15/04/2015

Resenha: Amy & Matthew, de Cammie McGovern

Título: Amy & Matthew
Autora: Cammie McGovern
Editora: Galera Record
Páginas: 336

Amy e Matthew não se conheciam realmente. Não eram amigos. Matthew sabia quem ela era, claro, mas ele também sabia quem eram várias outras pessoas que não eram seus amigos.Amy tinha uma eterna fachada de felicidade estampada em seu rosto, mesmo tendo uma debilitante deficiência que restringe seus movimentos. Matthew nunca planejou contar a Amy o que pensava, mas depois que a diz para enxergar a realidade e parar de se enganar, ela percebe que é exatamente de alguém assim que precisa.À medida que passam mais tempo juntos, Amy descobre que Matthew também tem seus problemas e segredos, e decide tentar ajudá-lo da mesma forma que ele a ajudou.E quando a relação que começou como uma amizade se transforma em outra coisa que nenhum dos dois esperava (ou sabe definir), eles percebem que falam tudo um para o outro... exceto o que mais importa.



Eu estava muito ansiosa mesmo para ler Amy & Matthew. Sou aquele tipo de pessoa que sempre vai ter uma quedinha para romances adolescentes, principalmente se estiver em uma época em que o tempo está corrido ou então quando eu acabo de sair de uma ressaca literária. Foi justamente esse segundo caso que vivi quando li o romance de Cammie McGovern: estava em uma baita ressaca literária quando ele chegou e a leitura fluiu de uma forma tão natural que ele acabou sendo o culpado pelo meu ritmo literário ter voltado com tudo, pois, com uma lição de amor, amizade e principalmente de aceitação, Amy & Matthew é garantia de emoção.

Viver em um corpo que limita minhas escolhas significa não ser uma vítima da moda ou das pressões culturais, porque não existe lugar para mim na cultura que vejo. Ao ter menos opções, sou mais livre do que qualquer outro adolescente que conheço.
É sempre um risco quando um autor se aventura por temas tão complicados quanto algum problema de saúde: as chances de soar forçado ou então alguma cópia de algum livro que já li em algum momento são tão altas que sempre começo a ler com um pouco de receio para que a decepção, caso venha, não seja tão grande. Só que com este livro não consegui fazer isso, pois minhas expectativas estavam lá no alto desde que a Galera Record divulgou a capa (que é linda demais) e a sinopse. Felizmente tive uma boa surpresa quando vi que a autora Cammie McGovern conseguiu fazer o que poucos conseguem: tratar do assunto com naturalidade e sensibilidade.

Para isso, ela fez uma construção excelente dos personagens: Amy, uma garota que possui uma deficiência que limita sua locomoção e fala, me encantou logo de cara: por não ter tido amigos ao longo da vida e ser muito inteligente, ela possui poucas habilidades sociais e isso gera situações desconfortáveis, que acabaram fazendo com que ela se tornasse mais verossímil para mim e, portanto, que meu envolvimento e meu apego aumentassem a cada virar de páginas; já Matthew, um garoto diagnosticado com TOC, me encantou pela sua evolução ao longo do enredo: a forma como ele aprende a se adaptar com as suas limitações é marcante e pra mim uma das coisas que deveriam ser retratadas com mais frequência em livros, pois esta é a mais pura realidade.

Ao mesmo tempo em que a autora retratou a parte das limitações dos personagens, ela também os tratou como são: adolescentes normais passando pela fase das descobertas, com medos e anseios pelo que está por vir e ela fez isso de forma magistral, passando por praticamente todos os assuntos que cercam essa fase da vida. Com uma narrativa fluida e muito gostosa de acompanhar, McGovern fez com que houvesse um equilíbrio perfeito entre ambas as coisas que ela queria destacar, o que fez com que Amy & Matthew entrasse para a minha lista de queridinhos de 2015.

- Perguntei se eu poderia ajudar porque nunca fui capaz de fazer isso por ninguém. Queria ver se eu conseguia. É terrível ser sempre a pessoa que precisa de ajuda. Me desculpe se me enganei. Esse negócio de ter amigos é tão novo pra mim que às vezes cometo erros.
Amy & Matthew é um daqueles livros que você deveria colocar na lista de prioridades na próxima compra de livros que você fizer, afinal, é impossível não se apaixonar por esta história de amor, amizade e coragem. Diferente do convencional, ele se destaca entre tantos livros do gênero que são publicados todos os dias. Não se deixe enganar: apesar do que a capa e a sinopse podem sugerir, Amy & Matthew não é um livro que você já sabe o que vai acontecer desde as primeiras páginas. O meu único conselho é: abra o seu coração e se deixe surpreender por esta história incrível. Você não vai se arrepender.

5 comentários:

  1. Eu amo romances e se antes de ler sua resenha já estava com vontade de ler esse livro, agora essa vontade se multiplicou. Eu amei esse enredo e sei que eu vou amar essa história.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua resenha. Já havia lido outras tbm e me interessou demais esse livro. Já quero comprar.
    Beijos.

    http://as-coisas-mais-doces.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Luara,
    Nossa só vejo resenha positvas sobre esse livro, vou colocar na minha lista de desejados. Confesso que também tenho uma queda por romances adolescentes! hahha
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  4. NOSSA EU PRECISO DESSE LIVRO!!! Desculpa gritar, é que eu realmente fiquei animado hahaha
    Adorei a resenha, foi bem explicada e detalhada, por isso me deu uma visão mais ampla da história. O QUE FEZ MINHA VONTADE AUMENTAR MAIS AINDA haha

    http://umviciadoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu
    Awwn ! Estou louca pra ler esse livro ... adoro histórias desse gênero !
    Não sei porque, mas essa capa sempre me lembra Eleanor & Park hahaha
    adorei a resenha !
    Como assim? Fazia um tempão que não visitava seu blog, e só agora reparei no layout ! AMEEEEI, arrasou !
    Beijos

    P.S: Passa lá no meu blog, tem post novo sobre a série Supernatural !

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir