24/01/2015

Resenha: Por Lugares Incríveis, de Jennifer Niven

Título: Por Lugares Incríveis
Autora: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Páginas: 336
Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.

Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.



Mudada para sempre. Não poderia usar palavras melhores do que a nossa protagonista Violet Markey usou durante o enredo para descrever o que eu sinto depois de ter lido esse livro. Estou há alguns dias tentando descobrir como vou escrever essa resenha, afinal, há muito tempo eu não encontrava uma obra que mexesse tanto comigo a ponto de me deixar chorando durante um dia inteiro sempre que eu lembrava de tudo que tinha acontecido. Ainda estou sem chão, tentando absorver toda a carga emocional de Por Lugares Incríveis. Talvez por isso a minha resenha saia tendenciosa demais (aquelas do tipo: “LEIA, POR FAVOR, LEIA!”), mas eu não consigo me controlar. QUE. LIVRO. INCRÍVEL.

- Sabe o que gosto em você, Finch? Você é interessante. Você é diferente. E consigo conversar com você. Não deixe isso subir à cabeça.
O ar parece carregado e elétrico, como se tudo – o ar, o carro, Violet e eu – fosse explodir caso alguém acendesse um fósforo. Mantenho os olhos na estrada.
- Sabe o que gosto em você, Ultravioleta Markante? Tudo. p. 173
Tenho a impressão que, mesmo se tivessem me contado o que acontece em cada página desse livro, Por Lugares Incríveis teria me conquistado da mesma forma. Esse é um daqueles livros que cada leitor vai ter uma experiência única, seja por ter passado por situações parecidas, seja por querer viver algo desse tipo ou por um simples envolvimento com o que os personagens estão passando. Quando um autor se propõe a fazer um livro sobre a vida e consegue colocar expor todos os sentimentos de qualquer pessoa em personagens – profundos ou fúteis – a ponto de parecer verossímil, é impossível não se envolver e não encontrar algum ponto em que você se identifique e é exatamente por isso que a trajetória de Violet e Finch se tornou tão especial para mim.

Como temos uma narrativa em primeira pessoa alternada entre os protagonistas, conhecemos um pouquinho de cada um e ouso dizer que, mesmo que não houvesse a identificação de quem era o narrador em todo início de capítulo, saberíamos de quem se trata porque Jennifer Niven conseguiu através da simplicidade dar uma voz característica a cada um deles: enquanto de um lado temos Finch, com seu jeito de perceber as coisas no ar e ser ao mesmo tempo reflexivo e profundo, mas também divertido e leve no seu jeito de ser e com isso é ele que consegue trazer a vontade de viver para Violet, que de outro lado, tem medo do que a vida lhe reserva depois que tudo virou ao avesso por causa da morte de sua irmã. Por causa dessa divergência de personalidades, Niven fez com que cada personagem encantasse o leitor de uma forma diferente e impressionassem ainda mais quando tinham algo em comum.


O desenvolvimento dos personagens foi o que mais me encantou. É incrível o quanto a autora conseguiu sair de um ponto em que tanto Violet quanto Finch eram extremamente crus e ir em direção a um final em que encontramos personagens complexos, muito mais profundos do que eles pareciam no começo do livro. Essa evolução, que me conquista quando aparece nos mais diversos livros, é marcante em Por Lugares Incríveis e com certeza foi o que mais me encantou ao longo na obra. É claro que a parte de conhecer lugares incríveis de Indiana (o estado dos Estados Unidos) também foi maravilhoso, afinal, o olhar mágico de Finch sobre tudo que foi visto encanta e inspira. Não posso negar: fiquei com vontade de conhecer mais o que as coisas ao meu redor também têm a oferecer e, se eu puder carregar um pouco da mágica de Finch comigo, isso com certeza vai fazer valer a pena.

Não preciso me preocupar com o fato de Finch e eu não termos filmado nossas andanças. Tudo bem não termos recolhido lembranças nem tido tempo de organizar tudo de um jeito que fizesse sentido pra outra pessoa.
O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa. p. 316
Quanto mais eu escrevo, mais eu sinto que não vou conseguir transmitir tudo que esse livro significou para mim. Eu terminei de ler Por Lugares Incríveis com a certeza de que eu deixei uma parte de mim no livro assim como Violet e Finch deixaram partes de si em todos os lugares que visitaram. Tenho que admitir que ainda não consegui superar a carga emocional que esse livro despejou em mim. Toda vez que eu lembro de tudo que os protagonistas passaram, sinto um misto de saudosismo, com aperto no coração e um amor incondicional. Jennifer Niven conseguiu criar uma obra que fala sobre amor, aceitação e principalmente sobre a vida. É por isso que, esse livro que é simples e tão grandioso ao mesmo, entrou para a minha seleta lista de favoritos. Simplesmente incrível. 

Por Lugares Incríveis já tem os direitos de adaptação comprados e o filme será estrelado por Elle Fanning. Não consigo controlar a minha ansiedade! <3

-

Reações depois da leitura de Por Lugares Incríveis:



20 comentários:

  1. Oi Luara!

    Acho que nunca tive essa reação ao ler um livro. Quer dizer, tem alguns que me tocaram profundamente, mas não me lembro de ficar chorando copiosamente após terminá-lo. Gosto de livros assim. Gosto de me emocionar com as histórias dos personagens.

    Sua resenha me deixou louca de vontade de ler esse livro. Aliás, suas conversas com o João no Twitter, depois de publicar a resenha, já me deixaram meio doida. HUAEHAUEHAE

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Ana.
      Preciso muito ler esse livro. Adoro livros que me fazem sentir isso que a Luara sentiu logo após terminá-lo. Já sinto que Por Lugares Incríveis será um dos meus favoritos de 2015.

      Excluir
    2. VOCÊS PRECISAM LER ESSE LIVRO. Só digo isso. Leiam, leiam, leiam.
      Emocionante, lindo, incrível. Ainda não me recuperei, amigos. :(

      Excluir
  2. Luuuu!

    A sua resenha de Por Lugares Incríveis está a melhor das melhores que já li até agora. PRECISO DESSE LIVRO TIPO PRA NOW. Não vejo a hora de me apaixonar pelo Finch e torcer por ele e Violet. Aguardando ANSIOSAMENTE o momento de ter All The Bright Places nas mãos. Beijo!

    Letícia Valle
    http://litteraturamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sua resenha! Me interessei muito por esse livro, porque é o tipo de história que ando buscando para curar as bads da vida. Você sabe onde posso encontrar para comprar? Beijo!

    http://vieillesbriquesjaunes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luara,

    Não sei se quero um livro que me deixe chorando por dias...

    E olha, sei que a gente não deve julgar o livro pela capa, mas ela não parece representar todos os sentimentos que o livro desperta.

    Tua resenha apaixonada e tendenciosa me convenceu! rsrsr Já está na minha lista de desejos!

    Abraço.

    Miriam ♥ Livros, Bobagens e Guloseimas!

    ResponderExcluir
  5. HUASHSH O livro parece ser muito emocionante, pra ter te proporcionado tanta coisa! hahaha é bom assim :)
    Adorei a sinopse e vou ler em breve!
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    ownt gente! Amada, te entendo! y'
    Assim bem o do tipo de livro que eu amo <3
    com certeza vou querer ler . .

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas você me despertou uma baita interesse. Sabe me dizer mais ou menos, o preço de capa dele? http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/2015/01/cartas-na-rua.html?showComment=1422433838564#c2210921540744225842

    ResponderExcluir
  8. Oiee

    Não vejo a hora de poder ler este livro , só de ter na sinopse que o livro fala da vontade dos personagens cometerem sucidio já me ganha adoro este tema e vejo que vou amar a leitura assim como você amei sua resenha!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Luara! Tudo bem?
    Eu fiquei encantada com a sua resenha *-* Eu não conhecia o "Por Lugares Incríveis" e essa foi a primeira resenha que conferi do livro, fiquei completamente apaixonada pelo o que você descreveu e quero ter a mesma experiência de leitura! Já estamos fechando o primeiro mês de 2015 e eu não li nada parecido, espero poder comprar logo o meu exemplar, porque definitivamente ele foi para na minha lista de desejados. (: Bjs e parabéns pela resenha incrível!!
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Primeiro: Que. Capa. Perfeita.
    Segundo: QUERO!
    Vi você comentado no Twitter e agora me deparo com essa resenha cheia de emoção, tô com vontade de sair correndo da frente do computador e ir comprar esse livro. Toda a sua empolgação e amor pela história me contagiou e pode deixar que será uma das minhas próximas compras! Estou necessitada de ler um livro com uma história linda e cheia de emoção como essa! Sem falar que essa temática "sobre a vida" já me faz chorar só de pensar o que esses dois passam juntos e o que aprendem! Estou muito curiosa pra saber o que Violet e Finch aprendem um com o outro, sem falar que ter capítulos dos dois deve tornar a leitura ainda mais completa!
    Beijão e muito obrigada pela dica <3
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Antes de tudo essa capa é linda! A premissa do livro é muito boa e a resenha só confirmou isso. Espero algum dia lê-lo, pois depois de sua opinião e reação fiquei muito curiosa.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Luara, tudo bom?
    É incrível como uma leitura pode fazer isso com a gente. Por Lugares Incríveis será minha próxima leitura e só tenho boas expectativas porque tenho lido diversas resenhas positivas como a sua. A narrativa parece ser extremamente cativante e emocionante. Acredito que seja aquele tipo de história que você é conquistado a cada momento pelos personagens e pela narrativa da autora.
    Sua resenha ficou ótima.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas não me interessei.
    Mas depois dessa resenha já está na minha lista de desejados.
    Ameiiiiiii

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oieee...
    Nunca tinha ouvido falar deste livro, mas só pela sinopse já me interessei.
    Eu gosto de livro nesse gênero rsrs.
    Vou adicionar na minha lista.
    bjuss

    http://magisbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ótimo seu desespero por causa do livro, haha.
    Sei como é ler um livro e ter vontade de simplesmente obrigar todo mundo a lê-lo também.
    Parece que ninguém nunca acredita que é para ler agora.
    Enfim, esse livro também parece bastante emocionante. E gosto muito de livros com viagens e mudanças de lugares, acho que esse tipo de coisa desenvolve muito bem junto com os personagens das histórias.

    ResponderExcluir
  16. Eu entendo totalmente sua dor fiz a leitura em uma tarde, e acordei três horas da manha pensando na história e em temas q ela trás atona de uma forma perfeita, sabe como as vezes não percebemos o q mais importa e a forma q temos que lidar com tudo é com certeza um dos melhores livros q já pude ler é realmente incrível e eu recomendo a todos q leiam e se vc souber outro livro tão bom quanto ele por favor me conte estpu desesperada por outra leitura fantástica

    ResponderExcluir
  17. Eu entendo totalmente sua dor fiz a leitura em uma tarde, e acordei três horas da manha pensando na história e em temas q ela trás atona de uma forma perfeita, sabe como as vezes não percebemos o q mais importa e a forma q temos que lidar com tudo é com certeza um dos melhores livros q já pude ler é realmente incrível e eu recomendo a todos q leiam e se vc souber outro livro tão bom quanto ele por favor me conte estpu desesperada por outra leitura fantástica

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir