20/02/2015

Resenha: 13 Incidentes Suspeitos, de Lemony Snicket

Título: 13 Incidentes Suspeitos (Só Perguntas Erradas #2.5)
Autor: Lemony Snicket
Editora: Seguinte
Páginas: 248
A peculiar cidade de Manchado-pelo-Mar é palco de muitos eventos estranhos e é lá que o jovem Lemony Snicket - famoso solucionador de mistérios - tenta resolver seu primeiro grande caso, relatado em detalhes na série Só Perguntas Erradas. Mas os mistérios se sucedem, e o detetive mirim agora terá de descobrir por que quadros caem sozinhos das paredes, quem roubaria um tritão amarantino, como é possível que um fantasma passeie pelo cais à meia-noite e quem faz parte da famigerada Gangue do Tijolão, entre vários outros enigmas. Lemony Snicket precisará juntar pistas e interrogar testemunhas para desvendar cada caso. Os leitores se tornam membros da organização secreta de Snicket e também participam da investigação: o desafio será resolver os casos antes de ler as soluções, reveladas no final do livro.



Lemony Snicket tem aquela habilidade de fazer com que, quanto mais você lê algum livro, mais páginas quer que ele tenha. Tenho que admitir que já estava sentindo falta disso: desde que o segundo volume da série Só Perguntas Erradas foi lançado, já se passou um pouco mais de um ano. Então, quando a Editora Seguinte anunciou o lançamento 13 Incidentes Suspeitos, minha animação e expectativa foram lá no alto. Mais uma vez Snicket nos trouxe um livro cheio de humor, ironia e é claro, muitos mistérios para resolver. Uma delícia!

As informações aqui contidas são secretas e muito importantes, destinadas apenas aos membros da nossa organização. Se você não é um membro da nossa organização, por favor, largue este livro, uma vez que ele não é nem secreto e nem importante, e, portanto, não vai interessa-lo. p. 5
13 Incidentes Suspeitos nos traz um dossiê de casos que aconteceram em Manchado-pelo-mar e que contam com a ajuda do detetive Lemony Snicket na investigação. Volume extra da série Só Perguntas Erradas, o livro é dividido em duas partes: o Subarquivo um, que contém todas as informações e investigações dos casos e o Subarquivo B, que apresenta a conclusão deles e de vários outros casos para confundir pessoas não-autorizadas que estiverem lendo o dossiê (um artifício sem dúvidas muito bem utilizado e que deixou o livro ainda mais rico). Esse formato permitiu que o livro fosse praticamente interativo, uma vez que instiga o leitor a ser um personagem ativo dentro da história, pois acabamos, mesmo sem querer, tentando descobrir o que causou cada mistério encontrado por Snicket.

Por mais que seja uma leitura infanto-juvenil, a grande maioria dos casos não têm conclusão fácil de ser descoberta: para ser sincera, eu só descobri a solução de um e, quando fui ler a segunda parte, descobri que era óbvia de propósito (sou péssima nessas questões de dedução!). Então, mesmo que você esteja procurando uma diversão para o final da tarde, esse livro acaba te prendendo justamente por ser curioso, inteligente e instigante. Os próprios personagens acabam sendo responsáveis por isso também, pois o autor dá um toque peculiar a cada um deles, o que os torna muito mais interessantes e envolventes. Sem contar que a parte gráfica dá um show à parte: com ilustrações de Seth (o mesmo responsável pelas ilustrações de toda a série) e com uma diagramação composta por letras grandes, o livro fica muito fluido e muito fácil de ser lido (sem contar que o autor Lemony Snicket é um gênio!). É daqueles para se ler em um dia. <3

Certa manhã, eu estava discutindo com a adulta responsável por mim. Tenho certeza de que não preciso descrever isso para você, já que um dos maiores problemas do mundo é que esse tipo de discussão acontece em quase todos os lugares, quase todas as manhãs, envolvendo praticamente todas as crianças que existem e algum adulto. p. 9
Por ser um livro totalmente independente da série Só Perguntas Erradas, qualquer pessoa pode lê-lo, mesmo sem ter lido os livros que o originaram. É claro que a experiência para os leitores novos vai ser diferente, uma vez que são utilizados os mesmos personagens e ambientes que já foram introduzidos nos volumes anteriores, mas nada que prejudique a leitura, afinal, 13 Incidentes Suspeitos é incrível por si só. Me diverti muito tentando descobrir todos os mistérios junto com Lemony Snicket e agora estou com ainda mais saudade de Manchado-pelo-mar. É um bom começo caso você não tenha lido nada do autor, pois não haverá aquela obrigação de ler uma continuação. Mas vai por mim: você vai se apaixonar e vai querer MUITO mais! 


DETALHES DA EDIÇÃO




Série Só Perguntas Erradas:

3) Shouldn't You Be in School?
4) Why Is This Night Different from All Other Nights?

9 comentários:

  1. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, eu sou fascinada por mistério, mesmo os juvenis geralmente são bons. Adorei o enredo do livro e estou completamente encantada pela diagramação, muito bem feita. Já quero ler hahaha.

    Beijo.
    www.tendadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Gente, que capricho de diagramação! Não sei se já tinha ouvido falar sobre o autor ou os livros, mas não fiquei tão curiosa. Até o leria, mas não sei se compraria agora.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Claro que o que importa é o conteúdo, mas uma boa diagramação faz toda diferença. Super bacana!
    Não conhecia a obra. Gostei!
    Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Desse autor li a saga Desventuras em Série e gostei bastante, devorava os livros quando mais nova. Recentemente tentei o primeiro volume dessa nota série, Só Perguntas Erradas, mas algo na leitura não me prendeu e acabei abandonando. Mas essa resenha me deu vontade de tentar mais uma vez, quem sabe?

    Abraços!
    Sonhos, Imaginação & Fantasia

    ResponderExcluir
  5. Oii, já gostei de inicio assim que li a sinopse e vi essa capa, parece ser uma boa pedida, adorei essa diagramação de dentro muito fofa, parece ser uma ótima pedida para descontrair um pouco...
    Abçs

    Dá Uma Passadinha Por Lá: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, também adoro quando um autor consegue fazer com que a gente queira sempre mais páginas. Não li nada de Lemony ainda, mas com os vários elogios chego a ficar curiosa. E vamos ser sinceros: esse cuidado com a edição conquista. <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Lu! Existe melhor sensação do que começar a ler um livro e não querer parar? Isso é demais. Ainda nunca li nada do Lemony, mas você fez uma resenha tão tão viciante que é impossível não criar vontade de ler e ainda mais acompanhada destas fotos. Já quero!

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Gostei da resenha, parabéns. Não tinha lido nenhuma ainda sobre esse livro, mas me pareceu interessante. Já li do autor Desventuras em série, que gostei bastante.
    Fiquei feliz por saber que pode ser lido separadamente porque no momento não estou querendo me afeiçoar a séries.
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    AMO esse autor, ele me decepcionou com o final de Desventuras em Série, mas mesmo assim eu quero ler essa nova série dele que está saindo pela Seguinte. Pena que as séries dele são IMENSAS.
    Beijos.
    Memorias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir