08/10/2014

Resenha: Mentirosos, de E. Lockhart

Título: Mentirosos
Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Páginas: 272
Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cabo Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro "Mentirosos") são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu.




Sabem quando um livro é tão bem falado que você simplesmente precisa saber o que é que ele tem de tão bom para tantas pessoas gostarem (mesmo aquelas com as opiniões mais divergentes entre si)? Pois é. Eis que Mentirosos é exatamente esse livro. Ganhei a prova dele no evento da Companhia das Letras juntamente com seus selos, Seguinte e Paralela, na Bienal de São Paulo e não consegui resistir: foi uma das minhas primeiras leituras quando cheguei em casa. E, honestamente, não esperava que Mentirosos fosse me surpreender tanto a ponto de eu não ter outra palavra para descrevê-lo além de FANTÁSTICO.

Eu era forte, mas agora sou fraca.
Eu era bonita, mas agora pareço doente.
É verdade que eu aguento terríveis enxaquecas desde o acidente.
É verdade que não aguento idiotas.
Gosto de distorcer significados. Percebe? Aguentar enxaquecas. Não aguentar idiotas. A palavra significa quase a mesma coisa nas duas frases, só que não.
Aguentar.
Você pode dizer que é o mesmo que “suportar”, mas não estaria cem por certo certo. p. 14
Mentirosos é um daqueles livros que, quanto menos você souber antes de ler, melhor. Por mais que algum detalhe possa parecer insignificante quando alguém te conta, o mesmo pode fazer um estrago enorme em sua futura leitura, já que o livro se desenvolve em cima deles. Seguindo esse sábio conselho, procurei me afastar de tudo que pudesse me contar a respeito do livro; para ser sincera, nem a sinopse eu li. Me deixei ser levada pela narrativa maravilhosa de E. Lockhart, e não teve outra: me envolvi de tal forma que eu não consegui parar de ler enquanto não virei a última página.

Isso aconteceu em grande parte pelo desenvolvimento gradual e inteligente do enredo. A cada nova informação, me via sedenta por mais e eu precisava continuar lendo para saber o que aconteceria a seguir. E, a cada nova informação, Mentirosos ficava ainda melhor, o que conferiu um ritmo crescente para o enredo (uma vez que ele me envolvia mais a cada página) e fluidez para a narrativa. Esse caminho tomado pela autora não só deu uma atmosfera de mistério e suspense para o livro, mas também fez com que ela tivesse tempo para trabalhar em cada aspecto da história, sem que nada fosse deixado de lado.

Porém, não posso negar que, apesar de tudo isso, o que me conquistou de vez foi a narrativa. E. Lochkart consegue confrontar o leitor de diversas maneiras expondo a angústia de Candence, a protagonista, e, por ser uma narrativa em primeira pessoa, isso fica ainda mais evidente. É sensacional a quantidade de sentimentos ela consegue transmitir, desde a perturbação da personagem até o amor mais arrebatador. Para dar essa característica marcante ao enredo, ela aposta nas frases metafóricas e de bastante efeito que dão intensidade para a história desses quatro amigos. Poucos autores conseguem lidar com temáticas tão densas e fazer delas originais como fez Lockhart.

O trabalho bem feito se estende aos personagens. Cada um foi muito bem delineado, desde os quatro que ganham mais destaque na história – Cadence, Johnny, Mirren e Gat – até a família Sinclair em geral. Todos têm seus mistérios e complexidades e isso dá humanidade e intensidade para cada um deles, além de fazer com que o leitor se emocione e se interesse em descobrir todas as suas peculiaridades e isso só contribui para que o livro seja ainda mais envolvente.

