20/12/2014

Nacionais da Companhia das Letras

Drummond, Leminski. A Companhia das Letras possui uma elite de autores nacionais consagrados em seu catálogo, para isso não há discussão. E a busca por novos nomes da literatura brasileira não para, neste ano a editora lançou obras e autores espetaculares, que renderam muitos elogios na crítica. 

Confiram algumas dessas obras: 


Do polêmico O Réu e o Rei, do autor Paulo Cesar de Araújo, passando pelo majestoso O Irmão Alemão, do grande Chico Buarque, indo para a ilustrações de Renato Terra e Gustavo Duarte e chegando às biografias, crônicas e romances. Teve autor renomado e nomes que apareceram pela primeira vez no time da editora.

Foi a melancolia de Fernanda de Torres em Fim. Também foram suas histórias e divagações em Sete Anos. Foram as lembranças de infância de Antonio Prata. Foi a história de Téo, o psicopata do Raphael Montes. (O Téo é o psicopata, não o Raphael). Foi a procura de Mônica do José Trajano. Foi a reconstrução da Izabel de Simone Campos. Foi a aventura do Samuel de Socorro Acioli. Foi a sagacidade, a genialidade e todas as ades de Gregório Duvivier. Foi tudo isso e mais um pouco. Editores se deleitaram com tantos talentos. E nós também. Obrigado Companhia das Letras por todos esses livros. Minha estante agradece.

A única coisa que senti falta na Cia foi de autores nacionais voltados ao público jovem. E aí está a novidade: Socorro Acioli, a mesma autora de A Cabeça do Santo, volta em 2015 com uma série juvenil pelo selo Seguinte, onde o primeiro livro é A Bailarina Fantasma, livro que já foi publicado e será relançado pela editora no ano que vem. É muito amor! 

2015 está chegando e com certeza a editora ainda reserva muitas novidades e surpresas sobre a literatura nacional para os leitores. O jeito é aguardar e apreciar essas obras tão ricas e diversas que nosso povo é capaz de produzir. Viva a literatura nacional e sua valorização!

Se vocês querem indicações de livros nacionais bem escritos e recomendados, aí está uma editora com um catálogo repleto deles. Deliciem-se com essas maravilhas da nossa terra.  

17 comentários:

  1. Adorei o post!
    Tenho muita vontade de ler Dias Perfeitos e o livro de crônicas da Fernanda Torres, sem contar com o livro do Gregório Duvivier, são muitas futuras compras hahaha
    Beijos.
    Se puder, dá uma olhadinha no meu blog: Blog Palavrear-se :)

    ResponderExcluir
  2. Fernanda é uma excelente atriz, mas ainda não conheço seu lado escritora, preciso redimir isso
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Luara, desses livros o que eu mais tenho vontade e curiosidade em ler é o Dias Perfeitos, dos Raphael Montes. Já ouvi tantos comentários positivos sobre o livro!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Luara,
    Os livros parecem ser incríveis! Destes tenho bastante curiosidade em ler "Fim" e "Dias Perfeitos".

    Beijos, www.rayramii.com

    ResponderExcluir
  5. Tô muito curiosa pra ler A Bailarina Fantasma, e poxa, eu acho que Dias Perfeitos é pra público jovem sim, afinal o cara é estudante, mas tem que ter estômago pra ler kkk ameeei esse livro! <33

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Escola Noturna", vem conferir!

    ResponderExcluir
  6. A Companhia das Letras é uma das minhas editoras preferidas, tanto em termos de edição (que são as mais bonitas e bem feitas das nacionais, competindo talvez só com a Intrínseca) quanto das obras em si. Eles de fato tem a elite dos nacionais, só acho que falta mais YA (nos selos adequados a isso, claro) e um pouco mais de abertura aos autores iniciantes (todos que eles publicam já eram consagrados). Sei do risco de fazer isso, mas se outras editoras tão apostando e dando certo, eles podiam arrumar um jeito de fazê-lo tb.

    ResponderExcluir
  7. Não sabia dessa carreira da Fernanda Torres fora da televisão. Gostaria de ler essas obras dela alguma hora, principalmente o livro Sete Anos. Tenho certeza que assim como gosto das atuações dela, irei me surpreender com seus livros. - @Isamu_Ozy

    ResponderExcluir
  8. Também não conheço a Fernanda como escritora, mas já ouvi elogios rasgados.
    Quero muito ler Put Some Farofa e Dias Perfeitos.
    Quem sabe eu consiga em 2015.
    Mas qualquer um desses se caísse na minha mão eu leria, rsrs

    Bjksssssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. neste ano de 2014 eu optei por ler vários autores nacionais. li vários e fiquei bem contente em ver a quantidade de excelentes autores bons que temos por aqui.
    pelo wattpad eu também conheci muitos autores bons e fiquei muito feliz em ver vários lá comentando que tinham conseguido fechar com editoras... acho isso incrível!
    tenho vários livros ainda de brasileiros que pretendo ler, e Dias Perfeitos é um deles. desde que esse bendito foi lançado eu morro de vontade de ler, mas até agora não consegui :'(

    ResponderExcluir
  10. Sou doido para ler o livro do Gregório, parece ser muito bom.

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ao longo de 2014 consegui cumpri uma promessa que tinha feito pra mim mesma: ler mais livros nacionais. E Dias Perfeitos do Raphael Montes está entre os lidos do ano. Fiquei interessada pelo o do Gregório Duvivier.
    Beijooos
    Blog
    YouTube 
    Facebook 

    ResponderExcluir
  12. Olá Luara tudo bem?

    Dessa lista eu li Dias Perfeitos, muito bom e um final de deixar os cabelos em pé...kk...muito legal o post...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Verdade, Luara! A Cia das Letras arrasa mesmo!!
    Desses que você citou, estou louca pra ler "Nu, de botas". É uma das leituras pra 2015! hehehe

    bj,
    Carla
    http://linhas--soltas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Luara, tudo bom?
    Muito bacana que a Companhia das Letras esteja dando cada vez mais espaço a nossos autores nacionais. Esse ano tive o prazer de ler Raphael Montes e foi incrivelmente sensacional!
    Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lu!

    Que lindeza de post. A Companhia das Letras está de parabéns, são ótimos títulos e grandes autores. Conheço alguns deles e adoro. Aliás, quero ler Dias Perfeitos e estou curiosa com essa nova série juvenil da Socorro Acioli.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu dessa lista que ler Dias Perfeitos que vejo só resenhas positivas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Sem ter lido recomendei para uma amiga Dias Perfeitos, ela comprou e adorou. Agora preciso pegar emprestado hehehe
    A Bailarina Fantasma já li resenha e parece ser muito bom também.

    ResponderExcluir