29/12/2014

Resenha: A Mais Bela de Todas, de Sarah Mlynowski

Título: A Mais Bela de Todas (Era outra vez #1)
Autora: Sarah Mlynowski
Editora: Galera Record
Páginas: 176
Após se mudarem de Chicago para Smithville, os irmãos Abby e Jonah sentem que há algo estranho na sua nova vizinhança. Quando os dois encontram o espelho do porão assobiando, são sugados para o mundo da Branca de Neve. E pior: sem saber como voltar para casa, os irmãos acabam mudando a história! Agora, Abby e Jonah precisam criar mirabolantes planos para que a princesa e o príncipe saiam felizes para sempre.





Como leitora, uma das coisas que eu mais gosto de fazer é variar o gênero de livros que leio. Isso faz com que eu não fique saturada de um certo estilo e isso acaba prevenindo a tão temida ressaca literária. Eis que dessa vez eu fiz essa mistura com um livro infantil: A Mais Bela de Todas é um daqueles livros bem gostosinhos, colocando o conto de fadas da Branca de Neve em um contexto cheio de aventuras e com tiradas engraçadas voltadas especificamente para o público alvo. Fui sem nenhuma expectativa e, em troca, recebi algumas horas de pura diversão.

Era uma vez minha vida normal.
Então o espelho do porão nos engoliu.
Acha que estou de brincadeira? Acha que inventei isso tudo? Acha, né?
Você deve estar pensando: “Hum, Abby, espelhos normalmente não saem por aí envolindo pessoas. Espelhos só ficam pendurados nas paredes e refletem coisas.”
Bem, você está errado. Muito, muito ERRADO. p. 7
Quem acompanha as resenhas aqui do blog, sabe o quanto eu adoro o conto da Branca de Neve. Sou a primeira a querer ler qualquer adaptação que ele esteja envolvido e, quando vi que a autora Sarah Mlynowski estava por trás desta, não pude resistir, afinal, os outros dois livros que li da autora – 10 coisas que nósfizemos (e provavelmente não deveríamos) e Me Liga – me encantaram e não poderia ser diferente com esse. Por ser voltado para o público infantil (foi publicado pelo selo Junior da editora Galera Record, que é voltado para a faixa dos 10 anos de idade) a narrativa da autora muda: temos parágrafos mais curtos e um volume maior de diálogos, o que faz com que ele ganhe dinâmica e fluidez.

Sarah Mlynowski soube fazer uma transformação tão interessante no conto da Branca de Neve que isso explica o motivo desse livro ter vendido mais de dois milhões de exemplares nos Estados Unidos. Isso se deve principalmente aos protagonistas que ela inseriu nessa história: Abby e Jonah eram duas crianças que viviam normalmente até atravessarem um espelho e irem parar bem no meio daquele conto que eles tanto ouviram. Essa abordagem faz com que o público alvo se envolva com a história criada pela autora, afinal, quem quando criança não pensava que poderia viver algo especial desse jeito? Sem contar que ambos são carismáticos, o que só deixa o livro ainda mais gostoso.

É claro que, por causa do público alvo, o livro não tem muitas surpresas: tudo segue aquele caminho previsível, o que faz de A Mais Bela de Todas um grande clichê. Se você for lê-lo esperando uma grande obra, com frases de efeito e lições de moral, com certeza irá se decepcionar. Nesse caso, se você não for um dos integrantes do público para o qual ele é voltado, é interessante lê-lo sem grandes expectativas, apenas para se distrair em alguma tarde de tédio ou então para ajudar a voltar com o ritmo de leitura, como aconteceu comigo.

NÃO! NÃO! NÃO! Eu NÃO vou deixar que o espelho maluco engula meu irmão. Estou no comando aqui! E vou manter meu irmão a salvo!
Solto a perna da mesa e seguro Johan com as duas mãos. Com um grunhido satisfeito, o espelho nos puxa para dentro. p. 26
Por ser um livro bem curtinho (176 páginas), o li em questão de horas. Já que ele é bem levinho, me vi envolvida de tal forma que eu precisava saber como iria terminar a aventura de Abby e Jonah. A Mais Bela de Todas uma excelente indicação para crianças que estão começando a se aventurar no mundo dos livros um pouco maiores e também para quem só quer ler um livro para se distrair. Este é o primeiro volume de uma série de 6 livros, mas não se desesperem: cada livro tem uma história independente, cada um focando em um conto de fada diferente. Vale a pena investir! 

6 comentários:

  1. Oi Luara, tudo bom? Não sabia que este livro tinha alguma ligação com A Branca de neve! Adorei saber e fiquei feliz em encontrar essa recomendação aqui ^^ Estava procurando um livro para uma menina de uns treze anos e esse parece perfeito!

    Bjs!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  2. Oi Luara!
    Eu já passei da fase que o livro é mais indicado, mas também não consigo resistir a uma boa adaptação de um conto de fadas. Fiquei curiosa sobre as maluquices que duas crianças podem fazer no meio da história da Branca de neve e como já li 10 coisas que nós fizemos da autora e gostei bastante fico ainda mais curiosa!
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. aaaah, já tinha desanimado quando você falou que era uma série hahaha
    sabe, eu gosto desse tipo de livro para ler as vezes...
    as vezes sinto que estou meio de saco cheio sabe? tipo o começo de uma ressaca... ai leio um livro assim e tudo melhora! hahahaha
    este parece ser bem fofinho e são tão curtinhos que acho que vale a pena ler sim! :D

    ResponderExcluir
  4. Lu,

    também gosto de me aventurar nos mais variados tipos de livros, mas alguns simplesmente não conseguem me cativar, mas não desisto. Tipo tenho um caso de amor e ódio com livros biográficos e de autoajuda. hihihihihi
    Amo livros infantis, mas este em particular não chegou a me chamar atenção. Peninha com gosto de alívio, pelo menos não cresce minha wishlist.

    Feliz 2015!!!

    xoxo
    Mila F.
    @camila_marcia
    http://www.delivroemlivro.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro mas amei a indicação, tenho duas sobrinhas nessa faixa etária.
    Assim como vc também gosto de várias os estilos para não enjoar e muitas vezes me aventurar por livros mais trabalhosos para exercitar a mente e ampliará os horizontes, e em outros momentos ler livros mais leves para relaxar a mente.
    Enfim amei saber sua opinião sobre esse livro!!!! Obrigada pela dica!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  6. Gente que capa mais fofinha desse mundo todo!! *-*
    A história também parece bem leve e gostosinha de ler para passar o tempo.
    Beijos
    www.blog-planetpink.blogspot.com

    ResponderExcluir