A vida parece bela nesse dia.
Nós quatro, os Mentirosos, sempre fomos.
Sempre seremos.
Independentemente do que acontecer quando formos para a faculdade, ficarmos mais velhos, construirmos nossas vidas; independentemente de eu e Gat estarmos ou não juntos. Independentemente de onde estivermos, sempre poderemos nos reunir no telhado de Cuddledown e olhar para o mar.
Essa ilha é nossa. Aqui, de certo modo, somos jovens para sempre. p. 150
Eu poderia falar muito mais, só que Mentirosos é uma experiência tão única que eu tenho medo de que qualquer coisa que eu diga vá além daquilo que é permitido para que vocês tenham a mesma leitura intensa que eu tive. E. Lockhart fez altas apostas com esse livro e felizmente ela conseguiu atingir todo o potencial que ele poderia ter. Angustiante, perturbador e intenso: Mentirosos é aquele livro que supera expectativas. Vou ser sincera com vocês: ele simplesmente ACABOU comigo e por causa disso entrou na lista de melhores de 2014. Então, só tenho um conselho: leiam o quanto antes! 

Observação: o lançamento oficial do livro é no dia 10 de outubro.

15 comentários:

  1. Uaauu que legal... fiquei realmente curiosa. Pelo que vi você gostou mesmo da leitura. Eu estava querendo ler o livro O Histórico Infame de Frankie Landau-banks, então, quando vi que a resenha era de um livro da mesma autora vim aqui conferir se valia mesmo a pena. O mais interessante é saber que a autora consegue transmitir bem as emoções dos personagens. Gostei da resenha e agora acho que leio os livros da E. Lockhart. :)

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. 10 de outubro? depois de amanha?? já quero!!
    vi alguns comentários apenas sobre este livro, mas fiquei mega curiosa. gosto deste tipo de livro, que nos arrebata e nos deixa destroçados no final da leitura! *-*
    acho a capa deste livro linda demais também!
    vou querer lê-lo, claro! e espero que consiga logo ;~~

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Luara! Já li Mentirosos e curti bastante. Possui um desfecho totalmente inesperado e surpreendente. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Luara, eu estou com o "Histórico Infame" no Kobo para ler, mas acho que agora vou esperar pelo "Mentirosos", de uma maneira geral acho que ele me fez desenvolver uma curiosidade mais latente - você dizer que ele entrou em sua lista dos melhores do ano colaborou com isso, rs.

    Excelente resenha, com sempre ;) Dois abraços!

    ResponderExcluir
  5. excelente resenha, ainda nao li esse livro espero poder ler <33

    http://jackelinenuit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie Lu =)

    Estou me conçando de curiosidade para ler esse livro, mas estou com outros na frente e infelizmente ele terá que esperar um pouco.

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  7. Fiquei muito curiosa quanto ao livro, exatamente por tantas pessoas falarem dele. rsrs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Nossa pela sua resenha o livro parece ser extremamente bom mesmo, achei a capa dele meio "xoxinha" para dizer a verdade, não seria um livro que me chamaria atenção na livraria mas com sua resenha mudei um pouco minha ideia, parece uma história muito envolvente se conseguir quero conhecer sim.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi,

    acredita que não conhecia o livro nem a autora. Entretanto, sua resenha me deixou louca para lê-lo! A história parece ser muito boa e eu adoro narrativas em primeiras pessoas e tramas inteligentes! Entrou para a lista de desejados!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Que chique heim essa resenha, interessante a história do livro. Dica anotada!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Esse livro me deixou de queixo caído.... simplesmente fantástico!

    xoxo
    Mila F
    @camila_marcia
    http://www.delivroemlivro.com.be/

    ResponderExcluir
  12. Oi. Nossa essa resenha foi fantástica também viu. Falou tudo sobre o livro, sem revelar nada do mesmo! kkkkk Fiquei de queixo caído e louca para ler. :d Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Conheci esse livro através de um vídeo de Book Haul e fiquei muito curiosa pela história só de saber do que se tratava. Ainda não tinha lido resenhas dele, mas gostei bastante da sua. Sem dúvidas já está nos meus desejados. Não vejo a hora de tê-lo em mãos. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu!
    Eu estava com um certo receio de ler o livro, vi algumas críticas negativas lá fora e fiquei com o pé atrás... ultimamente vi bastante gente falando bem, sua resenha me convenceu definitivamente a ler =D

    Gabriel - umpapoentrepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu!
    Sua resenha é mais uma das muitas que já li, e que confirmam que fiz bem em comprar o livro para ler. Ele vai ser minha primeira leitura de 2015!! Adorei sua resenha!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir