponto de criar terror psicológico??? Essa eu quero conferir!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu!

    É bom saber que a história fica cada vez melhor! Agora é aguardar o último volume, sofrendo de ansiedade rsrs

    Gabriel - http://www.skoob.com.br/estante/livro/47294396

    ResponderExcluir
  13. Nem brinca com isso. Faz tanto tempo que quero ler estes livros! Estão nos meus desejados no Skoob mas sempre acho eles caros demais! A capa chama muito a atenção e a sua resenha me deixou muito na expectativa!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Gostei bastante da sua resenha e do seu blog, parabéns!!!
    Quanto a trilogia eu tenho muita vontade de ler, mas acho que vou esperar o 3º livro ser lançado para ler seguidamente os 3. A propósito, você sabe quando será o lançamento?
    Beijos :)
    http://www.magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Se tem um livro que me deixou morrendo de curiosidade desde a primeira vez que eu o vi foi A Desconstrução de Mara Dyer, mal posso esperar para lê-lo. As capas dessa série são simplesmente maravilhosas e parece que o conteúdo segue o mesmo nível. Só ouço comentários positivos sobre esse livro, o que me deixa ainda mais ansiosa por essa leitura. Bem que podia ser mais barato né? Mas enfim, pretendo comprá-lo em breve. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Essa autora é incrível, os livros dela são incríveis, tudo que ela escreve é incrível. Sinceramente? Eu leria até a lista de compras dela. Estou mega ansiosa pelo próximo volume.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Só passei pra dizer que eu amei seu blog,está de parabéns <3

    ResponderExcluir
  18. Amém! Ainda bem que a continuação de um livro como A Desconstrução não desanda. Estou mais ansioso ainda.

    dreamdropdistance.com

    ResponderExcluir
  19. Eu terminei de ler hoje 1:30 da madrugada o primeiro livro e fiquei tão, mas tão ansiosa que baixei a continuação e vou começar a ler o mais rápido possível. Sua resenha ficou muito boa e eu também estou completamente apaixonada pelo Noah(O vida! Queria que ele fosse real)
    http://atraficantedelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir