30/11/2014

Resenha: Ser Feliz É Assim, de Jennifer E. Smith

Título: Ser Feliz É Assim
Autora: Jennifer E. Smith
Editora: Galera Record
Páginas: 400
Graham Larkin e Ellie O'Neill não poderiam ser mais diferentes. O rapaz é um ídolo adolescente, um astro das telas de cinema; uma vida calcada na imagem. O cotidiano constantemente sob o escrutínio dos refletores. Agentes, produtores, RPs, assessores... Já Ellie passou a vida escondida nas sombras, fugindo de um escândalo do passado enterrado em sua árvore genealógica.

Mas, mesmo sem aparentemente nada em comum, os dois acabam se conhecendo — ainda que virtualmente — quando Graham envia a Ellie, por engano, um e-mail falando sobre o porco de estimação Wilbur. Esse primeiro contato leva a uma correspondência virtual entre os dois, embora não saibam nem o nome um do outro. Os dois trocam detalhes sobre suas vidas, esperanças e medos.

Então Graham agarra a chance de passar tempo filmando na pequena cidade onde Ellie mora, e o relacionamento virtual ganha contornos reais. Mas será que duas pessoas de mundos tão diferentes conseguirão ficar juntas? Será que o amor é capaz de vencer — mesmo — qualquer obstáculo? E mais importante... é possível separar ilusão de realidade quando o coração está em jogo?


Quem leu a minha resenha de A Probabilidade Estatística de o Amor à Primeira Vista (eita, nome grande e chamativo <3), sabe o quanto eu adorei a forma como Jennifer E. Smith escreve. É tão gostoso ler suas histórias que, assim que a Galera Record anunciou que lançaria mais um livro dessa autora, eu sabia que eu precisava ler. E vocês sabem exatamente como é: quando a gente cria expectativas para um livro, ele pode decepcionar muito ou ser muito mais do que você esperava. Felizmente Ser Feliz É Assim pertence ao segundo grupo e ainda estou encantada com ele. Que delícia de livro!

Ser feliz é...
Ver o sol nascendo no porto. Tomar sorvete num dia de calor. Ouvir o barulho das ondas ali no fim da rua. O jeito como meu cachorro se enrosca perto de mim no sofá. Dar um passeio a pé de noitinha. Filmes legais. Tempestades. Um belo cheeseburger. Sextas-feiras. Sábados. Quartas-feiras, até. Mergulhar a ponta dos dedos do pé na água. Calça de pijama. Chinelo de dedo. Nadar. Poesia. A ausência de emoticons num e-mail. 

E pra você, como é ser feliz? p. 25
Vocês sabem o quanto eu sou fã desses romances água com açúcar. Sou uma romântica incurável e, quando vi que esse era aquela típica história de garota que não tem nada demais que se apaixona pelo cara que tem tudo, sabia que era um tiro certo. Comecei a ler e simplesmente não consegui mais parar. Foram 400 páginas que simplesmente voaram. Isso tudo é resultado da narrativa extremamente fluida de Jennifer E. Smith: apesar de usar e abusar de clichês do gênero, é impossível não torcer para que tudo acabe certo para o casal. Ai, é muito amor envolvido. <3

É impossível não criar um vínculo com os protagonistas, principalmente porque é uma narrativa em terceira pessoa, mas que foca em Ellie e Graham separadamente e a autora conseguiu fazer com que o romance fosse o único caminho para o qual eles poderiam seguir, como se fosse algo natural, destinado para acontecer. E, como eles se conheceram através de um e-mail que acabou sendo mandado para o endereço errado (tem como ser mais clichê? <3), a autora conseguiu explorar bem esse fator e nos mostra o início do relacionamento através dessa troca de mensagens. Além disso, a cada começo de capítulo essa troca de e-mails é retomada, dando dinâmica ao enredo e isso faz com que ele fique ainda mais fluido e delicioso de ser lido.

Jennifer E. Smith não foca só no romance: temos aqui histórias de vidas completamente diferentes. Ellie é uma garota tímida, mas que faz tudo pelos seus objetivos e tem um segredo que, se vier à tona, pode acabar com a vida dela e da mãe; já Graham é o garoto famoso que nunca consegue mostrar quem ele verdadeiramente é, porque sempre há uma pressão para que ele seja o garoto perfeito. A autora consegue desenvolver bem esses dois lados da história – mesmo que por causa disso ela tenha negligenciado um pouco os personagens secundários, o que foi a única coisa que não me agradou no livro.

Era para ser a coisa mais comum do mundo – uma garota parada na praia – mas, de algum modo, para Graham, era como estar encarado o próprio sol. p. 131
Não vou dizer que a história tem grandes reviravoltas: na verdade ela segue um roteiro tão conhecido que provavelmente já fizeram uma comédia romântica daquelas de sessão da tarde com as mesmas características, então não há surpresa verdadeira em como tudo se desenrola. Mas, por ser divertido, envolvente e delicioso de ser lido, aqueles que adoram um romance fofo daqueles que faz com que a gente fique suspirando da primeira até a última página, vão se apaixonar por  Ser feliz é assim. <3

15 comentários:

  1. Também adoro a escrita da Jennifer E. Smith e estou louca para conferir esse livro! Ja tenho em casa ha um tempao (em ingles, antes de ser publivado aqui) e to com tanta coisa para ler q ainda nao li esse!
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  2. normalmente quando eu espero muito de um livro, acabo levando uma bela de uma decepção. eu também já li o outro livro dela e amei a forma como ela construiu os personagens e montou a trama. me envolveu demais!
    também sou fã de romances assim, e estou super ansiosa para ler o livro por causa disso: a trama parece ser super clichêzinha e mega fofa! *-*
    espero gostar tanto da trama como você gostou, porque, sinceramente, estou com muito medo de me decepcionar ;x

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler alguma coisa dessa autora, já que eu faço parte daquele minúsculo grupo de pessoas que não leram A probabilidade estatística do amor á primeira vista (cansei hahaha), enfim, a resenha ficou maravilhosa!
    Adorei o blog também <3
    Beijos.
    Se puder, dá uma olhadinha no meu blog: http://palavrear-se.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
  4. A escrita dessa autora é magnifica. ótima resenha

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. YAY!
    O famoso livro que curou a sua ressaca literária quase incurável HAHAHA. Estou precisando de um assim, Luara.
    Adoro o A Probabilidade Estatística do Amor à primeira Vista (ansiosíssimo pela adaptação), então, assim como você, estava na expectativa pelos próximos lançamentos da Jennifer no Brasil. Quando a Galera anunciou o Ser Feliz é Assim, fiquei um pouco desanimado com a capa, mas é bom saber que o conteúdo não reflete o descuido da parte exterior. Sou completamente viciado em romances YA contemporâneos, por mais que sejam clichês. São tão deliciosos e rápidos de se ler. Quando encontrar esse livro em alguma promoção, comprarei sem pensar duas vezes.

    Beijo,
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhum lilvro da autora, mas adorei a resenha e tô doida pra ler agora! Fiz uma listinha de livros que quero comprar no próximo ano, e A Probabilidade Estatística de o Amor à Primeira Vista está entre os primeiros! Não conhecia muito o trabalho dessa autora e agora tô doida pelos livros!
    http://invasao-de-pandas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já li A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista e é um dos meus livros preferidos. Estou muito ansiosa para ler este livro, já li umas 30 páginas na livraria e gostei muito, mas como é um pouco caro, estou esperando uma promoção para comprar
    livros-e-nutella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ai para o mundo que eu quero descer!!!!!!!!!!!! Eu só percebi que esse livro era da mesma autora de A Probabilidade Estatística de o Amor à Primeira Vista hoje de manhã, não que eu não soubesse quem ela é, mas é que só hj vi o nome dela e já to ansiosa!!!! Lu, tbm amei a forma que a autora escreve e só o enredo já me chamou atenção. Preciso ficar rica urgente!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi Luara, eu tenho o livro A Probabilidade Estatística do Amor á Primeira Vista e vai ser uma das minhas próximas leituras, depois desse pretendo comprar Ser feliz é Assim. Dizem que essa autora escreve muito bem, to muito ansiosa para ser os livros!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Luara! Tudo bem? Eu ainda não li nada da autora, mas estou super curiosa devido as várias críticas super positivas dos livros dela! Desde quando anunciaram o lançamento de "Ser Feliz é Assim", fiquei empolgada, afinal de contas, até clichezões quando bem desenvolvidos conseguem me conquistar e imagino que com esse não será diferente. Já fiquei encantada logo no primeiro quote <3 Apesar de achar bem sem pé e cabeça um romance começar dessa maneira, vou dar o meu voto de confiança e espero gostar do livro tanto quanto você! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ai, a Jennifer é um amor mesmo! *-* Amei Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista! E Ser Feliz É Assim me lembrou demais um filme da Disney, haha. Pelo fato de o garoto ser um famoso e a menina, tímida. Super querendo esse livro *-* Sorte que esse mês é meu aniver e vou poder gastar todos os meus vale-presentes hahaha

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Ai, Lu! Me apaixonei pelo primeiro livro da Jennifer, e estou louca para ler o segundo! Com sua resenha, me deu ainda mais vontade de voar na leitura. Adoro romances nos quais os personagens se conhecem por e-mails e afins! Beijos

    Letícia Valle
    Litteratura Mundi

    ResponderExcluir
  14. Oie Lu, acho que comentei no instagram ou no face (não lembro) que tmb estava lendo esse livro, eu gostei dele tmb, mas tmb concordo que não teve nenhuma coisa nossaaaa que d+, fiz resenha dele no Livros de Cabeceira!!!Beijos

    http://paraisoempapel.com
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Sinceramente eu adorei a sinopse desse livro achei interessante, mas só tomei vontade de ler ao ver a primeira resenha do livro, que assim como a sua me fez querer mais ainda o livro e descobrir se os personagens vão ou não ultrapassara as barreiras para ficar juntos!!!

    Xo
    Re.View

    ResponderExcluir